ESCS-DF
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal, e com Campus nas cidades de Brasília e Samambaia, onde oferecem, em cada um, os cursos de Medicina e Enfermagem.
A ESCS é uma instituição de ensino ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, fundada em 2001, tendo então como mantenedora a FEPECS – Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.
No ENADE 2007, a ESCS foi uma das 8 Instituições de Medicina do Brasil que obteve nota máxima no ENADE. Foi a mais bem colocada escola de medicina do Distrito Federal.
Ingresso anual mediante a vestibular, realizado pelo CESPEUnB. São Oferecidas 80 vagas para Medicina e 80 vagas para Enfermagem.
Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: - aprendizagem centrada no estudante, - ensino baseado em problemas; e - orientada à comunidade Permitindo que o estudante saia do papel de receptor passivo de informações para o de agente, principal responsável por seu aprendizado, nos moldes da didática construtivista. Essa metodologia é conhecida como metodologia ativa, onde existe duas abordagens problematizadoras : A pedagogia da problematização e a aprendizagem baseada em problema (ABP).
O método é utilizado, além de Brasília e Samambaia (DF), em São Carlos (UFSCar-SP), em Londrina (UEL-PR), Marília (FAMEMA-SP), MacMaster (Canadá), Harvard (EUA), Illinois (EUA), Ohio (EUA) e em Maastrich (Holanda), dentre mais de 300 cidades do mundo,
01-(ESCS-DF-015)
Para que os navios cargueiros naveguem em segurança quando estão com pouca ou sem carga, e para que mantenham suas hélices propulsoras submersas, é utilizado um peso liquido em tanques localizados nos porões — a água de lastro.
Ela garante a estabilidade do navio, evitando danos e impedindo, inclusive, que a embarcação se parta ao meio e venha a naufragar em casos de tempestades.
A água de lastro é coletada em portos e estuários de forma inversamente proporcional a quantidade de carga, ou seja, quanto menos carga, mais água de lastro. Assim, ao ser descarregado, o navio enche seus porões com a água do litoral onde se encontra e, ao serem estocadas novas mercadorias, essa água e despejada.
Considerando o texto acima e os vários aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
A. Ao se lançar a água de lastro no mar, a densidade media do navio e aumentada.
B. A água de lastro e um recurso utilizado para abaixar o centro de gravidade do navio com relação ao nível do mar.
C. Para que um navio se mantenha em equilíbrio, o empuxo deve ser maior que o seu peso.
D. O navio não afunda porque a densidade da água de lastro compensa o peso das cargas descarregadas nos portos.
02-(ESCS-DF-015)
O som de uma nota tocada em um instrumento melódico pode ser escrito, do ponto de vista matemático, por uma soma finita de ondas, chamadas de parciais do som. Por exemplo, a freqüência
da nota musical lá emitida pela percussão da quinta corda de um violão afinado é igual a 440 Hz.
Dito de forma mais técnica, o som que se ouve corresponde, aproximadamente, a função
apresentada a seguir, que e a soma do som fundamental (quando a variavel k assume o valor 1) com seus harmônicos (k com valores maiores que 1).
Nessa função, o valor de n depende do instrumento, assim como os valores das amplitudes ak e das fases Φk. Estudos mostram que, para a descrição do som da mesma nota, aquela emitida por um
violino tem n bem grande, se comparada a do violão.
Por outro lado, diz-se que humanos não podem distinguir sons cujas frequências estejam fora do intervalo entre 20 Hz e 20 kHz.
Ciência Hoje. Vol. 47, n.º 282, p. 41, junho/2011 (com adaptações).
A partir das informações acima, assinale a opção correta.
A. A intensidade de um som e tanto maior quanto maior for a sua frequência.
B. Ao tocar em uma sala que não e adequada a esse tipo de atividade, um pianista deve tocar mais alto para que os efeitos da reverberação diminuam.
C. A nota dó tocada por um pianista e a nota dó tocada por um violonista tem a mesma frequência, mas timbres diferentes.
D. Se a nota sol for emitida por uma flauta em uma sala de concerto, então uma pessoa que se afastar correndo da sala escutará como sol a nota emitida, mas em escala diferente.
03-(ESCS-DF-015)
O corpo humano é um condutor de eletricidade. Pode-se considerar o organismo humano como sendo composto por um grande compartimento delimitado pela pele e cheio de liquido, conhecido na fisiologia como meio interno, em que se banham as células que compõem nossos tecidos.
O meio interno é uma solução aquosa de composição muito semelhante a água do mar, em que
predominam íons sódio e cloreto, mas com menor concentração (cerca de um terço). Portanto, o meio interno é sempre condutor de eletricidade. A pele humana, por outro lado, quando seca, apresenta uma resistência relativamente alta à passagem de corrente, mas quando úmida, torna-se muito mais condutora de eletricidade.
