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Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.
Também faz parte da universidade
o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo
arquiteto Oscar Niemeyer, que acolhe trabalhos dos mais talentosos
artistas paraibanos.
1-(UEPB-PB-013)
Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe
para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o
guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o
guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O
estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma
outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para
sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreende-la, o professor
apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as
intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.
Com base nas informações apresentadas no gráfico e na
situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que
a) o valor da força de atrito estático é sempre maior do que o valor da força
de atrito cinético entre as duas mesmas superfícies.
b) a força de atrito estático entre o guarda-roupa e o chão é sempre
numericamente igual ao peso do guarda-roupa.
c) a força de intensidade F, exercida inicialmente pelo estudante, foi inferior
ao valor da força de atrito cinético entre o guarda-roupa e o chão.
d) a força resultante da ação dos dois irmãos conseguiu deslocar o guarda-roupa
porque foi superior ao valor máximo da força de atrito estático entre o
guarda-roupa e o chão.
e) a força resultante da ação dos dois irmãos conseguiu deslocar o guarda-roupa
porque foi superior à intensidade da força de atrito cinético entre o
guarda-roupa e o chão.
02-(UEPB-PB-013)
Uma família decide ir, no final de semana, ao Beach Park que está localizado no Município de Aquiraz, na praia do
Porto das Dunas, no Ceará, a 16km de Fortaleza.
Uma das atrações para o público é o Toboágua Insano, com 40 metros de altura, que tem a dimensão vertical de um
prédio de 14 andares. Em função da sua altura e inclinação,
o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida. Por essas características,
o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta.
Numa manhã de domingo, um jovem, membro da família que foi visitá-lo, desce, a
partir do repouso, o toboágua, com altura de 40 metros de altura, e mergulha numa piscina instalada em sua base. Supondo que o atrito ao longo do
percurso dissipe 28% da energia mecânica e considerando a aceleração da
gravidade, g = 10 m/s2, a velocidade do jovem na base do toboágua,
em m/s, é
a) 28,2 b) 26,4 c)
20,2 d) 24,0 e) 32,2
03-(UEPB-PB-013)
Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou sua
famosa experiência, medindo a pressão atmosférica por meio de uma coluna de
mercúrio, inventando, assim, o barômetro. Após esta descoberta, suponha que
foram muitos os curiosos que fizeram várias medidas de pressão atmosférica. Com
base na experiência de Torricelli, pode-se afirmar que o maior valor para
altura da coluna de mercúrio foi encontrado:
a) no Pico do Jabre, ponto culminante do estado da Paraíba,
no município de Maturéia.
b) no alto de uma montanha a 1500 metros de altitude.
c) no 10o andar de um prédio em construção na cidade de Campina
Grande.
d) numa bonita casa de veraneio em João Pessoa, no litoral paraibano.
e) no alto do Monte Everest, o ponto culminante da Terra.
04-(UEPB-PB-013)
Os precursores no estudo da hidrostática propuseram princípios que têm uma
diversidade de aplicações em inúmeros “aparelhos” que simplificam as atividades
extenuantes e penosas das pessoas, diminuindo muito o esforço físico, como
também encontraram situações que evidenciam os efeitos da pressão atmosférica.
A seguir, são apresentadas as situações- problema que ilustram aplicações de
alguns dos princípios da Hidrostática.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às aplicações dos princípios e do experimento formulados por:
a) Arquimedes (Situação 1), Pascal (Situação II) eArquimedes
(Situação III)
b) Pascal (Situação 1),Arquimedes (Situação II) e Stevin (Situação III)
c) Stevin (Situação 1), Torriceili (Situação II) e Pascal (Situação III)
d) Pascal (Situação 1), Stevin (Situação II) e Torriceili (Situação III)
e) Stevin (Situação I),Arquimedes (Situação II) eTorricelli (Situação III)
Leia o Texto 1, a seguir, para responder às questões 05 e 06.
Texto 1:
Considere um observador O parado na calçada de uma rua quando uma ambulância passa com a sirene ligada
(conforme a figura acima). O observador nota que a altura do som da sirene diminui repentinamente depois que a ambulância o ultrapassa. Uma observação mais detalhada revela que a altura sonora da sirene é maior quando a ambulância se aproximado observador e menor quando a ambulância se afasta. Este fenômeno, junto com outras situações físicas nas quais ele ocorre, é denominado efeito Doppler.
