Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

  A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande

na Paraíba.

A UEPB hoje conta com cerca de 46 cursos de graduação com mais de 18 mil alunos em seus 8 campi.

A Universidade Estadual da Paraíba tem, cada vez mais, atingido índices que demonstram o seu crescimento e o seu destaque no cenário educacional brasileiro e, até mesmo, internacional. Confirmando isso, na avaliação da Webometrics Ranking of World Universities, a UEPB aparece em primeiro lugar entre as universidades estaduais do Norte-Nordeste do país.

    

01-(UEPB-PB-012)

 

Considere duas pessoas A e B saltando de para quedas de uma mesma altitude. Suponha que a pessoa A é duas vezes mais pesada que a pessoa B e que seus para quedas são de mesmo tamanho e estão abertos desde o início. Quem chega primeiro ao solo, a pessoa  A ou a pessoa B?

Após a análise da situação-problema, de acordo com os princípios da dinâmica, é correto afirmar que

a) as pessoas A e B chegam ao solo juntas, pois, como os para quedas são idênticos. as velocidades terminais de cada  pessoa serão as mesmas.

b) a pessoa B chega ao solo primeiro, pois quanto menor for o seu peso, menor será a força de resistência do ar e, consequentemente. maior será sua velocidade terminal.

c) a pessoa A chega ao solo primeiro, pois quanto maior for o seu peso, maior será a força de rcsistência do ar e, consequentemente, maior será sua velocidade terminal.

d) a pessoa A chega ao solo primeiro, pois quanto maior for o seu peso, menor será a força de resistência do ar e, consequentemente, maior será sua velocidade terminal.

e) a pessoa B chega ao solo primeiro, uma vez que alcançará uma velocidade terminal maior cm função do seu peso.

 

02-(UEPB-PB-012)

O gráfico abaixo representa a velocidade vertical do pára-quedista em função do tempo. Considerando que no instante

t=0, um pára-quedista salta do avião com o para quedas fechado e inicia sua queda, cm pleno ar, caindo livremente, submetido somente à força de resistência do ar e à força peso, até o instante t2, quando abre o para quedas.

Analise as proposições a seguir, sobre a explicação da queda do pára-quedista com base nos Princípios da Mecânica, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:

( ) A aceleração do conjunto (pára-quedista e seu para quedas) tem valor nulo, entre os instantes t1 e t2, uma vez que a intensidade da força de resistência do ar se equipara ao valor do peso do conjunto.

( ) Entre os instantes to e t1, á medida que o pára-quedista cai, sua velocidade vai aumentando e consequentemente aumenta a força de resistência do ar.

( ) A energia cinética do pára-quedista ao atingir o solo é igual à energia potencial gravitacional ao saltar do avião,

porque a energia mecânica se conserva.

( ) Entre os instantes t0 e t1, a força de resistência do ar sobre o conjunto pára-quedista e seu para quedas) é maior do que a força peso deste conjunto, e a força resultante tem sentido contrário ao do movimento do pára-quedista.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

a) VVFF                       b) FVFV                         c) VVFV                        d)VFVF                         e) FVVF

 

03-(UEPB-PB-012)

O pára-quedista salta de um avião com o para quedas fechado e, após um certo tempo, ao abri-lo, a força de resistência do ar iguala-se à força peso do conjunto (para quedas e pára-quedista). A partir dai o para quedas cai em movimento uniforme. A força de resistência do ar que atua num para quedas tem intensidade, em newtons, dada por Fr = 100.v2. onde v é o módulo da velocidade em m/s. Sabendo que o para quedas atinge uma velocidade limite de 4,0 m/s, e Considerando a aceleração da gravidade local de l0m/s2, a massa total do conjunto (para quedas e pára-quedista), em quilogramas, é de:

a) 140                                 b) 150                              c) 160                              d) 130                          e) 120

 

04-(UEPB-PB-012)

Numa aula experimental de física. o professor, após discutir com seus alunos sobre pressão atmosférica

e seus efeitos, apresenta as seguintes situações-problemas:

Situação 1

Atualmente é bastante comum o uso de embalagens que recebem a designação fechadas a vácuo, como por exemplo,

aquelas quc contem extrato de tomate. Elas possuem. geralmente, um pequeno anel de borracha preso em sua tampa.

 figura acima, porém só se consegue abrir facilmente o recipiente quando este anel é retirado. Por que a lata se abre somente quando o lacre é retirado?

