Tipos de Forças
apoio
B também para a direita,
aplicando
ao apoio uma força
.
Pelo princípio
da ação e reação
o
apoio
B reagirá sobre o bloco A com uma força
para
a esquerda.
e
constituem
par
ação e reação
(mesma
intensidade, mesma direção e sentidos contrários)
e não
se anulam, pois são aplicados em corpos diferentes
e ambas
são denominados de força
de
atrito.
Portanto,
sobre
o bloco A,
na direção
do movimento,
atuam a força
externa
e
a força de
atrito.
É graças
à força de atrito que andamos.
O
pé,
em contato com o solo
empurra-o para trás
(-
)
e
solo
reage sobre o pé
e
consequentemente sobre nós ()
empurrando-nos
para a frente.
Se o solo estiver muito liso ou com óleo ou estivermos sobre uma pista de gelo, o atrito fica desprezível, não surgem forças, escorregamos e caímos.
A força
de atrito
também pode servir como força
motora
no deslocamento de um veículo.
Observe a figura.
Se você quiser acelerar o carro para a esquerda, o motor do mesmo deve fazer o eixo e consequentemente a roda girar no sentido anti-horário.
O
pneu
empurra o solo para
trás
(-)
e o solo
reage sobre o pneu
e consequentemente sobre o carro
,
movendo-o para a esquerda.
A
força
normal é
a força
trocada entre duas superfícies sólidas que estão em contato
comprimindo-se
e que é
sempre perpendicular à reta à reta que tangencia as superfícies no
ponto de contato.
Obedecem ao princípio da ação e reação e não se anulam, pois são aplicadas em corpos diferentes.
Exemplos
A
força
de tração ou tensão
é uma força
que é transmitida sempre por fios,
cordas ou cabos
ideais
(inextensíveis e de massas desprezíveis) distendendo-os
(tracionando-os, esticando-os).
Exemplos
Observações
polias
ou roldanas são
dispositivos
que tem por função mudar
a direção e o sentido da força
aplicada
através de um fio, mas mantendo
sua intensidade.
Veja na figura
acima
que a força
aplicada
pelo motor no
fio
tem direção
horizontal e sentido para a direita
e no
bloco
tem direção
vertical e
sentido
para cima.
Numa polia ideal desprezam-se os atritos de modo que a força no fio tenha sempre a mesma intensidade.
Se for pedido a intensidade da força que o fio troca com a polia (figura abaixo) você deve proceder da seguinte maneira:
O
fio
comprime a polia
nos dois
pontos indicados na figura
com forças de
mesma intensidade .
Como a polia é sólida essas duas forças comportam-se como se estivessem aplicadas num mesmo ponto (centro da mesma).
Forças que agem sobre corpos em repouso, apoiados sobre superfícies horizontais
corpo
de peso P
em repouso, submetido à ação de uma força
externa F,
paralela ao plano horizontal.
Colocando todas as forças que agem sobre o corpo:
Forças que agem sobre corpos suspensos por um fio ideal e em repouso
Um bloco suspenso
e em repouso
Isolando o bloco:
O que você deve saber, informações e dicas
Identificando e colocando as forças:
Exercícios de vestibulares, com resolução comentada, sobre Tipos de Forças
01-(FUVEST-SP) Duas esferas rígidas A e B, iguais, estão em equilíbrio dentro de uma caixa, como na figura abaixo.
Suponha nulos os atritos. Considere unicamente as forças de contato nos pontos 1, 2 e 3. Assinale a alternativa em que estão corretamente representadas as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera A.
02-(FATEC-SP) Dois corpos A e B, vinculados por um fio leve e inextensível, conforme ilustra o esquema, permanecem parados. A polia C é ideal.
Qual é a intensidade da força de atrito?
03- (CESGRANRIO-RJ) Esta questão apresenta duas afirmações, podendo a segunda ser uma razão para a primeira. Marque:
a) se as duas afirmações forem verdadeiras e a segunda for uma justificativa da primeira.
b) se as duas afirmações forem verdadeiras e a segunda não for uma justificativa da primeira.
c) se a primeira afirmação for verdadeira e a segunda for falsa.
d) se a primeira afirmação for falsa e a segunda afirmação for verdadeira.
e) se a primeira e a segunda afirmação forem falsas.
Querendo romper uma corda, dois garotos tentam primeiro puxá-la, cada um em uma extremidade (figura 1). Não conseguindo, eles prendem a corda a um gancho fixo numa parede e os dois, juntos, puxam na outra extremidade (figura 2).
