Hidrostática – Densidade e Pressão
Hidrostática
Hidrostática é a parte da mecânica que estuda as principais propriedades e características de
líquidos em equilíbrio.
Densidade
A densidade de um corpo (na hidrostática, um líquido) pode ser definida como sendo a grandeza física que fornece a quantidade de massa (matéria) de que está concentrada num determinado volume ou seja, mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Chamando de m a quantidade de massa contida em certo volume V, a expressão matemática da densidade é:
No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), mas são usados também o grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o quilograma por litro (kg/L).
Diferença entre densidade d e massa específica ρ
Massa específica ρ Considere um pedaço de uma determinada substância homogênea (todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça.
Esse pedaço possui massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seu volume tem sempre um mesmo valor, característico da substância desse material.
A esse valor constante chamamos de massa específica ( ρ, letra grega de pronúncia rô).
Massa específica ou densidade absoluta ρ característica da substância que compõe o corpo.
Densidade
d
Considere
um corpo
de
massa
m
e volume
V
que pode ser heterogêneo
ou oco,
conforme as figuras abaixo.
Densidade característica do corpo.
Podemos obter as duas grandezas utilizando fórmulas idênticas, porém, só teremos a densidade absoluta ou massa específica se o corpo em questão for maciço e homogêneo, de outra forma, o que estaremos obtendo é uma característica do corpo chamada densidade.
O que você deve saber, informações e dicas
Quando o volume de certa substância é homogêneo, a densidade (d = m/v) do corpo coincide
com sua massa específica (ρ =m/v) que, é claro, é aplicável à fluidos (líquidos e gases) pois preenchem todo o recipiente onde estão contidos.
Regra prática:
A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina.
Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos.
Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:
Você levaria desvantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois nessa hora, o volume aumenta e, num mesmo volume haveria menos massa você levaria prejuízo.
Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro, pois com temperatura mais baixa, o volume diminui e, num mesmo volume haveria mais massa você levaria vantagem .
Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido, pois você estaria comprando o que realmente interessa que é a massa.
Pressão
Na expressão acima F é o módulo (intensidade) da força.
Assim, a pressão é grandeza escalar, uma vez que é a razão entre duas grandezas escalares, o módulo de uma força e uma área.
A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o newton por metro quadrado (N/m2) também denominado de pascal (Pa).
Outra unidade de pressão muito utilizada é a atmosfera (atm) e 1atm ≈ 105 Pa.
O que você deve saber, informações e dicas
Observe na fórmula P = F/S que para uma mesma força, quanto menor a área maior será a pressão exercida pela força.
Como exemplos práticos, observe a s figuras abaixo:
Quando tomamos refrigerante, utilizando canudinho, o refrigerante chega até nós, porque o ato
de puxarmos o ar pela boca, ou seja, o ato de sugar implica em aumentar o volume dos pulmões e, consequentemente, diminuir a pressão interna da boca e do canudinho, tornando-a menor que a pressão atmosférica local na superfície livre do líquido essa diferença de pressão provoca uma força que empurra o líquido para cima, na tendência de um novo equilíbrio de pressões.
Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre
Densidade e Pressão
01-(CFT-MG) Durante uma aula de laboratório de Física, um estudante desenhou, em seu caderno, as etapas de um procedimento utilizado por ele para encontrar a densidade de um líquido, conforme representado a seguir.
Sabendo-se que em ambas as etapas, a balança estava equilibrada, o valor encontrado, em g/cm3 foi
02-(UFPR-PR) O mercúrio é um metal que possui densidade de 13,6 g/cm3 em condições normais. Dessa forma, um volume de 1 litro (1 dm3desse metal tem massa, em quilogramas, igual a:
03-(UFB) Uma esfera oca de alumínio tem massa de 50g e volume de 30cm3.
O volume da parte vazia é de 10cm3. Pede-se:
a) a densidade da esfera
b) a massa específica do alumínio
04-(UNIFOR-CE) Dois líquidos, A e B, quimicamente inertes, e não-miscíveis entre si, de densidades dA=2,80g/cm3 e dB=1,60g/cm3, respectivamente, são colocados em um mesmo recipiente. Sabendo que o volume do líquido A é o dobro do de B, a densidade da mistura, em g/cm3, vale:
05-(ENEM) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos.
Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.
Destas considerações, somente:
a) I é correta.
b) II é correta
c) III é correta
d) I e II são corretas.
e) II e III são corretas.
06-(CEFET-MG) A figura 1 representa quatro barras metálicas maciças de mesmo volume.
Essas barras foram fundidas e, parcelas iguais de suas massas, usadas na construção de novas barras maciças A, B, C, D, mais finas e de diâmetros idênticos, mostradas na figura 2.
Os metais 1, 2, 3 e 4 foram usados, respectivamente, na fabricação das barras
a) C, A, B, D.
b) C, B, A, D.
c) B, D, C, A.
d) A, D, B, C.
07-(PUC-SP) Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007 ( volume 20 dm³) cheia de barras de um certo metal.
Considerando que um adulto de massa média (70kg) pode deslocar, com uma certa velocidade, no máximo o equivalente à sua própria massa, indique qual o metal contido na maleta. Observando os dados.
Informações Adicionais: dado (1 dm³=1L=1000 cm³)
Densidade em g/cm³: aluminio 2,7; zinco 7,1; prata 10,5; chumbo 11,4; ouro 19,3
08-(ENEM-MEC)
Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que
abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e
4% de água(em volume).
As densidades desses componentes são dados na tabela.
água= 1000g/L álcool= 800g/L
Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu , então uma amostra do produto de cada posto e mediu a densidade de cada uma delas. Obteve os seguintes reusltados:
A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos
09-(UNICAMP-SP) Durante uma tempestade de 20 minutos, 10 mm de chuva caíram sobre uma
região cuja área total é 100 km2.
a) Sendo que a densidade da água é de 1,0 g/cm3 qual a massa de água que caiu?
b) A partir de uma estimativa do volume de uma gota de chuva, calcule o número médio de gotas que caem em 1m2 durante 1s
10-(UNIFOR-CE) Um corpo sólido, de massa 90g e volume 100cm3, encontra-se no fundo de um recipiente de um líquido de densidade 0,60g/cm3.
Misturando-se um outro líquido de densidade 1,5g/cm3, o corpo começa a flutuar quando a densidade da mistura, em g/cm3, for superior a:
11-(UFAL-AL) Um prisma reto, maciço, é constituído de alumínio e ferro na proporção de 3 para 1,
respectivamente, em massa. Se a densidade do alumínio vale 2,7g/cm3 e a do ferro 7,5g/cm3, a densidade do prisma em g/cm3, vale:
12-(UERJ-RJ) A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende da temperatura. A seguir, são apresentadas as curvas aproximadas da massa em função do volume para o álcool e para o ferro, ambos à temperatura de 0oC.
Considere ρf a massa específica do ferro e ρa a massa específica do álcool.
De acordo com o gráfico, a razão ρf/ρa é igual a:
13-(CESGRANRIO-RJ) Uma chapa de metal, homogênea e fina, (de espessura constante), é cortada para formar as faces de dois cubos ocos C1 e C2, sendo que a aresta de C2 é o dobro da aresta de C1.
A densidade do cubo menor é d. Logo, a densidade do cubo maior é:
14-(UNESP-SP) Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com a altura de
30cm e base de 20cm de largura por 50cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. Considerando a massa específica do granito igual a 2,5.103kg/m3, determine a massa m do bloco.
15-(UERJ-RJ) Nas ilustrações a seguir, estão representados três sólidos de bases circulares, todos com raios iguais e mesma altura. Considere as medidas dos raios iguais às medidas das alturas, em centímetros.
As massas específicas de quatro substâncias, três das quais foram empregadas na construção desses sólidos, estão indicadas na tabela:
Admita que os sólidos tenham a mesma massa e que cada um tenha sido construído com apenas uma dessas substâncias.
De acordo com esses dados, o cone circular reto foi construído com a seguinte substância:
16-(UFMG-MG) José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:
A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador.
Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José. Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p).
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
a) F(i) > F(p) e p(i) = p(p).
b) F(i) = F(p) e p(i) = p(p).
c) F(i) > F(p) e p(i) > p(p).
d) F(i) = F(p) e p(i) > p(p).