Situação 2

Ao colocar uma lata de extrato de tomate, fechada a vácuo, imersa em um recipiente com água. figura abaixo, o

 professor indaga aos seus alunos: Ao retirar o lacre, a tampa vai se abrir, mesmo a lata estando submersa?

Acerca do assunto tratado nos problemas acima. em relação às situações 1 e 2, analise as proposições abaixo, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:

( ) Na situação 1, ao ser retirado o lacre, o ar entra, a pressão interna se iguala á pressão atmosférica. possibilitando abrir a lata facilmente.

( ) Na situação 1, ao ser retirado o lacre, o ar entra, a pressão interna torna-se superior à pressão externa (atmosférica), possibilitando abrir a lata facilmente.

( ) Na situação 2, ao ser retirado o lacre, a água entra, a pressão interna se iguala à pressão atmosférica. possibilitando abrir a lata facilmente,

( ) Na situação 2, ao ser retirado o lacre, a lata não se abre, pelo fato de a lata estar imersa na água.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

a) VFFF                     b) FVFV                        e) FFVV                        d) VFVF                      e) FVVF

 

(UEPB-PB-012)

Leia o texto l, a seguir, para responder as questões 05 e 06.

O físico Arquimedes (filósofo grego. nascido em Siracusa por volta do ano 287 a.C.) descobriu o principio que levou o

 seu nome, o qual explica como fluidos respondem à presença de objetos imersos neles. Barcos, submarinos, balões dirigíveis e uma série de outras máquinas construídas pelo homem têm seu funcionamento explicado pelo princípio em questão.

05-(UEPB-PB-012)

Acerca do assunto tratado no texto 1, em relação ao Princípio de Arquimedes, analise a seguinte situação-problema.

Um balão a ar quente é constituído de três partes principais: o envelope, os queimadores e o cesto. O cesto é onde os

passageiros voam. Usualmente é feito de vime, que protege os ocupantes, além de ser leve e flexível. O envelope E a parte de tecido (nylon) colorido que mantém o ar quente. Os queimadores são posicionados acima da cabeça dos

passageiros. O combustível utilizado é o propano, que é armazenado em forma liquida comprimida, em cilindros leves posicionados na cesta do balão. A mangueira de entrada desce ao fundo do cilindro para que ele possa expelir o líquido. Quando o piloto aciona os queimadores aquece o ar no interior do balão, fazendo todo o conjunto subir. (Adaptado de <http:// cicncia.hsw.uol.com.brlbalocs-de-ar-qucnte.hun>)

Acerca do assunto tratado no texto acima, em relação ao Princípio de Arquimedes, analise as proposições abaixo, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:

( ) Um balão deixará de subir na atmosfera, quando a força do empuxo sobre ele se igualar ao seu peso.

( ) Um balão sobe na atmosfera, quando o empuxo do ar sobre ele é maior que seu peso, isto é, a densidade média do balão é menor que a do ar circundante.

( ) Sabendo que a densidade da atmosfera diminui com a altitude, conclui-se que um balão para de subir quando a

densidade do ar circundante for igual à densidade do gás interno.

( ) O balão subirá indefinidamente até escapar da atmosfera terrestre, em razão do aumento do empuxo sobre ele à medida que sobe.

