Movimento uniformemente variado (MUV) |
Características de um MUV
Observe a figura abaixo, que representas as posições de um móvel (beija flor), bem como suas velocidades. Ele efetua deslocamentos diferentes em intervalos de tempo iguais.
Considere agora a velocidade e veja que ela sofre, a cada 0,5s, um aumento constante de 50m/s. Nessas condições ele efetua movimento uniformemente variado.
Movimento uniformemente variado (MUV) é aquele em que a velocidade varia de maneira uniforme com o tempo e a aceleração escalar é constante e não nula.
Função (equação) horária da velocidade do MUV
O móvel da figura abaixo tem velocidade Vo no instante to e velocidade V num instante posterior t.
Admitindo
to=0
como a origem dos tempos
a=(V
– Vo)/(t
– to)
a=(V – Vo)/t
V – Vo=a.t
V = Vo + a.t
Diagrama velocidade X tempo de um móvel em MUV
Como a função V= Vo + a.t é uma função do primeiro grau, seu gráfico é uma reta de inclinação não nula.
Observe nos gráficos acima que:
se V=f(t)
é uma função crescente
(reta
representativa
forma um ângulo agudo
com
a horizontal), a aceleração
é positiva (Figura I).
se V=f(t)
é uma função decrescente
(reta
representativa
forma um ângulo obtuso
com
a horizontal), a
aceleração é negativa Figura II).
O que você deve saber
Equação
horária da velocidade do MUV.
Se o movimento é
acelerado
(acelerando), a>0,
o gráfico
VXt
é uma reta
inclinada para cima
e se é retardado
(freando), a<0,
o gráfico
VXt é uma reta inclinada para baixo.
Em
todo
MUV
a aceleração
é constante
e seu gráfico
é uma reta paralela ao eixo t (I)
e, nesse
gráfico, entre dois instantes quaisquer t1 e t2, a variação de velocidade ΔV é numericamente igual à área (II)
Em todo gráfico
VXt
a área
entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente
igual
à variação
de espaço ΔS,
entre dois instantes quaisquer t1 e
t2
Análise
do gráfico V X t de um MUV:(leia
com atenção as informações abaixo)
O ângulo
α
que a reta
representativa da velocidade
forma com um eixo
horizontal
é tal que tgα
=
ΔV/Δt corresponde à aceleração do móvel, pois a= ΔV/Δt e é denominada coeficiente angular da reta ou declividade da reta. Observe que, se α é agudo, f(t) é crescente e a > 0 e se α é obtuso , f(t) é decrescente e a < 0.
Exercícios sobre:
Equação da velocidade de um MUV
Gráfico horário da velocidade de um MUV
01-(UFB) Um gato realiza um MUV em trajetória retilínea e horizontal que obedece à função horária da velocidade V= - 20 + 5t em unidades do SI. Pede-se:
a) a velocidade inicial e a aceleração
b) o instante em que ele muda o sentido de seu movimento
c) classificar o movimento em progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado, orientando a trajetória para a direita.
Qual o tipo de movimento do gato nos instantes 2s e 10s
02-(UFB) No gráfico abaixo, da velocidade de um móvel em MUV em função do tempo, pede-se determinar:
a) a velocidade inicial Vo e a aceleração a
b) o instante em que o móvel inverte o sentido de seu movimento
c) classificar o movimento
d) o deslocamento sofrido no intervalo de tempo compreendido entre 0 e 4s
03-(PUC-RJ) Considere o movimento de um caminhante em linha reta. Este caminhante percorre os 20,0 s iniciais à velocidade constante v1 = 2,0 m/s.
Em seguida, ele percorre os próximos 8,0 s com aceleração constante a = 1 m/s2 (a velocidade inicial é 2,0 m/s). Calcule a velocidade final do caminhante.
04- (UFSM-RS) Ao preparar um corredor para uma prova rápida, o treinador observa que o desempenho dele pode ser descrito, de forma aproximada, pelo seguinte gráfico:
A velocidade média desse corredor, em m/s, é de
a) 8,5
b) 10,0
c) 12,5
d) 15,0
e) 17,5
05-(FUVEST-SP) Na figura a seguir estão representadas as velocidades, em função do tempo, desenvolvidas por um atleta, em dois treinos A e B, para uma corrida de 100m rasos.