17-(UFMG-MG) As figuras mostram um mesmo tijolo, de dimensões 5cm x 10cm x 20cm, apoiado sobre uma mesa de três maneiras diferentes. Em cada situação, a face do tijolo que está em contato com a mesa é diferente.
As pressões exercidas pelo tijolo sobre a mesa nas situações I, II e III são, respectivamente, ρ1, ρ2 e ρ3. Com base nessas informações, é correto afirmar que:
a) ρ1= ρ2 = ρ3
b) ρ1< ρ2 < ρ3
c) ρ1< ρ2 > ρ3
d) ρ1> ρ2 > ρ3
18-(UFSM-RS) Referindo-se à estrutura física, uma das causas importantes da degradação do solo na agricultura é a sua compactação por efeito das máquinas e da chuva.
Um trator tem rodas de grande diâmetro e largura para que exerça contra o solo, pequeno(a)
a) pressão.
b) força.
c) peso.
d) energia.
e) atrito.
19-(UNESP-SP) Um tijolo, com as dimensões indicadas, é colocado sobre uma mesa com tampo de borracha, inicialmente da maneira mostrada em 1 e, posteriormente, da maneira mostrada em 2.
Na situação 1, o tijolo exerce sobre a mesa uma força F1 e uma pressão p1; na situação 2, a força e a pressão exercidas são F2 e p2. Nessas condições, pode-se afirmar que
a) F1 = F2 e p1 = p2.
b) F1 = F2 e p1 < p2.
c) F1 = F2 e p1 > p2.
d)F1 > F2 e p1 > p2.
e) F1 < F2 e p1 < p2.
20-(CFT-MG) Dentre os quatro objetos maciços, de mesma massa e mesmo material, o que exerce maior pressão sobre um plano liso e rígido está representado em
21-(UNICAMP-SP) O avião estabeleceu um novo paradigma nos meios de transporte. Em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou em Paris um vôo histórico com o 14 Bis.
A massa desse avião, incluindo o piloto, era de 300kg, e a área total das duas asas era de aproximadamente 50m2.
A força de sustentação de um avião, dirigida verticalmente de baixo para cima, resulta da diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas. O gráfico representa, de forma simplificada, o módulo da força de sustentação aplicada ao 14 Bis em função do tempo, durante a parte inicial do vôo.
a) Em que instante a aeronave decola, ou seja, perde contato com o chão?
b) Qual é a diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas, ΔP = P(inf) - P(sup), no instante t = 20s? (g=10ms2)
22-(FMTM-MG) A válvula reguladora de pressão em uma panela de pressão tem massa igual a 60g e
está apoiada sobre um orifício de diâmetro 2,8mm da tampa da panela, vedando perfeitamente a comunicação do exterior com o interior. Sendo g=10m/s2, a mínima variação de pressão no interior da panela, que fará com que a válvula permita o escape do vapor do interior da panela, é, aproximadamente, em Pa: (Dado π=3)
23-(FGV-SP)
De fato, nossa personagem precisa de uma dieta. Na Terra, a pressão que ela exerce sobre o chão, quando seu corpo está apoiado sobre seus dois pés descalços, é a mesma que exerce uma moça de massa 60 kg, apoiada sobre as solas de um par de saltos altos com área de contato total igual a 160 cm2. Se a área de contato dos dois pés de nossa personagem é de 400 cm2, a massa da personagem, em kg, é (g=10m/s2)
24-(UNICAMP-SP) Uma caneta esferográfica comum pode desenhar um traço contínuo de 3 km de comprimento.
A largura desse traço é de 0,5 mm. Considerando π = 3,0, faça o que se pede:
a) Estime o volume de tinta numa carga nova de uma caneta esferográfica e, a partir desse valor, calcule a espessura do traço deixado pela caneta sobre o papel.
b) Ao escrever, a força que uma caneta exerce sobre o papel é de 3 N. Qual a pressão exercida pela esfera da caneta sobre o papel?
25-(UnB-DF)
Classifique a proposição a seguir como certa ou errada. Fundamente
sua resposta.
Um cubo se apóia sobre uma mesa horizontal. Se
substituirmos este cubo por um segundo, de
mesma massa, porém de aresta duas vezes maior, a pressão do cubo sobre a mesa cairá à metade do valor anterior
26-(MACKENZIE-SP) Um corpo homogêneo, com forma de paralelepípedo e de massa 2,80kg, encontra-se apoiado sobre uma superfície plana e horizontal, conforme mostra a figura.
