A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é uma universidade localizada no estado brasileiro de Goiás, com sede no município de Goiânia e um campus na cidade de Ipameri. É uma universidade católica e comunitária, pluridisciplinar, para formação de quadros profissionais de nível superior.
A PUC Goiás dispõe de cursos diversificados e oferece 50 cursos de graduação, 153 cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados), 250 pesquisas em andamento e 458 laboratórios.
O Guia do Estudante apontou a PUC Goiás como a melhor universidade particular do Centro-Oeste e a 10ª melhor universidade particular do Brasil.
01-(PUC-GO-015)
No verso final, o Texto 1 faz referência ao meio-dia. Meio-dia é a hora da maior incidência da luz solar sobre uma área da superfície terrestre. Na utilização da energia, a luz incide sobre um painel aquecedor de água, composto por placa plana escura coberta com vidro envolvendo as tubulações.
O calor recebido da radiação solar é então transferido gradualmente para as tubulações, aquecendo,
então, a água, que, por convecção, fica armazenada em um reservatório termicamente isolado.
Em um determinado local, com “sol a pino” (incidência perfeitamente vertical na superfície da Terra), a radiação solar tem uma potência por unidade de área igual a 600 W/m2. Suponha que em uma determinada residência o painel esteja instalado horizontalmente sobre uma laje e que 40% da potência que incide no painel é transferida para a água. Considerando-se que a placa tem dimensões
de 1,20 m × 1,00 m, a energia total transferida após 20 minutos de exposição é:
02-(PUC-GO-015)
No trecho “Filho da tempestade, irmão do raio”, que aparece no Texto 2, há menção a raios, que
podem ser compreendidos como descargas elétricas bastante comuns em chuvas mais intensas,
responsáveis por produzir um fenômeno fascinante e, ao mesmo tempo, aterrorizante.
Acerca desse fenômeno atmosférico, analise as afirmativas que seguem:
I - Os raios são produzidos pela diferença potencial existente na atmosfera e se formam
exclusivamente a partir das nuvens em direção ao solo.
II - Ao contrário do dito popular, os raios podem ocorrer várias vezes num mesmo local, principalmente em pontos elevados, como prédios e árvores isoladas.
III - Em termos práticos, enquanto a descarga elétrica compreende o raio, o som que ela produz deve ser denominado trovão.
IV - Quando da ocorrência de raios, os estrondos podem ser ouvidos poucos segundos antes da ocorrência da descarga elétrica que os produz.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
03-(PUC-GO-015
A referência a cometa no Texto 2, “— Para os tiranos — lúgubre cometa”, remete a um tipo de astro
formado por gelo, rochas e gases (esses últimos, principais componentes da sua cauda).
O estado gasoso foi uma das principais fontes de estudo para o desenvolvimento da Termodinâmica. Considere as afirmativas a seguir sobre as propriedades dos gases:
I - Um gás perfeito é formado por um conjunto de partículas em movimento constante e aleatório, cuja energia é função apenas da temperatura do sistema.
II - A pressão exercida por um gás é uma função da força com que as moléculas desse gás colidem com as paredes do recipiente que as contém.
III - Em um gás real, ao contrário do gás perfeito, despreza-se a existência das interações intermoleculares, responsáveis pelas diferenças de comportamento entre esses tipos de gases.
IV - A Lei de Boyle, que relaciona o volume de um gás em função de sua temperatura, foi uma das principais leis que levaram à obtenção da Equação de Estado do Gás Perfeito, p.V = nRT.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas verdadeiras:
04-(PUC-GO-015)
No Texto 5, temos referência a pescaria. Na prática desse esporte, usam-se molinetes ou carretilhas, instrumentos que, além de facilitarem o armazenamento da linha de pesca, podem evitar que ela
arrebente quando o pescador fisga um peixe que exerce sobre a linha uma força maior que a tração máxima indicada pelo fabricante.
Considere um pescador usando uma linha inelástica e de massa desprezível, que suporta uma tração máxima de 50 N. Despreze a massa da chumbada, do anzol e da isca e analise as alternativas a seguir:
I - Um peixe de 2 kg exercendo uma força horizontal de 60 N no sentido de sua aceleração, cujo valor é 8 m/s2, provocará a quebra da linha. Considere que a linha está esticada horizontalmente no sentido contrário ao movimento do peixe.
II - O pescador não pode suspender verticalmente um peixe de 3 kg fora da água, com uma aceleração de 8 m/s2 para cima, sem arrebentar a linha. Despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2.
III - Se o pescador impuser uma desaceleração menor que 3 m/s2 em sentido contrário à força horizontal de 20 N, exercida por um peixe de 10 kg, a linha não arrebenta. Considere que a linha está esticada horizontalmente no sentido contrário ao movimento do peixe.
IV - Quando o peixe estiver se deslocando em sentido contrário à tração da linha, quanto maior for sua aceleração no sentido do seu movimento maior será a tração nessa linha.