Primeira afirmação – a probabilidade de a corda se romper é a mesma nas duas experiências.
Segunda afirmação – Em ambos os casos a maior tensão a que eles conseguem submeter a corda é a mesma.
04-(UFABC-SP) Quem diria que uma brincadeira de criança já valeu medalha de ouro. Esse esporte esteve presente em todas as Olimpíadas disputadas entre 1900 e 1920, quando ainda era considerado uma modalidade de atletismo. Em 1908, em Londres, o resultado foi um pódio caseiro e fardado. A polícia de Londres ficou em primeiro, seguida por policiais de Liverpool e da polícia metropolitana, respectivamente. (Revista Galileu, Ed. No204, julho(2008)
Considere duas equipes A e B, formadas por três garotas cada uma, numa disputa de cabo-de-guerra sobre uma superfície plana e horizontal, como mostra a figura.
A alternativa que mostra corretamente a força de tração aplicada pela corda nas mãos e a força de atrito aplicada pelo solo nos pés, respectivamente, de uma integrante da equipe B, durante a disputa, é
05-(UNIFESP-SP) A figura representa um caixote transportado por uma esteira horizontal. Ambos têm velocidade de módulo V, constante, suficientemente pequeno para que a resistência do ar sobre o caixote possa ser considerada desprezível.
Pode-se afirmar que, sobre o caixote, na situação da figura.
a) atuam quatro forças: seu peso, a reação normal da esteira, a força de atrito entre a esteira e o caixote e a força motora que a esteira exerce sobre o caixote.
b) atuam três forças: seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido oposto ao do movimento.
c) atuam três forças: seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido do movimento.
d) atuam duas forças: seu peso e a reação normal da esteira.
e) não atua força nenhuma, pois ele tem movimento retilíneo uniforme.
06-(FUVEST-SP) Um homem tenta levantar uma caixa de 5kg, que está sobre uma mesa, aplicando uma força vertical de 10N. Nessa situação, o valor da força que a mesa aplica na caixa é: (g=10m/s2)
07-(FMPA-MG) Na montagem abaixo, sendo de 30kg a massa do corpo suspenso e de 70kg a massa do homem, podemos afirmar,
supondo o sistema em equilíbrio: (considere g=10m/s2).
I – A tensão na corda é de cerca de 30N.
II – A compressão que o homem faz no chão é de cerca de 1000N.
III – A reação normal do chão sobre o homem é de cerca de 400N.
a) só a frase I é certa
b) só a frase II é certa
c) só a frase III é certa
d) todas as frases estão certas
e) todas as frases estão erradas
08-(FUVEST-SP) Um dinamômetro acusa 12N ao sustentar uma corrente formada por 60 elos idênticos e independentes. Apoiando-se completamente 15 elos sobre uma superfície horizontal: (g=10m/s2)
a) qual será o valor da massa da parte suspensa da corrente?
b) qual será o valor da força exercida pela superfície sobre os 15 elos?
09-(FUVEST-SP) Na figura, veremos dois corpos 1 e 2 de massas m1=1,0kg e m2=4,0kg, respectivamente, ligados por um fio que passa por uma roldana. O bloco 2 está apoiado no solo.
Supondo a inexistência de atrito pede-se o módulo: (g=10m/s2).
a) da força de tração no fio.
b) da força exercida pelo solo sobre o bloco 2.
10-(PUC-SP) Um fio, de massa desprezível, está preso verticalmente por uma de suas extremidades a um suporte. A tração máxima que o fio suporta, sem se romper, é de 5,80N. Penduram-se sucessivamente objetos de 50g cada, separados um do outro de uma distância de 10cm, até o fio se romper. (g=10m/s2).
a) Quantos objetos foram pendurados?
b) Onde o fio se rompeu?
11-(Ufrrj-RJ) Um banco e um bloco estão em repouso sobre uma mesa conforme sugere a figura:
Identifique todas as forças que atuam no banco, calculando seus valores.
12- UNIFESP-SP) Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balança, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma força de módulo F=5,0 N, na direção e sentido indicados na figura.
Com essa prática, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de: considere g=10m/s2 e sen37o=0,6
13- (Ufpe) Um bloco A homogêneo, de massa igual a 3,0 kg, é colocado sobre um bloco B, também homogêneo, de massa igual a 6,0 kg, que por sua vez é colocado sobre o bloco C, o qual apoia-se sobre uma superfície horizontal, como mostrado na figura a seguir.
