|
A Universidade Severino Sombra (USS) é uma universidade privada localiza na cidade de Vassouras, na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. É uma instituição sem fins lucrativos, tendo como sua mantenedora a Fundação Educacional Severino Sombra.
Todas as instalações da Universidade: Campus, hospital, centro esportivo e campus experimental ficam em um raio de até três quilômetros nos entornos de Vassouras, garantindo enorme facilidade no deslocamento do aluno.
A Universidade Severino Sombra coloca à disposição do aluno laboratórios de práticas de última geração, salas climatizadas, biblioteca informatizada, além de clínica odontológica, clínica veterinária e hospital próprios.
01-(USS-RJ-013)
Em uma experiência, foi utilizado um pêndulo com período T igual a 1,2 segundos e comprimento do arco AB, descrito pelo centro da esfera que oscila, igual a 0,02 m. Observe a ilustração:
Considere os seguintes dados:
π = 3, g = 10 m/s2, ℓ= comprimento do pêndulo e T = 2 π√(ℓ/g)
A medida do ângulo , em radianos, equivale a:
(A) 0,12 (B) 0,10 (C) 0,05 (D) 0,02
02-(USS-RJ-013)
Duas esferas, A e B, movem-se sem atrito e em sentidos contrários, como ilustra a figura a seguir.
Observe as velocidades e as massas das esferas:
A quantidade de movimento antes e depois da colisão entre A e B está indicada pelo seguinte vetor:
03-(USS-RJ-013)
Um trem com massa igual a 100 toneladas, deslocando-se com velocidade de 54 km/h, é freado até parar.
A energia equivalente ao trabalho realizado para parar esse trem poderia manter acesas, durante 1125 segundos, um número N de lâmpadas cujo consumo individual seja de 200 W.
O número N é equivalente a:
(A) 50 (B) 75 (C) 120 (D) 200
04-(USS-RJ-013)
Uma balança, composta por dois braços que sustentam os pratos A e B, é usada em um laboratório escolar.
Um dos braços dessa balança é 5% maior do que o outro. Para medir 420 gramas de um determinado produto químico, um estudante coloca um peso calibrado de 210 gramas no prato A, que equilibra uma porção X do produto químico no prato B, conforme ilustra a figura abaixo.
Em seguida, ele coloca o mesmo peso de 210 gramas no prato B que equilibra uma nova porção, denominada Y, desse produto químico no prato A. Observe:
Juntando as porções X e Y, esse estudante conseguiu medir, de fato, uma quantidade, em gramas, equivalente a:
(A) 399,5 (B) 420,0 (C) 420,5 (D) 421,0
05-(USS-RJ-013)
Na tabela, estão relacionados alguns animais e suas respectivas velocidades médias.
Admitindo que essas velocidades sejam constantes, a diferença de tempo, em segundos, entre o animal mais
rápido e o mais lento, para percorrer 400 m, é aproximadamente de:
(A) 8 (B) 12 (C) 16 (D) 20
06-(USS-RJ-013)
Em uma aula de física, um professor apresentou aos alunos o circuito elétrico abaixo, composto de uma pilha de força eletromotriz ε = 1,5 V e duas lâmpadas iguais de 1,5 V – 1,5.10-2W.
Em seguida, quatro outros circuitos foram apresentados, cada um contendo uma chave C, além dos elementos com as mesmas características do circuito anterior. Observe:
Ao se ligar a chave C, o circuito cuja intensidade da corrente elétrica possui valor superior ao fornecido pelo
circuito original é o de número:
(A) I (B) II (C) III (D) IV