Composição de Movimentos
A composição dos movimentos é baseada no Princípio de Galileu ou da Independência dos Movimentos, que pode ser apresentado da seguinte maneira:
Se um corpo apresentar, em relação a um observador, um movimento em duas ou mais direções, esses dois movimentos podem ser estudados separadamente, pois, o movimento em cada direção acontece de maneira independente sem que um influencie no outro.
Mas, esses movimentos tem em comum o fato de terem a mesma duração, ou seja, ocorrerem no mesmo intervalo de tempo.
A seguir, eu coloquei um exemplo, mas existem uma grande variedade de situações diferentes que envolvem composição de movimentos.
Noção de Composição de Movimentos
Você está olhando de cima a carroceria de um caminhão que está em repouso.
Sobre
a carroceria você
está vendo uma
bola que está se movendo com velocidade,
em relação à mesma (carroceria), na direção e sentido
indicados na
figura.
Essa velocidade é
chamada de velocidade relativa.
Em
seguida, o caminhão adquire
movimento retilíneo e uniforme de direção
horizontal
e sentido
para a
direita, com velocidade em
relação à Terra.
Essa
velocidade é
chamada de velocidade
de arrastamento.
Segundo o princípio da independência de movimentos (Galileu Galilei) a bola apresentará dois movimentos parciais:
O primeiro em
relação à carroceria () e
o segundo,
provocado pelo deslocamento do caminhão
().
A velocidade
da bola em relação à Terra (vista
por uma pessoa na Terra), que é chamada de velocidade
resultante, será ,
tal que:
Existem uma grande quantidade de situações diferentes desta explicada acima e, seria conveniente se você conferisse as resoluções da maioria dos exercícios, exatamente por causa dessas diversidades.
Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre
Composição de Movimentos
01-(UFBA-BA)
Um pássaro parte em vôo retilíneo e horizontal do seu ninho para uma árvore distante 75m e volta, sem interromper o vôo, sobre a mesma trajetória.
Sabendo-se que sopra um vento de 5m/s na direção e sentido da árvore para o ninho e que o pássaro mantém, em relação à massa de ar, uma velocidade constante de 10m/s, determine, em segundos, o tempo gasto na trajetória de ida e volta.
02-(FUVEST-SP)
03-(FUVEST-SP)
Um cilindro de madeira de 4,0 cm de diâmetro rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis, A e B, como representa a figura.
Em determinado instante, a tábua A se movimenta para a direita com velocidade de 40 cm/s e o centro do cilindro se move para a esquerda com velocidade de intensidade10 cm/s.
Qual é nesse instante a velocidade da tábua B em módulo e sentido?
04-(FGV-SP)
Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.
A velocidade indicada pelo radar após a ultrapassagem é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:
a) 30
b) 45
c) 60
d) 75
e) 90
05-(UERJ-RJ)
Um barco percorre seu trajeto de descida de um rio, a favor da correnteza, com a velocidade de 2m/s em relação à água.
Na
subida,
contra a correnteza, retornando
ao
ponto de partida, sua
velocidade
é de 8 m/s, também
em
relação à água.
Considere que:
- o barco navegue sempre em linha reta e na direção da correnteza;
- a velocidade da correnteza seja sempre constante;
- a soma dos tempos de descida e de subida do barco seja igual a 10 min.
Assim, a maior distância, em metros, que o barco pode percorrer, neste intervalo de tempo, é igual a:
a) 1.250 b) 1.500 c) 1.750 d) 2.000 e) 3.000
06-(UFMS-MS)
Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical.
Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
07-(CEFET-CE)
Partindo
de um ponto A das margens de um rio, um barco,
que pode desenvolver
velocidade constante Vb de
4,5 m/s, em relação às águas do rio,
atinge a outra
margem no ponto C, imediatamente oposto, arrastado pela correnteza,
quando segue em direção a B.
Considere as margens
do rio paralelas
e despreze qualquer ação do vento.
Sabendo que as distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m, determine o módulo:
a) da velocidade de arraste do rio (Varr).
b) da velocidade do barco em relação às margens (Vres).
08-(UFMT)
Uma pessoa tem
velocidade,
relativa
a uma esteira, de
módulo 1,5m/s e direção perpendicular à da velocidade de
arrastamento da esteira.
A largura da esteira é de 3,0m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0m/s. Calcule:
a) o módulo da velocidade da pessoa, em relação ao solo.
b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.
09-(FUVEST-SP)
Um navio desloca-se na direção norte-sul com movimento retilíneo e uniforme de velocidade 10m/s.