Sabendo-se que o sistema permanece em repouso, calcule o módulo da força que o bloco C exerce sobre o bloco B, em newtons.
14-(Ufpe) Um bloco A, de massa igual a 2,0 kg, é colocado sobre um bloco B, de massa igual 4,0 kg, como mostrado na figura.
Sabendo-se que o sistema permanece em repouso sobre uma mesa, calcule a força que a mesa exerce sobre o bloco B, em newtons.
15-(Ufrrj) Um menino, de massa igual a 40 kg, tenta, sem sucesso, empurrar uma caixa, de massa 80 kg, exercendo uma força horizontal de intensidade igual a 60 N.
a) Represente as demais forças que atuam na caixa e escreva quem exerce cada uma dessas forças.
b) Calcule o módulo dessas forças.
16-(Uff-RJ) Um malabarista assombra sua platéia ao manter várias bolas no ar simultaneamente.
Assinale o diagrama que melhor representa a aceleração e a força resultante sobre uma das bolas, em sua trajetória de subida, depois de lançada.
17-(Ufrrj) As figuras a seguir mostram três instantes do movimento de uma bola que foi atirada para cima por um malabarista:
I - quando a bola estava subindo;
II - quando a bola estava no ponto mais alto de sua trajetória;
III - quando a bola estava descendo.
Desprezando a resistência do ar, marque a alternativa que melhor representa as forças que atuam na bola nesses três instantes.
As figuras a seguir mostram três instantes do movimento de uma bola que foi atirada para cima por um malabarista:
18-
UFV-MG) Cada
uma das figuras a seguir ilustra a trajetória (linha pontilhada) de
um projétil (círculo preto), lançado da superfície da Terra.
Desprezando a resistência do ar, em qual das figuras estão
mostrados CORRETAMENTE o vetor velocidade ()
do projétil e o vetor força (
)
que age sobre o projétil?
19-(UERJ-RJ) Uma caixa está sendo puxada por um trabalhador, conforme mostra a Figura 1.
Para diminuir a força de atrito entre a caixa e o chão, aplica-se, no ponto X, uma força f.
O segmento orientado que pode representar esta força está indicado na alternativa:
20-(Ufrrj) Um homem está puxando uma caixa sobre uma superfície, com velocidade constante, conforme indicado na figura.
Escolha, dentre as opções a seguir, os vetores que poderiam representar as resultantes das forças que a superfície exerce na caixa e no homem.
21-(UNIFESP-SP) Na figura está representado um lustre pendurado no teto de uma sala
Nessa situação, considere as seguintes forças:
I – O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre
II – A tração que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio
III – A tração exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto
VI – A força que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto
Dessas forças, quais configuram um par ação-reação, de acordo com a Terceira Lei de Newton?
22-
(ufpe) Um
bloco de 1,2 kg é empurrado sobre uma superfície horizontal,
através da aplicação de uma força ,
de módulo 10 N conforme indicado na figura.
Calcule o módulo da força normal exercida pela superfície sobre o bloco, em newtons.
23-(Ufpb) Um bloco encontra-se sobre uma mesa horizontal sob a ação de uma força F. Compare as situações esboçadas a seguir, em que o módulo de F é sempre o mesmo, mas sua direção varia.
Com relação ao módulo da força normal (N) exercida pela mesa sobre o bloco, é correto afirmar que
24-(Ufpe) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, é deslocada para a direita sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma força, de módulo F(cabo) = 10 N, é aplicada ao longo do cabo da vassoura. Calcule a força normal que o piso exerce sobre a vassoura, em newtons.
Considere desprezível a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura e considere g=10m/s2.
25-(UFSCAR-SP) O joão-teimoso é um boneco que, deslocado de sua posição de equilíbrio, sempre volta a ficar em pé. Suponha que uma criança segure um joão-teimoso na posição da figura e logo em seguida o solte, sobre uma superfície horizontal. Assinale a alternativa que melhor representa o esquema das forças que, com exceção das forças de atrito, atuam sobre o joão-teimoso deitado, imediatamente após ser solto pela criança.
