MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Formulário com as equações do MUV
Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
01-(UNESP-SP)
O motorista de um veículo A é obrigado a frear bruscamente quando avista um veículo B à sua frente, locomovendo-se no mesmo sentido, com uma velocidade constante menor que a do veículo A.
Ao final da desaceleração, o veículo A atinge a mesma velocidade que B, e passa também a se locomover com velocidade constante.
O movimento, a partir do início da frenagem, é descrito pelo gráfico da figura.
Considerando que a distância que separava ambos os veículos no início da frenagem era de 32 m, ao final dela a distância entre ambos é de
02-(ACAFE-SC)
Para garantir a segurança no trânsito, deve-se reduzir a velocidade de um veículo em dias de chuva, senão vejamos:
um
veículo em
uma pista
reta, asfaltada e seca, movendo-se com velocidade de módulo 36 km/h
(10 m/s) é freado e
desloca-se
5,0 m até parar.
Nas mesmas circunstâncias, só que com a pista molhada sob chuva, necessita de 1,0 m a mais para parar.
Considerando a mesma situação (pista seca e molhada) e agora a velocidade do veículo de módulo 108 km/h (30 m/s), a alternativa correta que indica a distância a mais para parar, em metros, com a pista molhada em relação a pista seca é:
03-(UEPA-PA)
No Pará, o perigo relacionado às altas velocidades no trânsito tem aumentado os riscos de
acidentes,
principalmente
em Belém.
Considerando que a "distância de freagem" é a distância que o carro percorre desde o momento que os freios são acionados até parar e que o modelo matemático que expressa essa relação é dado por D = K . V2, onde D representa a distância de freagem em metros, K é uma constante e V é a velocidade em Km/h.
Assim, um automóvel que tem seus freios acionados estando a uma velocidade de 80 Km/h ainda percorre 44 metros até parar. A distância de freagem de um automóvel que tem seus freios acionados, estando a uma velocidade de 160 Km/h é:
a) 2 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
b) 3 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
c) 4 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
d) 5 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
e) 6 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
04-(UNICAMP-SP)
O
radar
é um dos dispositivos mais
usados para coibir
o excesso de velocidade nas
vias de trânsito. O seu princípio
de
funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento.
Considere que a velocidade medida por um radar foi V = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.
Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho Vm para obter a velocidade real do veículo Vr.
Essa
correção
pode ser calculada
a
partir da fórmula
Vm
=
Vr.cosα,
em
que α
é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o
segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira.
Suponha
que o radar
tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na
qual o carro trafegava, e
tenha detectado
a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância,
como mostra a figura.
Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a
a) 66,5 km/h
b) 36,3 km/h.
c) 78 km/h.
d) 144/3 km/h
05-(MACKENZIE-SP)
Dois automóveis A e B se movimentam sobre uma mesma trajetória retilínea, com suas velocidades variando com o tempo de acordo com o gráfico a seguir.
06-(Olimpíada Brasileira de Física)
Uma partícula executa um movimento retilíneo uniformemente variado.
Num dado instante a partícula tem velocidade 50m/s e aceleração negativa de módulo 0,2m/s2. Quanto tempo decorre até a partícula alcançar a mesma velocidade em sentido contrário?
07-(UFES-ES)
Um predador, partindo do repouso, alcança sua velocidade máxima de 54 km/h em 4 s e mantém essa velocidade durante 10 s.
Se não alcançar sua presa nesses 14 s, o predador desiste da caçada.
A presa, partindo do repouso, alcança sua velocidade máxima, que é 4/5 da velocidade máxima do predador, em 5 s e consegue mantê-la por mais tempo que o predador.
Suponha-se
que as
acelerações são constantes,
que o início
do ataque e da fuga são simultâneos e
que predador
e presa partem do repouso.
