Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Cidade Universitária "Zeferino Vaz" se localiza no distrito de Barão Geraldo, região noroeste de Campinas. Fica a 12km do centro da cidade.

A Unicamp não se limita ao campus de Barão Geraldo, onde estão 19 de seus institutos e faculdades. O complexo se estende pelas cidades de Piracicaba, sede da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), por Limeira, onde funcionam a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e por Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Em Campinas está ainda, na região central, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

Em 2011, o QS World University classificou a Unicamp como a 235ª melhor universidade do mundo e a 3ª melhor da América Latina. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a Unicamp está classificada entre as posições 201ª e 300ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em novembro do mesmo ano, a Unicamp foi considerada a melhor universidade do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

A principal forma de ingresso na UNICAMP é o  Vestibular Nacional da Unicamp avalia a aptidão e o potencial dos candidatos que pretendem ingressar em seus diversos cursos.

A seleção é feita pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) através de provas discursivas e valorização da redação.

UNICAMP2FASE

01-(UNICAMP-SP-015)

A Agência Espacial Brasileira está desenvolvendo um veículo lançador de satélites (VLS) com a

finalidade de colocar satélites em órbita ao redor da Terra. A agência pretende lançar o VLS em 2016, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

a) Considere que, durante um lançamento, o VLS percorre uma distância de 1200 km em 800 s. Qual é a velocidade média do VLS nesse trecho?

b) Suponha que no primeiro estágio do lançamento o VLS suba a partir do repouso com aceleração

resultante constante de módulo aR . Considerando que o primeiro estágio dura 80 s, e que o VLS

percorre uma distância de 32 km, calcule aR .


02-(UNICAMP-SP-015)

Movimento browniano é o deslocamento aleatório de partículas microscópicas suspensas em um fluido, devido às colisões com moléculas do fluido em agitação térmica.

a) A figura abaixo mostra a trajetória de uma partícula em movimento browniano em um líquido

após várias colisões. Sabendo-se que os pontos negros correspondem a posições da partícula a cada 30 s, qual é o módulo da velocidade média desta partícula entre as posições A e B?


b) Em um de seus famosos trabalhos, Einstein propôs uma teoria microscópica para explicar o movimento de partículas sujeitas ao movimento browniano. Segundo essa teoria, o valor eficaz do deslocamento de uma partícula em uma dimensão é dado por l = √(2Dt), onde t é o tempo em segundos e D = kT/r é o coeficiente de difusão de uma partícula em um determinado fluido, em que , k = 3.10-18 m3/sK, T é a temperatura absoluta e r é o raio da partícula em suspensão. Qual é o deslocamento eficaz de uma partícula de raio r = 3 μm neste fluido a T = 300 K após 10 minutos?


03-(UNICAMP-SP-015)

Jetlev é um equipamento de diversão movido a água. Consiste em um colete conectado a uma mangueira que, por sua vez, está conectada a uma bomba de água que permanece submersa. O aparelho retira água do mar e a transforma em jatos para a propulsão do piloto, que pode ser elevado a até 10 metros de altura (ver figura abaixo).

a) Qual é a energia potencial gravitacional, em relação à superfície da água, de um piloto de 60 kg, quando elevado a 10 metros de altura? g = 10 m/s2.


04-(UNICAMP-SP-015)

Alguns experimentos muito importantes em física, tais como os realizados em grandes aceleradores de partículas, necessitam de um ambiente com uma atmosfera extremamente rarefeita, comumente denominada de ultra-alto-vácuo. Em tais ambientes a pressão é menor ou igual a 10-6 Pa.

a) Supondo que as moléculas que compõem uma atmosfera de ultra-alto-vácuo estão distribuídas uniformemente no espaço e se comportam como um gás ideal, qual é o número de moléculas por unidade de volume em uma atmosfera cuja pressão seja P = 3,2.10-8 Pa, à temperatura ambiente T = 300 K? Se necessário, use: Número de Avogrado NA = 6.1023 e a Constante universal dos gases ideais R = 8 J/molK.