Ronald D. Ranvaud. Ciência Hoje. Vol. 37, n.o 218, p. 4 (com adaptações).
Com relação ao texto acima e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
A. Uma bateria de forca eletromotriz igual a 12 V e resistência interna igual a 0,20 Ω e capaz de fornecer corrente máxima de 60 A.
B. Se, com o passar do tempo, a intensidade luminosa de uma lâmpada ligada a uma pilha diminui, a resistência interna da pilha aumenta.
C. O gráfico a seguir ilustra de forma correta a relação entre a tensão (V) e a corrente (i) para uma
bateria com resistência interna nula.
D. Caso segure os terminais de uma pilha com os dois dedos secos, uma pessoa só não levará choque se a pilha estiver descarregada.
R L7
04-(ESCS-DF-015)
A figura abaixo mostra uma corrente i percorrendo um condutor, no plano xOy. O lado de cada
quadrado na malha quadriculada mostrada abaixo tem comprimento igual a L e sobre o condutor existe um campo magnético de intensidade B, perpendicular ao plano xOy, com sentido entrando no plano xOy (de cima para baixo).
Nessa situação, a força magnética resultante no condutor e igual a
A. 10 LBi, paralela ao eixo x, no sentido negativo.
B. LBi, paralela ao eixo y, no sentido negativo.
C. 4 LBi, paralela ao eixo y, no sentido positivo.
D. 8 LBi, paralela ao eixo x, no sentido positivo.
05-(ESCS-DF-015)
QUESTÃO
8
Para aquecer 2,0 litros de água armazenada em um recipiente termicamente isolado, será utilizado um resistor imerso na água, ligado diretamente a uma bateria de 36 V e resistência interna nula.
Considerando-se essas informações, que a capacidade térmica do recipiente é desprezível, que 1 cal = 4,2 J, que o calor especifico da água é 1 cal/(goC) e que a densidade da água e 1 g/cm3, é correto
afirmar que, para se elevar a temperatura da água de 40 oC para 45 oC, em 50 minutos, a resistência do resistor a ser utilizado deve ser
A. superior a 85 Ω.
B. inferior a 65 Ω.
C. superior a 65 Ω e inferior a 75 Ω.
D. superior a 75 Ω e inferior a 85 Ω.
RRL-
06-(ESCS-DF-015) RL RLU2/R= 4,2 J Sendo a densidade da água 1g/cm3 = 103kg/m3 =
QUESTÃO
10
O volume e a massa do planeta Marte sao menores que os da Terra. Lá, a pressão atmosférica é muito pequena, da ordem de 0,007 atm, e a temperatura pode variar de - 12 oC a 62 oC.
A tabela a seguir apresenta alguns parâmetros de Marte e da Terra, considerando-se que as orbitas desses planetas sejam circulares.
Tendo como referencia as informações acima, assinale a opção correta.
A. A gravidade em Marte e duas vezes maior que na Terra.
B. Caso exista água em Marte, ela ferverá a uma temperatura menor que na Terra.
C. Se, na Terra, um corpo tem massa de 70 kg, então, em Marte, ele terá massa menor.
D. O ano em Marte é menor que o ano na Terra.
07-(ESCS-DF-015)
RLRL RLU2
A
figura
abaixo
ilustra um sistema
de polias
sendo utilizado para levantar
uma carga de peso
igual a
P
newtons.
Considere que os fios
do
sistema tem pesos
desprezíveis e as polias são ideais.
Nessa situação, desprezando-se as forças de atrito nas polias, verifica-se que
A. o sistema de polias permite levantar a carga de peso P realizando um trabalho menor que aquele necessário, caso a carga fosse levantada sem o uso de polias.
B. o trabalho, em joules, realizado para se levantar a carga de peso P a altura de 2 m acima do ponto em que ela se encontra, será igual a 2P.
C. cada um dos fios que suporta as roldanas I, II e III suporta a mesma tensão.
D. a força aplicada no teto pela roldana III e igual a 3P/8 newtons.
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA MEDICINA ESCS-DF-2015
01- Leia as informações abaixo e lembre-se de que o princípio de funcionamento é o mesmo tanto para submarinos quanto para navios:
Os submarinos possuem tanques de ar (câmaras de flutuação) que são instaladas entre as estruturas interna e externa do casco, com paredes bem reforçadas para resistirem à pressão. O sobe e desce do submarino depende da quantidade de água nesses tanques, que podem aumentar ou diminuir devido ao ar comprimido.
Quando
está na superfície,
um submarino funciona exatamente como um navio.
Como seu
peso
é igual
ao da massa líquida deslocada (empuxo), ele flutua.
Para imergir,
é preciso torná-lo mais
pesado
e para isso deve-se completar
com a água do mar os tanques de ar (câmaras de flutuação).