Para o predador obter sucesso em sua caçada, a distância inicial máxima entre ele e a presa é de:
a) 21 m
b) 30 m
c) 42 m
d) 72 m
e) 80 m
08-(UEG-GO)
Dois
veículos de corrida, deslocando-se
no
mesmo sentido, A e B, passam em um determinado ponto de uma auto
estrada com velocidade VA
=
72 km/h e VB
=
54 km/h e
acelerações
aA
=
4,0 m/s2 e
aB
=
6,0 m/s2,
respectivamente.
a) Depois de percorrer uma distância de 150m, qual é a velocidade dos dois veículos?
b) Após os 150m, cada um dos veículos segue por um caminho diferente.
O veículo A atinge uma curva na estrada e vira 90o à esquerda, enquanto o outro veículo segue por uma direção que faz um ângulo de 60o em relação à direção inicial.
Qual será a distância entre os dois veículos depois de passar 10s em que ambos estavam na posição inicial?
09-(FUVEST-SP)
A
velocidade
máxima permitida em uma auto-estrada é de 110 km/h (aproximadamente
30 m/s) e um carro,
nessa velocidade, leva 6s para parar completamente.
Diante de um posto rodoviário, os veículos devem trafegar no máximo a 36 km/h (10 m/s).
Assim, para que carros em velocidade máxima consigam obedecer ao limite permitido, ao passar em frente do posto, a placa referente à redução de velocidade deverá ser colocada antes do posto, a uma distância, pelo menos, de
10-(UNESP-SP)
Um corpo parte do repouso em movimento uniformemente acelerado.
Sua posição em função do tempo é registrada em uma fita a cada segundo, a partir do primeiro ponto à esquerda, que corresponde ao instante do início do movimento.
A fita que melhor representa esse movimento é:
11-(UNICAMP-SP)
Um automóvel trafega com velocidade constante de 12 m/s por uma avenida e se aproxima de um cruzamento onde há um semáforo com fiscalização eletrônica.
Quando o automóvel se encontra a uma distância de 30 m do cruzamento, o sinal muda de verde para amarelo.
O motorista deve decidir entre parar o carro antes de chegar ao cruzamento ou acelerar o carro e passar pelo cruzamento antes do sinal mudar para vermelho.
Este sinal permanece amarelo por 2,2 s.
O tempo de reação do motorista (tempo decorrido entre o momento em que o motorista vê a mudança de sinal e o momento em que realiza alguma ação) é 0,5 s.
a) Determine a mínima aceleração constante que o carro deve ter para parar antes de atingir o cruzamento e não ser multado.
b) Calcule a menor aceleração constante que o carro deve ter para passar pelo cruzamento sem ser multado. Aproxime (1,7)2 para 3.
12-(PUC-RJ)
Um
atleta corre
a uma certa
velocidade constante
em linha
reta e
ultrapassa
um carro que
está sendo acelerado
(a = 2,0 m/s2)
do repouso na mesma direção e sentido.
O instante de tempo t = 0 é o tempo inicial de aceleração do carro e também o instante de tempo em que o atleta passa pelo carro.
O atleta consegue se manter à frente do carro por 3,0 s. Qual é a velocidade do atleta?
a) 1,0 m/s
b) 3,0 m/s
c) 7,0 m/s
d) 9,0 m/s
e) 11,0 m/s
13-(FGV-SP)
O engavetamento é um tipo comum de acidente que ocorre quando motoristas deliberadamente mantêm uma curta distância do carro que se encontra à sua frente e este último repentinamente diminui sua velocidade.
Em um trecho retilíneo de uma estrada, um automóvel e o caminhão, que o segue, trafegam no mesmo sentido e na mesma faixa de trânsito, desenvolvendo, ambos, velocidade de 108 km/h.
Num
dado
momento, os motoristas vêem um cavalo entrando na pista.
Assustados, pisam simultaneamente nos freios de seus veículos aplicando, respectivamente, acelerações de intensidades 3 m/s2 e 2 m/s2.
Supondo desacelerações constantes, a distância inicial mínima de separação entre o pára-choque do carro (traseiro) e o do caminhão (dianteiro), suficiente para que os veículos parem, sem que ocorra uma colisão, é, em m, de
14-(UNICAMP-SP)
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
Uma das regras do futebol que gera polêmica com certa frequência é a do impedimento.
