A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma instituição de ensino superior pública do estado brasileiro de Roraima. Ao lado do Instituto Federal de Roraima, é a única universidade pública do estado mantida pelo Ministério da Educação (MEC).

Seu estatuto define-a como uma “fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado”, tendo como atribuições a promoção de cursos de graduaçãopós-graduação em diversos níveis, pesquisaextensãoensino básico e profissional.

Com três campi, todos na capital Boa Vista,] é a maior universidade de Roraima com quase quarenta cursos de graduação. Registra ainda cursos de doutoradomestrado e especialização; fornece ainda ensino fundamentalmédio e ensino profissional através do Colégio de Aplicação[] e da Escola Agrotécnica.

Sua Comissão Permanente de Vestibular realiza anualmente o processo seletivo para preenchimento de suas faculdades;  o acesso aos cursos de graduação dá-se também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sua faculdade de Medicina foi considerada a melhor do Norte no ano de 2010.

O curso de Direito, reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um dos melhores do Brasil, obteve sucessivas notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), assim como Zootecnia.

Os cursos de geologiaagronomia e secretariado executivo são também destacados como os mais bem avaliados da Região Norte. A UFRR leciona o único curso de relações internacionais da Amazônia.

PROVA INTEGRAL – ETAPA3

01- (UFRR-RR-019)


02- (UFRR-RR-019)

03- (UFRR-RR-019)

Analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.

A) Em um movimento circular uniforme a velocidade pode variar.

B) Um corpo somente estará em repouso se nenhuma força atuar sobre ele.

C) O Princípio da Conservação da Energia não é obedecido se o atrito for considerado.

D) Um corpo somente pode estar em movimento se a resultante das forças que atuar sobre ele for diferente de zero.

E) O empuxo é a força que o fluido faz sobre um corpo mergulhado nele e é igual ao peso desse corpo


04- (UFRR-RR-019)

05- (UFRR-RR-019)

06- (UFRR-RR-019)

Um estudante visando aumentar seus conhecimentos em eletricidade constrói quatro circuitos

elétricos, utilizando quatro resistores de mesma resistência R, conectados a uma fonte ideal de tensão igual a ε, conforme descrito abaixo.

Primeiro circuito – O primeiro circuito é construído ligando os quatro resistores em série.

Segundo circuito – O segundo circuito é construído ligando os quatro resistores em paralelo. Terceiro circuito – O terceiro circuito possui dois conjuntos de resistores. Cada conjunto é formado por dois resistores conectados em paralelo. Em seguida, os dois conjuntos são conectados em série.

Quarto circuito – O estudante novamente forma dois conjuntos. Em um deles, conecta dois resistores em paralelo e no outro, dois em série. Em seguida liga os dois conjuntos em série. Cada circuito é alimentado por uma fonte ideal.

Assinale a alternativa que apresenta os circuitos para os quais a fonte fornece uma corrente de 4ε/R e ε/R respectivamente.

A) Segundo e quarto circuitos;

B) Terceiro e quarto circuitos;

C) Segundo e terceiro circuitos;

D) Primeiro e segundo circuitos;

E) Primeiro e terceiro circuitos.


Resolução comentada – UFRR – RR – 2019

01-

No caso do exercício:

R- D

02-

R- E

03-

(A) Correta No movimento circular uniforme, movimento em que a intensidade (módulo) da

velocidade vetorial é constante, mas sua direção   e sentido variam, poisé tangente à trajetória em cada ponto.

(B) Falsa  pode existir forças agindo sobre ele, mas para estar em repouso a força resultante deve ser nula e então essas forças devem se anular.

(C) Falsa se existir atrito energia é dissipada e não se conserva.

(D) Falsa se a força resultante sobre ele for nula ele pode estar em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico).

(E) Falsa Enunciado do princípio de Arquimedes: Todo corpototal ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força dedireção vertical e sentido  para cima denominada de Empuxo, cujaintensidade  é igual ao peso do volume de líquido deslocado“

R- A

04-

Princípio da Conservação da energia (trocas de calor)

Capacidade térmica (C)

R- A

05-

(A) Falsa ► não são equivalentes apesar de serem isotérmica, pois ocorrem a temperaturas diferentes e, em AB recebe energia do meio exterior e em CD cede energia ao meio exterior.

(B) Correta ► a temperatura está aumentando e quando isso acontece a energia interna do sistema aumenta.

(C) Falsa ►o trabalho realizado corresponde à área do ciclo.

(D) Falsa ► são duas isotérmicas e duas isovolumétricas (isocóricas ou isométricas).

(E) Falsa ► a temperatura é constante, mas o volume está aumentando e o gás está recebendo calor.

R- B

06-


Primeiro circuito

Segundo ciercuito

Terceiro circuito

Quarto circuito

R- C