|
RESOLUÇÕES
01- 01.Correta --- A figura abaixo mostra o gráfico da energia cinética do elétron extraído em função da frequência da radiação (fóton, cor) incidente, para uma mesma placa metálica (célula fotoelétrica).
fo é a freqüência mínima (frequência de corte) necessária para produzir o efeito fotoelétrico. Se f=fo o elétron é liberado, mas sua energia cinética é nula. Para freqüências inferiores a fo o fenômeno não ocorre. Porém, para valores superiores a fo, o número de elétrons arrancados é diretamente proporcional à intensidade da radiação eletromagnética incidente, ou seja, aumentando a intensidade da radiação (freqüência, cor) incidente no metal, aumenta-se o nível energético dos fótons incidentes, aumentando assim número de elétrons arrancados.
02. Correta --- veja 01.
04. Falsa --- à medida que a freqüência (cor, nível energético) da radiação incidente aumenta, a energia cinética dos elétrons emitidos também aumenta. Mas, para a mesma freqüência f (cor, nível energético) a energia cinética dos elétrons emitidos é sempre a mesma.
08. Correta --- Foi Albert Einstein que explicou corretamente o efeito fotoelétrico em 1921, recebendo por isso o prêmio Nobel da Física. Segundo Einstein a energia de qualquer radiação luminosa (inclusive luz) não se espalha uniforme e continuamente pelo espaço mas, sim, concentrada em pequenos “pacotes”que carregam uma quantidade bem definida de energia. Cada um desses pacotes é denominado quantum de energia e esse modelo construído por Einstein recebeu o nome de teoria dos quanta. Quanta, em latim é plural de quantum, que significa “quantidade”.
Esses quanta de energia radiante foram denominados de fótons.
16. Falsa --- Essa energia mínima para extrair um elétron da placa metálica é denominada função trabalho e está relacionada com o tipo de metal utilizado e depende da frequência da radiação incidente.
Corretas:01,02 e 08 --- soma 11.
02-01. Correta --- quando t=0, x(0)=A.0 + B.02=0 ou x(t)= xo +vo.t + a.t2/2 que, comparada com x(t)=A.t – B.t2 fornece que --- xo=0; vo=A e a/2=-B --- a=-2B.
02. Correta --- veja 01.
04. Correta --- x(5)=A.5 – B.52=5ª – 25B.
08. Falsa --- a função horária da posição do móvel é uma parábola (função do segundo grau), mas com concavidade para baixo a aceleração a=-2B é negativa.
16. Falsa --- o módulo da aceleração do móvel é a=2B (veja 01).
Corretas: 01, 02 e 04 --- soma=07
03-01. Falsa --- cálculo da resistência elétrica do condutor --- R=ρ.ℓ/S=1,6.10-4.2/2.10-6 --- R=1,6.102Ω --- R=U/i --- 160=5/i --- i=0,3125 A --- em ∆t=10s --- i=∆Q/∆t --- 0,03125=∆Q/10 --- ∆Q=0,3125 C.
02. Correta --- veja 01.
04. Correta --- veja 01.
08. Correta --- quando a carga é negativa a força elétrica que move a carga é contrária ao campo elétrico.
16. Falsa --- Pd=R.i2=160.(0,03125)2=0,15625W
Corretas: 02, 04 e 08 --- soma=14
04-01- Correta --- X N é a intensidade da força aplicada sobre o bloco quando ele está na iminência de movimento --- esta força máxima, a partir da qual ele entra em movimento é denominada força de atrito estático.
02. Correta --- a intensidade da força de atrito estático é fornecida por Fate=μe.N onde, μe é o coeficiente de atrito estático e N é a força normal que, no caso, como o bloco está num plano horizontal é o próprio peso P=mg --- Fate= μe.mg --- X= μe.mg --- μe=X/mg.
04- Falsa --- constata-se experimentalmente que Fatemax>Fatc e que μe>μc, pois as reentrâncias e saliências das superfícies em contato estão mais encaixadas com o corpo em repouso, dificultando mais a movimentação.
08. Falsa --- Fat=μ.N --- μ=Fat (força-medida em N)/N (também força-medida em N) --- o coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional, ou seja, não tem unidades.
16. Falsa --- é a força de atrito estático máxima que é sempre maior que a força de atrito cinético.
Corretas: 01 e 02 --- soma=03.