Para que o atacante A não esteja em impedimento, deve haver ao menos dois jogadores adversários a sua frente, G e Z, no exato instante em que o jogador L lança a bola para A (ver figura). Considere que somente os jogadores G e Z estejam à frente de A e que somente A e Z se deslocam nas situações descritas a seguir.
a)
Suponha
que a distância
entre A e Z seja
de 12
m.
Se A parte do repouso em direção ao gol com aceleração de 3,0 m/s2 e Z também parte do repouso com a mesma aceleração no sentido oposto, quanto tempo o jogador L tem para lançar a bola depois da partida de A antes que A encontre Z?
b) O árbitro demora 0,1 s entre o momento em que vê o lançamento de L e o momento em que determina as posições dos jogadores A e Z.
Considere agora que A e Z movem-se a velocidades constantes de 6,0 m/s, como indica a figura. Qual é a distância mínima entre A e Z no momento do lançamento para que o árbitro decida de forma inequívoca que A não está impedido?
15-(UNICAMP-SP)
A
figura
abaixo representa
parte
do
mapa
de uma cidade, no
qual estão identificadas
a catedral,
a prefeitura
e
a câmara
dos vereadores.
Observe que o quadriculado não representa os quarteirões da cidade, servindo apenas para a localização dos pontos e retas no plano cartesiano.
Nessa cidade, a Avenida Brasil é formada pelos pontos equidistantes da catedral e da prefeitura, enquanto a
Avenida Juscelino Kubitschek (não mostrada no mapa) é formada pelos pontos equidistantes da prefeitura e da câmara de vereadores.
Sabendo que a distância real entre a catedral e a prefeitura é de 500 m, podemos concluir que a distância real, em linha reta, entre a catedral e a câmara de vereadores é de
16-(UEPA-PA)
Uma das causas de acidentes de trânsito é a imprudência de certos motoristas, que realizam manobras arriscadas ou inapropriadas.
Por exemplo, em uma manobra realizada em um trecho retilíneo de uma rodovia, o motorista de um
automóvel de passeio de comprimento igual a 3 m resolveu ultrapassar, de uma só vez, uma fileira de veículos medindo 17 m de comprimento.
Para realizar a manobra, o automóvel, que se deslocava inicialmente a 90 km/h, acelerou uniformemente, ultrapassando a fileira de veículos em um intervalo de tempo de 4 s.
Supondo que a fileira tenha se mantido em movimento retilíneo uniforme, a uma velocidade de 90 km/h, afirma-se que a velocidade do automóvel, no instante em que a sua traseira ultrapassou completamente a fileira de veículos, era, em m/s, igual a:
17-(UFC-CE)
Um trem, após parar em uma estação, sofre uma aceleração, de acordo com o gráfico da figura a seguir, até parar novamente na próxima estação.
Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos de tf, o tempo de viagem entre as duas estações, e da distância entre as estações.
a) 80 s, 1600 m
b) 65 s, 1600 m
c) 80 s, 1500 m
d) 65 s, 1500 m
e) 90 s, 1500 m
18-(UERJ-RJ)
Numa
operação
de salvamento marítimo, foi
lançado um foguete
sinalizador que permaneceu aceso durante toda sua trajetória.
Considere
que a altura
h, em metros, alcançada
por este foguete, em relação
ao nível do mar,
é descrita por h
= 10 + 5t – t2,
em
que t
é o tempo, em segundos, após seu lançamento.
A luz emitida pelo foguete é útil apenas a partir de 14 m acima do nível do mar.
O intervalo de tempo, em segundos, no qual o foguete emite luz útil é igual a:
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7
19-(UNIOESTE-PR)
Um comboio ferroviário é composto por uma locomotiva e vários vagões.
Tanto a locomotiva como os vagões possuem 24 m de comprimento cada um.
A locomotiva demora 4,0 s para passar diante de um observador parado próximo aos trilhos e o primeiro vagão demora 2,0 s para passar diante do mesmo observador.
Supondo a aceleração constante, assinale a alternativa CORRETA.