26-(FUVEST-SP) Um jogador de basquete arremessa uma bola B em direção à cesta. A figura 1, a seguir, representa a trajetória da bola e sua velocidade num certo instante. Desprezando os efeitos do ar, as forças que agem sobre a bola, nesse instante, podem ser representadas por:
27-(FUVEST-SP) Adote: aceleração da gravidade = 10 m/s2. Um tubo de vidro de massa m = 30 g está sobre uma balança. Na parte inferior do vidro está um ímã cilíndrico de massa M1 = 90 g. Dois outros pequenos ímãs de massas M2 = M3 = 30 g são colocados no tubo e ficam suspensos devido às forças magnéticas e aos seus pesos.
a) Qual a direção e o módulo (em newton) da resultante das forças magnéticas que agem sobre o ímã 2?
b) Qual a indicação da balança (em gramas)?
28-(UEL-PR) Uma jovem apóia-se em um bastão sobre uma sombrinha, conforme a figura abaixo.
A balança assinala 70kg. Se a jovem pressiona a sombrinha, progressivamente, contra a balança, a nova leitura:
a. Indicará um valor maior que 70kg.
b. Indicará um valor menor que 70kg.
c. Indicará os mesmos 70kg.
d. Dependerá da força exercida sobre a sombrinha.
e. Dependerá do ponto em que a sombrinha é apoiada na balança.
29-(UNESP-SP) Dinamômetros são instrumentos destinados a medir forças. O tipo mais usual é constituído por uma mola cuja deformação varia linearmente com a intensidade da força que a produz (lei de Hooke). Dois dinamômetros estão montados sobre uma mesa horizontal perfeitamente lisa, conforme mostra a figura a seguir.
Quando um corpo de massa m é suspenso por um fio de massa desprezível, preso à extremidade do dinamômetro no 1, a força que este indica é 5 N.
a) Que força indicará o dinamômetro no 2?
b) Qual a massa do corpo suspenso?
(Considere g = 10 m/s2 e despreze qualquer atrito).
30-(ITA-SP) Um livro de peso igual a 4 N está apoiado, em repouso, na palma de sua mão. Complete as sentenças abaixo.
I. Uma força para baixo de 4 N é exercida sobre o livro pela _____________.
II. Uma força para cima de _______________ é exercida sobre o(a) _______________ pela mão.
III. A força para cima (item II) é reação à força para baixo (item I)? ___________
a) Mão, 14 N, Terra, Sim.
b) Terra, 4 N, Livro, Sim.
c) Terra, 4 N, Terra, Não.
d) Terra, 8 N, Terra, Sim.
e) Terra, 4 N, Livro, Não
31-(FUVEST-SP) A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves, capazes de girar sem atrito, e um fio inextensível que possui dois suportes em suas extremidades. O suporte A possui um certo número de formigas idênticas, com 20 miligramas cada. O sistema está em equilíbrio. Todas as formigas migram então para o suporte B e o sistema movimenta-se de tal forma que o suporte B se apóia numa mesa, que exerce uma força de 40 milinewtons sobre ele, conforme ilustra a figura II.
Determine: (considere g=10m/s2).
a) o peso de cada formiga.
b) o número total de formigas.
32-(UFRJ-RJ) Uma pessoa idosa, de 68kg, pesa-se com sua bengala apoiada no chão, ao lado da balança, como mostra a figura.
Com a pessoa em repouso a leitura da balança é 650N. Considere g=10m/s2.
a) Supondo que a força exercida pela bengala sobre a pessoa seja vertical, calcule o seu módulo e determine o seu sentido.
b) Calcule o módulo da força que a balança exerce sobre a pessoa e determine a sua direção e o seu sentido.
33-(CFT-MG) Um patinador desce uma rampa com formato de um arco de circunferência, conforme a seguir ilustrado.
A força normal que atua sobre o patinador, quando ele passa pela posição P, é mais bem representada pelo vetor
34-(UFPE-PE) Um bloco desliza, com atrito, sobre um hemisfério e para baixo. Qual das opções a
seguir melhor representa todas as forças que atuam sobre o bloco?
35-(UFSC-SC) No livro "Viagem ao Céu", Monteiro Lobato afirma que quando jogamos uma laranja para cima, ela sobe enquanto
a força que produziu o movimento é maior que a força da gravidade. Quando a força da gravidade se torna maior, a laranja
cai. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) Realmente na subida, após ser lançada pela mão de alguém, haverá uma força maior do que o peso para cima, de modo a conduzir a laranja até uma altura máxima.
02) Quando a laranja atinge sua altura máxima, a velocidade é nula e todas as forças também se anulam.