Aponte a alternativa que apresenta apenas itens corretos:
05-(PUC-GO-015)
O fragmento do Texto 6 “[...] como no caso da travessia das trevas pela luz”, faz menção à
propagação de raios luminosos. Suponha que um feixe de luz monocromática incida em um
recipiente de forma cilíndrica, de altura H = 16,04 centímetros e raio R = 10,00 centímetros. Com o recipiente vazio, o feixe passa rente à borda superior e atinge a borda inferior em um ponto
diametralmente oposto (figura abaixo).
O recipiente é então totalmente preenchido com glicerina líquida e o feixe sofre um desvio, passando a incidir no centro, no fundo do recipiente. Com base nessas informações e considerando-
se o índice de refração do ar igual a 1, pode-se afirmar que o índice de refração n da glicerina é (assinale a resposta correta):
06-(PUC-GO-015)
No Texto 6, temos: “[...] era como que uma verificação prática do seu método experimental”. Um “Pêndulo de Newton” é um minilaboratório em que se pode verificar experimentalmente os princípios de conservação de energia e momento linear (quantidade de movimento), por meio de colisões entre pêndulos. Esse aparato é formado por um conjunto de pêndulos idênticos, de mesma massa, em contato entre si (como representa a figura abaixo).
Considerando-se perfeitamente elásticas as colisões entre as esferas e que todas se encontram inicialmente em repouso, pode-se fazer as seguintes afirmações:
I - Nas colisões entre os pêndulos, tanto o momento quanto a energia cinética do sistema se conservam.
II - Se em um pêndulo de 8 esferas como o da figura forem deslocadas seis esferas para o lado esquerdo a partir da posição de equilíbrio, então, após a colisão, as duas esferas restantes se deslocarão com uma velocidade √3 vezes maior, enquanto as seis inicialmente em movimento passarão ao estado de repouso.
III - Deslocando-se, inicialmente, cinco esferas para a esquerda e soltando-as em seguida, após a colisão, as três mais à esquerda dessas cinco esferas ficam em repouso, e as outras duas
permanecem com o mesmo movimento de antes da colisão, ao passo que as três esferas da direita, que estavam em repouso, passam a se mover para a direita, simultaneamente e com velocidade igual à dessas duas esferas.
Com base nas sentenças anteriores, marque a alternativa em que todos os itens estão corretos:
Resolução dos exercícios de Física da PUC-GO-2015
01- Pelo enunciado, cada 1 m2 de área recebe uma potência de 600 W.
Área
do painel
S
= 1,20x1,00 =
1,2 m2.
Potência
incidente na área S = 1,2 m2
regra
de três
600 W – 1 m2
P (W) – 1,2 m2
P
=
600x1,2 =
720 W.
Apenas
40%
dessa potência é transferida para a água
P’
= 0,4x720 =
288 W.
Com essa potência recebida pela água em t = 20minx60 = 1200 s a energia W será:
P
= W/t
288 = W/1200
W
= 288x1200 =
345600 J.
R - A
02-
I.
Falsa
raios
são uma descarga
elétrica
que ocorre entre as nuvens
e o solo (ou entre uma nuvem e outra),
em decorrência de sua polarização, que ocorre após, ou antes, uma
tempestade.
II.
Correta
trata-se do poder das pontas.
III. Correta
IV.
Falsa
o som dos estrondos é ouvido depois da descarga elétrica, pois a
velocidade
de propagação do som é menor que a da luz.
R- C
03- R- A
04-
I.
Falsa
FR
= ma
F
– T = ma
60 – T = 2.8
- T = 16 – 60
T
= 44 N.
Pelo enunciado a força de tração máxima suportada linha é de 50 N, portanto a linha não será rompida.
III.
Correta
20 – T = 10.(-3)
- T = -30 – 20
T = 50 N.
IV.
Falsa
F – T = ma
- T = ma – F
T = F – ma – sendo F e m constantes, quanto maior for a, menor
será T.
R- C
05-
Cálculo
do ângulo
de incidência i na figura 1
aplicando Pitágoras
no triângulo retângulo
h2
= 202
+ (16,04)2
= 400 + 257,2816
h = √(657,2816)
h
= 25,627 cm.
sen
i = 20/25,627
sen
i = 0,78.
Cálculo
do ângulo
de refração r na figura 2
aplicando Pitágoras
no triângulo retângulo
h2
=
102
+ (16,04)2
= 100 + 257,2816
h = √(357,2816)
h
= 18,9 cm.
sen
r = 10/18,9
sen
r = 0,53.
Aplicando
a lei de Snell-Descartes
na interface ar-glicerina líquida
nar.seni
= nglic.senr
1.0,78 =
nglic.0,53
nglic
= 0,78/0,53 =
1,47.
R - B
06-
I.Correta
é característica
de colisão perfeitamente elástica,
quando os corpos são
idênticos, de mesma massa, eles trocam suas velocidades, como
conseqüência de tanto o momento (quantidade de movimento) quanto a
energia cinética do sistema se conservarem.
III.
Correta
Veja I.
R- C