A. A aceleração do comboio é igual a 0,50 m.s-2.
B. A velocidade da locomotiva, quando começa a passar diante do observador, é igual a 4,0 m.s-1.
C. O segundo vagão demora 1,0 s para passar diante do observador.
D. Quando o primeiro vagão começa a passar diante do observador, a velocidade do comboio é igual a 36 km.h-1.
E. Quando o segundo vagão começa a passar diante do observador, a velocidade do comboio é igual a 54 km.h-1.
20-(UEL-PR)
Em uma prova de atletismo, um corredor, que participa da prova de 100 m rasos, parte do repouso, corre com aceleração constante nos primeiros 50 m e depois mantém a velocidade constante até o final da prova.
Sabendo que a prova foi completada em 10 s, calcule o valor da aceleração, da velocidade atingida
pelo atleta no final da primeira metade da prova e dos intervalos de tempo de cada percurso.
Apresente os cálculos.
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares das questões de Física sobre
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
01- Quando t=0 a distância entre eles é de 32m --- até t=4s, quando terminou a desaceleração o veículo A se deslocou --- ΔSA=área do trapézio=(30 + 15).4/2 --- ΔSA=90m --- no mesmo intervalo de tempo o veículo B se deslocou --- ΔSB=área do retângulo=4.15=60m --- a distância entre eles antes era de --- ΔSa=32m (dado do exercício) --- depois, ΔSd=(90 – 60)=30m --- a distância entre eles no final da frenagem será de d=32 – 30=2m --- R- B.
02- Primeira situação --- cálculo da aceleração do carro com a pista seca --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 102 + 2.a.5 --- a=-10ms2 --- cálculo da aceleração do carro com a pista molhada --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 102 + 2.a.6 --- a=-100/12=-25/3 ms2 --- segunda situação --- cálculo da distância percorrida com a pista seca --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 302 + 2.(-10). ∆S --- ∆S =45m --- cálculo da distância percorrida com a pista molhada --- V2=Vo2+ 2.a.∆S --- 02 = 302 + 2.(-25/3).∆S --- ∆S=54m --- distância percorrida a mais até parar --- d=54 – 45=9m --- R- D.
03- Observe na expressão D=K.V2, onde K é constante e, nela você observa que a velocidade V é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade --- assim, se a velocidade dobra passando de 80kmh para 160kmh, a distância percorrida pelo carro até parar fica 22=4 vezes maior --- R- C.
04-
Observe no esquema abaixo no triângulo hachurado que --- 1302=502 + d2 --- d2=14400 --- d=120 --- cosα=cateto adjacente/hipotenusa=120/130 --- 72=Vr.120/130 --- Vr=78km/h --- R- C.
05- Calculando o espaço percorrido entre 0 e 10s pela área --- móvel A --- ΔSA=(B + b).h/2=(45 + 30).10/2 --- ΔSA=375m (deslocou 375m no sentido positivo da trajetória) --- móvel B --- ΔSB=(-10 – 30).10/2 --- ΔSB=-200m (deslocou 200m no sentido negativo da trajetória) --- d=375 + 200 --- d=575m --- cálculo da aceleração escalar de cada móvel --- aA=∆VA/∆t --- aA=(45 – 30)/(10 – 0) --- aA=1,5m/s2 --- aB=(-30 – (-10)/(10 – 0) --- aB= -2m/s2 --- SA=SoA + 30t + 0,75t2 --- SB=SoB – 10t – t2 --- supondo SoA=0 e fazendo t=10s no encontro onde você iguala as equações --- 30(10) + 0,75(10)2 = SoB – 10(10) – (10)2 --- 375 = SoB – 200 --- SoB = 575 m, que é a distância inicial entre os móveis, pois supusemos o móvel A partindo da origem.
R- A
06- Ela vai (ida) pára e volta --- se, na ida ela tem velocidade de 50m/s, na volta deverá ter velocidade de -50m/s ---
na ida, Vo=50m/s e V=0, ela demorou --- V=Vo + at --- 0=50 – 0,2t --- t=250s (na ida) --- na volta --- Vo=0 e V=-50m/s --- V=Vo + at --- -50=0 -0,2t --- t=250s (na volta) --- tpedido=tida + tvolta --- tpedido=250 + 250=500s ---t=500s --- R- A.