Sobre esse corpo aplica-se uma força , de intensidade 100N, segundo a direção que forma um ângulo θ=60o, com a horizontal. Considere g=10m/s2.
Dados: sen30o=cos60o=0,5; sen60o=cos30o =0,87.
A pressão exercida sobre a superfície horizontal, devido a ação da força e do peso do corpo, em Pa, é:
27-(FUVEST-SP) A janela retangular de um avião, cuja cabine é pressurizada, mede 0,5 m por 0,25 m.
Quando o avião está voando a uma certa altitude, a pressão em seu interior é de, aproximadamente, 1,0 atm, enquanto a pressão ambiente fora do avião é de 0,60 atm. Nessas condições, a janela está sujeita a uma força, dirigida de dentro para fora, igual ao peso, na superfície da Terra, da massa de
aobs.:1 atm = 105Pa = 105 N/m2
28-(UFPR-PR) Quatro cubos metálicos homogêneos e iguais, de aresta 10-1m, acham-se dispostos sobre um plano.
Sabe-se que a pressão aplicada pelo conjunto sobre um plano é 103 N/m2. Adotando g = 10 m/s2, calcule a densidade dos cubos.
29- (UFPE-PE) Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladas deve ser apoiada por estacas com seção transversal quadrada de 10 cm por 10 cm.
Sabendo que o terreno onde as estacas serão fincadas suporta uma pressão correspondente a 0,15 tonelada por cm2, determine o número mínimo de estacas necessárias para manter a edificação em equilíbrio na vertical.
30-(UNICAMP-SP) "Os grandes problemas contemporâneos de saúde pública exigem a atuação eficiente do Estado que, visando à proteção da saúde da população, emprega tanto os mecanismos de persuasão (informação, fomento), quanto os meios materiais (execução de serviços) e as tradicionais medidas de polícia administrativa (condicionamento e limitação da liberdade individual). Exemplar na implementação de política pública é o caso da dengue, que se expandiu e tem-se apresentado em algumas cidades brasileiras na forma epidêmica clássica, com perspectiva de ocorrências hemorrágicas de elevada letalidade. Um importante desafio no combate à dengue tem sido o acesso aos ambientes particulares, pois os profissionais dos serviços de controle encontram, muitas vezes, os imóveis fechados ou são impedidos pelos proprietários de penetrarem nos recintos. Dada a grande capacidade dispersiva do mosquito vetor, 'Aedes aegypti', todo o esforço de controle pode ser comprometido caso os operadores de campo não tenham acesso às habitações.
(Adaptado de "Programa Nacional de Controle da Dengue". Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002.)
O texto se refere ao combate ao mosquito vetor da dengue.
Um parâmetro importante usado no acompanhamento da proliferação da dengue nas grandes cidades é o raio de vôo do mosquito, que consiste na distância máxima dentro da qual ele pode ser encontrado a partir do seu local de origem. Esse raio, que em geral varia de algumas centenas de metros a poucos quilômetros, é na verdade muito menor que a capacidade de deslocamento do mosquito.
a) Considere que o mosquito permanece em vôo cerca de 2 horas por dia, com uma velocidade média de 0,50 m/s. Sendo o seu tempo de vida igual a 30 dias, calcule a distância percorrida (comprimento total da trajetória) pelo mosquito durante a sua vida.
b) Assumindo que a pressão necessária para perfurar a pele humana seja P = 2,0 .107 N/m2, calcule a força mínima que deve ser exercida pelo mosquito na sua picada. A área do seu aparelho bucal picador em contato com a pele é A = 2,5 .10-11 m2.
31-(UFSC-SC) Uma pessoa comprime um lápis entre os seus dedos, da maneira indicada na figura.
Adotando como A a área de superfície de contato entre a ponta do lápis e o dedo polegar e como B a área de contato entre o lápis e o dedo indicador, e admitindo-se que A seja menor que B, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) A intensidade da força do polegar sobre A é maior que a do indicador sobre B.
(02) A pressão exercida pela força do polegar sobre A é maior que a do indicador sobre B.
(04) A pressão exercida pela força do polegar sobre A é igual à do indicador sobre B.
