|
RESOLUÇÕES
01- R- A
02- Características do lançamento vertical com a origem no ponto de lançamento e a trajetória orientada para cima --- na subida, o movimento é progressivo, pois o deslocamento ocorre no sentido crescente da trajetória, e retardado, pois o módulo da
velocidade está diminuindo ---na descida, o movimento é retrogrado, pois o deslocamento ocorre no sentido decrescente da trajetória, e acelerado, pois o módulo da velocidade está aumentando --- no ponto mais alto da trajetória, a velocidade do corpo se anula (V=0), pois é o ponto em que o corpo inverte o sentido de seu movimento e nesse ponto a altura atingida pelo corpo é máxima --- o tempo de subida é igual ao tempo de descida --- a velocidade (Vo) de lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Vo) ---em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.
Analisando cada assertativa:
I. Correta --- a aceleração é sempre a mesma em qualquer instante e é negativa, pois a concavidade da parábola é para baixo.
II. Correta --- a velocidade do corpo tem intensidade máxima no instante de lançamento (t=0) e de volta ao mesmo ponto de lançamento (t=4s).
III. Correta --- é o ponto onde a altura é máxima (h=20m) e a velocidade é nula --- nesse instante (t=2s) ele pára e inverte o sentido de seu movimento.
IV. Correta --- ele sobe retardando, pára e a partir de t=2s, desce acelerando.
R- D
03- I. Falsa --- para que o corpo se desloque é necessário que a projeção de F na horizontal (Fcosθ) seja maior que a força de atrito --- Fcosθ > Fatrito.
II. Correta --- o corpo estará na iminência de se mover quando Fcosθ = Fatrito.
III. Correta --- se F > P e θ=90o, o bloco girará no sentido anti-horário até que a direção de F seja a mesma que de P e, a partir daí, como
F>P a força resultante será vertical e para cima, e o corpo subirá.
IV- Falsa --- o corpo só será elevado se N + Fsenθ > P, pois, nesse caso sobrará uma força resultante vertical e para cima.
R- D
04- a) Verdadeira --- Segunda lei de Kepler (lei das áreas) --- “ O segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta descreve áreas proporcionais aos tempos gastos para percorrê-las”
Essa constante K depende do planeta e recebe o nome de velocidade areolar --- observe na expressão acima que quando A1 = A2
--- ∆t1 = ∆t2, ou seja, para o arco maior 34, ser percorrido no mesmo intervalo de tempo que o arco menor12, a velocidade em 3,4 (mais perto do Sol - periélio) deve ser maior que a velocidade em 1,2 (mais afastado do Sol – afélio), --- portanto os planetas aceleram do afélio para o periélio e retardam do periélio para o afélio.
b) Falsa --- as órbitas são elípticas com o Sol ocupando um dos focos da elipse --- primeira lei de Kepler.
c) Falsa --- O verão não ocorre quando a Terra está no periélio e nem o inverno quando ela está no afélio --- as estações ocorrem devido ao fato de áreas da Terra, devido à inclinação da mesma, receberem mais ou menos luz do Sol durante seu movimento de translação.
d) Falsa --- veja justificativa a.
e) Falsa --- são válidas para todo o Universo.
R- A
05- Como as forças externas são desprezadas, o sistema é conservativo e a energia mecânica é constante sendo a soma da energia cinética com a potencial gravitacional:
a) Falsa --- a energia mecânica é constante.
b) Falsa --- quanto maior o afastamento, maior será altura atingida (ponto B) e, consequentemente maior a energia potencial e claro, também a mecânica.
c) Correta
d) Falsa --- a energia mecânica máxima total do sistema depende apenas da altura máxima atingida pelo ponto B.
e) Falsa --- em B, onde V=0 a energia cinética (Ec=mV2/2) é nula e a energia potencial gravitacional (Ep=mgh) é máxima.
R - C
06- a) Correta --- veja a expressão do impulso --- =∆t =∆ --- observe nesta expressão que a variação de quantidade de movimento ∆ é diretamente proporcional à força .
b) Falsa --- impulso é uma grandeza vetorial com as seguintes características:
c) Teorema do impulso --- "O impulso da força resultante de um sistema de forças que age sobre um corpo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo" --- --- haverá sim, pois, se a trajetória for curvilínea a direção e sentido do vetor velocidade (sempre tangente em cada ponto da trajetória) sofrerão variação.
d) Falsa --- princípio da conservação da quantidade de movimento --- “a quantidade de movimento de um sistema de corpos isolados de forças externas é constante”
e) Falsa --- veja explicação anterior.