|
RESOLUÇÕES
01- Observe na figura abaixo que sen30o=cateto oposto/hipotenusa --- 0,5=h/6 --- h=3m.
R- E.
02- Supondo que a bicicleta mantenha velocidade escalar constante V, cada ponto da periferia das rodas da frente e de trás, possuem a mesma velocidade que a da bicicleta, ou seja, V1=V2 --- V1=2πf1R1 e V2=2πf2R2 onde R1=30cfm, R2=40cm e a frequência da roda menor é f1=136voltas --- V1=V2 --- 2πf1R1=2πf2R2 --- 136.30=f2.40 --- f2=102 voltas --- R- A.
03- I. Correta --- à 25oC o material C está a uma temperatura superior à de fusão (-40oC) e inferior à de ebulição (115oC) ---
à 25oC o material D está a uma temperatura superior à de fusão (0oC) e inferior à de ebulição (100oC).
II. Falsa --- apenas a massa é propriedade específica de cada material --- observe que, para o mesmo volume, as massas de cada material são diferentes.
III. Correta --- os materiais mais densos afundam --- dB=174/100=1,74g/cm3 e dD=100/100=1g/cm3 --- dB > dD.
IV. Falsa --- os materiais mais densos afundam --- dA=115/100=1,15g/cm3 e dD=100/100=1g/cm3 --- dA > dD.
V. Correta --- dC=74/100=0,74g/cm3=0,74g/mL.
R- A.
04- Leia atentamente as informações a seguir: Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias, como por exemplo, a combustão que transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas --- fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química, ou seja, é todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias --- o fenômeno químico altera a natureza da matéria e o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria --- R- B.
05- Calor é energia que é transferida do corpo de maior temperatura (água a 20oC) para o de menor temperatura (gelo a 0oC, supondo a pressão normal) --- essa energia é transferida até que gelo e água tenham a mesma temperatura que é de 0oC, supondo a massa de gelo bem maior que a massa de água --- R- C.
06- Efeito Joule - num condutor metálico, os elétrons livres da corrente elétrica, durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor, transferindo a eles parte de sua energia cinética
e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior. Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor) --- esse fenômeno é denominado efeito Joule --- é o que ocorre com a resistência elétrica de um chuveiro, que quando percorrido por corrente elétrica libera calor, por efeito Joule, e esse calor é transferido à água, aquecendo-a --- R- E
07- Leia as informações a seguir:A força de atrito (Fat) é uma força tangencial à trajetória e tem sempre sentido contrário ao movimento ou à sua
tendência e que surge devido à rugosidade (reentrâncias e saliências muitas vezes microscópicas) que surgem entre as superfícies que estão em contato --- muitas vezes a força de atrito ajuda no deslocamento, como por exemplo:
É graças à força de atrito que andamos. O pé, em contato com o solo empurra-o para trás () e o solo reage sobre o pé
e consequentemente sobre nós () empurrando-nos para a frente. Se o solo estiver muito liso ou com óleo ou estivermos sobre uma pista de gelo, o atrito fica desprezível, não surgem forças, escorregamos e caímos.
A força de atrito também pode servir como força motora no deslocamento de um veículo. Observe a figura. Se você
quiser acelerar o carro para a esquerda, o motor do mesmo deve fazer o eixo e consequentemente a roda girar no sentido anti-horário.
O pneu empurra o solo para trás () e o solo reage sobre o pneu e consequentemente sobre o carro (), movendo-o para a esquerda.
R- B --- parte da energia recebida pelos maquinários é transformada, devido ao atrito, em calor.
08- Sempre que a fiação elétrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia até que alguém possa
resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusíveis, mas que ficam inutilizados após interromperem o circuito), a eletricidade doméstica seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento --- R- D.
09- Garrafa térmica – Há aproximadamente um século, foi inventada por James Dewar e foi construída de maneira que evite a transmissão de calor pelos três processos (condução, convecção e irradiação).
A condução térmica é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas e pela tampa de material isolante. A irradiação é evitada pelas paredes espelhadas que refletem as radiações tanto interna como externamente. A convecção é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas.
R- C.
10- Prisma óptico – Conjunto formado por três meios homogêneos e transparentes ou por dois dióptros planos, em que as superfícies planas não são paralelas (faces do prisma) que se interceptam em retas que são as arestas.
Prismas dispersivos – decompõem (dispersam) a luz policromática branca em suas infinitas componentes
monocromáticas (cores) que compõem o espectro luminoso.
R- E.
11- - A tamisação ou peneiração, é um processo de separação de mistura sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes.A peneiração é feito com uma peneira, também chamada de tamises peneiras muito finas utilizadas em
laboratório. Este processo é muito usado na fabricação de medicamentos manipulados, na separação da farinha grossa da farinha fina, etc. a dona de casa está fazendo uma peneiração ou tamisação.
- Levigação é um processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos de densidades diferentes --- utiliza-se corrente d’água para separá-los --- os mais densos se depositam e os menos densos são arrastados --- exemplo:
separação de pepitas de ouro da areia e do cascalho nos garimpos.
- Filtração: método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e sólido-gasoso --- A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro --- para um material poder ser utilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno --- exemplos: filtração de café e a utilização de aspirador de pó (O ar e a poeira são aspirados, passam pelo
filtro, que é chamado saco de poeira, as partículas sólidas da poeira ficam retidas no filtro e o ar sai).
- Decantação: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a
mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior.
- Evaporação: utilizada numa mistura de líquido e sólido, na qual se deixa o líquido evaporar --- exemplos: utilizado
nas salinas brasileiras para retirar o sal da água do mar, para secagem de roupas no varal, etc.
R- C.