O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma institução que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria está sediada em Belo Horizonte-MG
Unidades:
Reitoria Belo Horizonte
Campus 1 – Campus Bambuí – Campus Betim (implantação) – Campus Congonhas – Campus Formiga – Campus Governador Valadares – Campus Ouro Branco – Campus Ouro Preto – EaD Pólo Alfenas – EaD Pólo Betim – EaD Pólo Cachoeira doCampo – EaD Pólo Cataguases – Campus Ribeirão das Neves (previsto) – Campus Sabará (previsto) – Campus São João Evangelista — Unidades Conveniadas – Arcos – Bom Despacho – João Monlevade – Pompéu – Piumbi – Oliveira.
1 - (IFMG-MG-2017)
A imagem a seguir ilustra um padrão de linhas que representam um tipo de campo de ação à distância.
O
padrão de linhas é
compatível com
aquele formado por:
A) duas cargas elétricas de sinais opostos ou dois pólos magnéticos diferentes.
B) duas cargas elétricas de sinais iguais ou dois pólos magnéticos diferentes.
C) duas cargas elétricas de sinais opostos ou dois pólos magnéticos iguais.
D) duas cargas elétricas de sinais iguais ou dois pólos magnéticos iguais.
2 - (IFMG-MG-2017)
Os especialistas em nutrição sugerem que um adulto deve ingerir 2500 kcal diariamente para desempenhar suas atividades de rotina. Supondo que essa quantidade de energia é utilizada pelo corpo humano ao longo de 24 horas, a potência média do corpo equivale a aproximadamente uma
OBS: Considere 1 caloria = 4 J
A) lâmpada fluorescente de 30 W
B) batedeira de 70 W
C) lâmpada incandescente de 120 W
D) cafeteira elétrica de 400 W
3 - (IFMG-MG-2017)
Daniela
e Carlos são patinadores profissionais. O corpo de Carlos
apresenta massa maior que o de Daniela.
Durante uma apresentação, Carlos empurra Daniela, aplicando nela
uma força
horizontal para a esquerda.
Como consequência do empurrão de Carlos, ambos
são impulsionados nos sentidos indicado pelas setas.
Seja Fc e Fd a força que Carlos faz em Daniela e que Daniela faz em Carlos, respectivamente. Despreze qualquer forma de atrito. Considere também que ac e ad a aceleração que atua em Carlos e em Daniela, respectivamente, no momento do empurrão.
É CORRETO afirmar que:
A) Fc > Fd e ac = ad
B) Fc > Fd e ac < ad
C) Fc = Fd e ac < ad
D) Fc = Fd e ac = ad
4 - (IFMG-MG-2017)
Leia o fragmento de texto sobre Galileu e a queda dos corpos:
“De acordo com a história, Galileu escolheu objetos com aproximadamente a mesma forma para minimizar os efeitos da resistência do ar. Você pode imaginar Galileu abandonando bolas de chumbo e madeira, simultaneamente de 54 m de altura para professores e estudantes céticos rumo ao chão.”
Suponha que Galileu tenha abandonado duas bolas, uma de chumbo e outra de madeira, de mesmas dimensões, do alto da torre de Pisa. Despreze os efeitos da resistência do ar. Seja ac e am as acelerações adquiridas pelas bolas de chumbo e madeira, respectivamente, durante a queda e considere tc e tm o tempo de queda das bolas de chumbo e madeira, respectivamente.
Disponível em: http://fisikanarede.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html Acesso em: 05 de outubro de 2016
É CORRETO afirmar que:
A) ac = am e tc = tm
B) ac = am e tc < tm
C) ac > am e tc < tm
D) ac > am e tc = tm
5 - (IFMG-MG-2017)
As leis de Kepler trouxeram uma nova compreensão para a mecânica celeste. Elas possibilitaram analisar as trajetórias, períodos e distâncias de corpos celestes. De acordo com as Leis de Kepler, é CORRETO afirmar que o:
A) módulo da velocidade de um planeta em órbita elíptica é constante.
B) Sol se situa em um dos focos da trajetória elíptica descrita por um planeta.
C) período de translação e a massa de um planeta se relacionam através de uma proporção direta.
D) período de rotação de um planeta, em torno de seu eixo, e seu o período de translação em torno do Sol são diretamente proporcionais.
6
- (IFMG-MG-2017)
Em um experimento de óptica, o professor Rafael faz com que um raio de luz monocromático incida da maneira representa ao lado. O raio de luz forma um ângulo de 90° com a superfície da água.
O raio luminoso inicialmente viajava no ar e passa a viajar na água. Acerca deste experimento, é CORRETO afirmar que:
A) a luz não sofreu refração.
B) o ângulo de incidência vale 90°.
C) a frequência da luz sofreu alteração.
D) o comprimento de onda da luz sofreu alteração.
Respostas
01 - Na imagem abaixo nós podemos observar um ímã, nele há dois polos magnéticos diferentes e a linha de campo pode ser também observada. Podemos perceber então que as linhas de campo magnético para polos opostos são iguais à imagem do exercício, o mesmo acontece com os campos elétricos, originados por cargas elétricas. Sendo assim, a alternativa correta é a A.
02 - Para resolver esse exercício precisaremos utilizar a fórmula da potência:
Onde:
P é a potência
Q é a quantidade de energia
é
a quantidade de tempo em que a energia foi consumida
Bom, agora que já temos a equação, precisamos primeiramente transformar as unidades de medida para SI. Sendo assim:
1 cal = 4 J
2500 Kcal = 2500.4 = 10000 KJ
Como 1 K = 1000:
10000.1000 = 10000000 = 1.107 J
Em um minuto temos 60 s, em uma hora 60 minutos e um dia 24 horas:
60.60.24 = 86400 segundos em um dia
Substituindo na equação:
Aproximadamente uma lâmpada de 120 W, alternativa C.
03 – Vamos analisar a força primeiramente. De acordo com a terceira lei de Newton, toda força exercida recebe de volta uma força de mesma intensidade, direção, porém com sentido oposto, sendo assim quando Carlos aplica a força ele recebe de volta uma outra força de mesma intensidade. Agora que analisamos a força, precisamos analisar a aceleração:
Aonde:
FR é a força resultante
m é a massa
a é a aceleração
Pela fórmula podemos concluir que quanto maior a massa, menor a aceleração, com isso a aceleração da Daniela é maior que a de Carlos. Alternativa C.
04 – Nesse exercício a única força que é exercida em ambas as bolas é a força peso, sendo assim ambas as bolas experimentam a mesma aceleração ao cair do prédio, como ambas têm a mesma aceleração o seu tempo de queda é exatamente o mesmo. Alternativa A.
05 – De acordo com a primeira lei de Kepler as órbitas são elípticas ao redor do sol, sendo que o sol está localizado em um dos focos. Alternativa B.
No caso de A, a velocidade do planeta aumenta quando o corpo se aproxima do sol.
No caso de C e D, o período de translação só depende da distância entre o planeta e o sol.
06 – Vamos pensar em todas as alternativas:
No caso de A há uma refração, pois a luz passou de um ambiente para outro, o que não muda é o ângulo de refração.
Em B o ângulo é de 0°, pois está localizado em cima do eixo normal.
Na alternativa C, a frequência não muda quando se troca de ambiente, a velocidade se altera. Sendo assim, a alternativa D é a correta, pois quando se modifica a velocidade de propagação o comprimento de onda também se altera, basta analisar a fórmula abaixo:
V é a velocidade de propagação
é
o comprimento de onda
f é a frequência