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As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com aUniversidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.
As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Unidades
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01-(FATEC-SP-013)
O jipe-robô Curiosity da NASA chegou a Marte, em agosto de 2012, carregando consigo câmeras de alta resolução e um sofisticado laboratório de análises químicas para uma rotina de testes. Da Terra, uma equipe de técnicos comandava seus movimentos e lhe enviava as tarefas que deveria realizar.
Imagine que, ao verem a imagem de uma rocha muito peculiar, os técnicos da NASA, no desejo de que o Curiosity a
analisasse, determinam uma trajetória reta que une o ponto de observação até a rocha e instruem o robô para iniciar
seu deslocamento, que teve duração de uma hora.
Nesse intervalo de tempo, o Curiosity desenvolveu as velocidades indicadas no gráfico.
O deslocamento total realizado pelo Curiosity do ponto de observação ao seu destino foi, em metros,
(A) 9. (B) 6. (C) 4. (D) 2. (E) 1.
(FATEC-SP-013)
02- (FATEC-SP-013)
Jorge comprou um desses ferros e, para utilizá-lo, precisa comprar também uma extensão de fio que conecte o
aparelho a uma única tomada de 110 V disponível no cômodo em que passa roupas. As cinco extensões que encontra
à venda suportam as intensidades de correntes máximas de 5 A, 10 A, 15 A, 20 A e 25 A, e seus preços aumentam
proporcionalmente às respectivas intensidades.
Sendo assim, a opção que permite o funcionamento adequado de seu ferro de passar, em potência máxima, sem
danificar a extensão de fio e que seja a de menor custo para Jorge, será a que suporta o máximo de
(A) 5 A. (B) 10 A. (C) 15 A. (D) 20 A. (E) 25 A.
03-(FATEC-SP-013)
Da energia utilizada pelo ferro de passar roupas, uma parte é empregada na transformação constante de água líquida
em vapor de água. A potência dissipada pelo ferro para essa finalidade é, em watts,
(A) 861. (B) 463. (C) 205. (D) 180. (E) 105.
04-(FATEC-SP-013)
Um carro em um veículo do tipo “cegonha” (que transporta vários carros) tem cada uma de suas rodas travada por uma cinta, cujos extremos estão presos sobre a plataforma em que se apóia o carro. A cinta abraça parcialmente o pneu, e a regulagem de sua tensão garante a segurança para o transporte, já que aumenta a intensidade da força de contato entre cada pneu e a plataforma.
Se o ângulo formado entre a plataforma e a cinta, de ambos os lados do pneu, é de 60o, admitindo que cada extremo da cinta se encontre sob uma tração de intensidade T, o acréscimo da força de contato de intensidade F entre cada pneu e a plataforma, devido ao uso desse dispositivo, é dado por
(A) F=T/2 (B) F=(√3/2)T (C) F=T (D) F=√3.T (E) F=4(√3/3).T
05-(FATEC-SP-013)
A tecnologia dos raios laser é utilizada em inúmeras aplicações industriais, tais como o corte de precisão, a soldagem
e a medição de grandes distâncias. Guardadas suas características especiais, o laser pode sofrer absorção, reflexão e
refração, como qualquer outra onda do espectro luminoso.
Sobre esses fenômenos da luz, é correto afirmar que um feixe de laser,
(A) ao atravessar do ar para outro meio, muda a direção original de propagação, para qualquer que seja o ângulo de
incidência.
(B) ao atravessar da água para o vácuo propaga-se com velocidade maior na água e, por esse motivo, a água é
considerada um meio menos refringente que o vácuo.
(C) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho convexo, paralelamente ao seu eixo principal,
reflete-se passando pelo foco desse espelho.
(D) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, paralelamente ao seu eixo principal,
reflete-se passando pelo foco desse espelho.
(E) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, incidindo no centro de curvatura do
espelho, reflete-se passando pelo foco desse espelho.
06-(FATEC-SP-013)
Uma das atrações de um parque de diversões é a barraca de tiro ao alvo, onde espingardas de ar comprimido lançam
rolhas contra alvos, que podem ser derrubados.
Ao carregar uma dessas espingardas, um êmbolo comprime 120 mL de ar atmosférico sob pressão de 1 atm, reduzindo
seu volume para 15 mL. A pressão do ar após a compressão será, em atm,
(A) 0,2. (B) 0,4. (C) 4,0. (D) 6,0. (E) 8,0.
07- (FATEC-SP-013)
No plano cartesiano da figura, considere que as escalas nos dois eixos coordenados são iguais e que a unidade de medida linear é de 1cm. Nele está representada parte de uma linha poligonal que começa no ponto P(0;3) e, mantendo-se o mesmo padrão, termina em um ponto Q.
Sabendo que o comprimento da linha poligonal, do ponto P até o ponto Q, é igual a 94cm, as coordenadas do ponto Q são
(A) (25;2) (B) 28;1) (C) (32;1) (D) (33;1) (E) (34;2)