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RESOLUÇÕES
01- Corpo abandonado de certa altura h do solo --- colocando a origem da trajetória no ponto de onde ele é abandonado e orientando a trajetória para baixo, tem-se:
Tempo que a pedra demora para chegar à superfície da água do poço --- t=2s --- substituindo-o em --- S=h=gt2/2 --
h=9,8.22/2 --- h=19,6m --- R- C.
02- Leia as informações a seguir:
• Meios transparentes: nesses meios, a luz
apresenta uma trajetória bem definida, ou seja, em linha reta --- esse meio é
dificilmente encontrado, mas, temos como exemplo o vácuo e, até mesmo, a água
pura e o vidro.
• Meios opacos: No interior desses meios a luz não se propaga --- uma
amostra disso é o fato de não conseguirmos enxergar através de paredes, mesas,
portas, que são exemplos de meios opacos. Também podemos dizer que estes corpos
tem transparência nula.
• Meios translúcidos: Nestes a luz descreve uma trajetória irregular,
ou seja, é espalhada pelas partículas do meio --- são exemplos as neblinas, a
água do mar, o ar atmosférico e outros.
R- D.
03- Observe que a velocidade do carro em relação à estrada é de Ve=90km/h=90/3,6=25m/s e em relação à criança (a distância entre um ponto fixo no carro e um ponto fixo na criança não varia) é nula Vc=0 --- Ece=m.Ve2/2=30.252/2 ---
Ece=9.375J --- Ecc=m.Vc2/2=30.02/2 --- Ecc=0 --- R- D.
04- Ao abrir a garrafa de cerveja “bem gelada” ocorre em seu interior uma expansão adiabática (muito rápida e sem troca de calor com o meio ambiente), sendo Q=0 e, como, ΔU= Q – W --- ΔU= 0 – W --- ΔU= – W --- o volume do gás aumenta (trabalho positivo) fazendo com que a energia interna (ΔU) fique negativa e diminua, diminuindo assim, a pressão e a temperatura do gás e do conteúdo do interior da garrafa.
R- E.
05- V=300.000km/s=3.105.103=3.108m/s --- ∆t=3,3.10-9s --- V=∆S/∆t --- 3.108=∆S/3,3.10-9 --- ∆S=0,99m ---
R- B.
06- A função da bateria é transformar energia química em energia elétrica, mas sempre ocorrem perdas em seu interior devido à sua resistência interna --- o motor tem função de transformar energia elétrica em outras modalidades de energia (no caso mecânica, utilizada para girá-lo) também perdendo energia em sua resistência interna.
R- A.
07- Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que, operando em ciclos, seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido, que flui espontaneamente de uma fonte quente para uma fonte fria, em trabalho”
R- E.
08- Observe na figura abaixo onde foi colocada a origem da trajetória,
orientada para a direita, no ponto de partida do
jovem --- equação do jovem --- Sj=Soj + Vj.t=0 + 5.t --- Sj=5.t --- equação do pássaro --- Sp=Sop + Vp.t=300 - 10.t
No encontro --- Sj=Sp --- 5t = 300 – 10t --- 15t=300 --- t=20s --- R- C.
09- O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 1820, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento do eletromagnetismo, na qual constatou que a agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A agulha da bússola ocupa sempre uma posição perpendicular ao plano que contém o fio e o centro da agulha. As linhas de indução são circunferências concêntricas com o fio.
Suponha que esse fio condutor esteja atravessando um cartão, colocado perpendicularmente a ele. Colocando limalha de ferro sobre o cartão, essa limalha se orientará no campo magnético segundo as linhas de força do campo. Observa-se que a limalha de ferro se distribui segundo circunferências concêntricas, cujo centro está no próprio condutor (figura 1). Na figura 2, o fio condutor está colocado perpendicularmente à folha a esta folha de papel.
O sentido do campo depende do sentido da corrente no fio. A agulha da bússola se alinha com esse campo.
R- C.
10- Potência do ferro --- P=2.000W=2kW --- tempo de utilização --- ∆t=8x0,5h=4h --- P=W/∆t --- 2kW=W/4h --- W=8kWh --- R- B.