Assinale a alternativa que corresponde à sequéncia correta:

a) FVVF               b) FVFV                    c) FVFF                        d) VFVF                     e) VFFF

 

06-(UEPB-PB-012)

Ainda acerca do assunto tratado no texto 1, em relação ao Princípio de Arquimedes, analise a seguinte situação-problema:

Um balão cheio de um gás. de densidade igual 0.8 kg/m3, é solto do solo e sobe verticalmente. A massa total do balão (incluindo o gás) é de 8.0 kg. Sendo a densidade do ar externo ao balão igual a 1,3 kg/m3, e considerando a aceleração da gravidade igual a l0m/s2, o empuxo que o bailão recebe do ar, em newtons, é de:

a) 130                    b) 120                          c) 110                        d) 100                       e) 140

 

07-(UEPB-PB-012)

Em relação às ondas e aos fenômenos ondulatórios, analise as proposições abaixo, escrevendo V ou F. conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

( ) A forma da onda sonora de um violino é diferente da forma da onda de um piano. Por isso, os sons desses instrumentos apresentam timbres diferentes.

( ) O efeito Doppler. explica a variação da frequéncia das ondas percebidas por um observador, causado pelo movimento relativo entre este e a fonte geradora das ondas

( ) Quando dois instrumentos musicais emitem a mesma nota musical, são diferenciados um do outro pela altura do som.

( ) A velocidade de propagação de uma onda depende do meio no qual ela está se propagando, e isto ocorre também com o som.

Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

a) VVFV                        b) FVVF                    c) FFVV                d) VVFF                      e) FVFV

 

08-(UEPB-PB-012)

O SONAR (sound navigation and ranging) é um dispositivo que, instalado em navios e submarinos, permite medir profundidades oceânicas e detectar a presença de obstáculos. Originalmente foi desenvolvido com finalidades bélicas durante a Segunda Guerra Mundial (1939- 1945). para permitir a localização de submarinos e outras embarcações do inimigo, O seu princípio é bastante simples, encontrando-se ilustrado na figura abaixo.

 lnicialmente é emitido um impulso sonoro por um dispositivo instalado no navio, A sua frequência dominante é

normalmente  de 10 kHz a 40kHz. O sinal sonoro propaga-se na água em todas as direções até encontrar um obstáculo. O sinal sonoro é então refletido (eco) dirigindo-se uma parte da energia de volta para o navio onde é detectado por um hidrofone. (Adaptado dc JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. SIo Paulo: Moderna, 2003. p. 417)

Acerca do assunto tratado no texto  analise a seguinte situação-problema:

Um submarino é equipado com um aparelho denominado sonar, que emite ondas sonoras de frequéncia 4.0.l04 Hz. A velocidade de propagação do som na água é de l,60.103m/s. Esse submarino, quando em repouso na superfície, emite um sinal na direção vertical através do oceano e o eco é recebido após 0,80s. A profundidade do oceano nesse local e o comprimento de ondas do som na água. em metros, são, respectivamente:

a) 640 e 4.10-2              b) 620 e 4.10-2                 c) 630 e 4,5.10-2                d) 610 e 3,5.10-2             e) 600 e 3.10-2

 

09-(UEPB-PB-012)

Leia o texto a seguir, para responder às questões 09 e 10.

O físico  británico Jaines Prescon Joule (1818-1889), que descobriu o principio que levou o seu nome, explica a relação entre eletricidade e calor, e trouxe ao homem vários benefícios. Muitos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia têm seu funcionamento baseado no efeito Joule. Este principio tem larga utilização no cotidiano como. por exemplo. cm equipamentos de aquecimento como o ferro elétrico. o chuveiro elétrico, a prancha alisadora, o forno elétrico, lâmpadas incandescentes, etc.

O chuveiro elétrico é composto de dois resistores, constituídos por um fio espiralado de metais que possibilitam um aquecimento rápido e prático, um de alta potência e o outro de baixa potência de aquecimento, e um diafragma de borracha. Os resistores ficam fixados no interior do chuveiro. Para selecionar o tipo de banho que se deseja tomar, existe na sua parte externa uma chave seletora que é capaz de mudar o tipo de resistência, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro e, consequentemente. a temperatura do banho. A água ao circular pelo chuveiro pressiona o diafragma de borracha, este por sua vez aproxima os contatos energizados, situados no cabeçote do aparelho. Assim, a água ao passar pelos terminais do resistor quente se aquece, tomando o banho bem quentinho e agradável.