07- Cálculo da distância percorrida pelo predador --- entre 0 e 4s --- acelerado com a=(54/3,6 – 0)/(4 – 0)=3,75m/s2 --- ΔS1=Vo.t + at2/2=0.4 +3,75.16/2 --- ΔS1=90m --- entre 4s e 10s é um MU com V=15ms --- V= ΔS/Δt --- 15= ΔS2/6 --- ΔS2=90m --- ΔSpredador=90 + 90 --- ΔSpredador=180m --- cálculo da distância percorrida pela presa --- entre 0 e 5s --- acelerado com a=(12 – 0)/(5 – 0)=2,4m/s2 --- ΔS1=Vot + at2/2=0.5 +2,4.25/2 --- ΔS1=30m --- entre 5s e 10=14s é um MU com V=12ms --- V= ΔS/Δt --- 12= ΔS2/9 --- ΔS2=108m --- ΔSpresa=30 + 108 --- ΔSpresa=138m --- portanto para o predador obter sucesso, a distância inicial máxima entre ele e a presa deverá ser de --- d=180 – 138 --- d=42m --- R- C.
08- a) Equação de Torricelli --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- veículo A --- VA2=202 + 2.4.150 --- VA=40m/s --- veículo B --- VB2=152 + 2.6.150 --- VB=45m/s.
b) Cálculo do tempo que cada móvel demora para percorrer os 150m --- ∆SA=VoA.t + aA.t2/2 --- 150=40t + 4t2/2 ---
t1=-15s
(anulado) e tA=5s
--- ∆SB=VoB.t
+ aB.t2/2
--- 150=45t + 6t2/2
--- t1=-30s
(anulado) e tB=5s
--- após as curvas os dois veículos se moveram durante 5s
--- nesses t=5s o móvel A percorreu SA=SoA +
VoA.t
+ aA.t2/2=0
+ 40.5 + 4.25/2=250m --- SA=300m
--- SB=SoB +
VoB.t
+ aB.t2/2=0
+ 45.5 + 6.25/2=m --- SA=300m
--- observe na figura que a projeção de SB=300m
sobre a horizontal fornece S’B=SB.cos60o=300.0,5=150m
--- agora, aplicando Pitágoras você calcula a distância d
pedida --- d2=2502 +
1502=62500
+ 22500=85000 --- d=291,54m.
09- Cálculo da aceleração --- V=Vo + at --- 0=30 + a.6 --- a=-5m/s2 --- com essa aceleração sua velocidade deve ser reduzida de Vo=30m/s para V=10m/s em --- 30=10 – 5t --- t=4s e, nesse tempo ele deve percorrer ΔS= Vo.t + at2/2=30.4 – 5.16/2=80m ou com Torricelli --- V2=Vo2 + 2a ΔS --- 100=900 – 2.5. ΔS --- ΔS=80m --- R- C.
10- So=0 --- Vo=0 --- S=So + Vo.t + at2/2 --- s=a.t2/2 --- como a é constante, S é diretamente proporcional a t2, ou seja, aumenta proporcionalmente com o quadrado do tempo --- R- C.
11- a) Até começar a frear ele deve demorar --- t=2,2 – 0,5 --- t=1,7s para sua velocidade passar de Vo=12m/s até V=0 --- V= Vo + a.t --- 0=12 + a.1,7 --- a= -7,1m/s2.
b) Até começar a frear ele percorreu ΔS1 com velocidade constante de V=12m/s durante t=0,5s --- V= ΔS1/ Δt --- 12= ΔS1/0,5 --- ΔS1=6m --- para passar pelo cruzamento sem ser multado ele deve percorrer ΔS=30 – 6=24m em t=2,2 – 0,5=1,7s --- ΔS=Vo.t + a.t2/2 --- 24=12.1,7 + a.(1,7)2/2 --- 24=20,4 + a.3/2 --- a=2,4m/s2.
