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A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia, com sede na cidade de Salvador e mais dois campus avançados no interior do estado: um localizado na cidade de Barreiras e outro em Vitória da Conquista.
UFBA é 42ª em ranking das 200 melhores universidades latinas e a 7ª no ranking brasileiro das universidades federais.
01-(UFBA-BA-012)
Ilustração esquemática (fora de escala) da formação da grande onda Em 11 de março de 2011, após um abalo de
magnitude 8,9 na escala Richter, ondas com amplitudes gigantes foram geradas no Japão. Tsunamis podem ser causados por deslocamento de uma falha no assoalho oceânico, por uma erupção vulcânica ou pela queda de um meteoro. O tsunami, em alto mar, tem amplitude pequena, mas, mesmo assim, transporta muita energia.
Sabe-se que a velocidade de propagação da onda, na superfície da água, é dada por v=√(gh) , em que g é o módulo da gravidade local e h, a profundidade da onda, que o comprimento de onda diminui com a redução da profundidade e que a sua energia que se propaga na superfície da água é simplificadamente dada por E = kvA2, em que k é uma constante, v é a velocidade de propagação da onda na superfície da água, e A é a amplitude da onda.
Da análise da figura e supondo que a onda se propaga sem nenhuma perda de energia, calcule
• a velocidade da onda em hi= 4 000,0m de profundidade e em hf = 10,0m de profundidade, onde o módulo da
aceleração da gravidade é igual a 10m/s2;
• a amplitude da onda, Af, em 10,0m de profundidade, sabendo que a amplitude da onda, Ai, em 4000,0m de profundidade é 1,0m.
02-(UFBA-BA-012)
As fibras ópticas são longos fios finos, fabricados com vidro ou materiais poliméricos, com diâmetros da ordem de
micrômetros até vários milímetros, que têm a capacidade de transmitir informações digitais, na forma de pulsos de luz, ao longo de grandes distâncias, até mesmo ligando os continentes através dos oceanos.
Um modo de transmissão da luz através da fibra ocorre pela incidência de um feixe de luz, em uma das extremidades da fibra, que a percorre por meio de sucessivas reflexões. As aplicações das fibras ópticas são bastante amplas nas telecomunicações e em outras áreas, como a medicina, por exemplo. Uma vantagem importante da fibra óptica, em relação aos fios de cobre, é que nela não ocorre interferência eletromagnética.
Supondo que uma fibra óptica encontra-se imersa no ar e que o índice de refração da fibra óptica é igual a √(3/2) , calcule o maior ângulo de incidência de um raio de luz em relação ao eixo da fibra, para que ele seja totalmente refletido pela parede cilíndrica.
03-(UFB-BA-012)
Em função da regularidade do movimento do pêndulo simples, com pequenas oscilações, foi possível construir os chamados relógios de pêndulo, que foram desenvolvidos para funcionar, com precisão razoável, nas regiões localizadas ao nível do mar, a uma certa temperatura.
Sabe-se que um homem que morava no topo de uma montanha muito alta e muito fria, comprou um relógio de pêndulo e notou, ao longo do tempo, que ele não funcionava adequadamente.
Com base nessa informação e nos conhecimentos de Física,
• identifique os fatores responsáveis pelo mau funcionamento desse relógio e indique a condição necessária para que ele funcione bem tanto ao nível do mar quanto em grandes alturas;
• calcule o coeficiente de dilatação térmica da haste do pêndulo para que a condição necessária seja restabelecida.
04-(UFBA-BA-012)
Duas partículas com cargas q1 e q2 = 2q1 e massas m1 e m2 = 4m1 são aceleradas por uma mesma diferença de potencial U, (VB−VA), a partir de uma fonte F, e lançadas para dentro de uma região imersa em um campo de indução magnética
, (saindo perpendicularmente do plano do papel), com o vetor velocidade formando um ângulo de 90º com .
Nessas condições, calcule a razão entre
• as velocidades das partículas ao entrarem na região de campo e o sinal da carga dessas partículas, se elas entram na janela EE e saem na ES, considerando que ES pode se deslocar para permitir a saída das partículas;
• os raios das trajetórias das partículas, se elas entrassem na região com a mesma velocidade.
05-(UFBA-BA-012)
Dois estudantes se preparavam para o vestibular e discutiam sobre associação de capacitores, como representada
esquematicamente na figura. Um deles explicou que encontrou um resultado muito estranho,
quando calculou a energia em uma associação de dois capacitores. O outro quis saber o que havia de estranho nos cálculos do colega e obteve a seguinte resposta:
“Enquanto estava no laboratório da escola, peguei um capacitor de capacitância C1= 6,0μF e o carreguei através de uma bateria de 12,0V, até que a tensão entre as placas medisse 12,0V e, em seguida, desliguei-o da bateria e liguei-o a um outro capacitor descarregado, de capacitância C2 = 4,0μF. Para isso, liguei primeiro a chave S1 e, depois, desliguei-a,
ligando a chave S2. Medi, então, a tensão nos dois capacitores. Com os resultados obtidos, calculei a energia inicial do capacitor C1 antes de ligá-lo no outro capacitor e, depois, a energia final de cada um deles.
Comparando os resultados antes e depois de ligar o segundo capacitor, encontrei uma discrepância nos valores da energia elétrica total armazenada nos capacitores.
Não consegui achar o meu erro!”.
Os dois estudantes resolveram refazer os cálculos, partindo dos resultados obtidos experimentalmente no laboratório e, também, não conseguiram saber onde estava o problema.
Considerando que não houve erro nas medidas do laboratório e sendo a energia potencial elétrica E=CU2/2 e a definição de capacitância C=q/U, calcule a energia na associação dos dois capacitores e apresente uma explicação qualitativa para os resultados. Para isso,
• encontre a energia inicial do capacitor C1;
• ache as energias dos dois capacitores;
• compare os resultados, inicial e final das energias;
• explique seus resultados de acordo com a Física.
06-(UFBA-BA-012)
O tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011 também comprometeu a segurança da estação nuclear em Fukushima. A planta inteira foi inundada, os sistemas de resfriamento foram desativados, e os reatores começaram a
superaquecer, ocasionando explosões e incêndios, provocando o vazamento de radionuclídeos.
A fissão nuclear consiste na quebra de um núcleo atômico resultando em novos núcleos e nêutrons. A reação tem início pela absorção de um nêutron e produz grande energia, porque a massa total dos novos elementos é menor que a do núcleo original, e a diferença de massa é transformada em energia. Essa energia é distribuída principalmente em forma de energia cinética dos núcleos e nêutrons produzidos e em energia de radiação λ.
A fissão nuclear do urânio produz vários isótopos em múltiplas possibilidades de reação. A maioria dos fragmentos de fissão são altamente instáveis (radioativos).
Alguns deles, como o 137Cs e 90Sr são muito perigosos, quando lançados ao ambiente.
Um exemplo de reação cujos produtos são o
Com base nas informações e nos conhecimentos de Física,
• calcule a energia liberada na reação, utilizando a equação de Einstein de equivalência entre a massa e a energia, sabendo que 1 uma×c2 ≈930 MeV, e os dados apresentados na tabela;
• cite os principais tipos de decaimento nuclear.