04) Supondo nula a resistência do ar, após a laranja ser lançada para cima, somente a força peso atuará sobre ela.
08) Para que a laranja cesse sua subida e inicie sua descida, é necessário que a força da gravidade seja maior que a mencionada força para cima.
16) Supondo nula a resistência do ar, a aceleração da laranja independe de sua massa.
36-(CFT-MG) Um automóvel desloca-se com velocidade constante em uma estrada plana e horizontal, sob a ação de quatro forças: o peso P, a normal exercida pela estrada N, a propulsora do motor F e a de atrito R, conforme a figura a seguir:
A relação correta entre os módulos dessas forças é:
a) P = N e F = R
b) P = N e F > R
c) P > N e F > R
d) P > N e F = R
37-(PUCRS-RS)
Um livro encontra-se apoiado sobre uma mesa plana e horizontal. Considerando apenas a força de
reação normal e a força peso que atuam sobre o livro, são feitas as seguintes afirmativas:
I. As intensidades da força normal e da força peso são iguais e uma é a reação da outra.
II. As intensidades da força normal e da força peso são iguais e têm origem em interações de tipos diferentes.
III. A força normal sobre o livro, devida à interação do livro com a mesa, é de origem gravitacional.
IV. A força normal sobre o livro é de origem eletromagnética.
Estão corretas apenas as afirmativas
38-(FUVEST-SP)
Um móbile pendurado no teto tem três elefantezinhos presos um ao outro por fios, como mostra a figura. As massas dos elefantes de cima, do meio e de baixo são, respectivamente, 20 g, 30 g e 70 g.
Os valores de tensão, em newtons, nos fios superior, médio e inferior são, respectivamente, iguais a
a) 1,2; 1,0; 0,7.
b) 1,2; 0,5; 0,2.
c) 0,7; 0,3; 0,2.
d) 0,2; 0,5; 1,2.
e) 0,2; 0,3; 0,7.
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre Tipos de Forças
01- A
02- Colocando todas as forças que agem em cada bloco.
Como o bloco B está em equilíbrio --- PB=T=20N --- o fio ideal transmite a tração de 20N até o bloco A, puxando-o para a direita. Como o bloco A também está em equilíbrio, na vertical temos, N=PA=100N e na horizontal, Fat=T=20N.
03- Se os garotos aplicarem forças de mesma intensidade, na figura 1 a tração na corda será T e na figura 2, 2T. R- E
04- A força de tração está sobre a corda e no sentido de puxar a garota para a esquerda. A força de atrito é paralela ao apoio horizontal e para a direita, pois é sempre contrário ao movimento ou à sua tendência. R- E
05- Como o caixote está em MRU ele se comporta como se estivesse em repouso e assim, atuam sobre ele apenas seu peso e a reação normal da esteira. R- D
06-
Forças que agem sobre a caixa --- peso de intensidade
P=m.g --- P=5.10 --- P=50N ---
tração T=10N e a normal (força
com que a mesa reage sobre ele).
Como a caixa está em equilíbrio, a força resultante sobre ela é nula --- P=N+T ---50=N+10 --- N=40N
07- Colocando as forças que agem sobre o sistema:
-
peso do bloco --- PB=30.10
--- PB=300N
----
-
força de tração no fio ----
-
peso do homem --- PH=70.10
PH=700N
---- -
reação normal do chão sobre o homem.
Como o bloco está em equilíbrio --- PB=T --- T=300N ---- o homem também está em equilíbrio --- PH=T + N ---
700=300 + N --- N=400N
I – está errada T=300N II – está errada N= 400N III – está correta N=400N R- C
08- a) parte suspensa – 45 elos --- massa de cada elo --- P=m.g --- 12=m.10 --- m=1,2kg --- cálculo da massa dos 45 elos por regra de três --- m=(45.1,2)/60 --- m=0,9kg
b) cálculo do peso dos 15 elos por regra de três --- P=(15.12)/60 --- P=3N
09- Colocando as forças que agem sobre o sistema:
(a) Peso de 1 – P1=m1.g --- P1=1,0.10 --- P1=10N ---- P2=m2,g --- P2=4,0.10 --- P2=40N --- bloco 1 – equilíbrio – FR=0 ---
T=P1 --- T=10N.
(b) bloco 2 – equilíbrio – FR=0 --- P2=T+N --- 40=10+N --- N=30N.