(08) Pressão é sinônimo de força.
(16) A pressão exercida por uma força sobre uma superfície só depende da intensidade da força.
(32) A intensidade da força do polegar sobre A é igual à do indicador sobre B.
32-(UNICAMP-SP) A produção de fogo tem sido uma necessidade humana há milhares de anos. O homem primitivo provavelmente obtinha fogo através da produção de calor por atrito. Mais recentemente, faíscas elétricas geradoras de combustão são produzidas através do chamado efeito piezelétrico.
a) A obtenção de fogo por atrito depende do calor liberado pela ação da força de atrito entre duas superfícies, calor que aumenta a temperatura de um material até o ponto em que ocorre a combustão. Considere que uma superfície se desloca 2,0 cm em relação à outra, exercendo uma força normal de 3,0 N. Se o coeficiente de atrito cinético entre as superfícies vale μ = 0,60, qual é o trabalho da força de atrito?
b) Num acendedor moderno, um cristal de quartzo é pressionado por uma ponta acionada por molas. Entre as duas faces do cristal surge então uma tensão elétrica, cuja dependência em função da pressão é dada pelo gráfico abaixo. Se a tensão necessária para a ignição é de 20 kV e a ponta atua numa área de 20,25 mm2, qual a força exercida pela ponta sobre o cristal?
33-(UNICAMP-SP) Quando uma pessoa idosa passa a conviver com seus filhos e netos, o convívio de diferentes gerações no mesmo ambiente altera a rotina diária da família de diversas maneiras.
a) O acesso do idoso a todos os locais da casa deve ser facilitado para diminuir o risco de uma queda ou fratura
durante sua locomoção. Pesquisas recentes sugerem que uma estrutura óssea periférica de um indivíduo jovem
suporta uma pressão máxima P1=1,2.109N/m2, enquanto a de um indivíduo idoso suporta uma pressão
máxima P2=2,0.108N/m2.
Considere que em um indivíduo jovem essa estrutura óssea suporta uma força máxima F1 = 24 N aplicada sob uma área A1 e que essa área sob a ação da força diminui com a idade, de forma que A2= 0,8.a1 para o indivíduo idoso. Calcule a força máxima que a estrutura óssea periférica do indivíduo idoso pode suportar.
b) Na brincadeira “Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô. Serra, serra, serrador. Quantas tábuas já
serrou?”, o avô realiza certo número de oscilações com seu neto conforme representado na figura abaixo. Em
uma oscilação completa (A-O-A) a cabeça do menino se desloca em uma trajetória circular do ponto A para o
ponto O e de volta para o ponto A. Considerando um caso em que o tempo total de duração da brincadeira é
t = 10 s e a velocidade escalar média da cabeça do menino em cada oscilação (A-O-A) vale v = 0,6 m/s , obtenha
o número total de oscilações (A-O-A) que o avô realizou com o neto durante a brincadeira. Useh = 50 cm e
π = 3.
34- (UERJ-RJ) A figura a seguir representa um fio AB de comprimento igual a 100 cm, formado de duas partes homogêneas sucessivas: uma de alumínio e outra, mais densa, de cobre.
Uma argola P que envolve o fio é deslocada de A para B.
Durante esse deslocamento, a massa de cada pedaço de comprimento AP é medida. Os resultados estão representados no gráfico a
seguir: A razão entre a densidade do alumínio e a densidade do cobre é aproximadamente igual a:
a) 0,1
b) 0,2
c) 0,3
d) 0,4
35-(ENEM-MEC) O pó de café jogado no lixo caseiro e, principalmente, as grandes quantidades descartadas em bares e restaurantes poderão transformar em uma nova opção de matéria prima para a produção de biodiesel, segundo estudo da Universidade de Nevada (EUA). No mundo, são cerca de 8 bilhões de quilogramas de pó de café jogados no lixo por ano. O
estudo mostra que o café descartado tem 15% de óleo, o qual pode ser convertido em biodiesel pelo processo tradicional. Além de reduzir significativamente emissões prejudiciais, após a extração do óleo, o pó de café é ideal como produto fertilizante para jardim.
Revista Ciência e Tecnologia no Brasil, nº 155, jan. 2009.
