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A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma universidade particular fundada em 1944 com o objetivo inicial de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do país. Desde então extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação e, segundo o MEC é a melhor instituição de ensino superior do Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, a FGV aparece em primeiro lugar no ranking das instituições que mais influenciam politicas públicas e a sociedade na América Latina e Caribe.
Direito GV - Escola de Direito de São Paulo –
Rua Itapeva, 432 – Bela Vista – São Paulo. Com turmas reduzidas e igualmente exigindo dedicação integral de seus alunos, o Mestrado em Direito e Desenvolvimento da DIREITO GV, iniciado em 2008, incentiva os alunos a pesquisar e a produzir material acadêmico analítico que sirva como instrumental na formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.
Administração de empresas e administração pública- GV:
Av. Nove de Julho, 2029 – Bela Vista – São Paulo. Atividades de pesquisa e investigação, bolsas para alunos de graduação e pós-graduação de diversos tipos, traduções de trabalhos para congressos, apoio na organização de eventos e seminários; Possui também parcerias e intercâmbios com Instituições de Ensino Superior da Alemanha, Angola, Chile, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália, México e Portugal.
Escola de Economia de São Paulo – GV:
Rua Itapeva, 474 – Bela Vista – São Paulo. Centro de excelência na geração e transmissão do conhecimento econômico criado pela FGV; Avaliada pela CAPES, por vários anos seguidos, como o melhor programa de pós-graduação em Economia do Brasil. Foco em pesquisas em Economia, visando à publicação em revistas acadêmicas internacionais e nacionais. Possui convênios com Instituições de Ensino Superior internacionais como: California Institute of Technology (EUA), European School of Management, Université Paris-Dauphine (França), European School of Economics (Inglaterra), Università Commerciale Luigi Bocconi (Itália), Universidade de Coimbra (Lisboa).
01-(FGV-SP-012)
Analise as afirmações.
I. Massa, carga elétrica, temperatura e densidade são algumas das várias grandezas físicas escalares que dispensam as noções de direção e sentido.
II. Campos gravitacional, elétrico e magnético são grandezas vetoriais que caracterizam determinada propriedade física dos pontos de uma região.
III. O estudo das ondas em Física pode ser feito dispensando a aplicação de grandezas vetoriais.
É correto apenas o que se afirma em
(A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.
02-(UFGV-SP-012)
Um pára-quedista salta de uma altura de 325 m. Durante os primeiros 5,0 s, ele cai em queda livre, praticamente sem interferência do ar;
em seguida, ele abre o pára-quedas e seu movimento passa a ser uniforme, após brusca diminuição de velocidade, como indica o gráfico da
velocidade, em função do tempo. Considere o movimento de queda vertical e retilíneo e a aceleração da gravidade de 10 m ∕s2. O tempo total de movimento, até a chegada do pára-quedista ao solo, será de
(A) 20,0 s. (B) 25,0 s. (C) 28,0 s. (D) 30,0 s. (E) 35,0 s.
03-(FGV-SP-012)
Sabe-se que a capacidade térmica (C) é uma propriedade de cada corpo e está relacionada com o poder desse corpo de variar sua temperatura ao trocar calor. O gráfico que melhor expressa a capacidade térmica de um corpo ao receber calor com a respectiva variação de temperatura (Δt), sem mudar de estado físico, é
04-(FGV-SP-012)
A figura ilustra os vetores velocidade e aceleração resultante de um veículo que passa pelo ponto S da estrada PR.
Esse veículo, nesse instante, está descrevendo um movimento
(A) curvilíneo e acelerado. (B) curvilíneo e retardado. (C) curvilíneo e uniforme. (D) retilíneo e acelerado.
(E) retilíneo e retardado.
05-(FGV-SP-012)
Quanto às leis de Newton, suas aplicações e consequências, considere as afirmações seguintes.
I. Se um corpo está sob a ação de duas forças de mesma intensidade, então, ele deve estar em equilíbrio.
II. Se o motor de um barco exerce sobre a água de um rio uma força de mesma intensidade que a correnteza exerce sobre o barco no
sentido oposto, ele deve permanecer em repouso em relação à margem.
III. Ao subir o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um veículo recebe, da pista, uma força perpendicular ao seu movimento, de
intensidade menor que o seu peso.
É correto apenas o que se afirma em
(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.
06-(FGV-SP-012)
Curiosamente, no sistema solar, os planetas mais afastados do Sol são os que têm maior quantidade de satélites naturais, principalmente os de maior massa, como Júpiter e Saturno, cada um com mais de 60 satélites naturais.
Considere 2 satélites A e B de Júpiter. O satélite A dista R do centro de Júpiter e o satélite B dista 4R do mesmo centro. Se A demora n dias terrestres para completar uma volta em torno de Júpiter, o número de dias terrestres em que B completa uma volta em torno do mesmo planeta é
(A) √2.n (B) 2.n (C) 4.n (D) 8.n (E) 8. √2..n
07-(FGV-SP-012)
Em algumas estações de trem, há rígidas molas no fim dos trilhos com a finalidade de amortecer eventual colisão de um trem, cujo maquinista não consiga pará-lo corretamente junto à plataforma. Certa composição, de massa total 2 m, parada bem próxima à mola de constante k, relaxada, recebe um impacto de outra composição, de massa m, vindo a uma velocidade v, que acaba engatando na primeira. Ambas vão comprimir a mola, causando-lhe uma deformação máxima x ao pararem instantaneamente, como mostram os esquemas.
Desprezando a ação de agentes externos e dissipativos, a expressão de x, em função de k, m e v, será
(A) x = (m · v) ∕ (3 · k). (B) x = (m · v2) ∕ (3 · k). (C) x = (v / 3) · √(m/ k) (D) x = v · √(3·m) / k . (E) x = v ·√ m/ (3k).