12-
Baseado na figura abaixo deduz-se a equação de cada móvel --- carro --- MUV --- Sc=So + Vot + at2/2= 0 + 0 +2t2/2 --- Sc=t2 --- e do atleta --- MU --- Sat=So + V.t --- Sat= 0 + V.t --- Sat=V.t --- se o atleta se mantém na frente do carro por t=3s --- Sat = Sc, quando t=3s --- V.t=t2 --- V.3 = 32 --- V=3m/s --- R- B.
13- A velocidade inicial Vo é a mesma para os dois veículos Vo=108km/h/3,6=30m/s --- deduzindo as
equações
de cada móvel de acordo com o esquema ---
V=V’=Vo=30m/s
--- equação de um ponto no pára-choque dianteiro do
caminhão --- Scaminhão=So +
Vo.t
+ at2/2=0
+ 30.t - 2.t2/2
--- Scaminhão=30t
- 1t2 ---
equação de um ponto do pára-choque traseiro do carro ---
Scarro=
So +
Vo.t
+ at2/2=
d + 30t - 3t2/2
--- Scarro=d
+ 30t -1,5t2
--- o tempo que demorou para parar o caminhão (V=0) vale
--- Vcaminhão=Vo –
2t --- 0=30 – 2t --- tcaminhão=15s
--- até parar o caminhão percorre --- Scaminhão=30t
- 1t2=30.15
– 1.(15)2=450
– 225 --- Scaminhão=225m
--- tempo que o carro demora para parar ---
Vcarro=Vo –
at --- 0=30 – 3t --- t=10s ---
distância que o carro percorre até parar --- Scarro=d
+ 30t -1,5t2=d
+ 30.10 – 1,5.100 --- Scarro=d
+ 150 --- no encontro --- Scarro =
Scaminhão
--- d + 150=225 --- d=75m --- R-
B.
14- a) Como A e Z se deslocam em sentidos opostos, o módulo da aceleração relativa entre eles é a = 6 m/s2 --- como
suas
acelerações tem mesmo módulo, cada jogador percorre até o
encontro metade da distância que os separa, ou seja, d= 6 m,
distância que percorre em --- S= So +
Vo.t
+ a.t2/2
--- d=0 + 0 =at2/2
--- 6=3t2/2 --- t=2s.
b) Cada jogador tem velocidade constante de 6 m/s, em sentidos opostos --- no intervalo de 0,1 s, o deslocamento de cada um é ∆S = v.∆t = 6 (0,1) = 0,6 m --- ∆S=6m, portanto, no momento do lançamento, a distância mínima (dmin) entre eles tem que ser --- dmin= 2.(0,6) --- dmin= 1,2 m --- você também poderia utilizar a velocidade relativa que, em sentidos contrários é a soma das velocidades de cada um --- Vr=6 + 6=12 --- Vr=12m/s --- d=Vr.Δt=12.(0,1) --- d=1,2m.
15-
Observe a figura abaixo --- a catedral se encontra no ponto A(1;1), a prefeitura no ponto B (3;1) e a câmara de vereadores no ponto C (5;3) --- observe que AB=2 e AC2=(5 – 1)2 + (3 – 1)2 --- AC=2√5 --- como AB=500m --- AC=500√5m R- A.
16- Observe na figura abaixo que entre o início da ultrapassagem e o final da mesma um ponto P
fixo, por exemplo, no farol do carro que está ultrapassando, percorreu ∆S=17 + 3=17,3m --- observe também que tanto os carros da fileira como o que está ultrapassando possuem a mesma velocidade, então a velocidade relativa entre eles é nula e, você pode considerar nesse estudo que inicialmente todos estavam em repouso --- assim, o ponto P com velocidade inicial Vo=0 inicia seu movimento para ultrapassar uma distância fixa de ∆S=17,3m, com aceleração a, demorando t=4s para isso --- ∆S=Vo.t + a.t2/2= --- 17,3 = 0.4 + a.42/2 --- a=17,3/8=2,16m/s2 --- cálculo da velocidade no final da ultrapassagem --- V=Vo + a.t=0 + 2,16.4 --- V=8,65m/s --- essa é a velocidade supondo os carros parados mas, na realidade, eles têm velocidade de 90km/h=25m/s --- Vreal=25 + 8,65=33,65m/s.