10- a) peso de cada objeto --- P=m.g --- P=0,050.10 --- P=0,5N --- n=5,80/05 --- n=11,6 --- n=12 objetos
b) entre o suporte e o primeiro objeto, onde a força de tração é maior.
11-
12-
A força adicional aplicada é a parcela vertical de F (FY) que vale --- sen37o=FY/F --- 0,6=FY/5 --- FY=3N. Assim, uma massa de 1,5kg que pesa 15N, passará a pesar 18N e terá massa de 1,8kg. R- D
13- Sobre o bloco C agem os pesos de A e B, ou seja, atuam comprimindo-o para baixo como sendo uma única força de 30N + 60N=90N. É claro que o bloco C reage sobre o B com uma força de mesma intensidade, mas de sentido contrário. R- 90N
14- A força peso do sistema (20N+40N=60N) está localizada em seu centro de massa que está trocando com a mesa força de 60N, caso contrário, o sistema cairia. Seria como se você colocasse o sistema de peso 60N sobre uma balança, conforme a figura abaixo.
A balança marcaria o peso dos dois blocos, ou seja, 60N.
15-
a) Além da força ,
exercida pelo menino, atuam sobre a caixa o peso
,
exercido pelo centro da Terra, a força horizontal de atrito
,
e a força vertical
,
ambas exercidas pelo solo.
b) |P|= mg = 80.10 = 800 N; F=60N
Se a caixa não se move, o bloco está em equilíbrio estático e a força resultante sobre ele é nula.
na vertical --- N=P --- N=800N na horizontal --- F=Fat --- Fat=60N
16- Qualquer corpo no espaço, em movimento de subida ou descida vertical, obliquo, etc.,desprezando-se a resistência do ar, está sujeito sempre à força resultante que é o peso e à aceleração que é a da gravidade, tendo ambos direção vertical e sentido para baixo. R- B
17- Qualquer corpo no espaço, em movimento de subida ou descida vertical, obliquo, etc.,desprezando-se a resistência do ar, está sujeito sempre à força resultante que é o peso e à aceleração que é a da gravidade, tendo ambos direção vertical e sentido para
baixo. R- A
18- Qualquer corpo no espaço, em movimento de subida ou descida vertical, obliquo, etc.,desprezando-se a resistência do ar, está sujeito sempre à força resultante que é o peso e à aceleração que é a da gravidade, tendo ambos direção vertical e sentido para
Baixo e o vetor velocidade é sempre tangente à trajetória, em cada ponto.. R- C
19-
Quanto maior a intensidade da força de compressão trocada
entre a caixa e o solo, maior será a força de atrito. A força que
torna a caixa mais “leve” é a da alternativa C.
20-
As forças que a caixa e o homem trocam com a superfície são
a normal e
a força de atrito
.
Sua soma vetorial nos fornece a
força
resultante ()
sobre a caixa e sobre o homem. R- C
21- C
22-
Colocando a força no
centro do bloco e decompondo-a na vertical, teremos:
FY=F.sen30o --- FY=10.0,5 --- FY=5N – parcela de F que comprime o bloco contra o apoio. Como o bloco está em equilíbrio vertical (não sobe nem desce) a força resultante na vertical é nula, ou seja, N=FY + P --- N=5 + 12 --- N=17N.
23- E
24- Pelo enunciado, a força de intensidade 10N é transmitida pelo cabo até a vassoura de peso P=m.g=0,4.10 = 4N, conforme a figura:
Mas, a força que comprime o piso é a parcela vertical de 10N, que vale:
FY=F.sena = 10.(1,2/1,5)=10.0,8=8N --- FY=8N.
Como a vassoura está em equilíbrio vertical, a intensidade da força resultante nessa direção deve ser nula, ou seja:
N = FY + P --- N= 8 + 4 --- N=12N
25- Como despreza-se os atritos, sobre ele não surgem forças horizontais, apenas as verticais que são o peso e a força de contato entre ele e a superfície horizontal. Essas forças tem sentidos contrários com a parte esquerda do brinquedo descendo e a direita subindo. R- D
26- Se não existe os efeitos do ar, a força que age sobre a bola é o seu peso, vertical e para baixo. R- E
27- a) Sobre o imã M2 agem, seu peso vertical e para baixo, de intensidade P=m.g=0,03.10 --- P=0,3N e a resultante da ação das forças
magnéticas de M1 e M3 sobre ele, de intensidade FRM=P=0,3N, vertical e para cima, pois M2 está em equilíbrio.
b) A balança vai marcar a soma das massas de todo sistema, ou seja, (30+90+30+30) = 180g
28- Continuará indicando os mesmos 70kg, pois se a sombrinha comprimir a balança com uma força adicional, a balança reagirá sobre ela com força de mesma intensidade (princípio da ação e reação). R- C
29- a) Indica a intensidade da força de tração no fio onde cada dinamômetro está inserido, ou seja, 5N.
b) Sobre a massa M temos agindo seu peso P (para baixo) e a tração T=5N (para cima). Como M está em repouso, P=T=5N.