Um passarinho, pousado numa das paredes do navio, levanta vôo na direção leste-oeste, com velocidade constante de 20m/s em relação ao navio.
Para um observador parado no navio, o pássaro:
a) voa na direção leste-oeste com velocidade √500m/s
b) voa na direção aproximada do sudoeste, com velocidade de √500m/s
c) voa na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s
d) voa na direção sudoeste com velocidade de √200m/s
e) está em repouso.
10-(UFPE-PE)
Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza de um rio, passa sob uma ponte de largura D = 25 m, como indicado na figura.
Sabendo-se que a velocidade do barco em relação ao rio é Vb = 14 km/h, e a velocidade do rio em relação às margens é VR = 4 km/h, determine em quanto tempo o barco passa completamente por baixo da ponte, em segundos.
11-(UFPI-PI)
Uma prancha está apoiada sobre dois cilindros paralelos, idênticos e dispostos sobre uma superfície horizontal.
Empurrando a prancha com velocidade constante e considerando inexistente qualquer tipo de deslizamento, seja entre a prancha e os cilindros, seja entre os cilindros e a superfície horizontal, a relação Vp/Vc, entre a velocidade da prancha, Vp, e a velocidade do cilindro, Vc, será:
12-(UFRN-RN)
Considere
um grande
navio,
tipo transatlântico, movendo-se
em linha reta e com velocidade constante (velocidade de
cruzeiro).
Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio.
Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio.
Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.
Nesse contexto, de acordo com as Leis da Física, pode-se afirmar que
A) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.
B) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.
C) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o movimento da bola.
D) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.
13-(UFAL-AL)
De dentro de um automóvel em movimento retilíneo uniforme, numa estrada horizontal, um estudante olha pela janela
lateral e observa a chuva caindo, fazendo um ângulo (θ) com a direção vertical, com senθ = 0,8 e cos θ = 0,6.
Para uma pessoa parada na estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v.
Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir que o valor de v é igual a:
a) 48,0 km/h
b) 60,0 km/h
c) 64,0 km/h
d) 80,0 km/h
e) 106,7 km/h
14-(AFA-SP)
Considere
uma
pessoa que
tem entre
as palmas de suas mãos um cilindro de eixo C horizontal. Admita
que em determinado
instante as mãos da pessoa estejam dotadas de movimentos verticais,
com
a mão
esquerda (mão A) descendo, com velocidade de intensidade 8,0 cm/s, e
a mão direita (mão B) subindo, com velocidade de intensidade 12
cm/s, conforme representa o esquema.
Supondo que não haja escorregamento do cilindro em relação às mãos, determine no instante considerado as características (intensidade, direção e sentido) da velocidade do eixo C.
15-(UFMS-MS)
Seja
um rio
sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de
largura
constante igual a L. Considere
o escoamento
representado por vetores velocidades paralelos às margens e que
cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo
o
valor máximo vmáx no
meio do rio.
A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens.
Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u.
As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
a) A figura A representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(vmáx+u).
b) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
c) A figura C representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
d) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(u+vmáx).
e) A figura D representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
16-(ITA-SP)
Um
barco
leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um
mesmo
trecho do rio Amazonas,
mantendo
constante o módulo de sua velocidade em relação à água.
Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?
a) 14 horas e 30 minutos
b) 13 horas e 20 minutos
c) 7 horas e 20 minutos
d) 10 horas
e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.
17-(UFMG-MG)
Dois barcos - I e II - movem-se, em um lago, com velocidade constante, de mesmo módulo, como representado na figura:
Em relação à água, a direção do movimento do barco I é perpendicular à do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do deslocamento dos barcos.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade do barco II, medida por uma pessoa que está no barco I, é mais bem representada pelo vetor
18-(UFU-MG)
Um menino está sobre um vagão-prancha de 10 m de comprimento, que se desloca sobre trilhos retilíneos com velocidade constante de módulo 36 km/h em relação ao solo.
Em certo momento, o menino começa a se deslocar da parte de trás do vagão e alcança a sua frente após 5,0 s, com passadas regulares.
Um
aluno
faz as seguintes afirmações, para
o intervalo
de tempo considerado:
I. a velocidade do menino, em relação ao vagão, tem módulo igual a 8,0 m/s.
II. a velocidade do menino, em relação ao solo, tem módulo igual a 12 m/s.
III. o deslocamento do menino, em relação ao solo, tem módulo igual a 50 m.
IV. o deslocamento do menino, em relação ao vagão, tem módulo igual a 10 m.
19- (UNESP-SP)
Gotas de chuva que caem com velocidade v = 20 m/s, são vistas através da minha vidraça formando um ângulo de 30° com a vertical, vindo da esquerda para a direita.