Com relação aos tempos gastos pelo atleta para percorrer os 100m, podemos afirmar que, aproximadamente:
a) no B levou 0,4s a menos que no A
b) a) no A levou 0,4s a menos que no B
c) a) no B levou 1,0s a menos que no A
d) no A levou 0,4s a menos que no B
e) no A e no B levou o mesmo tempo
06-(CFT-CE) Observe o movimento da moto a seguir, supostamente tomada como partícula.
a) O instante em que sua velocidade será de 20m/s.
b) O deslocamento efetuado até este instante.
07-(UNIFESP-SP) A velocidade em função do tempo de um ponto material em movimento retilíneo uniformemente variado, expressa em unidades do SI, é v = 50 - 10t. Pode-se afirmar que, no instante t = 5,0 s, esse ponto material tem
a) velocidade e aceleração nulas.
B) velocidade nula e daí em diante não se movimenta mais.
c) velocidade nula e aceleração a = - 10 m/s2.
d) velocidade nula e a sua aceleração muda de sentido.
e) aceleração nula e a sua velocidade muda de sentido.
08-(UFRS-RS) Um automóvel que trafega com velocidade constante de 10 m/s, em uma pista reta e horizontal, passa a acelerar uniformemente à razão de 60 m/s em cada minuto, mantendo essa aceleração durante meio minuto. A velocidade instantânea do automóvel, ao final desse intervalo de tempo, e sua velocidade média, no mesmo intervalo de tempo, são, respectivamente:
a) 30 m/s e 15 m/s. b) 30 m/s e 20 m/s. c) 20 m/s e 15 m/s. d) 40 m/s e 20 m/s. –e) 40 m/s e 25 m/s.
09-(PUC-PR) Um automóvel trafega em uma estrada retilínea. No instante t = 0 s, os freios são acionados, causando uma aceleração constante até anular a velocidade, como mostra a figura.
A tabela mostra a velocidade em determinados instantes
Com base nestas informações, são feitas algumas afirmativas a respeito do movimento:
I. O automóvel apresenta uma aceleração no sentido do deslocamento.
II. O deslocamento do veículo nos primeiros 2 s é 34 m.
III. A aceleração do veículo é -1,5 m/s2.
IV. A velocidade varia de modo inversamente proporcional ao tempo decorrido.
V. A velocidade do veículo se anula no instante 7,5 s.
Está correta ou estão corretas:
a) somente I.
b) I e II.
c) somente III.
d) IV e V.
e) II e V.
10-(MACKENZIE-SP) A aceleração de um móvel, que parte do repouso, varia com o tempo de acordo com o gráfico abaixo.
O instante, contado a partir do início do movimento, no qual o móvel pára, é:
a) 5s
b) 6s
c) 8s
d) 13s
e) 18s
11-(UFPE) O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir.
Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t = 0 e t = 7 segundos, determine a distância percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.
12-(UFB) Considerando um diagrama v x t, onde v é a velocidade instantânea de uma partícula no instante t, o que representa:
a) a declividade ou inclinação da reta representativa do gráfico?
b) o que representa a área sob a reta?
13- (FUVEST-SP) O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho
a) Calcule a distância total percorrida neste intervalo de tempo.
b) Calcule a velocidade média do veículo.
14-(Ufpe) Uma partícula, que se move em linha reta, está sujeita à aceleração a(t), cuja variação com o tempo é mostrada no gráfico a seguir.
Sabendo-se que no instante t = 0 a partícula está em repouso, calcule a sua velocidade no instante t = 8,0 s, em m/s.
15- (UNESP-SP) O motorista de um veículo A é obrigado a frear bruscamente quando avista um veículo B à sua frente, locomovendo-se no mesmo sentido, com uma velocidade constante menor que a do veículo A. Ao final da desaceleração, o veículo A atinge a mesma velocidade que B, e passa também a se locomover com velocidade constante. O movimento, a partir do início da frenagem, é descrito pelo gráfico da figura.
