|
RESOLUÇÕES
01- Como o movimento das partículas é aleatório, ou seja, elas podem se movimentar em qualquer direção e qualquer sentido, e elas impulsionam as palhetas, estas também devem se mover aleatoriamente, ora no sentido horário, hora no anti-horário, que, sem a presença do peso tende a uma situação de equilíbrio --- por esse motivo, o inventor colocou uma engrenagem que trava o motor quando ele tentar se mover no sentido anti-horário, para que ele não desça e seja puxado, com o movimento ocorrendo somente num sentido (horário), determinando o movimento e elevando o peso -- R- D.
02- Um biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica (biocombustível) diluída em água
sofre um um processo de fermentação onde a ação das bactérias decompõe a matéria orgânica. o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante, adubo), utilizado em hortas, na lavoura,etc e gás metano CH4 (biogás), utilizado para cozinhar (no exercício, principalmente a farinha), iluminar, etc. Esse gás, substitui o gás liquefeito do petróleo, a queima de madeira para transforma-la em carvão, etc.
R-D.
03- Os captadores constam de uma bobina (imã enrolado por um fio) que originam um campo magnético que induz nas cordas de aço (que é magnetizável) o ordenamento de seus pólos magnéticos --- quando as cordas de metal são
colocadas a vibrar com diferentes freqüências elas produzem perturbações no campo magnético que gera impulsos elétricos coma a mesma frequência que a das cordas metálicas e assim o timbre do som emitido é mantido --- esse impulso elétrico criado é, então, conduzido pelos fios até o equipamento de amplificação onde é então transformado em som (onda mecânica) --- como é necessário produzir uma variação no campo magnético, esse tipo de captador só funciona com cordas metálicas que, quando substituídas por náilon, não produzem o ordenamento dos pólos magnéticos, pois o náilon não apresenta magnetização --- R- C.
04- Pelo enunciado os dois chuveiros estão funcionando à mesma potência --- PA=PB=4400W --- Chuveiro A --- PA=4.400W --- UA=127V --- PA=UA2/RA --- 4400=1272/RA --- RA=16129/4400=3,665Ω --- Chuveiro B --- PB=4.400W --- UB=127V --- PB=UB2/RB --- 4400=2202/RB --- RB=48400/4400=11Ω --- o exercício pede RA/RB=
3,665/11=0,33 --- R- A.
05- Observe no gráfico da figura 1 que o comprimento de onda onde ocorre a absorção máxima está em torno de 500nm e, na figura 2, você verifica que se trata da cor verde (radiação mais absorvida) --- como o enunciado afirma que o comprimento de onda correspondente à cor do objeto, é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima, a cor oposta a esse comprimento de onda (cor verde) é a cor vermelha --- R- E.
06- Pelo enunciado, você deve escolher (separar, distinguir) da melhor maneira possível as substâncias indicadas no gráfico refletância x comprimento de onda --- observe que, na faixa entre 0,4µm e 0,5µm as curvas estão muito próximas e os valores da refletância variando em torno de 2% a 8%, sendo muito difícil distinguir essas substâncias --- à medida que o comprimento de onda vai aumentando, a diferença entre as refletâncias dessas substâncias vai aumentando, até que, entre 0,4=8µm e 0,9µm elas são as maiores fornecidas, já sendo possível distinguir essas substâncias pela refletância --
R- E --- Observação: a água não está nessa faixa, mas, nessa faixa, quando a substância indicar refletância zero, você pode afirmar que se trata da água.
07- Para você acender a lâmpada ela deve ser submetida a uma diferença de potencial (tensão, voltagem) e, consequentemente percorrida por corrente elétrica --- os dois pólos da lâmpada são a parte inferior da rosca (ponto I) e
a parte lateral da lâmpada (ponto L) --- os dois pólos da pilha estão indicados na figura --- para que a lâmpada acenda o ponto L deve estar ligados a um dos pólos da pilha e o ponto I da lâmpada ao outro pólo da pilha, o que ocorre nas situações 1, 3 e 7 --- R- D.
