|
RESOLUÇÕES
01- A energia cinética com que a carga Q=3,2.10-19C é lançada (ponto M) é totalmente transformada em energia potencial elétrica no ponto P, onde chega com velocidade zero (energia cinética nula) --- essa transformação de energia corresponde ao trabalho realizado nesse deslocamento e, esse trabalho é negativo “forçado, pois as duas cargas são positivas” --- o potencial elétrico no ponto M é nulo, pois está muito distante (dM=∞) --- VM=KQ/(dM=∞)=0 --- WMP=Q( VM – VP)=-3,2.10-19.(0 – VP) --- VP=16.1,6.10-13/3,2.10-19 ---
VP=25,6.10-13/3,2.10-19 --- VP=8.106 V --- R- C.
02- De a para b o gerador aumenta o potencial de zero para 24V --- entre b e c não tem resistência elétrica e o potencial é mantido constante (24V) --- entre c e d há uma queda de potencial de Ucd=R.i=2.2=4V, ou seja, o potencial passa de c (24V) para d (24 – 4=20V) --- entre d e e o potencial é constante (não tem resistência elétrica) e vale 20V --- entre e e f há uma queda de potencial de Uef=R.i=10.2=20V, ou seja, o potencial passa de c (20V) para d
(20 – 20=0V) --- entre f e a o potencial é constante (não tem resistência elétrica) e vale 0V --- R- B.
03- Quando as espiras são percorridas por corrente elétrica elas se comportam como se fossem pequenos imãs com cada face correspondendo a um pólo desse imã --- a face da espira na qual as linhas de indução saem de seu interior corresponde a um pólo norte e a face da espira na qual as linhas de indução chegam ao seu interior corresponde a um pólo sul --- pólos de mesmo nome se repelem e pólos de nomes opostos se atraem --- mas, essa polaridade depende também do sentido da corrente elétrica na espira, que é fornecida pela regra da mão direita, a qual determina em qual face as linhas de indução estão entrando (sul) e em qual estão saindo (norte) --- aplica-se a regra da mão direita (polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução) veja figura
--- observe na figura a seguir que, entre as espiras ocorre atração, pois pólos norte e sul se atraem e que o sentido da
corrente, em cada espira, fornecido pela regra da mão direita também está correto --- R- A.
04- Via satélite --- o sinal se desloca com velocidade da luz no vácuo c=V=3.108m/s, percorrendo ∆S=L=6000km=6.106m --- V=∆S/∆t --- 3.108=6.106/∆ts --- ∆ts=2.10-2s --- a cabo --- cálculo da velocidade de propagação do sinal (luz) no interior da fibra óptica --- n=c/V --- 1,5=3.108/V --- V=2.108m/s --- V=∆S/∆t --- 2.108=6.106/∆tc --- ∆tc=3.10-2s --- diferença de tempo --- ∆t’=3.10-2 – 2.10-2=1.10-2=10.10-3s --- R- B.
05- Para que O1 e O2 entrem e saiam de L em fase (interferência construtiva), a distância L deve valer um número par de meios comprimento de onda --- as duas únicas alternativas que fornecem um número para quando divididas por λ/2=500nm são a b (6) e a d (4) --- como a medida deve ser menor ou da ordem de 1 micrômetro, (10-6m), a alternativa que satisfaz é a d (1000nm=103.10-9=10-6m) --- R- D.
06- I. Correta --- é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais que são os própons, elétrons e nêutrons --- as cargas do elétron e do próton são opostas e convencionou-se atribuir ao elétron carga negativa e ao próton, carga positiva e essas cargas têm o mesmo módulo, mas sinais diferentes.
II. Correta --- A carga elétrica total de um corpo é uma grandeza quantizada, ou seja, ela é sempre múltiplo inteiro da carga elétrica elementar │e│=1,6.10-19C --- Q/│e│=n (número inteiro.
III. Falsa --- as forças entre cargas elétricas podem ser de atração ou de repulsão.
IV- Correta --- Como os elétrons são fracamente presos ao átomo e como estão nas camadas externas são eles que se deslocam. Num átomo neutro, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Se um átomo neutro ganhou elétrons
ele está eletrizado com carga
negativa (no elétrons>no prótons) e é denominado íon negativo. Se um átomo neutro perdeu elétrons ele está eletrizado com carga positiva (no elétrons<no prótons) e é denominado íon positivo.
V. Correta --- trata-se do princípio da conservação das cargas elétricas --- em todo sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas é constante.
Corretas: I, II, IV e V.
07- I. Correta --- é claro que, quanto maior for o número de espiras maior será a fem induzida.
II. Falsa --- a fem aumenta em proporção direta ao aumento da área da secção transversal da bobina
III. Correta --- a fem aumenta quando se aumenta o fluxo magnético no interior da bobina --- ε=∆Φ/∆t=|B.S|/∆t.
IV. Falsa --- independe de R (veja equação acima)
V. quando isso ocorre você está aumentando o fluxo magnético através da área da espira e consequentemente aumentando a fem induzida.
R- I, III e V.
08- I. Correta --- Dado o fato de a constante de Planck ser muito pequena, é muito pequena também a energia dos fótons (revelados apenas em escalas atômicas) da luz visível. Os fótons correspondentes à luz verde, por exemplo, possuem a energia de 4.10-19J.
II. Correta --- a energia dos elétrons no átomo de Hidrogênio está restrita a certos valores discretos, muito bem definidos, e somente estes valores são permitidos e você pode afirmar que a energia do átomo é quantizada.
III. Falsa --- Esse efeito foi explicado por Einstein em 1905, considerando a luz como constituída por partículas individuais (fótons), com energias bem definidas, o que contrapõe ao caráter ondulatório da luz, já bem estabelecido naquela época.
IV. Correta.
V. Correta --- Sabe-se hoje que outras entidades, tal como o elétron no interior do átomo, também apresentam propriedades ora de partículas, ora de ondas.
R- I, II, IV e V.