|
RESOLUÇÕES
01- A. Correta --- Expressões matemáticas:
C=Q/E.d --- observe nessa expressão que a capacidade (capacitância) C do capacitor é inversamente proporcional à distância entre as placas.
B. Correta --- F=kQq/r2 --- 3F=kQq/d2 --- 3.( kQq/r2)= kQq/d2 --- 3d2=r2 --- d=√(r2/3) --- d=r/√3 --- d=3√3/3.
C. Correta --- Veja as características do vetor campo elétrico:
Essa afirmativa é correta desde que as cargas elétricas além do mesmo valor tenham o mesmo sinal.
D. Correta --- a força elétrica é uma força conservativa.
E. Falsa --- No interior da esfera, onde não existem cargas em excesso (as mesmas estão localizadas na sua superfície externa), o campo elétrico deve ser nulo e o potencial elétrico V constante,caso contrário haveria movimento ordenado de elétrons.
R- E.
02- A. Correta --- a dependência do valor da resistência R em relação ao material que constitui o resistor, chama-se
resistividade do material e representa-se pela letra grega ρ “rô” e ela é diretamente proporcional à variação da temperatura.
B. Falsa --- veja as informações abaixo que se referem à potência de um gerador:
Potência elétrica :
Pt=Pu + Pd --- Pt=E.i --- Pd=r.i2 --- Pu=U.i
Pt - representa a potência total gerada (recebida de forma não elétrica)
Pd a potência dissipada ou perdida no interior do gerador e
Pu a potência fornecida pelo gerador ao meio exterior (potência útil).
C. Correta --- veja fisicaevestibular.com.br – eletricidade-eletrodinâmica-Galvanômetro como amperímetro e como voltímetro - Ponte de Wheatstone.
D. Correta --- em qualquer caso --- P=i.u --- P=R.i2 --- P=U2/R.
E. Correta --- P=R.i2 --- mantida a corrente elétrica i constante, P é diretamente proporcional a R --- ao mesmo tempo R é inversamente proporcional ao quadrado do raio r (diâmetro 2r) da seção transversal do fio (R=ρℓ/S= ρℓ/πr2).
R- B.
03- As cargas q devem ter mesmo sinal (por exemplo, positivas), pois devem se repelir --- observe na figura (II) que o triângulo hachurado é retângulo, então ℓ=4m --- as forças foram colocadas na carga da direita (figura III) e a tração T decomposta em Tx=Tcosα=T.3/5 --- Tx=0,6T, e Ty=Tsenα=T.4/5 --- Ty=0,8T --- P=1N --- Fe=kq.q/d2=9.109.q2/36
--- Fe=109.q2/4 --- veja na figura (III) que, como as cargas estão em equilíbrio a força resultante é nula e as forças
devem se anular na vertical e na horizontal --- vertical --- Ty=P --- 0,8T=1 --- T=1,25N --- na horizontal --- Fe=
Tx --- 109.q2/4 = 0,6T --- 109.q2/4 = 0,6.1,25 --- q2=3.10-9=30.10-10 --- q=√(30).10-5 --- q≈5,5.10-5=55.10-6C=
55μC --- como o exercício quer o valor das cargas, você terá --- Q=2q=2x55μC≈110μC --- R- A.
04- R- A ---. a separação de um feixe luminoso, não monocromático, nas radiações monocromáticas que o compõem,
dispersão da luz, pode fazer-se, em boas condições, utilizando prismas ópticos como órgãos dispersores, em dispositivos apropriados que se chamam espectroscópios --- a imagem resultante da dispersão chama-se espectro luminoso e não se apresenta igual para todas as substâncias e radiações analisadas
05- A. Correta --- quando a soma algébrica da distância de suas lentes f1 e f2 for exatamente igual à distância de separação entre as duas lentes (f1 + f2 = d), o sistema será afocal, ou seja, a vergência da lente equivalente possuirá valor igual a zero
B. Correta --- esta aberração se deve a defeitos de esfericidade, ocorrendo quando raios luminosos incidem afastados do eixo principal de lentes muito curvas. Esses raios convergem para focos distantes do foco que a lente apresenta aos raios que estão próximos ao eixo principal, formando mais de um ponto imagem de um ponto objeto, não sendo portanto um sistema óptico é estigmático (quando cada ponto objeto conjuga apenas um ponto imagem), nem aplanético (quando um objeto plano e frontal também conjuga uma imagem plana e frontal).
C. Falsa --- produz-se a dispersão luminosa.
D. Correta.
E. Correta --- Uma fonte de luz colocada sobre o foco produz um feixe luminoso de raios paralelos ao eixo principal, evitando que a luz se espalhe muito.
R- C.
06- A. Correta.
B. Falsa --- A fórmula da velocidade de propagação do som num gás --- V= √(γPo/ρo) --- γ é o índice adiabático do gás (1.4 para o ar) e ρo é a densidade (1.293 kg/m3), e Po a pressão normal (1 atm=1,013·105 Pa) --- com estes dados, a velocidade de propagação do som no ar é v=331 m/s.
C. Correta --- é utilizado licopódio ou pó de cortiça.
D. Correta --- equação fundamental da ondulatória --- V=λf --- sendo a velocidade do som no ar a mesma e a voz dos homens emitindo sons mais graves, de menor frequência, o comprimento de onda λ deve ser maior (cordas vocais de comprimento maior).
