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As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com aUniversidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital  e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.

As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.

Unidades

Americana  Araçatuba  Baixada Santista (Santos)  Barueri  Bauru  Botucatu  Bragança Paulista  Capão Bonito  Carapicuíba  Catanduva  Cruzeiro Franca  Garça  Guaratinguetá  Guarulhos  Indaiatuba  Itapetininga  Itaquaquecetuba  Itu  Jaboticabal  Jales  Jaú  Jundiaí  Lins  Marília  Mauá  Mococa Mogi das Cruzes  Mogi Mirim  Osasco  Ourinhos  Pindamonhangaba  Piracicaba  Praia Grande  Presidente Prudente  Santo André  São Bernardo do Campo  São Caetano do Sul  São José do Rio Preto  São José dos Campos  São Paulo (Bom Retiro)  São Paulo (Ipiranga)  São Paulo (Tatuapé)  São Paulo (Zona Leste)  São Paulo (Zona Sul)  São Sebastião  Sertãozinho  Sorocaba  Taquaritinga  Tatuí

 

01-(FATEC-SP-012)

Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas

fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15 W equivale à da lâmpada incandescente de 60 W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de

(A) 4,5.                       (B) 8,1.                           (C) 10,2.                       (D) 13,5.                             (E) 15,0.

 

02-(FATEC-SP-012)

Em um sistema isolado, dois objetos, um de alumínio e outro de cobre, estão à mesma temperatura. Os dois são

colocados simultaneamente sobre uma chapa quente e recebem a mesma quantidade de calor por segundo. Após certo tempo, verifica-se que a temperatura do objeto de alumínio é igual à do objeto de cobre, e ambos não mudaram de

estado. Se o calor específico do alumínio e do cobre valem respectivamente 0,22 cal/g°C e 0,09 cal/g°C,

pode-se afirmar que

(A) a capacidade térmica do objeto de alumínio é igual à do objeto de cobre.

(B) a capacidade térmica do objeto de alumínio é maior que a do objeto de cobre.

(C) a capacidade térmica do objeto de alumínio é menor que a do objeto de cobre.

(D) a massa do objeto de alumínio é igual à massa do objeto de cobre.

(E) a massa do objeto de alumínio é maior que a massa do objeto de cobre.

 

03-(FATEC-SP-012)

Isabela combinou de se encontrar com seu primo Mateo no ponto de ônibus. Ela mora a 1 km do ponto, e ele a 2,5 km do mesmo ponto de ônibus, conforme figura a seguir:

Mateo ligou para Isabela e a avisou que sairia de casa às 12 h 40 min. Para chegar ao local marcado no mesmo horário

que seu primo, Isabela deve sair de sua casa aproximadamente às

(A) 13 h 00 min.            (B) 13 h 05 min.            (C) 13 h 10 min.            (D) 13 h 15 min.             (E) 13 h 25 min.

 

04-(FATEC-SP-012)

As superfícies esféricas e refletoras têm inúmeras aplicações práticas no dia a dia. Os espelhos convexos, que são usados em retrovisores de moto, ônibus e entradas de lojas comerciais, prédios e elevadores, têm como finalidade

(A) aumentar o campo visual e formar imagens reais e maiores.

(B) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e maiores.

(C) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e menores.

(D) diminuir o campo visual e formar imagens reais e maiores.

(E) diminuir o campo visual e formar imagens virtuais e menores.

 

05-(FATEC-SP-012)

Em alguns parques de diversão, há um brinquedo radical que funciona como um pêndulo humano. A pessoa, presa por uma corda inextensível amarrada a um ponto fixo acima de sua cabeça, é erguida por um guindaste até uma altura de 20 m. A partir daí, ela é solta fazendo um movimento pendular. Veja a figura.

Se admitirmos a aceleração da gravidade de 10 m/s2 e desprezarmos qualquer tipo de atrito, a velocidade com que a pessoa passará no ponto A mais baixo da trajetória, em km/h, será de

(A) 18.                (B) 24.                           (C) 36.                            (D) 48.                            (E) 72.