Quatro automóveis estão passando pela minha rua com velocidade de módulos e sentidos indicados. Qual dos motoristas vê, através do vidro lateral, a chuva caindo na vertical?
20-(FISICAEVESTIBULAR)
O
trator
de esteira esquematizado na figura está
em movimento
retilíneo e uniforme para a direita,
com velocidade de módulo v.
Suponha que não ocorra deslizamento da esteira em relação ao solo nem da esteira em relação aos roletes.
Os roletes são idênticos, possuem raio R = 20cm e giram em torno dos respectivos eixos que estão acoplados ao motor, o qual gira o eixo de cada rolete com a mesma frequência.
Sabendo que uma mancha M da esteira (indicada na figura) gasta 1 s para deslocar-se do ponto P até o ponto Q, e que nesse deslocamento ela percorre 8m em relação ao solo, calcule:
a) o valor da velocidade v do corpo do trator (que é a mesma que a de cada um dos eixos), bem como o comprimento d indicado na figura;
b) a frequência de rotação de cada rolete em relação ao trator. (considere π = 3).
21-(AFA)
Um
operário
puxa a extremidade de um cabo que
está enrolado
num cilindro.
À
medida que o
operário
puxa o cabo o
cilindro
vai rolando sem escorregar.
Quando a distância entre o operário e o cilindro for igual a 2 m (ver figura), o deslocamento do operário em relação ao solo será de:
a) 1,0m
b) 2,0m
c) 4,0m
d) 8,0m
e) 10m
Resolução comentada das questões de Física sobre
Composição de Movimentos
01- Ida do ninho para a árvore (contra o vento)---- VR=5m/s --- VR=ΔS/Δt --- 5=75/Δt --- Δt=15s --- volta da árvore para o ninho (a favor do vento) --- VR=15m/s --- VR= ΔS/Δt --- 15=75/Δt --- Δt=5s --- Δttotal=15 + 5 ---Δttotal=20s.
02- Observe que o sentido de rotação do disco é anti-horário --- no movimento de translação, com o disco se movendo para a esquerda com velocidade de intensidade Vo, todos os pontos da roda
nesse deslocamento também possuem velocidade Vo --- devido à rotação em torno de 0, todos os pontos da periferia (parte externa) da roda devem ter a mesma velocidade de intensidade Vo, que é sempre tangente em cada ponto e orientadas no sentido de rotação da roda (no caso, anti-horário, pois o carro de desloca para a esquerda) --- efetuando a composição dos dois movimentos de
rotação
e translação, ambos com velocidade você
terá:
a)
No ponto A, as velocidades são adicionadas e a velocidade resultante
será 2 .
b) No ponto B, as velocidades se anulam e a velocidade resultante será zero.
03- Cálculo da velocidade do centro do disco VcA devido somente ao movimento da tábua A com
velocidade VA=40cm/s --- lembre-se que VcA=VA/2=40/2=20cm/s --- devido apenas à tábua B a velocidade do centro do disco deve ser VcB=30cm, pois devido apenas à A ela deveria ter 20cm/s e como a resultante no centro deve ser de 10cm/s para a
esquerda sobrará VcB=30 – 10=20cm/s --- assim, veja figura acima, a velocidade de B deverá ser VB=60cm/s, direção horizontal e sentido para a esquerda.
Obs. Você poderia também pensar assim: Se não houvesse VA=40cm/s, não haveria também no centro do disco a velocidade de 20cm/s para a direita --- nesse caso, a velocidade resultante no centro do disco seria VR=10cm/s o que implicaria que no ponto B seria VB’=20cm/s --- mas, como existe VA=40cm/s, VB deverá valer --- VB – VA= VB’ ---
VB – 40=20 --- VB=60cm/s.
04- Vc – velocidade da caminhonete --- velocidade do carro patrulheiro – Vp=60km/h --- o radar do carro patrulha indica a velocidade relativa – VR=30km/h --- como se movem no mesmo sentido a velocidade relativa é a diferença entre as velocidades --- VR=Vc – Vp --- 30=Vc – 60 --- Vc=90km/h --- R- E.
