O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 3,2 milhões de inscritos.

A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do ProUni, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como unica forma de ingresso.

A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.


01-(ENEM-MEC-2014)

É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequência desse fato na fotografia é que todos os objetos, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se oconhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luzsecundárias:amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.
Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?


02-(ENEM-MEC-2014)

As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas à luz solar por causa de reações

químicas reversíveis entre uma espécie incolor e outra colorida. Diversas reações podem ser utilizadas, e a escolha do melhor reagente para esse fim se baseia em três principais aspectos:(i) o quanto escurece a lente;

(ii) o tempo de escurecimento quando exposta à luz solar

(iii) o tempo de esmaecimento em ambiente sem forte luz solar.

A transmitância indica a razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio e a quantidade deluz que incide sobre ele.
Durante um teste de controle para o desenvolvimento de novas lentes fotocromáticas, foram analisadas cinco amostras, que utilizam reagentes químicos diferentes. No quadro, são apresentados os resultados.
Considerando os três aspectos, qual é a melhor amostra de lente fotocromáticapara se utilizar em óculos?


03-(ENEM-MEC-2014)

Uma proposta de dispositivo capaz de indicar a qualidade da gasolina vendida em postos e, consequentemente, evitar fraudes, poderia utilizar o conceito de refração luminosa. Nesse sentido, a gasolina não adulterada, na temperatura ambiente, apresenta razão entre os senosdos raios incidente e refratado igual a 1,4. Desse modo, fazendo incidir o feixe de luz proveniente do ar

com um ângulo fixo e maior que zero, qualquer modificação no ângulo dofeixe refratado indicará adulteração no combustível. 
Em uma fiscalização rotineira, o teste apresentou o valor de 1,9. Qual foi o comportamento do raio refratado?

a)Mudou de sentido.

b)Sofreu reflexão total.

c)Atingiu o valor do ângulo limite.

d)Direcionou-se para a superfície de separação.

e)Aproximou-se da normal à superfície de separação


04-(ENEM-MEC-2014)

elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminuem a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição. Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?

a)Fissão do material radioativo.
b)Condensação do vapor-d’água no final do processo.
c)Conversão de energia das turbinas pelos geradores.
d)Aquecimento da água líquida para gerar vapor-d’água.
e)Lançamento do vapor-d’água sobre as pás das turbinas.


05-(ENEM-MEC-2014)

Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região defrequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de

controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.

WENDLlNG. M. Sensores. Disponível em: www2.feg.unesp.br.Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).

A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:

a)da luz visível.b)do ultravioleta.c)do infravermelho.
d)das micro-ondas.e)das ondas longas de rádio.


06-(ENEM-MEC-2014)

Ofuncionamento dos geradores de usinas elétricas baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday no século XIX. Pode-se observar essefenômeno ao se movimentar um ímã e uma espira em sentidos opostos com módulo davelocidade igual a V, induzindo uma corrente elétrica de intensidade i, como ilustrado na figura.

 

A fim de se obter uma corrente com o mesmo sentido da apresentada na figura, utilizando os

mesmos materiais, outra possibilidade é mover a espira para a


a)a esquerda e o ímã para a direita com polaridade invertida.

b)direita e o ímã para a esquerda com a polaridade invertida.

c)esquerda e o ímã para a esquerda com a mesma polaridade.

d)direita e manter o ímã em repouso com polaridade invertida.

e)esquerda e manter o ímã em repouso com a mesma polaridade.


07-(ENEM-MEC-2014)

Uma pessoa, lendo o manual de uma ducha que acabou de adquirir para a sua casa, observa ográfico, que relaciona a vazão na ducha com a pressão, medida em metros de coluna de água (mca).