05-(UEPB-PB-013)
Acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o efeito Doppler, analise e
identifique, nas proposições a seguir, a(as) que se refere(m) ao efeito
descrito.
1- Quando a ambulância se afasta, o número de cristas de onda por segundo que
chegam ao ouvido do observador é maior.
II- As variações na tonalidade do som da sirene da ambulância percebidas pelo
observador devem-se a variações de frequência da fonte sonora.
III- Quando uma fonte sonora se movimenta, a frequência do som percebida pelo
observador parado é diferente da frequência real emitida pela fonte.
IV- E possível observar o efeito Doppler não apenas com o som, mas também com
qualquer outro tipo de onda.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s)
proposição(ões):
a) I b) III e IV c) II d)
1 e III e) II e IV
06-(UEPB-PB-013)
Ainda acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o Efeito Doppler,
resolva a seguinte situação-problema:
Considere ainda o observador (conforme a figura) parado na calçada munido de um
detector sonoro. Quando uma
ambulância passa por ele a uma velocidade constante com a
sirene ligada, o observador percebe que o som que ele ouvia teve sua frequência
diminuída de 1000 Hz para 875 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é 333,0
m/s, a velocidade da ambulância que passou pelo observador, em m/s, é
a) 22,2 b) 23,0 c) 24,6 d)
32,0 e) 36,0
Leia o Texto II, a seguir, para responder às questões 07 e
08.
Texto II:
A geração de eletricidade estática por atrito é mais comum do que se pode
imaginar. Quando penteamos o cabelo num dia seco, podemos notar que os fios
repelem-se uns aos outros. Ao tirarmos um agasalho de lã, notamos que os pelos
dos braços se arrepiam, atraídos pelo tecido. Ao caminharmos
sobre um tapete de lã, o atrito dos sapatos com o tapete pode gerar cargas que
se acumulam em nosso corpo. Ao se movimentarem, os veículos também podem se
tornar eletrizados pelo atrito com o ar atmosférico. Além dessas, seria
possível enumerar várias outras situações do dia a dia em que se pode constatar
a eletrização por atrito. (Adaptado de JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física.
8. cd. vol. 3. São Paulo: Moderna, 2003, p. 8)
07-(UEPB-PB-013)
Acerca do assunto abordado no texto II, que descreve alguns dos efeitos da
eletrização por atrito, analise e identifique nas proposições a seguir, a(as)
que explica(m) o processo de eletrização por atrito, escrevendo V ou F,
conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:
( ) Nem todo par de corpos atritados se eletriza. É preciso que eles tenham
diferentes tendências para reter ou ceder elétrons.
( ) Nos isolantes, as cargas elétricas, em excesso, distribuem-se sempre na
superfície externa, quaisquer que sejam suas dimensões. Isso acontece porque, sendo
cargas de mesmo sinal, elas repelem-se mutuamente de modo a manter a maior
distância possível entre si.
( ) Os corpos atritados adquirem cargas de mesmo valor absoluto e sinais
contrários.
( ) Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque
tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores.
Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência
correta:
a) VFVV b) VVFV c)
VVFF d) FVFV e) FFVV
(
08-(UEPB-PB-013)
Ainda acerca do exposto no texto II, que descreve alguns dos efeitos da
eletrização por atrito, resolva a seguinte situação-problema:
Um pedaço de lã e um cilindro de vidro, ambos inicialmente neutros, são
atritados de forma que a lã adquire uma carga
elétrica de -3,2.10-9C.
Sendo a carga elétrica elementar e= - 1,6.1 0-19 C, após o
atrito, a quantidade de elétrons que o cilindro de vidro perdeu para o pedaço
de lã, é
a) 2,01010 B) 5,0.1010
c) 2,0.1028 d) 5,2.1029 e)
5,2.1020
09-(UEPB-PB-013)
O efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule, embora
seja um inconveniente nas máquinas elétricas e nas linhas de transmissão, por
representar perda de energia elétrica, tem grande utilidade em aquecedores
elétricos em geral: ferro elétrico, ebulidor, forno
elétrico, fusíveis, lâmpadas incandescentes, etc... Este efeito consiste na
dissipação de energia elétrica sob forma de energia térmica em um condutor, no
qual se estabelece uma corrente elétrica em que Joule concluiu que a potência dissipada em uma resistência R, percorrida por uma corrente
i, é dada por P = Ri2. Suponha que o valor de R seja variável e que
a voltagem VAB aplicada a ela seja mantida constante.