 

06-(FATEC-SP-012)

Um dos grandes empreendimentos tecnológicos que a humanidade presenciou foi a construção, na Europa, do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider), situado a 175 metros de profundidade. Nele,

prótons são acelerados num túnel de 27 km de comprimento em forma de anel e percorrem, aproximadamente, 11 000 voltas em apenas um segundo. A partir daí, esses prótons se chocam com outros numa razão de 600 milhões de colisões por segundo.

(www.ufpi.br/.../arquivos/images/CERN03.png. Acesso em: 12.03.2012)

De acordo com o texto, é possível prever que a velocidade que as partículas atingem no momento da colisão será, em km/s, de

(A) 310 000.                (B) 297 000.                  (C) 270 000.                   (D) 260 000.                      (E) 175 000.

 

07-(FATEC-SP-012)

Ítalo brinca com o carrinho que ganhou de presente arremessando-o sobre uma superfície horizontal, com uma

velocidade de aproximadamente 5m/s, levando o carrinho a parar somente a 2,5 metros de distância do ponto de onde ele o lançou.

Seu pai, um professor de Física, decide determinar o coeficiente de atrito (μ) entre a superfície e as rodas do carrinho, admitindo que a única força dissipativa seja a de atrito e que a aceleração da gravidade seja 10m/s2.

O valor de μ encontrado corretamente pelo pai de Ítalo foi de

(A) 0,50.                (B) 0,80.                      (C) 1,00.                            (D) 1,25.                         (E) 1,50.

 

08-(FATEC-SP-012)

Hans Christian Oersted foi um físico dinamarquês que, dentre seus inúmeros trabalhos, provou experimentalmente a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Ele fez uma agulha de uma bússola se desviar, quando próximo a ela um fio condutor conduzia uma corrente elétrica.

Um aluno, ao tentar reproduzir o experimento de Oersted, utilizou uma bússola, um fio reto condutor, duas pilhas e um interruptor, fazendo a montagem conforme figura a seguir.

Ao fechar o interruptor, o aluno percebeu que a agulha da bússola sofreu um desvio que está melhor representado pela alternativa

 

09-(FATEC-SP-012)

Um mestre de obras pediu a seu empregado que comprasse 3 roldanas (polias) ideais e as montasse com o intuito de usá-las para erguer, com o menor esforço possível, um apoio contendo blocos de cimento. Para isso, a força F aplicada em uma das extremidades da corda deveria ser menor que o peso do apoio com os blocos.

A seguir estão representadas as 3 maneiras que o empregado pensou em montar as roldanas.

O efeito desejado será melhor obtido pela(s) montagem(s) representada(s) por

(A) I, apenas.          (B) II, apenas.                 (C) III, apenas.                    (D) I e II, apenas.                (E) I, II e III.

 

10-(FATEC-SP-012)

Dentro de um balão volumétrico, tem-se um gás perfeito a uma temperatura de 0ºC ocupando um volume de 22,4 litros

sob pressão de 1 atm. Esse gás sofre uma transformação gasosa obtendo temperatura final de 27ºC a uma pressão de 1 atm. Assinale a afirmação correta sobre a transformação gasosa sofrida e sobre seu volume final aproximado, em L.

(A) Isométrica e 25,4.    (B) Isométrica e 22,4.   (C) Isobárica e 22,4.    --(D) Isobárica e 24,6.      (E) Isotérmica e 24,6.

 

11-(FATEC-SP-012)

Um artista, para apresentar uma canção, toca (faz vibrar) a corda de um violão no ponto A com uma das mãos

e com a outra tensiona, com o dedo, a mesma corda no ponto X. Depois disso, começa a percorrer essa corda

da posição X até a posição Y, com o dedo ainda a tensionando, conforme a figura a seguir.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto que descreve esse processo.

Verifica-se, nesse processo, que o som emitido fica mais _____________, pois, ao _____________ o

comprimento da corda, _______________ a frequência do som emitido.

(A) grave ... aumentar ... diminui              (B) grave ... diminuir ... aumenta              (C) agudo ... diminuir ... aumenta

(D) agudo ... diminuir ... diminui              (E) agudo ... aumentar ... diminui

 

 

 

Resoluções