Considere o processo descrito e a densidade do biodiesel igual a 900 kg/m3. A partir da quantidade de pó de café jogada no lixo por ano, a produção de biodiesel seria equivalente a
a) 1,08 bilhão de litros.
b) 1,20 bilhão de litros.
c) 1,33 bilhão de litros.
d) 8,00 bilhões de litros.
e) 8,80 bilhões de litros.
36-(CPS-SP) Um paralelepípedo homogêneo de madeira, de altura igual a 20 cm e área da base igual
a 6,25 cm2, apresenta 100 g de massa. Lembre-se da densidade da água: d água =1 g/cm3
Podemos afirmar que o paralelepípedo, quando colocado na água, flutuará, pois sua densidade é
a) menor que a da água e vale 0,4 g/cm3.
b) menor que a da água e vale 0,6 g/cm3.
c) menor que a da água e vale 0,8 g/cm3.
d) igual à da água e vale 1,0 g/cm3.
e) maior que a da água e vale 1,2 g/cm3.
37-(UERJ-RJ) Dois vasos cilíndricos idênticos, 1 e 2, com bases de área A igual a 10 m2, são colocados um contra o outro, fazendo-se, então, vácuo no interior deles. Dois corpos de massa M estão presos aos vasos por cabos inextensíveis, de acordo com
o esquema. Despreze o atrito nas roldanas e as massas dos cabos e das roldanas. Determine o valor mínimo de M capaz de fazer com que os vasos sejam separados. Patm=105Nm2.
38-(UFRJ-RJ) Uma ventosa comercial é constituída por uma câmara rígida que fica totalmente vedada em contato com uma placa, mantendo o ar em seu interior a uma pressão Pint = 0,95x105 N/m2. A placa está suspensa na horizontal pela ventosa e ambas estão no ambiente à pressão atmosférica usual, Patm = 1,00x105 N/m2, como indicado nas figuras a seguir. A área de contato A entre o ar dentro da câmara e a placa é de 0,10 m2. A parede da câmara tem espessura desprezível, o peso da placa é 40N e o
sistema está em repouso.
a) Calcule o módulo da força vertical de contato entre a placa e as paredes da câmara da ventosa.
b) Calcule o peso máximo que a placa poderia ter para que a ventosa ainda conseguisse sustentá-la.
39-(PUC-MG) Quando tomamos refrigerante, utilizando canudinho, o refrigerante chega até nós,
porque o ato de puxarmos o ar pela boca:
a) reduz a aceleração da gravidade no interior do tubo.
b) aumenta a pressão no interior do tubo.
c) aumenta a pressão fora do canudinho.
d) reduz a pressão no interior do canudinho.
40-(UFG-GO) Analisando o diagrama de fases da água, conclui-se que é possível liquefazer o gelo por aumento de pressão. A 1,0 atm e – 4oC, por exemplo, essa pressão é da ordem de 140 atm. Esse processo é apresentado, através de um modelo simplificado, em livros didáticos do ensino médio, quando se considera, por exemplo, que um patinador desliza no gelo com base apenas nesse fenômeno.
Desse modo, considere um patinador sobre o gelo usando um patim conforme a especificação da figura a seguir e admita que a
espessura do metal em contato com o gelo é de 1,0 mm.
Com base nas informações acima, calcule a massa, em kg, que o patinador deve ter, de modo a liquefazer o gelo por pressão, e confirme se o modelo é, ou não, adequado. Dados: g = 10 m/s2e 1 atm = 105 N/m2.
a) 11, não.
b) 40, sim.
c) 80, sim.
d) 140, não.
e) 280, não.
41-(PUC-RJ) Um avião utilizado na ponte aérea entre Rio e São Paulo é capaz de voar
horizontalmente com uma carga máxima de 62.823,0 kg. Sabendo que a área somada de suas asas é de 105,4 m2, é correto afirmar que a diferença de pressão nas asas da aeronave, que promove a sustentação durante o voo, é de: (Considere g = 10,0 m/s2)
42-(CPS) “Os estudos dos efeitos da altitude sobre a performance física começaram a ser realizados depois dos Jogos Olímpicos de 1968. A competição realizada na Cidade do México, a 2
400 metros, registrou nas corridas de média e longa distância o triunfo de atletas de países montanhosos, como Tunísia, Etiópia e Quênia, enquanto australianos e americanos, os favoritos, mal conseguiam alcançar a linha de chegada.”