Considerando que a distância que separava ambos os veículos no início da frenagem era de 32 m, ao final dela a distância entre ambos é de
a) 1,0 m. b) 2,0 m. c) 3,0 m. d) 4,0 m. e) 5,0 m.
16-(CFT-MG) Três carros A, B, e C, trafegando numa avenida reta, estão lado a lado, quando o semáforo a 55 metros à frente fecha. Sabendo-se que o gráfico a seguir mostra a variação da velocidade dos veículos a partir desse momento, é correto afirmar que irá(ão) ultrapassar o sinal somente o(s) carro(s)
a) A.
b) B.
c) A e B.
d) A e C.
17-(UFU-MG) O gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um automóvel que parte do repouso. A velocidade máxima permitida é de 72 km/h. No instante t, quando o motorista atinge essa velocidade limite, ele deixa de acelerar o automóvel e passa a se deslocar com velocidade constante.
Sabendo-se que o automóvel percorreu 1,2 km em 90 segundos, o valor do instante t é
a) 80 s.
b) 30 s.
c) 60 s.
d) 50 s.
18-(UnB-DF) A tabela abaixo indica a velocidade instantânea de um objeto, em intervalos de um segundo.
As velocidades instantâneas do objeto nos instantes 3,60s e 5,80s são, respectivamente:
a) 17,5m/s e 20,5m/s b) 13,8m/s e 22,6m/s c) 14,5m/s e 19,5m/s d) 15,5m/s e 22,2m/s e) 8,20m/s e 12,2m/s
19-(Olimpíada Brasileira de Física) Uma partícula executa um movimento retilíneo uniformemente variado. Num dado instante a partícula tem velocidade 50m/s e aceleração negativa de módulo 0,2m/s2. Quanto tempo decorre até a partícula alcançar a mesma velocidade em sentido contrário?
a) 500s
b) 250s
c) 125s
d) 100s
e) 10s
20-(CFT-MG) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 - 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.
Durante os primeiros 5,0 s, a distância percorrida por ele, em metros, é:
a) 10.
b) 15.
c) 20.
d) 25.
21-(PUC-RJ) O movimento de um objeto pode ser descrito pelo gráfico velocidade versus tempo, apresentado na figura a seguir.
Podemos afirmar que:
a) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
b) a aceleração do objeto é 4,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.
c) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 25,0 m.
d) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
e) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.
22-(PUC-RJ) É CORRETO afirmar que a distância percorrida pelo objeto entre t = 0 e t = 1,4s foi aproximadamente de:
a) 0,7 m b) 1,8 m c) 0,1 m d) 1,6 m
23-(UERJ-RJ) A velocidade de um corpo que se desloca ao longo de uma reta, em função do tempo, é representada pelo seguinte gráfico:
Calcule a velocidade média desse corpo no intervalo entre 0 e 30 segundos.
24-(Ufrj-RJ) Um móvel parte do repouso e descreve uma trajetória retilínea durante um intervalo de tempo de 50s, com a aceleração indicada no gráfico a seguir.
a) Faça um gráfico da velocidade do móvel no intervalo de 0 até 50s.
b) Calcule a distância percorrida pelo móvel nesse intervalo.
25-(UNIFESP-SP) A função da velocidade em relação ao tempo de um ponto material em trajetória retilínea, no SI, é v = 5,0 - 2,0 t. Por meio dela pode-se afirmar que, no instante t = 4,0 s, a velocidade desse ponto material tem módulo
a) 13 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.
b) 3,0 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.
c) zero, pois o ponto material já parou e não se movimenta mais.
d) 3,0 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.
e) 13 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.
26-(UFPE-PE) Um motorista dirige um carro com velocidade constante de 80 km/h, em linha reta, quando percebe uma “lombada” eletrônica indicando a velocidade máxima permitida de 40 km/h. O motorista aciona os freios, imprimindo uma
desaceleração constante, para obedecer à sinalização e passar pela “lombada” com a velocidade máxima permitida. Observando-se a velocidade do carro em função do tempo, desde o instante em que os freios foram acionados até o instante de passagem pela “lombada”, podemos traçar o gráfico abaixo.