P=m.g --- 5=M.10 --- M=0,5kg.
30- B
31- a) m=20.10-3g=2.10-2.10-3 --- m=2.10-5kg --- P=m.g --- P=2.10-5.10 --- P=2.10-4N
b) A força de compressão entre o suporte B e o apoio (N=4.10-2N) equivale a duas vezes o peso total (Pf) das formiga, pois, ao mesmo tempo que A ficou Pf mais leve, B ficou Pf mais pesado.
Pf=peso total das formigas = (número de formigas).(peso de uma formiga) --- Pf = n.2.10-4
4.10-2 = 2.(n.2.10-4) --- n = 4.10-2/4.10-4 --- n = 100 formigas
32- Sobre a pessoa agem as forças --- peso --- P=m.g --- P=68.10 --- P=680N, vertical e para baixo. Força que a balança exerce sobre a pessoa --- N1=650N, vertical e para cima. Força que a bengala exerce sobre a pessoa --- N2=680 – 650 --- N2=30N, vertical e para cima. Observe que P=N1 + N2.
a) 30N e para cima
b) 650N, vertical e para cima.
33- A força normal que é trocada entre o patinador e a superfície da rampa é perpendicular à rampa em cada ponto conforme você
pode observar na figura --- R- C
34- A força de atrito é tangente à trajetória em cada ponto e contrária ao movimento --- a força peso é vertical e para baixo --- a força centrípeta tem direção radial e é dirigida para o centro da circunferência --- R- E
35- 01. Falsa --- após abandonar a mão a única força que age sobre a laranja é a força gravitacional (peso), contrária à subida, que faz com que sua velocidade diminua.
02. Falsa --- na altura máxima a velocidade é nula, mas a força peso continua agindo durante todo o movimento.
04. Verdadeira --- veja 01 e 02.
08- Falsa --- veja as justificativas anteriores.
16- Verdadeira --- veja teoria
R- (4 + 16)=20
36- Ele está em MRU (equilíbrio dinâmico) e a resultante de todas as forças que agem sobre ele é nula --- R- A
37-
I. Falsa --- elas possuem a mesma intensidade mas não constituem par ação e reação, pois são aplicadas no mesmo corpo e se anulam.
II. Correta --- a força normal sobre o livro é a força que ele troca com a superfície da mesa (ação e reação) e a força peso é a força que o livro troca com o centro da Terra (ação e reação).
III. Falsa --- é uma força de contato entre o livro e a mesa e não uma força gravitacional que é uma força de campo (ação à distância).
IV. Correta --- a força normal tem a mesma origem que a de atrito --- Fat=μ.N --- N=Fat/μ, onde μ é constante para as duas superfícies em contato --- a força de atrito se origina, de forças interatômicas, ou seja, da força de interação entre os átomos, portanto sua origem é de natureza eletromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens eletrônicas dos átomos localizados nas zonas de contacto entre os corpos --- essas superfícies estão bem próximas e, nas regiões de contacto os materiais ficam "soldados" criando pontos de aderência ou colagem (ou ainda solda) entre as superfícies e os picos aderem uns aos outros em virtude das forças de coesão inter-moleculares --- no estudo dos fluídos as interações que dão origem à viscosidade e ao atrito fluidodinâmico também são de origem eletromagnética.
R- C.
38-
Colocando as forças que agem sobre cada elefantezinho --- considerando o sistema em equilíbrio a intensidade da força
resultante sobre cada um deles é nula (FR=0) --- T1=P1 + T2 --- T2=P2 + T3 --- T3=P3 --- T1=P1 + P2 + P3 --- T2=P2 + P3 --- T3=P3 --- T1=0,02.10 + 0,03.10 + 0,07.10 --- T1=1,2N --- T2=0,03.10 + 0,07.10 --- T2=1,0N --- T3=0,07.10 --- T3=0,7N --- R- A
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