|
RESOLUÇÕES
01- A aceleração da gravidade na Terra (gT) é maior que a aceleração da gravidade na Lua (gL), no caso, gT=6gL --- na Terra --- abandonada Vo=0 --- gT=6gL --- altura h --- equação de Torricelli --- VT2 = Vo2 + 2gT.h=02 + 2.6gL.h ---
VT=√(12gLh) (I) --- na Lua --- abandonada Vo=0 --- g=gL --- altura h --- equação de Torricelli --- VL2 = Vo2 + 2gL.h=02 + 2.gL.h --- VT=√(2gLh) (II) --- observe que (I) > (II) --- R- D.
02- Leia a teoria a seguir:
Lei da gravitação Universal
Após minucioso estudo das Leis de Kepler, Newton concluiu que toda dinâmica do sistema solar era devido à forças de interação entre todos os elementos que o compunham ( Sol, planetas, satélites dos planetas, etc) e que eram essas forças que mantinham os planetas em órbitas. Denominou-as de forças gravitacionais e enunciou a lei de gravitação universal.
“matéria atrai matéria com forças cujas intensidades são diretamente proporcionais ao produto de suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa”
Terceira lei de Kepler (lei dos períodos)
“ Os quadrados dos períodos T de revolução dos planetas (tempo que demora para efetuar uma volta completa em torno do Sol) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias R ao Sol”
T2/R3=constante=K’
O raio médio R da órbita de um planeta corresponde à média aritmética entre a distância do Sol ao afélio e a distância do Sol ao periélio. Observe que esse valor é o mesmo que a medida do semi-eixo maior da elipse, que na figura acima seria a.
* A constante K’ depende apenas da massa do Sol e não do planeta que gira ao seu redor
* Na expressão T2/R3=K’, observamos que a medida que R aumenta, T também aumenta, o que significa que quanto mais afastado o planeta estiver do Sol maior será seu ano (tempo que demora para dar um volta completa ao redor do Sol)
R- C.
03- Leia a teoria a seguir:
O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto por Faraday em 1831, quando observou que um campo magnético pode induzir um campo elétrico, ou seja, demonstrou que, aproximando e afastando um imã de uma espira de fio condutor conectada a um galvanômetro (dispositivo que indica pequenas correntes), durante o movimento do imã o galvanômetro detectava o aparecimento de uma corrente elétrica no fio, e quando o imã parava, essa corrente elétrica cessava.
A partir do fenômeno da indução eletromagnética, que surge devido à variação de um fluxo magnético, foram construídos geradores de energia elétrica através das usinas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares que giram
turbinas as quais movem gigantescos imãs e bobinas.
R- C.
04- A única característica de uma onda quando sofre refração passando de um meio para outro é a frequência, que é a mesma em qualquer meio e que é igual à frequência da fonte que a emitiu --- R- A.
05- Principais características das ondas eletromagnéticas:
São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
- O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético.
- São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação).
- Propagam-se no vácuo com a velocidade "c", constante de valor c=3.105 km/s.
- Propagam-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.
R- B.
06- Leia a teoria abaixo:
Associação série
Todos os resistores são ligados um em seguida ao outro.
A intensidade da corrente elétrica i é a mesma em todos os resistores
A tensão U nos terminais da associação (entre A e B) é igual à soma das tensões em cada resistor, ou seja, U= U1+ U2 + U3
A resistência equivalente (Req) é igual à soma das resistências parciais --- Req=R1+ R2 + R3
Como a intensidade da corrente i é a mesma em cada resistor, a potência elétrica total dissipada será Pt = P1 + P2 + P3. --- R- A.