05- Campo e potencial elétrico de um condutor esférico:
Leia atentamente as informações abaixo:
01. Correta.
02. Falsa --- é inversamente proporcional a D2.
04. Correta --- A densidade elétrica superficial (σ) mede a concentração de carga elétrica (Q) pela superfície (área S) --- σ=Q/S --- no caso de esfera de raio R, a área da superfície esférica é fornecida por S=4πR2.
08- Falsa --- veja gráfico acima --- ele é constante e vale V=KQ/R.
16. Correta --- todos os pontos internos e da superfície possuem o mesmo potencial de valor V=KQ/R.
Corretas: 01, 04 e 16 --- Soma=21.
06-01. Correta --- a função horária da velocidade é fornecida por V(t) = Vo + a.t, que, comparada com V(t) = A – Bt fornece --- Vo=A e a= -B --- como Ec=m.V2/2, a energia cinética inicial é Eco=m.A2/2.
02. Correta --- ele atinge a altura máxima quando V=0 --- V= Vo + at --- 0=A – Bt --- t=A/B.
04. Correta --- a altura máxima é atingida quando você substituir o tempo que ele demora para atingir a altura máxima (t=A/B) na função horária S(t)= So + Vot + at2/2=0 + A.A/B – B.(A/B)2/2 --- S=h= A2/B – A2/2B = A2/2B.
08. Correta --- W=m.g.h=m.(-B).A2/2B = - mA2/2 --- em módulo W=mA2/2.
16. Falsa --- em t=A/B ele atinge a altura máxima onde a velocidade é nula e, consequentemente Ec=0.
Corretas: 01, 02, 04 e 08 --- Soma=15.
07-01. Correta --- quando a carga elétrica é positiva, a força elétrica que surge sobre ela tem a mesma direção e sentido do campo elétrico , no caso vertical e para baixo --- intensidade de --- Fe=Q.E --- a força magnética sobre a carga Q é fornecida pela regra da mão esquerda --- indicador () penetrando na folha, médio () para a esquerda e o
polegar indicará () para baixo --- intensidade de --- Fm=Q.V.H.sen90o --- Fm=Q.V.H --- como e indicam para baixo, a intensidade da força resultante também será para baixo e de valor FR= Q.E + Q.V.H --- FR=Q.(E + V.H).
02. Falsa --- para que a trajetória da partícula Q seja retilínea, a força resultante sobre ela deve ser nula, o que, no caso, é impossível, pois as forças elétrica e magnética têm a mesma direção (vertical) e mesmo sentido (para baixo), portanto não podem se anular.
04. Correta --- observe que a força resultante sobre Q indica para baixo e, assim, a carga Q será desviada para baixo.
08. Correta --- São sempre linhas fechadas e por isso nunca se cruzam --- fora do ímã, as linhas saem do pólo norte e se dirigem para o pólo sul;
Dentro do ímã, as linhas são orientadas do pólo sul para o pólo norte.
16- Falsa --- a carga elétrica no interior dos campos magnético e elétrico não altera as características dos mesmos.
Corretas: 01, 04 e 08 --- Soma=13.
08-01. Falsa --- o ultra-som é uma onda mecânica longitudinal, não-audível, com freqüência acima de 20KHz --- as ondas sonoras são uma série de compressões e rarefações mecânicas na direção do trajeto da onda, e por isso são chamadas de ondas longitudinais --- elas podem ocorrer nos meios sólido, liquido ou gasoso e devem-se à compressão e à separação regular de moléculas.
02- Falsa --- a maioria dos sons chega ao ouvido transmitido pelo ar, (meio de transmissão), que, quanto mais denso é melhor transmissor, pois as moléculas estão mais próximas transmitindo melhor a energia de umas para as outras --- por esse motivo, a velocidade do som nos sólidos é maior do que nos líquidos que por sua vez é maior que nos gases.
04. Correta --- A refração do som ocorre quando ela passa de um meio para outro com índice de refração diferente, ocorrendo, dessa forma, a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda --- nunca ocorre a variação da frequência, pois se trata de uma característica da fonte que está emitindo a onda.
08. Correta --- Veja 02.
16. Correta --- difração é fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.
Corretas:04, 08 e 16 --- Soma=28.
09- Transformação isotérmica (temperatura constante) --- como a temperatura (T) e a energia interna (U) de um sistema estão associadas à energia cinética das moléculas, se a temperatura for constante, a energia interna (U) do sistema também será constante. Assim, a variação de energia interna (ΔU) do sistema será nula.
