|
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma instituição de ensino da República Federativa do Brasil.
em característica marcante e singular no estado da Bahia por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis, além de possuir uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do estado.
O IFBA oferece cursos de educação tecnológica profissional em todos os níveis do sistema educacional (médio, técnico, graduação e pós-graduação), conforme estabelece a legislação pertinente.
Oferece:
Integrado - Modalidade que integra ensino médio e formação profissional, exigindo, como pré-requisito, o ensino fundamental completo. Oferece cursos em: Alimentos, Aqüicultura, Automação Industrial, Biocombustíveis, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Geologia, Informática, Mecânica, Meio ambiente, Petróleo e Gás, Química, Refrigeração e Turismo
Graduação - O IFBA oferece cursos de Graduação Tecnológica, Bacharelados, Engenharias e Licenciaturas, nas seguintes áreas: Administração, , Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica,
Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química,
Licenciatura em Física, Licenciatura Tecnológica em Eletromecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Radiologia.
01-(IFBA-BA-014)
Muitas avenidas de grandes cidades são trafegadas por inúmeros veículos todos os dias.
Considere um automóvel que se desloca com velocidade de 72 km/h em uma avenida, onde o
motorista visualiza um buraco a 300 m. Ele aciona imediatamente os freios e atinge o buraco com velocidade de 36 km/h. Tomando a massa do carro mais o motorista igual a 1.000 kg, qual o
módulo do trabalho, em kilojoules, realizado pelos freios do veículo até atingir o buraco?
A) 250 B) 200 C) 150 D) 100 E) 50
02-(IFBA-BA-014)
Muitos parques de diversão se utilizam de princípios físicos para seu completo funcionamento.
O “chapéu mexicano”, por exemplo, é um brinquedo no qual o indivíduo fica girando sentado em uma cadeira pendurada por uma corrente de 5 metros de comprimento a uma velocidade de 12,1 m/s.
Considerando que o valor da gravidade local seja g = 9,8 m/s², podemos afirmar que as pessoas
que andam no chapéu mexicano ficam submetidas a uma aceleração centrípeta de
aproximadamente
A) g B) 2g C) 3g D) 5g E) 10g
03-(IFBA-BA-014)
Fisicamente, um violão é um conjunto de cordas vibrantes que, quando afinadas e tensionadas
pela força correta, emitem um som cuja frequência corresponde ao primeiro harmônico da corda, também conhecido como som fundamental. Considere uma dessas cordas com densidade linear de 10-2 kg/m cuja parte vibrante é de 55 cm de comprimento, tensionada por uma força de 144 N. Observando os valores das frequências na tabela abaixo, qual nota, aproximadamente, essa corda emitirá?
Tabela de frequências do primeiro harmônico emitidas pelas cordas de um violão afinado
A) Mi B) Si C) Sol D) Ré E) Lá
04-(IFBA-BA-014)
Pesquisas atuais no campo das comunicações indicam que as "infovias" (sistemas de
comunicações entre redes de computadores como a INTERNET, por exemplo) serão capazes
de enviar informação através de pulsos luminosos transmitidos por fibras ópticas com a
frequência de 1011 pulsos/segundo. Se na fibra óptica a luz se propaga com velocidade de 2x108 m/s, podemos afirmar que a distância (em metros) entre dois pulsos consecutivos é
A) 0,018 B) 0,002 C) 0,015 D) 0,033 E) 0,232
05-(IFBA-BA-014)
No laboratório de física do IFBA foi realizado um experimento que consiste em deixar um corpo
cair de uma altura h, deslizando sem atrito, por um rampa de 160 cm de comprimento que forma
ângulo α com a horizontal, conforme figura.
Os estudantes mediram várias vezes o intervalo de tempo gasto para o corpo percorrer distâncias
entre posições fixas da rampa. Ao final conseguiram organizar os dados na tabela.
A altura h, em centímetros, da rampa é (Considere g=10m/s2)
A) 11,0 B) 12,8 C) 14,6 D) 16,4 E) 18,0
06-(IFBA-BA-014)
Os estudantes de mecânica, durante uma aula de laboratório de física, lançaram uma esfera de aço de massa m = 40g, usando uma mola de constante elástica K = 100 N/m. A esfera foi lançada de uma mesa de altura h = 80 cm e chega ao solo com alcance A = 50 cm.
Determine o valor da compressão X (em cm) da mola nesse experimento (considere g = 10m/s2 ).
A) 0,5 B) 1,2 C) 2,5 D) 5,4 E) 6,3
07-(IFBA-BA-014)
Na figura, temos o esquema da experiência da dupla fenda de Thomas Young, duas pequenas
fendas b e c comportam-se como duas fontes luz pontuais de mesmo comprimento de onda e em
fase, separadas por um certa distância. Na frente dessas fontes é colocado um anteparo F onde
podemos visualizar franjas claras e escuras, formadas das luzes oriundas das duas fontes.
O fenômeno observado no anteparo F é de
A) refração. B) reflexão. C) difração. D) polarização. E) interferência
08-(IFBA-BA-014)
Uma máquina térmica realiza transformações termodinâmicas conforme o gráfico a seguir:
Essa máquina tem o maior rendimento possível.
Então podemos afirmar que as transformações ocorridas são
A) de 1 para 2 expansão adiabática e de 3 para 4 expansão isotérmica.
B) de 1 para 2 expansão isotérmica e de 2 para 3 expansão adiabática.
C) de 2 para 3 compressão isotérmica e de 3 para 4 expansão adiabática.
D) de 3 para 4 compressão isotérmica e de 1 para 2 compressão adiabática.
E) de 2 para 3 compressão isotérmica e de 4 para 1 compressão adiabática.
09-(IFBA-BA-014)
Os estudantes do curso de eletrotécnica estão demonstrando seus conhecimentos sobre circuitos
elétricos. Eles ligaram, em paralelo, duas lâmpadas de potências nominais L1 = 9 W e L2 = 18 W numa tensão de 3 V e perceberam que elas funcionam normalmente. Depois, as lâmpadas são colocadas em série e ligadas na mesma tensão. Nessa situação, qual será a intensidade da corrente elétrica na lâmpada L2?
A) 0,5 A B) 1,0 A C) 1,5 A D) 2,0 A E) 2,5 A