05- Seja V a velocidade da correnteza ou da água em relação às margens que é considerada constante --- Vsubida= 8 – V --- tsubida=ts --- Vsubida=d/ts (d – distância percorrida pelo barco na subida e na descida) --- 8 – V=d/ts --- ts=d/(8 – V) --- Vdescida=2 + V --- tdescida=td --- Vdescida=d/td --- 2 + V=d/td --- td=d/(2 + V) --- ts + td=10min --- ts + td=600 --- d/(8 – V) + d/(2 + V)=600 --- d(2 + V) + d(8 – V)=600.(8 – V).(2 + V) --- 2d + Vd + 8d – Vd = 600.(16 + 8V – 2V - V2) --- d=960 + 360V – 60V2 I --- esta é uma equação do segundo grau cujo gráfico é uma parábola e da qual se quer determinar o valor máximo para d, que ocorre no vértice da parábola, de valor Vmáximo=-B/A, onde A=-60 e B=360 (veja I) --- Vmáximo=-B/A=-360/-60 --- Vmáximo=3, que substituído em I, nos fornece a distância máxima percorrida --- dmáximo=960 +360.3 – 60.32 --- dmáximo=1500m --- R- B.
06- Sejam:
---
velocidade da água em relação à Terra (solo) “velocidade
resultante – adição vetorial das outras duas” ---
em relação à Terra a água cai verticalmente;
--- velocidade do
carro em relação à Terra (solo) e,
--- velocidade da água em relação ao motorista (carro)
--- velocidade com que o motorista vê a água cair
(inclinada).
inclinada) --- sen30o=VcT/Vac
--- 1/2 =60/Vac
--- Vac=120km/h
--- R-
C.
07- Observe as figuras abaixo:
a) No triângulo ABC --- senθ=300/500 --- senθ=0,6 --- cosθ=400/500 --- cosθ=0,8 --- na figura da direita --- senθ=Varr/4,5 --- 0,6 =Varr/4,5 --- Varr=2,7m/s.
b) cosθ=Vres/4,5 --- 0,8=Vres/4,5 --- Vres=3,6m/s.
08- a) veja figura abaixo
Pitágoras --- (Vp-s)2 = (Vp-est)2 + (Vest-s)2 --- (Vp-s)2=(1,5)2 + (2,0)2 --- Vp-s =2,5m/s.
b) o tempo de travessia depende apenas da velocidade perpendicular à esteira (1,5m/s) e da largura da mesma (3m) --- V=ΔS/Δt --- 1,5=3/Δt --- Δt=2s --- substituindo esse tempo em Vp-s= ΔS/Δt --- 2,5= ΔS/2 --- ΔS=5,0m.
09- Como o observador está em repouso no navio, a distância entre ele e o navio não varia e como o pássaro voa na direção leste-oeste em relação ao navio e consequentemente à pessoa, esta o verá voando na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s que é a velocidade com que a distância entre a pessoa e o passarinho está variando. --- R- C.
10- Velocidade do barco em relação às margens --- Vb-m=14 + 4=18km/h=18/3,6=5m/s --- para atravessar totalmente a ponte o barco percorre ΔS=D + L=25 + 80=105m --- Vb-m=ΔS/Δt --- 5=105/Δt --- Δt=21s.
11- A velocidade do ponto superior do cilindro que está em contato com a prancha vale 2Vc e é igual à velocidade da prancha Vp, ou seja, Vp=2Vc.
Portanto --- Vp/Vc=2 --- R- A.
12- Como o transatlântico se move em linha reta com velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico e comporta-se como se estivesse em repouso (equilíbrio estático), não afetando o movimento da bola --- R- D.
13- O
velocímetro do automóvel marca sua velocidade do em relação à
estrada ()
--- Va-e=80km/h
--- a velocidade vertical
pedida
é a velocidade da chuva em relação à estrada --- a
velocidade inclinada é a velocidade da chuva em relação ao
estudante (
)
---
+
=
V --- veja figura ---
tgθ=senθ/cosθ=0,8/0,6=4/3 --- tgθ=Va-e/V
--- 4/3=80/V --- V=240/4 --- V=60km/h
--- R-
B.
14-
Observe nas figuras ao lado que devido somente à mão A o centro do cilindro desceria com V1=4cm/s e que, devido
somente à mão B ele subiria com V2=6cm/s --- superpondo os efeitos provocados por cada mão você obterá o efeito resultante e o eixo Csubirá com velocidade de intensidade Vc=2cm/s, direção vertical e sentido para cima.
15- O tempo de travessia depende apenas da largura do rio (L) e da velocidade do barco em relação às margens (u) --- u=L/t --- t=L/u --- quanto maior a velocidade das águas, maior será o deslocamento do barco para a direita --- R- B.