Em relação ao exposto, se o valor de R for aumentado, analise e identifique,
nas proposições a seguir, a(as) correta(s).
1- A corrente i diminuirá, porque a voltagem VAB permanece
constante.
II- A potência P aumentará, porque P é diretamente proporcional à resistência
R.
III- O valor da potência diminuirá, porque a influência da diminuição de
corrente i sobre a potência P é maior do que a influência do aumento de
resistência R.
IV- O valor de potência P aumentará, porque a corrente i permanece constante.
V- O valor de potência P permanecerá constante, porque o aumento de resistência
R é compensado pela diminuição de corrente i.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s)
proposição(ões):
a) II e IV b)I c) II, IV e
V d) III e V e) I e III
Leia o Texto III, a seguir, para responder a questão 10.
Texto III:
“Modernamente, nos circuitos elétricos de resistências, edifícios e indústrias,
em vez de fusíveis, utilizam-se dispositivos que têm base no efeito magnético
da corrente elétrica e são chamados disjuntores. Em essência, o disjuntor é uma
chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente
ultrapassa determinado valor. Os disjuntores são preferíveis aos fusíveis, não
necessitam ser trocados. Uma vez removida a causa que provocou seu
desligamento, para que a circulação da corrente elétrica se restabeleça.” (de
JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 3. São Paulo: Moderna, 2003,
p. 132)
10-(UEPB-PB-013)
Acerca do assunto exposto no texto III, resolva a seguinte situação-problema:
Uma residência dispõe dos seguintes eletrodomésticos em um circuito elétrico:
um ferro elétrico de 880 W, um chuveiro de 2200W, um aquecedor de 1210 W, um
liquidificador de 440 W e um televisor de 110W. Se lhe fosse pedido para ligar
os aparelhos descritos acima (com suas respectivas potências), numa residência
cuja voltagem é de 220V, tendo, instalado, um disjuntor de 16 A, quais você não ligaria simultaneamente, a fim de não desligar o disjuntor?
a) Ferro elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor e televisor.
b) Chuveiro elétrico, aquecedor, liquidificador.
c) Ferro elétrico, aquecedor, liquidificador e televisor.
d) Ferro elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor e liquidificador.
e) Ferro elétrico, chuveiro elétrico e aquecedor.
Leia o Texto IV, a seguir, para responder à questão 11.
Texto IV:
Até o ano de 1820, os cientistas pensavam que os fenômenos elétricos e
magnéticos eram totalmente independentes, isto é, que não havia qualquer
relação entre eles. Naquele ano, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted
(1777-1851) realizou uma experiência bastante simples que se tornou famosa por
alterar completamente essa ideia. (Adaptado de Máximo, Antonio eAlvarenga,
Beatriz. Curso de Física. 5. ed. vol. único. São Paulo: Editora Sipione, 2000,
p. 482)
11-(UEPB-PB-013)
Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma
bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1.
Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura 2).
Acerca do assunto exposto no texto IV, e com base na experiência de Oersted,
escreva V ou F
conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente: 2
( ) As cargas elétricas em movimento no fio geram um campo magnético que se
soma ao campo terrestre, provocando o desvio da agulha.
( ) A agulha magnética se desvia, tendendo a se orientar em direção
perpendicular à corrente elétrica.
( ) A corrente elétrica estabelecida no circuito gera um campo elétrico numa
direção perpendicular à da corrente elétrica.
( ) as cargas elétricas em movimento no fio, estabelecidas no circuito, geram
um campo magnético numa direção paralela à da corrente elétrica.
Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência
correta:
a) VFFF b) VVFF c) FFVV d)
VFVF e) FFVF
Leia a teoria a seguir:
Leia o Texto V, a seguir, para responder à questão 12.
Texto V:
O surgimento e a evolução das espécies, ou de estrelas, assim como a formação e
a transformação de rios e montanhas são processos que ocorrem em grandes
intervalos de tempo. Diferentemente, outros fenômenos acontecem em intervalos
de tempo muito pequenos, a exemplo da emissão de luz por partículas de uma
substância aquecida e o trajeto
dessa luz até o olho de um observador. A variedade das
transformações não está só na amplitude das escalas de tempo, mas também nas
dimensões espaciais envolvidas... Milhões de quilômetros podem ser considerados
uma distância desprezível para certos processos astronômicos, em que se usa o
ano-luz como unidade de medida de distância. Por outro lado, um milionésimo de
metro pode ser considerado uma distância enorme, para certos processos no
núcleo atômico (Texto extraído e adaptado de: Vários autores. Física 1° ano Ensino
Médio. la edição. São Paulo; editora PD, 2010).
