Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Cidade Universitária "Zeferino Vaz" se localiza no distrito de Barão Geraldo, região noroeste de Campinas. Fica a 12km do centro da cidade.

A Unicamp não se limita ao campus de Barão Geraldo, onde estão 19 de seus institutos e faculdades. O complexo se estende pelas cidades de Piracicaba, sede da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), por Limeira, onde funcionam a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e por Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Em Campinas está ainda, na região central, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

Em 2011, o QS World University classificou a Unicamp como a 235ª melhor universidade do mundo e a 3ª melhor da América Latina. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a Unicamp está classificada entre as posições 201ª e 300ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em novembro do mesmo ano, a Unicamp foi considerada a melhor universidade do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

A principal forma de ingresso na UNICAMP é o  Vestibular Nacional da Unicamp avalia a aptidão e o potencial dos candidatos que pretendem ingressar em seus diversos cursos.

A seleção é feita pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) através de provas discursivas e valorização da redação.


PRIMEIRA FASE


01-(UNICAMP-SP-015)

A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares.

A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.

(Adaptado Marvin Perry, Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289.)

É correto afirmar que as leis de Kepler

a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.

b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.

c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até hoje.

d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições

defendidas pela Igreja naquela época.


.

Texto para as questões 02, 03 e 04.

Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro,

possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra.


02-(UNICAMP-SP-015)

Os astrônomos estimam que a estrela estaria situada a uma distância d = 9,0.1018 m da Terra. Considerando um foguete que se desloca a uma velocidade v = 1,5.104 m/s, o tempo de viagem do foguete da Terra até essa estrela seria de (1 ano ≈ 3,0.107 s)


03-(UNICAMP-SP-015)

Considerando que a massa e as dimensões dessa estrela são comparáveis às da Terra, espera-se que a aceleração da gravidade que atua em corpos próximos à superfície de ambos os astros seja constante e de valor não muito diferente. Suponha que um corpo abandonado, a partir do repouso, de uma altura h = 54 m da superfície da estrela, apresente um tempo de queda t = 3,0 s. Desta forma,

pode-se afirmar que a aceleração da gravidade na estrela é de


04-(UNICAMP-SP-015)

Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de Ti = 2.700 oC. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa M = 6,0.1024 kg constituída de um material com calor específico c = 0,5 kJ/(kg oC). A quantidade de calor que deve ser perdida pela estrela para que ela atinja uma temperatura final de Tf = 700 oC é igual a


05-(UNICAMP-SP-015)


Considere um computador que armazena informações em um disco rígido que gira a uma frequência de 120 Hz. Cada unidade de informação ocupa um comprimento físico de 0,2 μm na direção do movimento de rotação do disco.

Quantas informações magnéticas passam, por segundo, pela cabeça de leitura, se ela estiver posicionada a 3 cm do centro de seu eixo, como mostra o esquema simplificado apresentado abaixo? (Considere π ≈ 3.)


Texto para as questões 06 e 07.

A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por sua vez, através


do óleo do circuito hidráulico, empurra um segundo pistão. O segundo pistão pressiona uma

pastilha de freio contra um disco metálico preso à roda, fazendo com que ela diminua sua velocidade angular.


06-(UNICAMP-SP-015)

Considerando o diâmetro d2 do segundo pistão duas vezes maior que o diâmetro d1 do primeiro, qual a razão entre a força aplicada ao pedal de freio pelo pé do motorista e a força aplicada à pastilha de freio?


07-(UNICAMP-SP-015)

Qual o trabalho executado pela força de atrito entre o pneu e o solo para parar um carro de massa

m = 1.000 kg, inicialmente a v = 72 km/h, sabendo que os pneus travam no instante da frenagem, deixando de girar, e o carro desliza durante todo o tempo de frenagem?


08-(UNICAMP-SP-015)

Por sua baixa eficiência energética, as lâmpadas incandescentes deixarão de ser comercializadas

para uso doméstico comum no Brasil. Nessas lâmpadas, apenas 5% da energia elétrica consumida é convertida em luz visível, sendo o restante transformado em calor. Considerando uma lâmpada incandescente que consome 60 W de potência elétrica, qual a energia perdida em forma de calor

em uma hora de operação?