b) Sabe-se que a pressão atmosférica diminui com a altitude, de tal forma que, a centenas de quilômetros de altitude, ela se aproxima do vácuo absoluto. Por outro lado, pressões acima da encontrada na superfície terrestre podem ser atingidas facilmente em uma submersão aquática. Calcule a razão entre as pressões Psub e Pnave que devem suportar a carcaça de uma nave espacial (Pnave) a centenas de quilômetros de altitude e a de um submarino (Psub) a 100 m de profundidade, supondo que o interior de ambos os veículos se encontra à pressão de 1 atm. Considere a densidade da água como ρ = 1000 kg/m3.


05-(UNICAMP-SP-015)

O primeiro trecho do monotrilho de São Paulo, entre as estações Vila Prudente e Oratório, foi

inaugurado em agosto de 2014. Uma das vantagens do trem utilizado em São Paulo é que cada carro é feito de ligas de alumínio, mais leve que o aço, o que, ao lado de um motor mais eficiente, permite ao trem atingir uma velocidade de oitenta quilômetros por hora.

a) A densidade do aço é ρaço = 7,9 g/cm3 e a do alumínio é ρAl = 2,7 g/cm3. Obtenha a razão (Waço/WAl)

entre os trabalhos realizados pelas forças resultantes que aceleram dois trens de dimensões idênticas, um feito de aço e outro feito de alumínio, com a mesma aceleração constante de módulo a, por uma mesma distância l.

b) Outra vantagem do monotrilho de São Paulo em relação a outros tipos de transporte urbano é o menor nível de ruído que ele produz. Considere que o trem emite ondas esféricas como uma fonte pontual. Se a potência sonora emitida pelo trem é igual a P = 1,2 mW, qual é o nível sonoro S em dB, a uma distância R = 10 m do trem? O nível sonoro S em dB é dado pela expressão S = 10 dB log(I/Io), em que I é a intensidade da onda sonora e Io = 10-12 W/m2 é a intensidade de referência padrão correspondente ao limiar da audição do ouvido humano.


06-(UNICAMP-SP-015)

Um desafio tecnológico atual é a produção de baterias biocompatíveis e biodegradáveis que possam ser usadas para alimentar dispositivos inteligentes com funções médicas. Um parâmetro importante de uma bateria biocompatível é sua capacidade específica (C), definida como a sua carga por unidade massa, geralmente dada em mAh/g. O gráfico abaixo mostra de maneira simplificada a

diferença de potencial de uma bateria à base de melanina em função de C.

a) Para uma diferença de potencial de 0,4 V, que corrente média a bateria de massa m = 5,0 g fornece, supondo que ela se descarregue completamente em um tempo t = 4 h?

b) Suponha que uma bateria preparada com C = 10 mAh/g esteja fornecendo uma corrente constante total i = 2 mA a um dispositivo. Qual é a potência elétrica fornecida ao dispositivo nessa situação?



RESOLUÇÕES

01-

02-

03-

04-

b) Pressão suportada (Pnave) pela carcaça de uma nave espacial que se encontra a centenas de

quilômetros de altitude onde a pressão externa é nula Pexterna ≈ 0 e a pressão interna é de Pinterna = 1 atm .

Pressão suportada pelo submarino (Psub) a 100 m de profundidade sendo sua pressão interna Pinterna = 1 atm.

A pressão externa ao submarino vale Pexterna = 11 atm, pois, a cada 10 m de profundidade a pressão hidrostática, devido à água,, aumenta de 1 atm + a pressão atmosférica de 1 atm na superfície da água.

05-

b) O som se propaga num meio material se espalhando em todas as direções e as frentes de onda têm formato esférico.

A intensidade sonora ou sonoridade de uma onda esférica, num determinado ponto, é definida pela expressão:

06-