Determine a distância percorrida entre o instante t = 0, em que os freios foram acionados, e o instante t = 3,0 s, em que o carro ultrapassa a “lombada”. Dê sua resposta em metros.
27-(UNCISAL-AL) João Gabriel, vestibulando da UNCISAL, preparando-se para as provas de acesso à
universidade, vai conhecer o local das provas. Sai de casa de carro e, partindo do repouso, trafega por uma avenida retilínea que o conduz diretamente ao local desejado. A avenida é dotada de cruzamentos com semáforos e impõe limite de velocidade, aos quais João Gabriel obedece. O gráfico que melhor esboça o comportamento da velocidade do carro dele, em função do tempo, desde que ele sai de casa até a chegada ao local da prova, onde estaciona no instante t’, é:
28-(UNEMAT-MT) O gráfico em função do tempo mostra dois carros A e B em movimento retilíneo.
Em t = 0 seg. os carros estão na mesma posição.
Com base na análise do gráfico, é correto afirmar.
a) Os carros vão estar na mesma posição nos instantes t = 0 seg. e t = 4,0 seg.
b) Os carros não vão se encontrar após t = 0, porque a velocidade de A é maior que a do carro B
c) Os carros vão se encontrar novamente na posição S = 10 m
d) Os carros não vão se encontrar, porque estão em sentidos contrários.
e) Os instantes em que os carros vão estar na mesma posição é t = 0 seg. e t = 8,0 seg.
29-(MACKENZIE-SP) Dois automóveis A e B se movimentam sobre uma mesma trajetória retilínea,
com suas velocidades variando com o tempo de acordo com o gráfico a seguir. Sabe-se que esses móveis se encontram no instante 10 s. A distância entre eles, no instante inicial (t = 0 s), era de
a) 575 m
b) 425 m
c) 375 m
d) 275 m
e) 200 m
30-(CFT-SC) O gráfico abaixo representa a variação da velocidade em função do tempo de uma
partícula em movimento uniformemente variado. Em relação à área abaixo da reta do gráfico, é correto afirmar que ela representa a:
a) aceleração média.
b) velocidade média.
c) variação da velocidade.
d) distância percorrida pela partícula.
e) velocidade instantânea.
31-(FUVEST-SP) Na Cidade Universitária (USP), um jovem, em um carrinho de rolimã, desce a rua do
Matão, cujo perfil está representado na figura a seguir, em um sistema de coordenadas em que o eixo Ox tem a direção horizontal.
No instante t = 0, o carrinho passa em movimento pela posição oy = yo e x = 0.
Dentre os gráficos das figuras a seguir, os que melhor poderiam descrever a posição x e a velocidade v do carrinho em função do tempo t são, respectivamente,
a)
I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e II.
e) IV e III.
32-(UFRJ-RJ) Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da
pista com velocidade nula e corre por ela com aceleração média de 2,0 m/s2 até o instante em que levanta vôo, com uma velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista.
a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta vôo.
b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.
33-(UNICAMP-SP) O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento.
Considere que a velocidade medida por um radar foi V = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.
Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho Vm para obter a velocidade real do veículo Vr. Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula Vm=Vr.cosα, em que α é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo
Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a
a) 66,5 km/h
b) 36 3 km/h.
c) 78 km/h.
d) 144 / 3 km/h
34-(UFPE-PE)
Dois veículos partem simultaneamente do repouso e se movem ao longo da mesma rodovia reta, um
ao encontro do outro, em sentidos opostos. O veículo A parte com aceleração constante igual a aA = 2,0 m/s2. O veículo B, distando d = 19,2 km do veículo A, parte com aceleração constante igual a aB = 4,0 m/s2. Calcule o intervalo de tempo até o encontro dos veículos, em segundos.
35-(UERJ-RJ)
Dois carros, A e B, em movimento retilíneo acelerado, cruzam um mesmo ponto em t = 0 s. Nesse
instante, a velocidade vo de A é igual
à metade da de B, e sua aceleração a corresponde ao dobro da de B. Determine o instante em que os dois carros se reencontrarão, em função de vo e a.