(Adaptado de <http:/Jwwsv.newtoncbraga.com.br/index.phpieletncadomiciliar’2936-c 1033.hunl p’

Para selecionar o tipo de banho que se deseja tomar, existe no chuveiro elétrico uma chave seletora que pode ser colocada nas posições INVERNO E VERÃO.

 

09-(UEPB-PB-012)

Acerca do assunto tratado no texto, analise a seguinte situação- problema:

A figura mostra uma chave, capaz de alterar a resistência elétrica, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro e, consequentemente, a temperatura da água.

Analise as proposições abaixo, em relação ao Efeito Joule, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:

( ) Na posição verão, a resistência do resistor do chuveiro torna-se menor, ocorrendo uma menor oposição à passagem de cargas, aumentando a intensidade de corrente e, consequentemente, maior a potência dissipada.

( ) Na posição verão, a potência dissipada no resistor deverá ser menor que na posição inverno. Por isso, a resistência na posição verão é maior que a resistência na posição inverno.

( ) Na posição verão, a resistência do resistor do chuveiro torna-se maior, ocorrendo uma maior oposição à passagem de cargas, diminuindo a intensidade de corrente e. consequentemente, menor a potência dissipada.

( ) Tanto na posição inverno quanto na posição verão a temperatura da água independe da potência dissipada.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

a) FVFF                       b) FVVF                            c) VFVF                            d VFVV                                e) FFVF

 

10-(UEPB-PB-012)

Ainda acerca do assunto tratado no texto anterior, analise a seguinte situação-problema:

Um pai de família, preocupado cm economizar energia elétrica cm sua residência, se propôs a determinar qual o consumo de energia relativo à utilização do chuveiro elétrico, durante um mês (30 dias). Ele percebeu que cada um dos

quatro membros da família, todos os dias, fica em média como chuveiro ligado durante l0 min.em seu banho. Sabendo quc o manual do fabricante informa que esse chuveiro tem potência de 6500 W, o consumo de energia encontrado, em kWh, é:

a) 130                     b)13                            c)260                          d) 36                            e) 20

 

11-(UEPB-PB-012)

Em 1879 o cientista americano Thomas Alva I3dison (1847-1931) inventou a lâmpada elétrica de filamentos que, quando percorridos por corrente elétrica, tornam-se incandescentes, emitindo luz.

A limpada incandescente (figura abaixo) é constituída por um fio de tungstênio dentro de uma cápsula de vidro

contendo um gás nobre, para evitar a combusta do metal incandescente, que ocorreria se o fio estivesse exposto ao oxigênio do ar. (Adaptado dc Física. Módulo 9. Ensino Médio. Sistema de Ensino Pueri Domus. São Paulo: Puen Domus. 2011)

Acerca do assunto tratado no texto, em relação à lâmpada elétrica incandescente, analise as proposições a seguir.

1- Considere duas lâmpadas. A e B. idênticas. exceto por uma diferença: a lâmpada A tem um filamento mais espesso que a lâmpada B. Ao ligarmos cada lâmpada a uma tensão de 220 V, verifica-se que A brilhará mais, pois tem menor resistência.

11- Um eletricista possui duas lâmpadas incandescentes (100W. 120V). Ao ligar as duas em série em uma tomada de 220V. observa-se que as lâmpadas irão queimar.

III- Ao ligar uma lâmpada incandescente (60W- 120V) em uma tomada de 120V, a corrente elétrica que deverá circular pela lâmpada é de 1,0 A.

Após a análise feita, é (são) correta(s) apena(s) a(s) proposiçào(ôes):

a) I e II                              b) II                              c) l                               d) l e III                             e) II e III

 

12-(UEPB-PB-012)

“A necessidade de medir é muito antiga e remonta á origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, tese o seu próprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé. polegada, braça. côvado. isso criava muitos problemas para o comércio, porque

as pessoas de uma região não estavam familiarizadas como sistema de medida das outras regiões. Imagine a dificuldade em comprar ou vender produtos cujas quantidades eram expressas em unidades de medida diferentes e que não tinham correspondência entre si. Em 1789. numa tentativa de resolver o problema, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciências da França que criasse um sistema de medidas baseado numa constante natura. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal. Posteriormente. muitos outros países adotaram o sistema, inclusive o Brasil. aderindo à “Convenção do Metro”. O Sistema Métrico Decimal adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma...”. Obtido em chtip II ww qil nctfpy4zbzitcoqaa/umdadcs him .4cvno em 21 d* jwnho de 2011