09-(UNICAMP-SP-015)

A figura 1 apresentada a seguir representa a potência elétrica dissipada pelo filamento de tungstênio

de uma lâmpada incandescente em função da sua resistência elétrica. Já a figura 2 apresenta a temperatura de operação do filamento em função de sua resistência elétrica. Se uma lâmpada em funcionamento dissipa 150 W de potência elétrica, a temperatura do filamento da lâmpada é mais

próxima de:

a) 325 oC. b) 1.250 oC. c) 3.000 oC. d) 3.750 oC.


10-(UNICAMP-SP-015)

Quando as fontes de tensão contínua que alimentam os aparelhos elétricos e eletrônicos são desligadas, elas levam normalmente certo tempo para atingir a tensão de U = 0 V. Um estudante interessado em estudar tal fenômeno usa um amperímetro e um relógio para acompanhar o decréscimo da corrente que circula pelo circuito a seguir em função do tempo, após a fonte ser

desligada em t = 0 s. Usando os valores de corrente e tempo medidos pelo estudante, pode-se dizer que a diferença de potencial sobre o resistor R = 0,5 kΩ para t = 400 ms é igual a


11-(UNICAMP-SP-015)

Espelhos esféricos côncavos são comumente utilizados por dentistas porque, dependendo da posição relativa entre objeto e imagem, eles permitem visualizar detalhes precisos dos dentes do paciente. Na figura abaixo, pode-se observar esquematicamente a imagem formada por um espelho côncavo. Fazendo uso de raios notáveis, podemos dizer que a flecha que representa o objeto

a) se encontra entre F e V e aponta na direção da imagem.

b) se encontra entre F e C e aponta na direção da imagem.

c) se encontra entre F e V e aponta na direção oposta à imagem.

d) se encontra entre F e C e aponta na direção oposta à imagem.


RESOLUÇÕES

01- a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.

a) Falsa foi por volta do século XVI (e não na Alta idade média (do século V ao século X) que, Nicolau Copérnico (1473-1543) apresentou um modelo heliocêntrico, em que o Sol estava no centro do universo, e os planetas descreviam órbitas circulares ao seu redor.

b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.

b) Falsa Ptolomeu apresentou e desenvolveu argumentos a favor da teoria geocêntrica na qual o universo os planetas, o Sol e a Lua giravam em torno da Terra.

c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até hoje.

c) Falsa as leis de Kepler não são a base do modelo geocêntrico proposto por Pttolomeu (veja b acima).

d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições

defendidas pela Igreja naquela época.

d) Correta as leis de Kepler confirmaram o sistema heliocêntrico defendido por Nicolau Copérnico e contrariaram a teoria do geocentrismo defendida pela igreja.

R- D

02-

03- Corpo abandonado, do repouso, de certa altura h do solo do planeta onde a aceleração da gravidade é g.

Colocando a origem da trajetória no ponto de onde ele é abandonado e orientando a trajetória para baixo, tem-se:

04- A equação  abaixo é denominada equação fundamental  da calorimetria e nos  permite que você calcule a quantidade de energia trocada (cedida ou recebida) por um corpo quando esta troca  de energia acarretar  apenas variação na sua  temperatura.

Sendo: 
Q
a quantidade de energia trocada; 
m
a massa do corpo; 
c
é o calor específico do corpo; 
∆T
é a variação de temperatura do corpo
UNIDADES
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de energia e, portanto de calor, é o 
Joule (símbolo J). Porém costuma-se utilizar, em calorimetria, a unidade denominada caloria
(símbolo cal) 1 cal = 4,186 J

R - B

05-

Cálculo do número n de cada unidade de informação que ocupa um comprimento físico de 0,2 μm =

06-

07-

08-

09- A resistência elétrica da lâmpada de P = 150 W do enunciado pode ser determinada pelo gráfico

da figura 1, que é de R = 325 Ω.

Agora você vai ao gráfico da figura 2 e procura a temperatura equivalente para R = 325 Ω e

encontrará o valor aproximado de t ≈ 3 000 oC.

R- C

10-

11-