36-(UEPA-PA)
No Pará, o perigo relacionado às altas velocidades no trânsito tem aumentado os riscos de acidentes, principalmente em Belém.
Considerando que a "distância de freagem" é a distância que o carro percorre desde o momento que os freios são acionados até parar e que o modelo matemático que expressa essa relação é dado por D = K . V2, onde D representa a distância de freagem em metros, K é uma constante e V é a velocidade em Km/h. Assim, um automóvel que tem seus freios acionados estando a uma velocidade de 80 Km/h ainda percorre 44 metros até parar. A distância de freagem de um automóvel que tem seus freios acionados, estando a uma velocidade de 160 Km/h é:
a) 2 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
b) 3 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
c) 4 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
d) 5 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
e) 6 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.
37-(AFA)
Considere um móvel deslocando–se numa trajetória horizontal e descrevendo um movimento retilíneo uniformemente acelerado e
retrógrado. A alternativa que contém o gráfico que melhor representam movimento descrito pelo móvel é
38-(AFA)
Um bloco se movimenta retilineamente, do ponto A até o ponto C, conforme figura abaixo
Sua velocidade v em função do tempo t, ao longo da trajetória, é descrita pelo diagrama v×t mostrado a seguir.
Considerando que o bloco passa pelos pontos A e B nos instantes 0 e t1, respectivamente, e para noponto C no instante t2, a razão entre
as distâncias percorridas pelo bloco nos trechos BC e AB , vale
a) (t2 + t1)/t1
b) (t2 – t1)/t22
c) (t2 – t1)/2t1
d) (t2 + t1)/2t2
39-(ACAFE-SC)
Para garantir a segurança no trânsito, deve-se reduzir a velocidade de um veículo em dias de chuva,
senão vejamos: um veículo em uma pista reta, asfaltada e seca, movendo-se com velocidade de módulo 36 km/h (10 m/s) é freado e desloca-se 5,0 m até parar. Nas mesmas circunstâncias, só que com a pista molhada sob chuva, necessita de 1,0 m a mais para parar.
Considerando a mesma situação (pista seca e molhada) e agora a velocidade do veículo de módulo 108 km/h (30 m/s), a alternativa correta que indica a distância a mais para parar, em metros, com a pista molhada em relação a pista seca é:
A) 6
B) 2
C)1,5
D) 9
Resolução dos exercícios sobre:
Equação horária da velocidade de um MUV
Gráfico da velocidade de um MUV
01- a)
b) Quando ele muda o sentido se seu movimento ele pára (V=0) e, a partir desse instante, o movimento que era progressivo se torna retrógrado --- V=-20 + 5t --- 0=-20 + 5t --- t=4s (instante em que ele pára para inverter o sentido do movimento)
c)
d) 2s – retrógrado retardado --- 10s - progressivo acelerado --- Veja esquema acima)
02- a) Vo=-8m/s --- a=(8 – (-8))/(4 – 0) --- a=16/4 --- a=4m/s2
b) V= Vo + at --- V=-8 + 4t --- inverte o sentido (pára) – V=0 --- 0=-8 + 4t --- t=2sou pelo gráfico que corresponde ao ponto onde a reta intercepta o eixo t.