08-(FGV-SP-012)
A pessoa da figura seguinte retira da água, com auxílio de uma associação de polias (talha simples), uma carga de 50 kg que ocupa um
volume de 20 L. A densidade da água é de 1,0 · 103 kg ∕m3, a aceleração da gravidade local é de 10 m ∕s2 e a ascensão se dá com velocidade constante. A força exercida pela pessoa tem intensidade, em N, igual a
(A) 15. (B) 30. (C) 50. (D) 150. (E) 300.
09-(FGV-SP-012)
A figura seguinte mostra o esquema de um reservatório de água e o encanamento que conduz a água até uma torneira fechada. A água
exerce sobre a torneira uma força de intensidade 80 N. A área da seção transversal do cano mede 4 cm2 e a pressão atmosférica local sobre a superfície livre da água é de 1,0 · 105 Pa. A densidade da água é de 1,0 · 103 kg ∕ m3 e a aceleração da gravidade local é de
10 m ∕s2. Nessas condições, a coluna de água mede, em metros,
(A) 1,0. (B) 5,0. (C) 8,0. (D) 9,0. (E) 10.
Ptorneira = Págua + Patm --- F/S = dgh + Patm --- 80/4.10-4 = 1.103.10.h + 1.105 --- 2.105=104h + 1.105 --- h=105/104 --- h=10m
R- E
10-(FGV-SP-012)
As linhas de metrô são construídas tanto sob o solo quanto sobre este. Pensando nas variações de temperatura máxima no verão e mínima
no inverno, ambas na parte de cima do solo, os projetistas devem deixar folgas de dilatação entre os trilhos, feitos de aço de coeficiente de dilatação linear 1,5.10-5 oC-1. Em determinada cidade britânica, a temperatura máxima costuma ser de 104oF e a mínima de – 4 oF. Se
cada trilho mede 50,0 m nos dias mais frios, quando é feita sua instalação, a folga mínima que se deve deixar entre dois trilhos consecutivos, para que eles não se sobreponham nos dias mais quentes, deve ser, em centímetros, de
(A) 1,5. (B) 2,0. (C) 3,0. (D) 4,5. (E) 6,0.
11-(FGV-SP-2011)
Um estudante usou uma lupa para pesquisar a formação de imagens de objetos reais. Ele conseguiu obter um ponto luminoso a partir de um feixe de raios paralelos incidentes na lupa, colocando a lupa a 20 cm dele e paralelamente a ele.
A seguir, aproximando a lupa a 15 cm de seu celular, obteve uma imagem do celular
(A) real, invertida e ampliada. (B) real, invertida e reduzida. (C) virtual, direita e ampliada.
(D) virtual, direita e reduzida. (E) virtual, invertida e ampliada.
12-(FGV-SP-012)
A nota lá da escala cromática musical é tida como referência na afinação dos instrumentos. No violão comum de 6 cordas, a quinta corda
(segunda de cima para baixo), devidamente afinada, emite a nota lá vibrando com frequência de 220 Hz. Se o instrumentista colocar seu dedo num traste localizado a meia distância dos extremos desta corda e percuti-la, ele ouvirá a nota lá vibrando com frequência de
(A) 440 Hz, mantida a velocidade de propagação da onda formada.
(B) 110 Hz, mantida a velocidade de propagação da onda formada.
(C) 440 Hz, com velocidade de propagação da onda dobrada.
(D) 110 Hz, com velocidade de propagação da onda dobrada.
(E) 440 Hz, com velocidade de propagação da onda reduzida à metade.
13-(FGV-SP-012)
A figura seguinte representa algumas linhas de força de um campo elétrico uniforme e três pontos internos A, B e C desse campo. A reta que passa pelos pontos A e C é perpendicular às linhas de força.
É correto afirmar que
(A) A e B têm o mesmo potencial elétrico, sendo este maior que o de C.
(B) A e B têm o mesmo potencial elétrico, sendo este menor que o de C.
(C) A e C têm o mesmo potencial elétrico, sendo este maior que o de B.
(D) os potenciais elétricos dos pontos A, B e C guardam a relação VA<VB<VC.
(E) os potenciais elétricos dos pontos A, B e C guardam a relação VA>VB>VC.
14-(FGV-SP-012)
Analise as afirmações.
I. A energia gerada por uma usina hidrelétrica é de 800 MW. Em um dia, ela produz 19,2 kWh de potência.
II. Um aparelho de som traz a inscrição 12 W-127 V. A energia que ele consome em 5 h de funcionamento, quando ligado adequadamente, é de 6,0.10-2 kWh.
III. Uma lâmpada de filamento, cuja especificação é 60 W-220 V, queima quando ligada na rede de 127 V.
É correto apenas o que se afirma em
(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.
15-(FGV-SP-012)
Várias empresas que prestam serviços a residências, ou a outras empresas, oferecem a seus clientes os famosos ímãs de geladeira,
justamente para serem lembrados nos momentos de necessidade. Certa dona de casa não grudou na geladeira um ímã que recebera, esquecendo-o numa gaveta de armário. Após certo tempo, ao deparar com o ímã na gaveta, tentou grudá-lo na geladeira, mas ele, desmagnetizado, desprendeu-se, caindo no chão. Para magnetizá-lo novamente, ela poderá atritá-lo com uma barra de ferro em movimentos
(A) circulares de um mesmo sentido. (B) circulares de sentidos alternados. (C) retilíneos de um mesmo sentido.
(D) retilíneos de sentidos alternados. (E) parabólicos de sentidos alternados.