Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- I. Falsa  ---  elas possuem a mesma intensidade mas não constituem par ação e reação, pois são aplicadas no mesmo corpo e se anulam.

II. Correta  ---  a força normal sobre o livro é a força que ele troca com a superfície da mesa (ação e reação) e a força peso é a força que o livro troca com o centro da Terra (ação e reação).

III. Falsa  ---  é uma força de contato entre o livro e a mesa e não uma força gravitacional que é uma força de campo (ação à distância).

IV. Correta  --- a força normal tem a mesma origem que a de atrito  ---  Fat=μ.N  ---  N=Fat/μ, onde μ é constante para as duas superfícies em contato  ---  a força de atrito se origina, de forças interatômicas, ou seja, da força de interação entre os átomos, portanto sua origem é de natureza eletromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens eletrônicas dos átomos localizados nas zonas de contacto entre os corpos  ---  essas superfícies estão bem próximas e, nas regiões de contacto os materiais ficam "soldados" criando pontos de aderência ou colagem (ou ainda solda) entre as superfícies e os picos aderem uns aos outros em virtude das forças de coesão inter-moleculares  ---  no estudo dos fluídos as interações que dão origem à viscosidade e ao atrito fluidodinâmico também são de origem eletromagnética.

R- C.

02- Os freios antitravamento (ABS, anti-lock braking system) ajudam a parar melhor  ---  eles previnem o travamento das rodas e proporcionam uma distância de frenagem mais curta em superfícies escorregadias, evitando o descontrole do veículo  ---  ele mantém as rodas sempre na iminência de deslizar, aproveitando melhor o atrito estático máximo, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento)  ---  R- B.

03- I. Correta  ---  a bola recebe um impulso vertical e para cima, de intensidade fornecida pela área da figura  ---  I=b.h/2=(100.4.10-3)/2=0,20N.s.

II. Correta  ---  teorema do Impulso  ---  O impulso de uma força é igual à variação da quantidade de movimento (momento linear) provocado por essa força.

III. Falsa  ---  foi nula  ---  a quantidade de movimento antes e depois da colisão Q=m.v tem o mesmo módulo  ---  logo o módulo não variou.

 IV. Falsa  ---  foi nula  ---  como a colisão é elástica a velocidade da bola antes e depois da colisão tem o mesmo módulo.

R- A.

04- Área do pistão 2  ---  S2=πR22  ---  R1=3R2  ---  área do pistão 1  ---  S1=πR12=π(3R2)2=9πR22  ---  Princípio de Pascal  ---  a pressão transmitida pelo líquido no interior do cilindro é a mesma para cada pistão  ---  P1=P2  ---  F1/S1 = F2/S2  ---

F1/9πR22 = 100/πR22  ---  F1=900N  ---  R- E.

05- Observe as explicações abaixo:

 O Primeiro Princípio da Termodinâmica (Princípio da Conservação da Energia) afirma que: “A energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada”

* Transformação isotérmica (∆U=0)

Todo calor Q recebido pelo sistema é totalmente transformado em trabalho.

* Transformação isobárica.

Parte do calor (Q) recebido pelo sistema é armazenada sob forma de energia interna e parte é transformada em trabalho, de modo que ΔU=Q – W.

* Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica (W=0)

Todo o calor (Q) recebido pelo sistema é igual à sua variação de energia interna (ΔU)

* Transformação adiabática (Q=0)

O sistema não troca calor com o meio externo (Q=0).

R- D.

06- Se os dois blocos tivessem a mesma massa m e a mesma capacidade térmica C, a temperatura de equilíbrio térmico seria de 50oC  ---  Q=C.∆t  ---  observe nessa expressão que a capacidade térmica C é diretamente proporcional à variação de temperatura ∆t  ---  como o bloco B tem maior capacidade térmica, ele consegue receber calor com maior facilidade fazendo com que sua temperatura do sistema fique mais próxima de sua temperatura (100oC) do que a do bloco A (0oC) ---  R- A.

07- Esse fenômeno que provoca alterações na frequência das ondas chama-se efeito Doppler  ---  equação fundamental da ondulatória  ---  v=λ.F  ---  1540 = λ.2,2.106  ---  λ = 1540/2,2.106=700.10-6m  ---  λ=7.102.10-6.103mm  ---  λ=0,7mm

R- C.

08- Maior comprimento  ---  ℓ1= 2ℓ2  ---  S1=S2/2  ---  S1=π.r22/2  ---  segunda lei de Ohm  ---  R1=ρ.ℓ1/S1=ρ.2ℓ2/(π.r22/2)  ---  R1=4ρℓ2/πr22  ---  R2=ρℓ2/πr22  ---  R1/R2=4ρℓ2/πr22 x /πr22/ρℓ2  ---  R1/R2=4  ---  R1=4R2  ---  a ddp U é a mesma  ---  P1=U2/R1=U2/4R2  ---  P2=U2/R2  ---  P1/P2= U2/4R2 x R2/U2  ---  P1/P2=1/4  ---  R- A.

09- Leia atentamente as informações abaixo:

Leis qualitativas sobre a indução eletromagnética:

 Toda corrente elétrica induzida é originada devido a uma variação do fluxo magnético de indução, o que ocorrerá se o imã estiver se aproximando ou se afastando com velocidade V.

* Não há corrente induzida se não houver variação do fluxo magnético de indução, o que ocorre se a velocidade do imã for nula.

A) Falsa  ---  quanto maior a velocidade com que o imã se aproxima ou se afasta da bobina, maior será a intensidade da corrente elétrica induzida e maior será a indicação do galvanômetro. 

D) Falsa  ---  com o imã em repouso haverá fluxo sim, mas não sua variação.

R- B.

10- A expressão E=h.f afirma que quanto maior a frequência maior é a energia do fóton  ---  observe nas tabelas abaixo que a freqüência e consequentemente o nível de energia dos fótons aumenta do vermelho para

 

o violeta e das ondas de rádio para os raios gama  ---  R- C.