c) entre 0 e 2s --- retrógrado (V<0) e retardado (módulo de V está diminuindo) --- após 2s --- progressivo (V>0) e acelerado (módulo de V está aumentando)
d) ΔS=área entre 0 e 4s, que corresponde à soma das áreas hachuradas da figura abaixo
ΔS=b.h/ + b.h/2=2.(-8)/2 + 8.2/2 --- ΔS=0
03- Vo=2m/s --- a=1ms2 --- V=Vo + at --- V=2 + 1.8 --- V=10m/s
04- ΔS=área=(10 + 6).12,5/2 --- ΔS=100m --- Vm=ΔS/Δt --- Vm=10m/s --- R- B
05- A – ΔSA=área do trapézio=100m
ΔSA=(tA + (tA – 4)).11/2 --- 100=2tA – 4).11/2 --- tA=244/22 --- tA=11,1s (treino A)
B – ΔSB=área do trapézio=100m
ΔSB=(tB + (tB – 3)).10/2 --- 100=10tB – 15 --- tB=115/10 --- tB=11,5s (treino B)
Δt=tB – tA=0,4s --- R- B
06- a) Vo=0 --- a=(V – Vo)/(t – to)=10/5 --- a=2m/s2 --- V = Vo + a.t --- 20=0 + 2t --- t=10s
b) o deslocamento é fornecido pela área
ΔS=b.h/2=10.20/2 --- ΔS=100m
07- T=5s --- V=50 – 10.5 --- V=0 --- a=-10m/s2 (constante) --- R- C
08- Vo=10m/s --- a=ΔV/Δt=(60m/s)/60s --- a=1m/s2 --- V=Vo + at=10 + 1.30 --- V=40m/s
ΔS=(B + b).h/2=(40 + 10).30/2 --- ΔS=750m --- Vm= ΔS/Δt=750/30 --- Vm=25m/s
09- I – Falsa – é no sentido contrário ao do movimento – a velocidade está diminuindo
II –
ΔS=(15 + 11).2/2=26m --- Falsa
III – a=(9 - 15)/3=-2m/s2 --- Falsa
iV – Correta – observe que à medida que a velocidade diminui o tempo aumenta
V – V= Vo + at --- 0=15 – 2t --- t=7,5s --- Correta
R- D
10- entre 0 e 5s --- V= Vo + at=0 + 4.5 --- V5=20m/s --- de 5s a 8s V vale 20m/s --- a partir de 8s – a=-2m/s2 até ele parar V=0 -- V=Vo + at --- 0=20 -2t --- t=10s (de 8s até ele parar) --- desde o inicio do movimento --- t=8 + 10=18s --- R- E
11- ΔS=área hachurada da figura abaixo
ΔS=(12 + 4).7/2 = 56m
12- a) O ângulo α que a reta representativa da velocidade forma com um eixo horizontal é tal que tgα=ΔV/Δt corresponde à aceleração do
móvel, pois a= ΔV/ Δt e é denominada coeficiente angular da reta ou declividade da reta. Observe que, se α é agudo, f(t) é crescente e a>0 e se α é obtuso , f(t) é decrescente e a<0.
b) Em todo gráfico VXt a área entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente igual à variação de espaço ΔS, entre dois instantes quaisquer t1 e t2
13- a) ΔS=área total=b.h/2 + (B + b).h/2 + b.h/2=3.8/2 + (4 + 2).12/2 + 2.12/2=1260 --- 12 + 36 + 12=60m --- ΔS=60m
b) Vm=60/16=3,75 --- Vm=3,75m
14- Entre 0 e 4s --- a=4m/s2 --- V=Vo + at=0 + 4.4 --- V=16m/s --- entre 4s e 8s --- V= Vo + at --- V=16 + (-2).4 --- V=8m/s
15- Quando t=0 a distância entre eles é de 32m --- quando t=4s --- ΔSA=área do trapézio=(30 + 15).4/2 --- ΔSA=90m --- ΔSB=área do retângulo=4.15=60m --- antes – ΔSa=32m --- depois – ΔSd=(90 – 60)=30m --- a distância entre eles no final da frenagem será de d=32 – 30=2m --- R- B
16- ΔSA=b.h/2=6.20/2=60m --- ΔSB=B + b).h/2=(8 + 2).10/2=50m --- ΔSC=b.h/2=4.20/2=40m --- R- A