R- C.
17- Entre 0 e 10s --- Vo=0 --- V=Vo + at=0 + 1.10=10m/s --- entre 10s e 20s --- Vo=10m/s --- V=Vo + at=10 + 2.10=30m/s --- entre 20s e 50s --- a aceleração é nula e a velocidade constante de 30m/s --- entre 50s e t ele freia e pára com sua velocidade variando de 30m/s para 0 --- V=Vo + at --- 0=30 -1.t --- t=30s --- tf=50 + 30=80s
Construindo o gráfico Vxt, cuja área entre a reta representativa e o eixo t fornece o deslocamento (no
caso, distância)entre as duas estações --- ΔStotal=soma das áreas=10.10/2 + (30 + 10).10/2 + 30.30 + 30.30/2 --- ΔStotal=1.600m --- R- A
18-
Cálculo dos instantes em que ele passa pela altura de 14m, ou seja, S=14m --- S=10 + 5t – t2 --- 14=10 +5t – t2 ---
t2 – 5t + 4=0 --- t=1s (subida e t’=4s (descida) --- ele estará acima de 14m (luminosidade útil) entre os instantes 1s e 4s --- Δt=4 – 1=3s --- R- A.
19-Se você fixar um ponto P no início da locomotiva , quando P começar a passar diante do observador (marco inicial 0), você terá velocidade inicial Vo e to=0, e quando a locomotiva terminar de passar pelo observador P estará a 24m de 0 no instante t=4s (figura I).
Pelo enunciado, quando o primeiro vagão terminar de passar pelo observador o ponto P estará a 48m de 0 e o instante será t=4 + 2 = 6s (figura II)
Na figura I, quando t=4s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=24m ---
ΔS= Vot + at2/2 --- 24 = vo.4 + a.42/2 --- 24 = 4Vo + 8a --- 6 = Vo + 2a --- Vo= 6 – 2a (1).
Na figura II, quando t=6s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=48m ---
ΔS= Vot + at2/2 --- 48 = Vo.6 + a.62/2 --- 48 = 6Vo + 18a --- 8 = Vo + 3a (2).
(1) em (2) --- 8=6 – 2a + 3a --- a=2m/s2 (aceleração da composição).
Vo= 6 – 2.2 --- Vo=2m/s (velocidade inicial do ponto P).
Quando o primeiro vagão começa a passar diante do observador o ponto P está na posição 24m e o instante é t=4s --- V=Vo + at=2 + 2.4=10m/sx3,6=36km/h.
R- D
20-
Nos primeiros
50m ele partiu do repouso Vo=0, acelerou
com aceleração a e terminou os 50m com
velocidade V1:
ΔS=Vot + at2/2 --- 50=0.t1 + a.t12/2 --- 100=at12 --- t1=10/√a (I).
V=Vo + at --- V1 = 0 + a.t1 --- V1 = a. 10/√a --- V1.√a = 10a --- V12.a = 100a2 --- v12 = 100√a ---
√a = V1/10 (II).
(II) em (I) --- t1 = 10/V1/10 --- t1=100/V1 (III).
Os últimos 50m ele percorre com velocidade constante de valor V1 num intervalo de tempo t2:
V= ΔS/Δt ---
V1=50/t2 --- t2=50/V1.
Como ele demorou 10s para efetuar todo o percurso você terá que t1 + t2 = 10 --- (III) + (IV) = 10 --- 100/V1 + 50/V1 = 10 --- 150 = 10V1 --- V1=15m/s.
A aceleração a é calculada substituindo V1=15m/s em (II) --- √a = V1/10 --- √a = 15/10=1,5 --- a=1,52 --- a=2,25m/s2.
Tempo t1 --- substituindo V1=15ms em (III) --- t1=100/15 --- t1=6,7s --- tempo t2 --- t1 + t2=10 ---
6,7 + t2 = 10 --- t2=3,33s.
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