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Etec é a abreviação de Escola Técnica Estadual. O termo refere-se às instituições de ensino mantidas pelo governo do Estado de São Paulo e subordinadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que ministram cursos técnicos e ensino médio.
A Etec de São Paulo (Etesp) é a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, é a 2ª entre as estaduais e na capital, está em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais. Na capital, das 10 escolas públicas com melhor pontuação, 9 são Etecs. Das 89 Etecs que participaram do Enem, 11 ficaram em primeiro lugar em seus municípios, entre públicas e privadas.
01-(ETEC-SP-013)
Na Física, objetos inanimados se comunicam. Uma forma de comunicação que um corpo pode estabelecer com outro é a força e, nesse sentido, as Leis de Newton expressam muito bem essa idéia.
Um estudante, ao analisar a situação mecânica na qual se encontra um vaso em repouso sobre uma mesa plana e
horizontal, desconsiderando a existência do ar, faz as seguintes afirmações:
É correto o que o estudante afirma em
(A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
02-(ETEC-SP-013)
Em ambulâncias e carros de bombeiros, a comunicação visual é fundamental, já que precisam de rápido reconhecimento pelos motoristas que trafegam à sua frente e que os verão pelo espelho retrovisor plano de seu veículo.
Quem observar diretamente um veículo de bombeiros, como indicado na foto, perceberá que a identificação escrita assume um aspecto curioso.
Se o Centro Paula Souza desejar produzir o mesmo efeito, deverá escrever na parte frontal dos veículos da instituição:
R- C.
03-(ETE-SP-013)
A fotografia é uma modalidade de comunicação. De suas origens até hoje, o princípio da captura de uma imagem é o
mesmo, diferenciado apenas por melhorias como uso de lentes e de sensores de luz.
A forma mais primitiva de máquina fotográfica é a conhecida por câmara escura de orifício.
Um estudante, curioso para observar como a imagem em uma dessas câmaras é obtida, escurece o interior de uma
latinha de ervilhas, faz um furo central no fundo da lata e, do outro lado, onde havia a tampa, cola um disco de papel
translúcido.
Ao apontar sua câmara escura de orifício para uma vela acesa, distante 30 cm do orifício da latinha, vê a projeção da
imagem da vela sobre o papel, conforme mostra a figura.
Observando as dimensões da latinha, a distância da vela ao orifício e o tamanho da imagem obtida, pode-se determinar
que o tamanho da vela utilizada é de
(A) 2 cm. (B) 4 cm. (C) 8 cm. (D) 10 cm. (E) 12 cm.
(ETEC-SP-013)
Considere as informações para responder às questões de números 04 e 05.
As órbitas dos satélites de comunicação são geoestacionárias e devem ser equatoriais, isto é, estar no plano da linha do
Equador terrestre.
Como o nome sugere, um satélite geoestacionário (geo = Terra, estacionário = parado) deve acompanhar a rotação do planeta de forma a ficar sempre parado em relação a um ponto fixo na superfície da Terra.
A figura 1 ilustra a idéia do “campo de visão” de um satélite geoestacionário, ou seja, mostra a região do planeta que o
satélite é capaz de cobrir, “enxergar”.
O satélite envia sinais eletromagnéticos para a Terra, e o que delimita a região coberta pelos sinais é o fato de o planeta ser esférico. Desta forma, os sinais recebidos ou transmitidos, entre o satélite e a Terra, ficam confinados num cone cuja intersecção com a superfície da Terra determina a área de cobertura do satélite.
É nesta região da superfície da Terra que podemos colocar antenas capazes de trocar sinais eletromagnéticos com o
satélite.
Na figura 2, apresenta-se um modelo matemático simplificado da posição do satélite S em relação à Terra.
Note que θ corresponde à latitude máxima que o sinal do satélite pode alcançar.
Considerando os valores aproximados de 6 400 km para o raio da Terra e 42 000 km para o raio da órbita do satélite
geoestacionário S, determina-se que θ = 81,2°.
Conclusão: um satélite geoestacionário cobre uma região entre as latitudes 81,2° N e 81,2° S.
Essa região não chega aos pólos geográficos da Terra.
Mas chega quase lá. E isso não é nenhum problema porque ninguém, aparentemente, vai querer transmitir sinais de TV ou internet para ursos polares ou pinguins, vai?!
( sicamoderna.blog.uol.com.br/arch2008-03-16_2008-03-22.html Acesso em: 12.08.2012. Adaptado)
04-(ETEC-SP-013)
De acordo com o texto, conclui-se que a medida do ângulo T1ST2 é
(A) 8,8°. (B) 13,2°. (C) 17,6°. (D) 22,0°. (E) 26,4°.
05-(ETEC-SP-013)
Considerando uma estação receptora no ponto T1, a distância de T1 a S é, em quilômetros, aproximadamente,
R- D.
06-(ETEC-SP-013)
Considere as seguintes informações:
Os ímãs são corpos que interagem entre si exercendo atração ou repulsão mútua.
O planeta Terra pode ser visto como um imenso ímã que comunica seu magnetismo por meio de um campo magnético, determinando na superfície terrestre dois pontos denominados pólos magnéticos.
A agulha de uma bússola é um ímã, conforme mostra a figura.
Refletindo sobre as informações dadas, conclui-se corretamente que o pólo
(A) Norte magnético da agulha de uma bússola indica o Norte magnético da Terra.
(B) Norte magnético da agulha de uma bússola indica o Sul magnético da Terra.
(C) Sul magnético da agulha de uma bússola indica o Sul magnético da Terra.
(D) Sul magnético da Terra está localizado na região da Antártida.
(E) Norte magnético da Terra está localizado na região do Ártico.
07-(ETEC-SP-013)
As ondas captadas pelo rádio e pela TV são ondas eletromagnéticas que têm a finalidade de comunicar a energia das
emissoras para esses aparelhos receptores.
Suponha que uma emissora de rádio transmita sua programação com frequência de 1,2.106Hz. Sabendo que as ondas eletromagnéticas se propagam no ar com velocidade de 3.108m/s, podemos determinar que o comprimento de onda das ondas transmitidas por essa emissora é, em metros,
(A) 120. (B) 150. (C) 250. (D) 300. (E) 400.
08-(ETEC-SP-013)
A informação da velocidade máxima permitida nas estradas é feita por placas espalhadas no acostamento.
Um motorista, apesar de ter pressa, não deseja ultrapassar o limite máximo de velocidade de 80 km/h estabelecido para
a estrada em que viaja.
Considerando que o motorista dirigiu do marco 65 km até o marco 345 km, mantendo a velocidade máxima em todo o trajeto, o tempo necessário para completar sua viagem, no percurso entre esses marcos quilométricos, foi, em horas,
(A) 1,3. (B) 2,0. (C) 2,5. (D) 3,3. (E) 3,5.