17- ΔS=1.200=área do trapézio=(B + b).h/2=(90 + (90 - t)).20/2 --- 1.200=(180 – t).10 --- 1200=1800 -10t --- t=60s --- R- C
18- Trata-se de um MUV em que a velocidade aumenta de 2,3m/s em cada 1s e, assim, sua aceleração vale a=2,3m/s2 --- Vo=6,20m/s --- V= Vo + at --- V=6,20 + 2,3t --- t=3,60s – V=6,20 + 2,3.3,60 --- V=14,48m/s --- t=5,80s – V=6,20 + 2,3.5,80 --- V=19,54m/s
R- C
19- Se, na ida ela tem velocidade de 50m/s, na volta deverá ter velocidade de -50m/s --- na ida, até parar (V=0) ela demorou ---
V=Vo + at --- 0=50 – 0,2t --- t=250s (na ida) --- na volta --- V0=0 e V=-50m/s --- V=Vo + at --- -50=0 -0,2t --- t=250s (na volta) --- tpedido=tida + tvolta --- tpedido=250 + 250=500s --- t=500s --- R- A
20- Colocando no gráfico --- t=0 – Vo=10m/s --- V=0 --- 0=10 -2t --- t=5s
ΔS=área=b.h/2=5.10/2 --- ΔS=25m --- R- D
21- a=(20 – 0)/(10 – 0) --- a=2m/s2 --- d=área=5.10/2 --- d=25m --- R- C
22- Considerando a área como sendo de um triângulo
ΔS=b.h/=1,5.1,0/2 --- ΔS=0,75m --- R- A
23- ΔS=área total=b.h + (B + b).h/2 + b.h=10.5 + (15 + 5).10/2 + 10.15=300m --- ΔS=300m --- Vm= ΔS/ Δt=300/30 --- Vm=10m/s
24- a) entre 0 e 20s --- a=2m/s2 --- Vo=0 --- V1= Vo + at=0 + 2.20 --- V1=40m/s --- entre 20s e 50s --- Vo=40m/s --- a=-1m/s2 ---V2=Vo + at=40 – 1.30 --- V2=10m/s --- gráfico abaixo
b) ΔS=área=b.h/2 + (B _ b).h/2=20.40/2 + (40 + 10).30/2 --- A distância percorrida é 1150m.
25- T=4s --- V=5 – 2.4 --- V=-3m/s --- velocidade inicial – movimento progressivo, velocidade de -3m/s – movimento retrógrado --- R- D
26- A distância percorrida corresponde à área compreendida entre a reta representativa e o eixo do tempo, entre 0 e 3s, ou seja, à área de um trapézio --- ΔS=área=(B + b).h/2=(80/3,6 + 40/3,6).3/2= (22,2 + 11,1).1,5 --- ΔS=49,95≈50m
27- Observe atentamente que o único gráfico coerente com o enunciado é o da alternativa E --- R- E
28- Quando t=0 eles estão na mesma posição (dado do exercício) --- quando t=4s, o deslocamento de cada carro é fornecido pela área
entre 0 e 4s --- carro A, a área é de um triângulo --- ΔSA=b.h/2=4.20/2 --- ΔSA=40m --- carro B, a área é de um retângulo --- ΔSB=b.h=4.10 --- ΔSB=40m --- R- A
29- Calculando o espaço percorrido pela área --- ΔSA=(B + b).h/2=(45 + 30).10/2 --- ΔSA=375m --- ΔSB=(-10 – 30).10/2 ---
ΔSB=-200m --- d=375 + 200 --- d=575m --- ou aceleração escalar de cada móvel, lembrando que --- aA=(45 – 30)/(10 – 0) --- aA=1,5m/s2 --- aB=(-30 – (-10)/(10 – 0) ---
aB= -2m/s2 --- SA=SoA + 30t + 0,75t2 --- SB=SoB – 10t – t2 --- supondo SoA=0 e fazendo t=10s no encontro onde você iguala as equações --- 30(10) + 0,75(10)2 = SoB – 10(10) – (10)2 --- 375 = SoB – 200 --- SoB = 575 m, que é a distância inicial entre os móveis, pois supusemos o móvel A partindo da origem.