08- Com o dinamômetro no ar, a indicação da força de tração no fio (indicação do dinamômetro) é igual ao peso do bloco --- T=P=m.g=3.10 --- P=30N --- quando o bloco é imerso na água, surge sobre ele um empuxo para cima, tornando-o mais leve (peso aparente) e, nesse caso, a força de tração T é a indicação do dinamômetro, ou seja, T=24N
--- como o empuxo é o peso do volume de líquido deslocado (V’), que é igual ao peso da metade do volume (V) do corpo --- volume do corpo V=ℓ3=(10-1)3 --- V=10-3m3 --- metade do volume --- V’=(10-3/2)m3 --- E=dlíquido.V’líquidodeslocado.g --- E=dlíquido.(10-3/2).10 --- E=5.10-3.dlíquido --- como o bloco está em equilíbrio --- P=T + E --- 30 = 24 + 5.10-3.dlíquido --- dlíquido=(6/5).103=1,2.103kg/m3 --- dlíquido=1,2kg/m3=1,2g/cm3 --- R- B.
09- Para se obter imagens das partes externas e internas do Titanic, em 3D deve-se utilizar o som através do ultra som enviado pelo sonar --- o som consegue passar pela superfície dos sedimentos, penetrando nas mesmas, e conseguir
definir a geometria das camadas internas através dos ecos, que chegam em instantes diferentes ao receptor na superfície, conseguindo assim uma figura em 3D do Titanic naufragado --- já a luz é atenuada (refletida ou absorvida) nas primeiras camadas iniciais dos sedimentos, não conseguindo penetrar nos mesmos, e seriam visualizadas apenas os formatos superficiais dos sedimentos --- R- D.
10- A. Falsa --- a energia mecânica diminui se houver atrito com o ar ou permanece a mesma se não houver atrito com o ar.
B. Falsa --- a velocidade da régua aumenta a medida que ela desce.
C. Falsa --- a aceleração da régua é a aceleração da gravidade que permanece constante (mesmo local).
D. Correta --- a força que provoca a queda da régua é a força peso, que a faz descer com aceleração constante que é a da gravidade g, pois P=m.g.
E. Falsa --- veja (B).
R- D.
11- Teorema de Stevin --- observe a figura abaixo:
Teorema de Stevin --- A pressão no ponto B devida apenas à coluna líquida Plíquido=dlíquido.g.h é chamada depressão hidrostática e PB=Patm + dlíquido.g.h é chamada de pressão total, pressão absoluta ou simplesmente pressão.
A pressão exercida por uma coluna líquida não depende das dimensões do recipiente que a contém, mas apenas da natureza do líquido, fornecida pela sua densidade (d), do local (g) e da altura da coluna (h).
O gráfico da pressão total P em função da altura “profundidade” h, (P=Patm+ d.g.h, que é uma função do primeiro
grau)), é uma reta inclinada.
A pressão devido á coluna líquida é maior quanto maior for a profundidade, ou seja, a maior a altura da coluna líquida,
Observe na teoria acima, que a pressão que a água deve exercer para acionar o sifão depende apenas da altura da coluna líquida, não dependendo das dimensões do recipiente, ou seja, do volume de água nele armazenada --- assim, mesmo
um pequeno volume de água armazenado, mas com altura suficiente pode acionar o sifão --- portanto, a economia deve-se ao volume de água armazenada no tanque --- R- B.
12- O fenômeno descrito no exercício é a difração da luz que também ocorre com o som, veja teoria abaixo:
Difração – fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.
* A difração é explicada pelo Princípio de Huygens que afirma que: quando os pontos de uma abertura ou de um obstáculo são atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstáculo
* As ondas (sonoras ou luminosas) são fortemente difratadas quando o comprimento de onda λ tem aproximadamente o mesmo tamanho do objeto (obstáculo ou fenda).
* Se a fonte é a mesma, a frequência da onda não se altera antes e depois da difração. Se, após a barreira, o meio for o mesmo, a velocidade de propagação da onda também será a mesma.