E. Correta --- Qualquer sistema físico possui uma ou mais freqüências naturais de vibração. Quando ele é “excitado” por algum agente externo, agindo no ritmo de uma dessas freqüências, surge o fenômeno da ressonância, ou seja, ele começa a oscilar gradativamente até atingir uma dessas freqüências, onde sua amplitude é máxima.
R- B.
07- A. Correta --- Para um cristal anisótropo, os coeficientes de dilatação linear em cada direção não são iguais entre si, assim o meio não é homogêneo, não obedecendo à lei de Snell-Descartes.
B. Correta --- direção que passa pelo centro óptico da lente.
C. Correta.
D. Falsa --- ocorre na polarização por refração e nela observa-se que quando o raio refletido é perpendicular ao raio refratado, a polarização é máxima e o ângulo de incidência é chamado de ângulo de Brewstere a incidência é dita Brewsteriana.
E- Correta.
R- D.
08- A. Falsa --- Fe=kx --- 10=k.0,1 --- k=100n/m --- k=102N/m.
B. Falsa --- o período de oscilação do sistema massa-mola vale --- T=2π√(m/k)=2π√(0,25/102) --- T=2π√(25.10-4) --- T=2π.5.10-2 --- T≈30.10-2s.
C. Correta --- a amplitude A vale A=20cm=2.10-1m --- energia mecânica nos extremos --- Eme=k.A2/2=102.(2.10-
1)2/2 --- Eme=102.10-2.4/2 --- Eme=2J --- a velocidade é máxima no ponto médio onde a energia cinética é máxima --- teorema da conservação da energia mecânica --- Eme=Ec --- 2=m.V2/2 --- 2=0,25.V2/2 --- V=16 --- Vmax=4m/s.
D. Falsa --- F=ma --- F=kx --- m.a=kx --- 0,25.a=102.2.10-1 --- a=20/0,25 --- a=80m/s2.
R- C.
09- A. Correta --- Numa transformação cíclica ou fechada os estados inicial e final do gás coincidem. Começa em A (estado inicial), sofre uma transformação chegando a B e, em seguida, outra transformação chegando novamente a A --- quando isso não ocorre diz-se que ela é acíclica.
B. Correta --- você pode usar a equação geral dos gases perfeitos.
C. Correta --- O primeiro cientista a dar o nome de molécula aos “átomos compostos” resultantes de uma ligação química é Amadeo Avogadro. Em 1811 formula uma hipótese, hoje conhecida como Lei de Avogadro, decisiva para o desenvolvimento posterior da teoria atómico-molecular: “volumes iguais de gases diferentes contêm igual número de moléculas quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão”.
D. Correta --- Lei de Boyle-Mariotte --- para uma quantidade de gás constante e a temperatura constante ( transformação isotérmica ), a pressão e o volume da amostra gasosa são grandezas inversamente proporcionais:
P1V1 = P2V2 ou PV = constante --- esta lei pode ser traduzida pelas seguintes representações gráficas:
E. Falsa --- trata-se de uma transformação adiabática, cuja característica é a rapidez com que ocorre.
R- E.
10- A. Falsa --- Entropia é a medida da "quantidade de desordem" de um sistema. Muita desordem implica uma entropia elevada ao passo que a ordem implica uma baixa entropia. Não é difícil compreender o motivo desta associação já que a entropia de uma sustância no estado gasoso é superior à entropia da mesma substância no estado líquido, que é maior que no estado sólido... e as moléculas estão mais ordenadas no estado sólido e mais dispersas e caóticas no estado gasoso, sendo o estado líquido um estado intermédio --- o Segundo Princípio da Termodinâmica diz precisamente que um sistema isolado tende a evoluir no sentido de aumentar a entropia.
B. Correta --- Durante as transformações reais há sempre uma degradação de energia, pois os processos reais são todos irreversíveis.
C. Correta --- termodinâmica é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão
e volume - e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas físicos em escala macroscópica.
D. Correta --- A energia interna é a energia que tem uma substância devido a sua temperatura, que é essencialmente a escala microscópica a energia cinética de suas moléculas, mas pode ser expressa macroscopicamente em termos de sua variação ∆U.
E. Correta --- Em uma transformação adiabática reversível o sistema não troca calor com o ambiente e a variação de entropia do sistema é nula.
R- A.
11- A. Correta.
B. Correta.
C. Correta --- A teoria da relatividade especial é construída a partir do postulado do princípio da relatividade de Einstein e do postulado da velocidade da luz:
Esse postulado afirma que não existe sistema de referência inercial preferencial no estudo de qualquer fenômeno físico.
Assim, o princípio da relatividade da mecânica clássica generaliza-se para todos os processos da Natureza, inclusive para os eletromagnéticos.
D. Correta --- Quando se aquece um gás num recipiente é-lhe transmitida uma determinada energia. A velocidade do movimento calorífico caótico das moléculas depende da temperatura e aumenta com o aquecimento do gás. O aumento da velocidade do movimento das moléculas, significa o aumento da massa de todas as moléculas. Consequentemente, a massa do gás no recipiente aumenta quando aumenta a sua energia interna e consequentemente sua temperatura.
E. Falsa --- A taxa de emissão de fotoelétrons é diretamente proporcional à intensidade da luz incidente.
R- E.
12- I. Falsa --- observe na expressão F=GMm/d2 que a força de atração entre ambos é inversamente proporcional ao quadrado da distância.
II. Falsa --- elas tem a mesma intensidade fornecida por F=GMm/d2.
III. Correta --- P=m.g e g=G.M/r2 --- observe que, além da massa depende também do raio do planeta.
IV. Correta --- ela aumenta do periélio para o afélio.
R- D.