Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição brasileira de ensino e pesquisa mantida pelo governo do estado de Goiás. A UEG tem sede na cidade de Anápolis, além de manter edifícios em várias cidades do estado.
A UEG oferece 36 cursos em 37 cidades, perfazendo um total de 128 cursos de graduação, sendo 19 cursos de tecnologia, 77 cursos de licenciatura e 32 cursos de bacharelado.
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 03.
A UNESCO declarou que 2015 é o Ano Internacional da Luz. Essa data coincide com vários trabalhos e tecnologias associadas à luz. Algumas das principais descobertas são citadas a seguir:
I. o comportamento ondulatório da Luz, por Augustin Jean Fresnel em 1815;
II. a teoria eletromagnética, por James Clerk Maxwell em 1865;
III. o efeito fotoelétrico, por Albert Einstein em 1905.
01-(UEG-GO-015)
Um experimento que comprova o comportamento da luz proposto por Fresnel é o
a) de Young, o fenda dupla.
b) de Bohr, o átomo de Bohr.
c) de Compton, o efeito Compton.
d) de Einstein, no efeito fotoelétrico.
02-(UEG-GO-015)
Em que situação os elétrons são ejetados da superfície de um metal?
a) Com o ajuste de uma frequência moderada e alta intensidade da radiação.
b) Através de controle de baixas frequências para altas intensidades de radiação.
c) A partir de uma frequência mínima da radiação eletromagnética incidente.
d) Com o aumento crescente da intensidade da radiação eletromagnética no metal.
03-(UEG-GO-015)
Qual dos pensadores a seguir considerava que a luz era constituída de corpúsculos?
a) César Lattes
b) Isaac Newton
c) Thomas Young
d) Christiaan Huygens
04-(UEG-GO-015)
Considere uma esfera condutora carregada com carga Q, que possua um raio R. O potencial elétrico dividido pela constante eletrostática no vácuo dessa esfera em função da distância d, medida a partir do seu centro, está descrito no gráfico a seguir.
Qual é o valor da carga elétrica Q, em Coulomb?
a) 2,0 x 104 b) 4,0 x 103 c) 0,5 x 106 d) 2,0 x 106
Resoluções dos exercícios do vestibular da UEG-GO-2015
01- Augustin-Jean Fresnel, físico francês, contribuiu significativamente para a teoria da óptica ondulatória.
Demonstrou experimentalmente a natureza ondulatória da luz e explicou os fenômenos da polarização e da dupla refração e muitos outros fenômenos ópticos.
Tomas Young, antes mesmo de Maxwell, conseguiu provar que a luz tinha um caráter ondulatório, por meio de modo experimental, o da fenda dupla.
Ele confirmou a veracidade da teoria ondulatória da luz. Baseando-se num experimento relativamente simples (dupla fenda), Young apresentou a teoria ondulatória da luz incorporando-lhe um novo conceito fundamental, o chamado, Principio de Interferências: “Quando duas ondulações, com origens diferentes, exata ou aproximadamente ao longo da mesma direção, o seu efeito conjunto é uma combinação dos movimentos de cada uma”.
R- A
02- Trata-se do efeito eletromagnético. A figura abaixo mostra o gráfico da energia cinética do elétron extraído em função da frequência da radiação incidente, para uma mesma placa metálica (célula fotoelétrica).
fo é a freqüência mínima (frequência de corte) necessária para produzir o efeito fotoelétrico. Se f=fo o elétron é liberado, mas sua energia cinética é nula. Para freqüências inferiores a fo fenômeno não ocorre. Porém, para valores superiores a fo, o número de elétrons arrancados é diretamente proporcional à intensidade da radiação eletromagnética incidente, ou seja, aumentando a intensidade da radiação (freqüência, cor) incidente no metal, aumenta-se o nível energético dos fótons incidentes, aumentando assim o número de elétrons arrancados.
R- C
03- Foi o físico holandês Christiaan Huygens (1629-1695), um dos primeiros sistematizadores da teoria ondulatória da luz, e seu contemporâneo inglês Isaac Newton (1642-1727), a quem atribuem a defesa de uma teoria puramente corpuscular.
R- B
04- No interior da esfera o potencial elétrico é constante e vale V = KoQ/R, onde R é o raio da esfera valendo R = 0,2 m e V/Ko = 1,0.105 C/m.
A
equação fica V/Ko
= Q/R
105
= Q/0,2
Q
=
0,2.105
= 2.10-1.105
=
2.104
C.
R- A