Assim, o comprimento de onda também permanece o mesmo, mas, a onda, após sofrer difração chega a regiões que não seriam atingidas caso se considerasse apenas a propagação retilínea da luz.
A difração acontece facilmente nas ondas sonoras, pois são ondas com comprimento de onda grande (variam de 2cm a 20m). Assim, conseguimos ouvir sons mesmo que não possamos ver a fonte, pois as ondas sonoras contornam esquinas, muros, atravessam portas, janelas e quaisquer obstáculos que tenham dimensões compreendidas entre 2cm e 20m.
13- Como o sistema é conservativo toda energia mecânica é sempre a mesma em qualquer instante --- imediatamente antes do salto ele deve ter a maior velocidade possível (EtapaI) e consequentemente maior energia cinética (Ec=m.V2/2) --- essa maior energia cinética, deve se transformar em energia potencial elástica (Etapa II) que acontece quando a vara é deformada --- então, essa máxima energia potencial elástica é transformada em energia potencial gravitacional (Ep=m.g.h) para que a maior altura atingida (Etapa III) também seja máxima --- R- C.
14- Para uma mistura sólida, a densidade da mesma pode ser obtida pela média ponderada das densidades das substancias que formam a mistura, ou seja de Sn e de Pb --- densidade da mistura = [(porcentagem de Sn x densidade de Sn) + (porcentagem de Pb x densidade de Pb)]/100 --- amostra 1 - d = (60 . 7.3 + 40 . 11,3)/100 = 8,90g/ml --- amostra 2 -
d = (62 . 7.3 + 38 . 11,3)/100= 8,82g/ml --- amostra 3 - d = (65 . 7.3 + 35 . 11,3/100 = 8,70g/ml --- amostra 4 - d = (63 . 7.3 + 37 . 11,3)/100 = 8,78g/ml --- amostra 5 - d = (59 . 7.3 + 41 . 11,3)/100 = 8,94g/ml --- somente as amostras II e IV satisfazem as normas internacionais --- R- C --- Observação --- O ferro de solda é uma ferramenta elétrica que transforma corrente elétrica em calor, o qual é transferido para uma ponta metálica --- o calor é utilizado para fundir uma liga metálica de estanho e chumbo, realizando a junção de partes metálicas, principalmente de cobre. Esta liga é conhecida popularmente como solda ou, simplesmente, estanho.
O processo de soldagem é extremamente importante na construção e manutenção de circuitos eletrônicos, sendo de suma importância o domínio correto da técnica.
Os ferros de solda possuem diversos formatos e potências. Os mais empregados em eletrônica são os do tipo "lápis",
com potências entre 30 e 60W, conforme a figura acima.
15- Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que, operando em ciclos, seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido em trabalho” --- sempre haverá energia dissipada pelo motor --- R- C.
16- Os biocombustiveis de primeira geração são produzidos a partir da fermentação alcoólica dos açúcares vegetais da biomassa que contenha amido ou sacarose, como por exemplo o milho, o trigo, o sorgo, o amendoim, a soja, a beterraba, a batata doce, o girassol e a cana-de-açúcar, não utilizando a celulose --- porém, para evitar que se atinja o limite da oferta ou venha a ocorrer a competição pelo uso da terra para a produção de biocombustíveis e de alimentos, é necessário investir no desenvolvimento de tecnologias de segunda geração para produção de etanol com o aproveitamento eficiente da celulose --- estimativa é de que o aproveitamento do bagaço e parte das palhas e pontas da cana-de-açúcar eleve a produção de álcool em 30% a 40%, para uma mesma área plantada --- demais matérias-primas para as quais se buscam tecnologias de processamento da celulose, tais como capim-elefante, braquiárias, panicuns e árvores de crescimento rápido podem representar alternativas competitivas e eficientes para locais onde não se cultiva ou cultivará cana-de-açúcar, podendo gerar novos empregos --- R- A.