01.. Falsa --- o trabalho é negativo, pois o gás é comprimido e seu volume está diminuindo.
02. Falsa --- a temperatura permaneceu constante --- trata-se de uma transformação isotérmica.
04. Falsa --- como a temperatura permaneceu constante, a energia interna do gás não variou (ΔU=0).
08. Correta --- como a variação de energia interna (ΔU) do sistema é nula --- ΔU=0 --- ΔU= Q – W --- 0=Q – W --Q=W --- se o trabalho W é negativo (o volume do gás diminuiu), a quantidade de calor Q também será negativa, o que implica que o gás perdeu calor, cedendo-o à vizinhança (meio exterior).
16. Falsa --- do enunciado, o valor absoluto do trabalho realizado nessa compressão é de 400 J (W=400J) --- Q = W (veja 08) --- então Q=400J.
Correta:08 --- Soma=08.
10-01. Correta --- a imagem formada num espelho plano é sempre virtual (localizada atrás do espelho), direita (não invertida), igual (objeto e imagem possuem as mesmas dimensões, no caso, altura) e enantiomorfa (simetria de dois objetos que não podem se sobrepor, enquanto o objeto levanta a mão direita, a imagem levanta a mão esquerda).
02- Correta --- cálculo da altura de um espelho plano vertical para que, a partir do chão, uma pessoa possa ver-se de corpo inteiro, desde a cabeça até os pés.
Ligar, com linha pontilhada, A’ e B’ ao olho da pessoa objeto, que interceptam o espelho nos pontos M (inferior) e N (superior),
que delimitam o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa possa ver-se de corpo inteiro no espelho. Observe que os triângulos oMN e oB’A’ são semelhantes e dessa semelhança tiramos o tamanho mínimo do espelho MN --- H/MN = 2d/d --- MN=H/2 – o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa se veja de corpo inteiro deve ter a metade da altura da pessoa MN=1,8/2=0,9m=90cm.
04. Falsa --- Observe que a altura mínima do espelho é sempre a mesma independente do fato de a pessoa estar a uma distância d, 2d, 3d, etc. do espelho. Assim, a imagem da pessoa encontra-se ajustada ao tamanho do espelho independente da distância a que ela se encontra do mesmo, mas, à medida que a pessoa se afasta do espelho, sua imagem também se afasta dando a impressão, devido ao ângulo visual, que ela parece menor, mas continua sempre ajustada ao tamanho do espelho.
08. Falsa --- a distância entre o poste e a imagem do homem é de 7m (veja esquema abaixo)
16. Correta --- veja figura acima.
Corretas: 01, 02 e 16 --- Soma=19.
11-01. Correta --- O calor se propaga sempre que há diferença de temperatura entre dois ou mais corpos. Essa propagação ocorre sempre do corpo de maior para o de menor temperatura.
02. Correta --- Substituindo m=1g e Δt=1oC na expressão Q=m.c.Δt --- Q=1.c.1 --- Q=c --- ou seja, o calor específico de uma substância é a quantidade de calor necessária para fazer a temperatura da massa de 1g dessa substância sofrer uma variação de temperatura de 1oC.
04. Correta --- O calor é conduzido de um ponto a outro do corpo sem que haja deslocamento das partículas.
Explicando microscopicamente o fenômeno: a região próxima da chama tem o movimento vibratório de suas moléculas aumentado, adquirindo assim maior energia cinética, que é transferida através de choques às partículas vizinhas, que também aumentam seu movimento vibratório. Através desse transporte de energia, toda a barra é aquecida --- a condução não ocorre no vácuo, pois ela precisa de um meio material para se propagar.
08. Correta --- Trata-se da transferência de energia térmica (calor) pela matéria em movimento devido à diferença de densidades dessa matéria --- essa matéria só pode ser fluida (líquido, gás ou vapor) --- observe a figura abaixo onde se tem tubos de vidro contendo água líquida.
A água em A, aquecida, expande-se, fica menos densa, mais leve e sobe o trecho AB. A água mais fria, mais densa e mais pesada do trecho CD desce e ainda empurra para cima a água quente do ramo AB. Obtém-se então uma circulação de água na qual a transferência de calor é feita através da matéria (no caso, água) e que recebe o nome de corrente de convecção.
