|
A Universidade Federal de Goiás é uma instituição federal de ensino e pesquisa de nível superior vinculada ao Ministério da Educação, criada em 14 de dezembro de 1960.
Hoje é uma das
principais universidades do Brasil, tendo destaque no internacional.
Campus Samambaia (Campus II – Sede): Km 12 - Saída para Nerópolis - Goiânia/GO
Campus I (Goiânia):
Praça Universitária s/nº - Setor Universitário - Goiânia/GO
Catalão: Avenida Lamartine P.Avelar nº 1120, Catalão/GO. Jataí: Rua
Riachuelo, Jataí/GO
Cidade de Goiás: Faculdade de Direito, Avenida Bom Pastor nº 8, Cidade de Goiás/GO.
01-(UFG-GO-012)
As gravuras de Escher, mostradas a seguir, apresentam situações em que imagens tridimensionais projetadas no plano provocam uma ilusão que retrata a violação de um princípio fundamental da física.
Quanto aos sentidos produzidos pelas gravuras, qual é o princípio físico violado e qual a noção que eles traduzem?
(A) Inércia e paralelismo. (B) Inércia e ambiguidade. (C) Conservação da energia mecânica e circularidade.
(D) Conservação da energia mecânica e paralelismo. (E) Conservação da quantidade de movimento e circularidade.
02- (UFG-GO-012)
O arco-íris é um fenômeno ótico em que a luz solar incide nas gotículas de água suspensas na atmosfera, gerando as cores do
espectro eletromagnético. Nesse fenômeno, em que ordem ocorrem os processos físicos envolvidos?
(A) Refração, dispersão, reflexão e refração. (B) Dispersão, refração, reflexão e refração.
(C) Dispersão, reflexão, refração e transmissão. (D) Refração, dispersão, transmissão e refração.
(E) Refração, reflexão, refração e dispersão.
03-(UFG-GO-012)
Quando uma garrafa de espumante é balançada vigorosamente a rolha pode ser expelida com alta velocidade, sem qualquer outro
auxílio. Suponha que a pressão do interior da garrafa atinja 33 atm e que o diâmetro do gargalo seja de 1,5 cm. Nessas condições, a rolha é expelida porque
(A) o gás anidrido sulfuroso dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.
(B) o gás carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.
(C) o gás carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito cinético entre a rolha e o vidro.
(D) o gás anidrido sulfuroso dissolvido na bebida é expandido, aumenta a pressão e causa uma força de 1080 N, que supera o atrito cinético entre a rolha e o vidro.
(E) o gás anidrido carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 1080 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.
04-(UFG-GO-012)
No sistema circulatório humano, o sangue é levado do coração aos demais órgãos do corpo por vasos sanguíneos de diferentes
características. Na tabela a seguir estão relacionados dois vasos, I e II, com valores médios de algumas de suas características.
O sangue, que pode ser tratado como um fluido ideal e incompressível possui velocidade média de 30 cm/s no vaso I. O nome do vaso I e a velocidade média do sangue em cm/s no vaso II são, respectivamente,
(A) cava e 3,0. (B) aorta e 3,0. (C) aorta e 0,03. (D) arteríola e 0,03. (E) arteríola e 300,0.
05-(UFG-GO-012)
As ideias de Nicolau Copérnico (1473-1543) e de Albert Einstein (1879-1955) marcaram o pensamento científico de suas
respectivas épocas, tornando-os alvo de censura no cenário político. Quais são essas idéias e por que elas motivaram conflitos?
(A) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em órbitas elípticas e Einstein mudou os conceitos de espaço-tempo. As ideias de Copérnico eram contrárias aos ensinamentos aristotélicos e as de Einstein foram questionadas na Alemanha em razão de sua origem étnica.
(B) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em órbitas elípticas e Einstein propôs a teoria da relatividade. As idéias de Copérnico eram contrárias aos ensinamentos aristotélicos e as de Einstein foram refutadas por seu apoio à construção da bomba atômica norte-americana.
(C) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em um ano e em torno do seu eixo em um dia e Einstein propôs a teoria da relatividade. As idéias de Copérnico eram contrárias ao modelo geocêntrico, enquanto as de Einstein foram contestadas devido ao seu apoio à criação do Estado de Israel.
(D) Copérnico propôs o modelo heliocêntrico e Einstein, a teoria da relatividade. As idéias de Copérnico contrariaram os dogmas da Igreja e as de Einstein foram refutadas por seu apoio à construção da bomba atômica norte-americana.
(E) Copérnico propôs o modelo heliocêntrico e Einstein mudou os conceitos de espaço-tempo. As idéias de Copérnico contrariaram os dogmas da Igreja e as de Einstein foram questionadas na Alemanha em razão de sua origem étnica.
06-(UFG-GO-012)
Para proteção e conforto, os tênis modernos são equipados com amortecedores constituídos de molas. Um determinado modelo,
que possui três molas idênticas, sofre uma deformação de 4 mm ao ser calçado por uma pessoa de 84 kg. Considerando-se que essa pessoa permaneça parada, a constante elástica de uma das molas será, em kN/m, de
(A) 35,0 (B) 70,0 (C) 105,0 (D) 157,5 (E) 210,0
07-(UFG-GO-012)
O gráfico a seguir representa o movimento retilíneo de um automóvel que se move com aceleração constante durante todo o
intervalo de tempo. A distância de maior aproximação do automóvel com a origem do sistema de coordenadas, sua velocidade inicial e sua aceleração são, respectivamente,
(A) 3,75 m, -2,5 m/s e 1,25 m/s2 (B) 3,75 m, -2,5 m/s e 2,50 m/s2 (C) 3,75 m, -10 m/s e -1,25 m/s2
(D) 5,00 m, 10 m/s e 1,25 m/s2 (E) 5,00 m, 2,5 m/s e 2,50 m/s2
08- (UFG-GO-012)
A figura a seguir representa o ciclo de Otto para motores a combustão interna. Nesse tipo de motor, a vela de ignição gera uma
faísca que causa a combustão de uma mistura gasosa. Considere que a faísca seja suficientemente rápida, de modo que o movimento do pistão possa ser desprezado.
A faísca e a liberação dos gases pelo escapamento ocorrem, respectivamente, nos pontos
(A) A e C. (B) B e A. (C) D e A. --(D) D e B. (E) O e C.
09-(UFG-GO-012)
A experiência da dupla fenda realizada por Akira Tonomura, em 1989, consiste em lançar elétrons sobre um anteparo
que contém duas fendas e coletar em uma tela as partículas transmitidas, conforme ilustrado a seguir.
Nesse experimento, a fonte emite um elétron por vez. A evolução temporal da imagem formada está ilustrada nas figuras (a), (b), (c) e (d).
O fenômeno físico constatado na imagem final (d) e a teoria que descreve o comportamento dos elétrons são, respectivamente,
(A) refração e quantização de Bohr. (B) refração e quantização de Planck.
(C) ondulatório e quantização de Planck. (D) ondulatório e dualidade onda-partícula.
(E) propagação retilínea e dualidade onda-partícula.