Considerando as relações existentes entre as diversas unidades de medida, a quantidade exata de litros de leite que um

 fazendeiro armazenaria em um reservatório cujas dimensões são 1m x 3m x 70cm, é:

a) 2,1 litros                     b) 2l 000 litros                     c) 210 litros                   d) 21 litros                   e) 2 100 litros

13-(UEPB-PB-012)

As máquinas a vapor começaram a ser usadas desde 100 dC, passando a ser usadas com algum sucesso no século XVII.

Dentre os inventores da máquina, destacam-se: Heron de Alexandria, Thomas Sovery, Thomas Newcomen e James Watt. Contudo, foi com Sadi Carnot (1796-1832) que as máquinas térmicas receberam um tratamento científico, pois, até então, todo desenvolvimento das máquinas térmicas foi principalmente prático, sem um tratamento teórico. (Texto elaborado a partir da obra; PIETROCOLA. M. ei aI. Física cm contextos. São Paulo: F.T.D.. 2030)

Analise as assertivas abaixo:

I - A máquina de Carnot é uma máquina ideal que utiliza calor para realizar trabalho.

II - A máquina de Carnot é uma máquina ideal que utiliza o trabalho mecânico para gerar calor.

III - Na máquina de Carnot há um intercambio de calor entre duas fontes de temperaturas constantes.

Das assertivas apresentadas está(ão) correta(s) somente:

a) I e II                              b) I e III                     c) II e III                           d) I                            e) II

 

14-(UEPB-PB-012)

Considerando que uma máquina funciona seguindo o ciclo de Carnot e opera entre duas fontes de temperaturas 327°C e 227 °C. o rendimento da máquina é dc:

a) 0%                            b) 25%                                c) 40%                                  d 44%                       e) 20%

 

As questões 15 e 16 são baseadas no texto a seguir:

Willen Gravesand( 1688-1742). fisico holandês, foi professor de matemática, de astronomia e de física. Sendo

reconhecido dentre as suas contribuições científicas pelo famoso anel de Gravesand, experimento que se constitui de

Fonte: http//comcienciafisicaorg/oteiros/ calor/anel-de-gravesande

 uma esfera metálica, suspensa ou presa por uma haste e um anel metálico, conforme ilustrado acima.

 

15-(UEPB-PB-012)

Verifica-se na figura acima que inicialmente, não é possível passar a esfera através do anel de metal. Porém, após aquecer o anel de metal, a esfera passa facilmente. A alternativa que explica corretamente esse fenômeno é:

a) O aumento de temperatura, causado pela chama da vela no anel de metal, aumenta a agitação térmica das partículas do metal, o que provoca um aumento do diâmetro do anel, facilitando a passagem da esfera.

b) O calor fornecido pela vela ao anel metálico faz com que o tamanho da esfera diminua, quando cm contato com o anel, facilitando a passagem da esfera.

c) O calor fornecido pela esfera ao anel metálico provoca uma redução no nível de agitação térmica das partículas do metal, o que provoca um aumento do diâmetro do anel, facilitando a passagem da esfera.

d) O aumento de temperatura no anel de metal causado pela chama da vela aumenta a agitação térmica das partículas do metal, o que provoca uma redução do diâmetro do anel, facilitando a passagem da esfera.

e) Não é possível acontecer tal fenômeno, uma vez que, após o anel ser aquecido, haverá uma diminuição do mesmo, impedindo a passagem da esfera de metal.