Nessa casa residem quatro pessoas.Cada uma delas toma um banho por dia, com duração média de 8 minutos, permanecendo o registro aberto com vazão máxima durante esse tempo. A ducha é instalada em um ponto seis metros abaixo do nível da lâmina de água, que se mantém constante dentro do reservatório.
Ao final de 30 dias, esses banhos consumirão um volume de água, em litros, iguala


08-(ENEM-MEC-2014)

Quando adolescente, as nossas tardes, após as aulas, consistiam em tomar às mãos o violão e odicionário de acordes de Almir Chediak e desafiar nosso amigo Hamilton a descobrir, apenas ouvindo o acorde, quais notas eram escolhidas. Sempre perdíamos a aposta, ele possui o ouvido absoluto. 
O ouvido absoluto é uma característica perceptual de poucos indivíduos capazes de identificarnotas isoladas sem outras referências, isto é, sem precisar relacioná-las com outras notas de uma melodia.
LENT, R. O cérebro do meu professor de acordeão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado).
No
contexto apresentado, a propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a


09-(ENEM-MEC-2014)

Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo.Nesse dispositivo, a pontualidade

baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas.
YODER, J. G. Unrolling Time: Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University P ress, 2004 (adaptado). 
Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidadeconstante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a)

a) comprimento da haste seja mantido constante.

b) a massa do corpo suspenso pela haste seja pequena.

c) da haste possua alta condutividade térmica.

d) amplitude da oscilação seja constante a qualquer temperatura.

e) energia potencial gravitacional do corpo suspenso se mantenha constante.


10-(ENEM-MEC-2014)

Ao sintonizarmos a estação de radio ou de um canal de TV em um aparelho, estamos alterando algumas características elétricas de seu circuito receptor.

Das inúmeras ondas eletromagnéticas que chegam simultaneamente ao receptor, somente

aquelas que oscilam com determinada freqüência resultarão em máxima absorção de energia.

O fenômeno descrito é a

a) difração b) refração c) polarização d) interferência e) ressonância



11-(ENEM-MEC-2014)

Um sistema de iluminação foi construído com um circuito de três lâmpadas iguais conectadas a um gerador (G) de tensão constante. Esse gerador possui uma chave que pode ser ligada nas posições A ou B.

Considerando o funcionamento do circuito dado, a lâmpada 1 brilhará mais quando a chave estiver na posição

a) B, pois a corrente será maior nesse caso.

b) B, pois a potência total será maior nesse caso.

c) A, pois a resistência equivalente será menor nesse caso.

d) B, pois o gerador fornecerá uma tensão maior nesse caso.

e) A, pois a potência dissipada pelo gerador será menor nesse caso.

Como as lâmpadas são iguais elas possuem a mesma resistência elétrica, ou seja, R1 = R2 = R3 = R.

Então, vamos denominar de R ao valor da resistência de cada uma.


12-(ENEM-MEC-2014)

Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores h, como mostrado no gráfico.

Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V. A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar:

a) maior pressão de vapor. b) menor massa molecular. c) maior compressibilidade.
d) menor energia de ativação. e) menor capacidade calorífica.


13-(ENEM-MEC-2014)

O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas.

O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em :


 

14-(ENEM-MEC-2014)

Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.

Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é

A) nulo.

B) paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido.

C) paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto.

D) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra.

E) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra.


15-(ENEM-MEC-2014)

Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada.

Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera:
a)
manterá sua velocidade constante, pois o impulso resultante sobre ela será nulo.
b) manterá sua velocidade constante, pois o impulso da descida continuará a empurrá-la.
c) diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois não haverá mais impulso para empurrá-la.
d) diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois o impulso resultante será contrário ao seu movimento.
e) aumentará gradativamente a sua velocidade, pois não haverá nenhum impulso contrário ao seu movimento.


RESOLUÇÕES

01- Todo filtro ressalta a própria cor e diminui a cor oposta..A resposta está contida no enunciado, se tem excesso de verde, para equilibrar, ou seja, procurar manter as cores origiais, tem que

reduzir a passagem de verde, ou seja, permitir mais os vermelhos e azuis (ou magenta), o único que não tem a cor verde, para não realçá-la.
R- D

02- A melhor lente seria aquela que responde mais rapidamente ao ambiente esterno, se adaptandoa ele, ou seja, deve possuir:

(ii)menor tempo de escurecimento quando exposta à luz solar(escurecer bem rápido).

(iii)menor tempode esmaecimento em ambiente sem forte luz solar(clarear bem rápido).

Alem disso (i)pede que haja um maior escurecimento da lente (maior tempo de escurecimento), o que significa que a quantidade de luz que atravessa a lente deve ser menor que a quantidadede luz que incide, implicando numa menor transmitância, o que ocorre com as amostras 3 e 4.