16. Falsa --- É o fenômeno pelo qual a energia emitida pelo Sol chega até a Terra através do vácuo --- realiza-se
através de ondas eletromagnéticas que são compostas por diversas ondas de freqüências diferentes (raios cósmicos, raios X, raios ultravioleta, luz visível, raios infravermelhos, microondas, etc.).
Corretas: 01, 02, 04 e 08 --- Soma=15.
12- Todas as respostas estão baseadas nas informações abaixo --- leia-as atentamente e responda.
Corretas: 01, 04 e 08 --- Soma=13.
13-01- Correta --- se o corpo está em movimento então ele possui velocidade e a energia cinética é fornecida por EC=m.V2/2.
02. Correta --- basta observar a expressão matemática da energia potencial gravitacional --- Ep=m.g.h.
04. Falsa --- quando existe atrito, devido ao mesmo, parte da energia mecânica é transformada em calor (térmica).
08. Correta --- Correta --- trata-se do princípio da conservação da energia.
16. Correta --- uma das formas de se calcular o trabalho realizado por uma força é através da variação de sua energia cinética --- W= Ecf – Eci.
Corretas:01, 02, 08 e 16 --- Soma=27.
14-01. Correta --- observe o campo elétrico uniforme da figura abaixo onde as linhas de força e consequentemente o
campo elétrico se afasta a placa eletrizada com cargas positivas onde o potencial elétrico é maior --- uma carga positiva aí colocada se afãs da placa positiva (é repelida) e se aproxima da placa negativa (é atraída) --- se deslocando de A para B ou seja, para pontos de menor potencial elétrico.
02. Falsa --- observe na figura abaixo que a carga negativa se desloca para a esquerda, atraída pela placa positiva e
repelida pela negativa, ou seja, se desloca em sentido contrário ao do campo elétrico.
04. Correta --- Define-se superfície equipotencial de um campo elétrico a qualquer superfície em cujos pontos o potencial elétrico é constante.
Estas superfícies têm duas propriedades importantes:
1a - A força elétrica durante o deslocamento de uma carga
elétrica puntiforme sobre uma superfície equipotencial é nula.
2a - As superfícies equipotenciais são perpendiculares às linhas de força ou linhas de campo elétrico e, conseqüentemente, perpendiculares ao vetor campo elétrico .
No caso particular do campo de uma carga puntiforme, a simetria sugere que são superfícies esféricas concêntricas com a carga e as linhas de força (de campo) são radiais com o centro da carga.
Campo Elétrico Uniforme
Um campo elétrico uniforme tem em todos os seus infinitos pontos mesma intensidade, mesma direção e mesmo
sentido e é obtido entre duas placas condutoras idênticas e paralelas e eletrizadas com cargas de mesmo módulo, mas de sinais contrários.
Observe que nesse caso as superfícies equipotenciais são planas e paralelas entre si.
08. Correta --- se existe campo elétrico tem que existir potencial elétrico.
16. Correta --- o trabalho de qualquer força conservativa não depende da trajetória, mas apenas das posições inicial e final da mesma.
Corretas: 01, 04, 08 e16 --- Soma=29.
15-01. Correta --- para definir se a pessoa está em repouso ou em movimento você deve escolher um referencial ou sistema de referência, ou seja, algum elemento com o qual você possa fazer uma comparação, pois o conceito de repouso ou de movimento está sempre relacionado a um outro corpo.
A definição de repouso ou de movimento é a seguinte: Um corpo está em repouso ou em movimento em relação a outro corpo quando a distância entre ele variar no decorrer do tempo. Caso contrário estará em repouso.
02. Falsa --- considere uma pessoa sentada, imóvel na poltrona de um trem que está se afastando de uma cidade ---
Esta pessoa estará em movimento em relação à cidade, ou à uma árvore, ou aos trilhos e em repouso em relação ao trem.
04. Correta --- veja a expressão --- V=∆S/∆t --- ∆S=V.∆t.
08. Correta --- essa é a definição de aceleração média.
16. Correta --- um corpo em movimento uniforme possui velocidade constante (sempre a mesma em qualquer instante).
Corretas: 01, 04, 08 e 16 --- Soma=29.
16-01. Correta --- sempre que o volume varia, trabalho é realizado.