16- Sejam: d- distância de subida e de descida --- Vb – velocidade do barco --- Va - velocidade da água --- subindo o rio --- V=ΔS/Δt --- Vb – Va=d/10 (I) --- descendo o rio --- V= ΔS/Δt --- Vb + Va=d/4 (II) --- fazendo (II) – (I) --- (Vb + Va) – (Vb – Va)=d/4 – d/10 --- Vb + Va – Vb + Va = (5d - 2d)/20 --- 2Va=3d/20 (III) --- descendo o rio com o motor desligado o barco percorre distância d com velocidade que é a mesma que a da água Va --- Va=d/t --- d=Va.t (IV) --- substituindo (IV) em (III) --- 2Va=3.Va.t/20 --- t=40/3=13h + 1/3h --- t=13h e 20min --- R- B.
17- Observe que, se o barco I estivesse em repouso em relação à água, você nele, veria o barco II se mover para a esquerda e, ao mesmo tempo estaria se aproximando de você na vertical e para baixo --- compondo esses dois
movimentos você teria, para o barco II a situação da figura em preto --- por sua vez,se o barco II estivesse em repouso em relação à água, você nele, veria o barco I se mover na vertical e para cima e, ao mesmo tempo estaria se aproximando de você na horizontal e para a direita --- compondo esses dois movimentos você teria, para o barco II a situação da figura em preto --- simplificando, se você estiver no barco I você verá o barco II se aproximar de você e, se você estiver no barco II você verá o barco I se aproximar de você --- R- C.
18- I. Falsa --- a distância entre um ponto fixo no menino e um ponto fixo no início do vagão está variando na razão de d=10m e t=5s e, assim, a velocidade do menino em relação ao vagão é de V=d/t=10/5=2m/s..
II. Correta --- uma pessoa no solo verá o menino se deslocando para a direita com velocidade de 2m/s mais o vagão também se deslocando para a direita com velocidade de 10m/s --- portanto a distância entre um ponto fixo no solo e um ponto fixo no menino estará variando com velocidade de V=2 + 10=12m/s.
III. Falsa --- Vsolo=dsolo/t --- 12=dsolo/5 --- dsolo=60m.
IV. Correta --- quando o menino chega ao final do vagão a distância entre um ponto fixo no menno e um ponto fixo no início do vagão variou de d=10m.
R-C.
19- Na
sua janela você está vendo --- –
velocidade da gota em relação ao solo devido somente à ação da
gravidade --
–
velocidade da gota ou do vento em relação ao solo, segundo o
enunciado, da esquerda para a direita ---
---
velocidade relativa --- você vê pela sua janela como inclinada, formando 30o com a vertical e de intensidade vR=20m/s --- cos60o=Vv/VR --- 1/2 = Vv/20 --- Vv=10m/s=30km/h (velocidade do vento, horizontal e para a direita) --- para que um motorista veja a chuva caindo na vertical ele deve estar com velocidade de mesmo módulo (36km/h), mesma direção, horizontal, e mesmo sentido (da esquerda para a direita) que o do vento --- R- C.
20- a) A mancha M da parte superior da esteira (assim como qualquer ponto da mesma) quando se
move de P para Q,se desloca com velocidade 2v em relação ao solo, percorrendo ∆S=8m, também
em relação ao solo, no intervalo de tempo ∆t=1 s --- v=∆S/∆t --- 2v=8/1 --- v=4 m/s=14,4 km/h (velocidade do corpo trator e de cada eixo de cada rolete) --- v=d/∆t --- 4=d/1 --- d=4m.
b) Em relação ao trator, todos os pontos da periferia de cada rolete giram com a mesma velocidade escalar (linear) v, que é a mesma que do trator v=4m/s --- numa volta completa --- ∆S=2πR=2x3x0,2 --- ∆S=1,2m --- v=∆S/∆t --- v=∆S/T --- 4=1,2/T --- T=0,3s (período, tempo que cada rolete demora para efetuar uma volta completa) --- f=1/T=
1/0,3 Hz --- f=(1/0,3)x60 --- f=200rpm.
21- Observe
que o ponto do cilindro onde o cabo está preso tem velocidade 2v que
é a mesma que a do operário O --- o eixo E do cilindro
tem velocidade v e o ponto em contato com o solo, velocidade nula
--- veja no esquema ao lado
que --- o eixo E se desloca de d com velocidade v e, simultaneamente, o operário se desloca de d’=d + 2 com velocidade 2v --- eixo E --- v=d/t --- t=d/v (I) --- operário --- 2v=d’/t --- t=d’/2v (II) --- (I) = (II) --- d/v = d’/2v --- d’=2d --- mas, veja na figura que d’=d + 2 --- d + 2 = 2d --- d=2m --- o exercício quer o deslocamento do operário --- d’=2 + 2 --- d’= 4m --- R- C.
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