Como a melhor lente a ser escolhida deve reagir mais rapidamente ao ambiente externo (tanto para o tempo de escurecimento como para o tempo de esmaecimento), você deve escolher a amostra 3, porque nela, a soma dos tempos de esmaecimento e de escurecimento é menor que na amostra 4.

R- C

03- Lei de Snell-Descartes

A relação entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração é uma grandeza constante denominada índice de refração do segundo meio em relação ao primeiro, ou seja,  seni/senr=n2/n1  

As expressões acima nos mostram que quando a luz passar de um meio menos refringente (menor indice de refração) para um meio mais refringente (maior índice de refração), o ângulo derefração será menor que o ângulo de incidência(ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele. (figuras abaixo)

Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal.

No caso do exercício:

r’ < r(o raio refratado se aproxima mais da normal)

R- E

04- Nas usinas termonucleares é utilizada a fissão nuclearque acontece quando um átomo (geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons, processo que libera uma imensa quantidade de energia sob forma de calor que irá aquecer a água que fica dentro do reator transformando-a em vapor que pode chegar até a 320oC.

Esse vapor tem por função movimentar as pás das turbinas e girá-las,ocorrendo então a transformação de energia térmica em energia mecânica de rotação. O eixo da turbinacomunica-se com um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Acontece que esse vapor deve ser resfriado para se condensare se transformar novamente emágua líquida e, para isso, é utilizada a água de lagos, rios e mares, às margens dos quais a usina é construída, que recebem calor do vapor para resfriá-lo e se aquecem, retornando ao ambiente com temperatura bem mais elevada.

Com esse aquecimento a temperatura desses lagos, rios e mares tornam essas águasimpróprias,diminuindoa solubilidade do oxigênio e pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás.

Portanto, esse tipo de poluição está associado à condensação do vapor-d’água no final do processo.

R. B

05- O corpo humano, que apresenta uma temperatura média de 37oC (310K),próximo àsencontradas no ambiente, emite radiações, cujo comprimento de onda encontra-se em torno do

valor de 10-5 metros, freqüência da ordem de1013 Hz e que estão na faixa dos infravermelhos.

R- C

06- Como foi obtido o sentido da corrente elétrica da figura:

O pólo norte do imã se afasta da espira ou do solenóide

A corrente induzidana espira ou no solenóide deve ter um sentido que vai originar na espira um pólo que deve atrair pólo norte que se afasta para impedir o afastamento.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um pólo sul.

Sabendo que a face esquerda da espira ou solenóide é um pólo sul(onde chegam as linhas deindução) e a face direita é um pólo norte(de onde saem as linhas de indução), aplica-se a regra da mão direita(polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Assim, para que a face esquerda da espira seja um pólo sul e a direita um pólo norte, a corrente elétrica induzida deve ter o sentido das figuras acima. 


Outra maneira de você obter o mesmo sentido para a corrente elétrica:

O pólo suldo imã seaproxima da espira ou do solenóide

A corrente induzida deve ter um sentido que vai originar na espira um pólo que deve repelir pólosul que se aproxima, na tentativa de impedir a aproximação.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um pólo sul.

Sabendo que a face esquerda da espira é um pólo sul(onde chegam as linhas de indução) e que a face direita é um pólo norte(de onde saem as linhas de indução), aplica-se a regra da mãodireita(polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Assim, para que a face esquerda da espira seja um pólo sul e a direita um pólo norte, a correnteelétrica induzidadeve ter o sentido das figuras acima que é o mesmo que da figura do enunciado.

R- A

07-

08- Altura do som está relacionada com sua freqüência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta

freqüência.  Cada nota musical (tom) possui frequência característica, única para essa nota. 

R- A

09- Pêndulo Simples: consta de uma massa m, presa na extremidade inferior de um fio ideal, fixada verticalmente na sua extremidade superior (figura)        

Se o pêndulo simples oscilar, com oscilações de pequena abertura (no máximo 15o), ele descreve um movimento circular de raio R=L, sendo L o comprimento do fio.

Seu período (T), que é o tempo que ele demora para efetuar um “vai e vem” completo é fornecido pela expressão:

onde g é a aceleração da gravidade local.