02. Falsa --- uma transformação adiabática é aquela em que o sistema não troca calor com o ambiente externo (vizinhança)
04. Falsa --- Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica --- ocorre a volume constante --- Vo=V --- ΔV=0 --- W=P.ΔV --- W=P.0 --- W=0 --- ΔU = Q – W --- ΔU=Q – 0 --- ΔU=Q
Assim, todo o calor (Q) recebido pelo sistema é igual à sua variação de energia interna (ΔU)
08- Correta --- numa compressão o volume diminui, o trabalho é negativo o que significa que é realizado por um agente externo sobre o gás ideal.
16. Correta --- se o volume não varia o trabalho realizado é nulo.
Corretas: 01,08 e 16 --- Soma=25.
17-01. Correta --- desde que o objeto esteja entre o foco e a lente convergente.
02. Correta --- Quando justapomos duas lentes obtemos uma lente equivalente cuja vergência ou convergência Ceq é a soma algébrica da vergência de cada uma das lentes, ou seja, Ceq=C1+ C2.
Lembre-se que C=1/f e que se a lente é divergente f e C são negativos e se a lente é convergente, positivos --- Ceq=1/f1 + 1/f2=1/0,1 + 1/0,4 --- Ceq=10 + 2,5 --- Ceq=12,5di --- Ceq=1/feq --- 12,5=1/feq --- feq=0,08m=8cm.
04. Correta --- O microscópio composto ou simplesmente microscópio é um sistema de duas lentes convergentes, ele é muito utilizado para ampliar imagens que não são vistas a olho nu --- é composto de duas lentes convergentes onde uma lente é chamada de lente objetiva, que é fortemente convergente e possui pequena distância focal (fobj), esta lente produz uma imagem real e invertida e fica voltada ao objeto, a outra lente é chamada de lente ocular, que é menos convergente que a objetiva e também possui pequena distância focal (foc), ela é localizada no foco objeto e é ela que produz a imagem final --- essas lentes ficam em extremidades opostas dentro de um tubo de comprimento L, chamado de canhão --- é possível determinar o aumento produzido pelo microscópio composto através da expressão --- Am=do.L/fonj.foc=do.L/10.40 --- Am= do.L/400.
08. Falsa --- as imagens formadas de objetos distantes estão sobre o foco da objetiva mas são reais e invertidas (toda imagem real é invertida) --- um telescópio refrator também é denominado de luneta astronômica.
16. Falsa --- os focos são bem próximos, mas não coincidentes.
Corretas: 01, 02 e 04 --- Soma=07.
18-01. Correta --- essa é a definição de período de um MCU.
02. Correta --- essa é a definição de frequência de um MCU.
04. Correta --- numa volta completa --- ∆S=2.π.R --- observe que o raio R é diretamente proporcional á distância percorrida.
08. Correta --- além disso ela tem direção radial, sentido para o centro da circunferência e intensidade Fc=m.ac=m.V2/R.
16. Falsa --- ac=V2/R --- observem que ac e R são inversamente proporcionais.
Corretas: 01, 02, 04 e 08 --- Soma=15.
19-01. Falsa --- massa da mola --- m=800g=0,8kg --- velocidade do carro e, consequentemente, do piloto --- V=270km/h/3,6=75m/s --- Q=m.V=0,8.75=60kg.m/s.
02.Correta --- após uma colisão perfeitamente inelástica os corpos devem se mover juntos --- foi o que aconteceu, pois a mola ficou alojada no crânio.
04. Correta --- velocidade é uma grandeza vetorial tendo intensidade, direção e sentido --- desprezando a velocidade da mola (enunciado) a velocidade relativa entre Felipe Massa e a mola é de 270km/h com o referencial em um deles, e de – 270km/h com o referencial no outro.
08. Correta --- variação de velocidade da mola durante o impacto ( de zero para 75m/s) --- ∆V= V – Vo=75 – 0=75m/s --- a= ∆V/∆t=75/0,5 --- a=150m/s2.
16. Falsa --- após a colisão a mola se move com a velocidade der Felipe Massa e, consequentemente, do carro.
Corretas: 02, 04 e 08 --- Soma=14.
20-01. Correta --- veja na tabela a relação entre a velocidade dos ventos e a pressão atmosférica local.
02. Correta --- analise a tabela.
04. Falsa --- observe a tabela e lembre-se de que a pressão atmosférica normal ao nível do mar tem valor 760mmHg.
08. Falsa --- (760 + 42=802mmHg).
Corretas: 01, 02 e 16 --- Soma=19.