Quando totalmente submerso, o empuxo sobre ele é sempre o mesmo
independente da profundidade e, para subir o
ar comprimido expulsa a água, ele fica mais leve e a água do mar,
devido ao empuxo empurra-o para cima e para descer deixa-se entrar
água, diminuindo a pressão do ar, ele fica mais pesado que o
empuxo, e desce.Lembre-se
de que, quando totalmente submerso o empuxo é o
mesmo, quem varia é o peso do submarino.
R- B
02- Timbre
O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma freqüência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde.
Assim, conseguimos distinguir se a mesma nota musical é emitida por um violão ou por um piano pelo timbre, pois ele difere nos dois instrumentos e nos fornece sensações sonoras diferentes, devido às diferentes composições de harmônicos gerados por cada instrumento.
R- C
03-
A.
Correta
A corrente máxima é a de curto
circuito
e fornecida por icc
= E/r =
12/0,2 =
60 A.
B.
Falsa
a resistência
interna
da pilha é constante,
independente
da corrente elétrica
que a está pecorrendo.
C.
Falsa
se a bateria
possui resistência
interna nula,
ela é ideal
e fornece
sempre a mesma ddp
(tensão) que é constante V.
D.
Falsa
mesmo com a pilha
carregada,
segurando os terminais da pilha com os dedos
secos,
cuja
pele tem resistência relativamente alta à passagem de corrente
elétrica, você não levará choque.
Mesmo com os dedos molhados, você não levará choque porque a diferença de potencial de uma pilha é muito baixa para que haja uma corrente que se possa perceber.
R- A
04-
Força
magnética sobre um fio condutor retilíneo de comprimento ℓ
percorrido por uma corrente i e imerso num campo magnético de
intensidade B.
A
direção e sentido de é
fornecida pela regra
da mão esquerda
(veja figura) onde o dedo
médio
Indica a direção e o sentido da corrente elétrica i, o indicador, do campo magnético B e o polegar, da força magnética Fm.
No caso do exercício, onde B e i são perpendiculares a intensidade da força magnética fica Fm = B.i.ℓ.
sen90o
= B.i.ℓ.1
Fm
= B.i.ℓ.
A figura abaixo mostra a direção e o sentido da força magnética sobre cada trecho do fio utilizando a regra da mão esquerda:
Veja na primeira figura que as duas forças de intensidades 4BIL se anulam e o mesmo acontece com as outras duas de intensidades BIL.
Na figura da direita as três forças que restaram fornecem uma força resultante, pedida no exercício, de intensidade FR = 2BiL + BiL + BiL = 4BiL, de direção vertical e sentido para cima (sentido positivo do eixo y).
R- C
05- Sendo a densidade da água 1g/cm3 = 103kg/m3 = 103kg/103dm3 = 1kg/L, então 1 volume de 1L tem massa de 1kg.
m
= 2kg = 2000 g
c = 1 cal/goC
∆θ
=
45 – 40 =
5oC
equação fundamental da calorimetria Q
=
m.c.∆θ
= 2000.1.5
Q
= 10000 cal.
1
cal = 4,2 J
Q = W = 10000x4,2
= 42000 J.
P
= W/∆t
P =
42000/50x60 = 42000/3000
= 14 W.
P
= U2/R
14
= 362/R
R =
1296/14
= 92,6 Ω.
R- A
06-
A.
Falsa
gT
=GMT/RT2
=
G.6.1024/(150.106)2
= 6.1024G/22500.1012
=
6.1024G/2,25.1016
gT
= 2,7 .108G.gM
= GMM/RM2
= G.6,5.1023/(230.106)2
= G.6,5.1023/52900.1012
= G.6,5.1023/5,29.1016
gM
= 1,23.107G.
Observe que gM < gT.
B.
Correta
quanto
menor
a pressão atmosférica no planeta, menor será a temperatura de
ebulição
da
água nele.
Como a pressão atmosférica em Marte (PM
= 0,00 atm) é menor que a da Terra (1 atm),
em
Marte a água ferverá a uma temperatura menor que na Terra..
C.
Falsa
a
massa
de
um corpo é uma grandeza
invariável
independente
do lugar ou do planeta
onde
ele esteja.
D.
Falsa
Na expressão
da terceira lei de Kepler, T2/R3
=
K = constante,
observamos que à
medida que R
aumenta,
T também aumenta,
o que significa que quanto
mais
afastado o planeta estiver do Sol
maior
será seu ano
(tempo que demora para dar um volta completa ao redor do Sol). Como
Marte está mais
afastado
do Sol (RM
= 230.106
km) que a Terra (RT
= 150.106
km), seu
ano será maior que o da Terra.
R- B
07-
A.
Falsa
o trabalho
para levantar a carga com
ou sem polias de uma mesma altura h é o mesmo
e vale W
= Ph = mgh (observe que P e h são os mesmos).
B.
Correta
W = Ph = 2P.
C.
Falsa
suportam tensões diferentes (veja figura abaixo):
D.
Falsa
veja figura acima.
R- B
12-12