Observe que:

* a massa pendular m não influi no período T do movimento influindo apenas o comprimento L do pêndulo, e a aceleração da gravidade local. Assim, dois pêndulos de mesmo comprimento L, mas de massas diferentes M e m, apresentam o mesmo período T.

 * O período de um pêndulo simples independe da amplitude, ou seja, da altura em que m é abandonada, assim, os pêndulos da figura abaixo, tanto na situação 1 como na 2, demoram o mesmo tempo para ir de A até B, de B até C, de C até B e de B até A.

R- A

10- A estação emissora de ondas eletromagnéticas de rádio, TV, etc, geram essas ondas, de determinada freqüência por meio osciladores eletrônicos e as emitem até o aparelho receptor, cujos elétrons entram em ressonância com a onda eletromagnética emitida pela estação emissora, oscilando com a mesma freqüência por ela emitida, produzindo o sinal elétrico

R- E

11- Com a chave ligada em A

Observe na figura abaixo que não circulará corrente elétrica pela lâmpada 2 (figura).

Cálculo da resistência do resistor equivalente nas sequências abaixo:

Observe na figura abaixo que a corrente total i1 = 2U/R que sai do gerador, é dividida em cada um dos

ramos em partes iguais, pois as lâmpadas 1 e 3 possuem a mesma resistência R.

Então, as lâmpadas 1 e 3 terão a mesma corrente valendo i1’ = i3’ = i1/2 = 2u/2R = U/R.

Com a chave ligada em B

Nesse caso, todas as 3 lâmpadas serão percorridas por corrente elétrica:

A sequência abaixo mostra o cálculo da resistência equivalente:

Observe que, pela lâmpada 2 circulará a corrente total i2 = 2U/3R.

A potência P da lâmpada está relacionada com o brilho, maior potência, maior brilho, pois.

como a resistência R é a mesma para cada lâmpada e P = R.i2, a potência P também é diretamente proporcional a i.

Maior corrente, maior brilho.

Analise os dois casos nos esquemas das figuras abaixo e verifique que a corrente na lâmpada 1 é maior (maior brilho) com a chave ligada em A onde a resistência equivalente é R/2 menor que a de B, que é 3R/2.

R- C

12- O fato de o enunciado afirmar que, sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto, significa que a transformação é isobárica (pressão constante).

Primeira lei da equação geral dos gases perfeitos: Para uma quantidade de gás constante a uma dada pressão ( transformação isobárica ), o volume e a temperatura absoluta de uma amostra gasosa são grandezas diretamente proporcionais, ou seja, ∆V é proporcional a ∆T.

Representação gráfica:

Observe na lei ou na representação gráfica que um aumento ou diminuição na temperatura implica num proporcional aumento ou diminuição do volume.

A capacidade calorífica C de determinada amostra gasosa é fornecida pela expressão C = Q/∆T, onde Q é o calor absorvido pelo gás e ∆T sua consequente variação de temperatura.

13- Sendo a colisão elástica a energia total (cinética do sistema constituído pelas 5 esferas) é a mesma antes e depois do choque e o coeficiente de restituição vale e=1. Como em todo em tipo de choque, a quantidade de movimento do sistema também se conserva.

Se você chamar de m a massa de cada esfera e de V sua respectiva velocidade, o módulo da quantidade de movimento do sistema antes do choque (com as 3 esferas se movendo para a direita) é Qsa = mV + mV = mV = 3mV.

Assim, o módulo da quantidade de movimento do sistema depois do choque deve ser também Qsd =

3mV é a única alternativa que satisfaz é a C.

R- C.

14- Observe que no terceiro quadrinho o coelhinho está em órbita circular ao redor da Terra, como

um satélite e, se sua velocidade é constante em módulo, não existe aceleração tangencial, que é nula

R- A

15- Se você reduzir o plano de inclinação a zero, a esfera estará se movendo num plano horizontal e, como não existe atrito, a força resultante sobre ela na direção do movimento será nula (FR = 0).

O impulso resultante sobre ela vale I = FR.∆t = 0.∆t = 0.

R- A
















































































Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.







Parte superior do formulário


Parte superior do formulário