12-(UEPB-PB-013)
De acordo com as informações trazidas no texto V e seus conhecimentos analise
as três proposições que seguem:
I- O dia corresponde ao período de translação da Terra sobre si mesma, e o ano,
tempo necessário para a Terra dar um giro completo em torno do Sol.
II- Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano.
III- Considerando que a luz no vácuo percorre 300 mil quilômetros em apenas um
segundo e que a distância entre o planeta Terra e o Sol é de 1,5. 1011 m, o tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra é de 500s.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s)
proposição(ões):
a) II e III b) II c) I e II
d) I e III e) II e III
13-(UEPB-PB-013)
Observando a tira abaixo, os personagens dialogam sobre a atração entre corpos,
a qual pode ser melhor explicada pela
famosa lei da gravitação universal.
Analise as proposições que seguem sobre esta lei:
1- A lei da gravitação universal de Newton diz que os corpos se atraem na razão
inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias.
II- A lei da gravitação universal de Newton diz que os corpos se atraem na
razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado de suas distâncias.
III- Se a distância entre dois corpos diminui a metade, a força de atração
entre os dois é dividida por quatro.
Após a análise, para as proposições supracitadas, apenas é(são) verdadeira(s):
a) II e III b) 1 e III c)
II d) I e) III
Leia o Texto VII e responda à questão 14.
Texto VII:
Um estudante de física, num dia de céu azul e sol escaldante, tenta “jogar” uma
conversa intelectual, a fim de “azarar”
uma garota:
- Aí mina, chega mais. Estás vendo esse céu maneiro? Sabias que a luz do Sol
nada mais é do que radiação eletromagnética composta por vários comprimentos de
onda, viaja batida a 300 mil quilômetros por segundo, e porque a seção de
choque de espalhamento é proporcional à quarta potência da freqüência da onda,
o azul é mais espalhado do que o vermelho? Hein? O que tu achas?
- Vê se te enxerga...
(Texto extraído da obra de: OLIVEIRA, 1. S. Física Moderna: para iniciados,
ínteressados e aficionados, volume 1. SSo Paulo: Editora livraria da Física,
2005)
14-(UEPB-PB-013)
A respeito do assunto e da fala do estudante, analise as proposições a seguir,
escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas,
respectivamente:
( ) Ele argumenta bem sobre a velocidade da luz, uma vez que seu valor é 3. 108
km/s.
( ) A luz visível é composta por ondas eletromagnéticas com comprimentos de
onda diferentes, cada um associado a uma cor.
( ) Em um dia de sol intenso, se olharmos diretamente para o Sol, o veremos com
uma aparência amarelada, justamente porque o componente azul da luz é mais
espalhado.
( ) Como a frequência do componente azul é maior que a frequência do componente
vermelho, o azul é mais espalhado do que o vermelho.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
a) FVFV b) FVVV c) FVVF d)
VFVF e) VFVV
15-(UEPB-PB-013)
Sabemos que no nosso dia a dia, muito se utiliza de expressões, cujo — RASCUNHO
emprego comum contradiz a
ciência, como exemplo: “Estou morrendo de calor”.
Atentando-se ao uso correto de expressões científicas no que se refere à
transmissão de calor, analise as falas de três senhoras que dialogavam numa
noite de inverno.
Maria: “Vou preparar um café para esquentar. Agora preciso ter cuidado pra ele
não derramar no fogão, pois a água que se aquece por radiação logo ferverá “.
Tereza: ‘Enquanto você prepara o café, eu vou aquecer uns pões no tabuleiro de
alumínio, que em contato com o fogo transfere o calor por condução para os pães
“.
Socorro: ‘E para completar pego lençóis de lã no armário, para nos enrolarmos,
já que estes se aquecem mais rápido que os lençóis de algodão”.
Das falas das senhoras acima descritas está(ão) correta(s):
a) As de Maria e Tereza b) As de Maria e
Socorro c) As de Tereza e Socorro
d) Apenas a de Tereza e) Apenas a
de Maria