R- A
30- Propriedade do gráfico v = f(t) --- a área entre a linha do gráfico e o eixo t representa o espaço percorrido pelo móvel (DS) --- como não há mudança de sentido, o espaço percorrido é igual à distância percorrida --- R- D
31-
R- A
32- a) V=Vo + at --- 80=0 + 2.t --- t=40s
b) Na situação em que a pista tem o comprimento mínimo (dm), o avião perde o contato com a pista exatamente em seu final --- equação de Torricelli --- v2 – vo2 + 2.a.dm --- 802=02 + 2.2.dm --- 6.400=4dm --- dm=1.600m
33- Observe a figura abaixo --- determinando a distância d por Pitágoras --- (130)2=d2 + (50)2 --- 16.900=d2 + 2.500 --- d=120m
--- Vm=Vr.cosα --- 72=Vr.120/130 --- Vr=78km/h --- R- C
34- Observe na figura abaixo onde a origem da trajetória foi colocada no ponto de partida do móvel A SoA=0 --- a
trajetória foi orientada para a direita SoB=19200m --- ambos os móveis partiram do repouso, VoA=VoB=0 --- como o móvel B está em movimento retrógrado e acelerado sua velocidade e sua aceleração são negativas (veja fisicaevestibular.com.br – mecânica – cinemática – gráficos do MUV) --- dedução da função horária de cada móvel --- SA=SoA + VoAt + aA.t2/2=0 + 0.t + 2t2/2 --- SA=t2 --- SB=SoB + VoBt + aB.t2/2=19200 – 0.t – 4.t2/2 --- SB=19200 – 2t2 --- no encontro AS=SB --- t2=19200 – 2t2 --- t2=6400 --- t=80s.
35-Colocando a origem das posições no instante inicial (t=0 e So=0) e deduzindo a equação de cada carro --- SA=Vot + at2/2 --- SB=2Vot +(a/2).t2/2 --- SB=2Vot + at2/4 --- no encontro --- SA=SB --- Vot + at2/2 = 2Vot + at2/4 --- Vot – 2Vot + at2/2 – at2/4 = 0 ---
-4Vot + at2 = 0 --- t(at – 4Vo)=0 --- at – 4Vo=0 --- t=4Vo/a.
36-Observe na expressão D=K.V2, onde K é constante e, nela você observa que a velocidade V é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade --- assim, se a velocidade dobra passando de 80kmh para 160kmh, a distância percorrida pelo carro até parar fica 22=4 vezes maior --- R- C
37- a) Falsa --- a aceleração é positiva (concavidade para cima) --- Entre 0 e t – o espaço decresce (movimento retrógrado, V<0)
e o movimento é retardado, pois a e V tem sinais contrários (a>0 e V<0) --- após t – o espaço cresce (movimento progressivo, V>0) e o movimento é acelerado, pois a e V tem mesmo sinal (a>0 e V>0)
b) Correta --- como o movimento é retrógrado, a velocidade é negativa e, para que o movimento seja acelerado, a aceleração também tem que ser negativa, o que é o caso.
c) Falsa --- o movimento é acelerado mas é progressivo (V>0).
d) Falsa --- se existe aceleração, o gráfico Sxt tem que ser uma parábola (equação do segundo grau).
R- B
38- A área compreendida entre a reta representativa e o eixo dos tempos corresponde ao deslocamento ∆S do móvel no intervalo de tempo considerado --- A e B (0 e t+Em todo gráfico da velocidade em função do tempo1) --- ∆SAB=área do retângulo=b.h --- ∆SAB=Vot1 --- B e C (t1 e t2) --- ∆SBC=área do triângulo=b.h/2 --- ∆SBC=(t2 – t1).(Vo – 0)/2 --- ∆SBC=Vo.(t2 – t1)/2 --- ∆SBC/∆SAB= [Vo.(t2 – t1)/2]/ Vot1 --- ∆SBC/∆SAB=(t2 – t1)/2t1 --- R- C
39- Primeira situação --- cálculo da aceleração do carro com a pista seca --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 102 + 2.a.5 --- a=-10ms2 --- cálculo da aceleração do carro com a pista molhada --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 102 + 2.a.6 --- a=-100/12=-25/3 ms2 --- Segunda situação --- cálculo da distância percorrida com a pista seca --- V2=Vo2 + 2.a.∆S --- 02 = 302 + 2.(-10). ∆S --- ∆S =45m --- cálculo da distância percorrida com a pista molhada --- V2=Vo2+ 2.a.∆S --- 02 = 302 + 2.(-25/3).∆S --- ∆S=54m --- distância a mais --- d=54 – 45=9m --- R- D
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