 

16-(UEPB-PB-012)

O experimento do anel de Gravesand pode ser usado para comprovar a dilatação volumétrica de um sólido. Considerando que, em outro artefato experimental, uma esfera metálica tinha, a 10°C. um raio de 5,0 cm, que a esfera

foi feita com aço de coeficiente de dilatação linear a 1,5. 10-3 °C e adotando π=3, a dilatação volumétrica sofrida pela esfera, se sua temperatura for elevada para 110 °C’, é:

a) l,13 cm3                    b)1,00 cm3                            c) 500,00cm3                                    d) 9,00cm3                    e) 2,25cm3

 

17-(UEPB-PB-012)

O fenômeno da visão é possível porque a luz passa por um pequeno orifício, no nosso caso, a pupila, e é projetada no

interior do olho, mais especificamente na retina. Contudo, as imagens produzidas são nítidas devido a dois elementos que fazem o papel de lentes convergentes, a córnea. junto com o humor aquoso e o cristalino. As pessoas com visão considerada normal têm olhos chamados emetropes e as imagens são formadas sobre a retina. Quando as imagens são formadas antes da retina, dizemos que os olhos são míopes e aqueles cujas imagens formam-se após a retina são chamados d olhos hipermetropes.

Se uma pessoa apresenta deficiência visual, devido à qual apenas consegue fazer suas leituras se o caderno estiver a

uma distância de 37.5 cm, a distância focal dos óculos apropriados para realizar suas leituras quando o caderno for colocado a 25 cm de distância é de:

a) 50cm                    b) 75cm                      c) 37,5cm                           d) 25cm                     e) 65cm

 

18-(UEPB-PB-012)

 “O olho humano tem dois tipos de células fotossensíveis localizadas na retina: os bastonetes, sensíveis, e os cones.

sensíveis que fornecem a frequência da luz, ou seja as cores. A visão em cores é determinada pela existência, em nossos dois órgãos visuais. de três tipos de cones. Um deles é mais sensível à luz vermelha: outro. à luz verde: e o terceiro, a luz azul”. (Texto extraído de: Vários autores. Física, 2° ano. 1’ cd. São Paulo: Editora P.D., 2010. Coleção quanta física; v. 1)

Pedro, João e Maria, que usam camisas nas cores branca, vermelha e verde, respectivamente, vão assistir a um filme, e,

 ao entrarem na sala de cinema, esta encontra-se iluminada por uma luz monocromática verde. No interior da sala, as camisas de Pedro, João e Maria serão vistas, respectivamente. nas cores

a) verde, verde e verde.      b) verde, preta e verde.       c) verde, vermelha e verde.        D) branca, preta e verde.

e) branca. vermelha e verde.

 

19-(UEPB-PB-012)

A energia nuclear resulta de processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, observado por Albert Einstein. e foi descoberta por Hahn, Frita e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.

(Adaptado de http:/pt.wikipcdiaorg!wiki’Ttz_Stra’3%9Fmann)

Com base cm seus conhecimentos relacionados à energia nuclear, é correto afirmar que:

a) Nas reações de fissão nuclear, como acontece nas usinas, há um aumento de massa do núcleo que é transformada em energia

b) A energia irradiada pelo sol, quando os átomos de hidrogênio e de outros elementos leves se combinam, se dá pelo processo da fusão nuclear e não pela fissão nuclear.

c) Nas reações de fusão nuclear, devido à quebra de átomos mais pesados, há um aumento de massa do núcleo que é transformada em energia.

d) A energia irradiada pelas estrelas, quando os átomos de hidrogênio e de outros elementos leves se combinam, se dá pelo processo de fissão nuclear.

e) A luz e calor irradiados pelo Sol, quando os átomos de hidrogênio e de outros elementos leves se combinam, se dão pelo processo de fissão nuclear.

 

20-(UEPB-PB-012)

Se, em uma usina nuclear, para ser gerada uma potência elétrica de 1500 MW, devem ser gerados 5000 MW na forma

de calor, e considerando que cm um dia há aproximadamente 9.l04 s e que a velocidade da luz no vácuo é c = 3.108m/s, a quantidade de massa que se transforma em energia na forma de calor, a cada dia, é:

a) l,6.l0-3Kg               b) 5,0.lO-3Kg                 e) l6.lO-4Kg                      d) 0.5.l0-3Kg                     e) 3.0.l0-3kg

 

 

 

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