(http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/altitudes/index.shtml Acesso em: 12.09.2010.)
Os americanos e australianos não tiveram sucesso nas provas pois, nas condições atmosféricas da Cidade do México, não estavam adaptados
a) à diminuição da pressão atmosférica e à consequente rarefação do ar.
b) ao aumento da pressão atmosférica e à consequente diminuição do oxigênio.
c) à diminuição da resistência do ar e ao consequente aumento da pressão atmosférica.
d) à diminuição da pressão atmosférica e ao consequente aumento da oxigenação do sangue.
e) ao aumento da insolação no clima de montanha e ao consequente aumento de temperatura no verão.
43-(UEPG-PR) Um dos conceitos da física de vital importância no cotidiano é a densidade. Nesse
contexto, assinale o que for correto.
01) A elevação de um balão na atmosfera depende da temperatura do ar que está confinado no seu interior.
02) A mistura etanol-água tem sua densidade diminuída em relação à densidade do etanol.
04) A determinação da densidade absoluta de uma substância só é possível quando a substância tem formato regular.
08) Um alimento deteriorado tem a sua densidade alterada em relação à normal.
44-(UFT-TO)
Para um aumento de temperatura observa-se que a maioria das substâncias dilata-se, isto é, aumenta de volume. Porém, o mesmo não ocorre com a água em estado líquido, que apresenta comportamento anômalo entre 0 °C e 4 °C, ou seja, neste intervalo de temperatura o volume da água diminui. Por outro lado, quando a água é aquecida acima de 4 °C seu volume aumenta à medida que a temperatura aumenta. O gráfico abaixo ilustra a variação do volume com o aumento da temperatura para 1g (um grama) de água.
Considerando o gráfico acima, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA variação da densidade em função da temperatura, para 1 grama de água.
45-(FUVEST-SP)
Água e etanol misturam-se completamente, em quaisquer proporções. Observa-se que o volume final da mistura é menor do que a soma
dos volumes de etanol e de água empregados para prepará-la. O gráfico a seguir mostra como a densidade varia em função da
porcentagem de etanol (em volume) empregado para preparar a mistura (densidades medidas a 20oC).
Se 50 mL de etanol forem misturados a 50 mL de água, a 20oC, o volume da mistura resultante, a essa mesma temperatura, será de, aproximadamente,
a) 76 mL
b) 79 mL
c) 86 mL
d) 89 mL
e) 96 mL
46-(UDESC-SC)
A pressão absoluta em um fluido pode ser medida utilizando-se o dispositivo mostrado na figura. O dispositivo consiste basicamente de uma câmara cilíndrica sob vácuo e um êmbolo que pode se mover sem atrito. No êmbolo é conectada uma mola de constante elástica 1000 N/m. Quando o dispositivo é submerso em um fluido, as forças exercidas pela mola e pelo fluido, sobre o êmbolo, são equilibradas. O êmbolo possui uma área de 3,0 cm2. Considere a situação em que o dispositivo é submerso em um poço de água.
Como consequência, a mola sofre uma compressão de 5,0 cm. Assinale a alternativa que apresenta a profundidade em que o dispositivo se encontra. Dados: Patmosférica=1,0.105N/m2; g=10m/s2 e densidade da água=1,0.103kg/m3.
a.( ) 6,7.100m
b.( ) 1,7.100m
c. ( ) 7,0.10-1m
d. ( ) 9,8.100m
e. ( ) 1,7.101m
Resolução comentada das questões de vestibulares sobre
Densidade e Pressão
01- d=m/V=(190 – 50)/(200/2) --- d=1,5g/cm3 --- R- B
02- 1L=1dm3=10-3 m3 --- d=13,6.103kg/m3 --- d=m/V --- 13,6.103=m/10-3 --- m=13,6 kg --- R- D
03- a) a densidade da esfera leva em conta o volume total --- d=m/v=50/30 --- d=1,7g/cm3
b) a massa específica leva em conta apenas a parte de volume que contém alumínio --- ρ=m/v=/50(30 – 10) --- ρ=2,5g/cm3
04- VA=2VB --- dA=mA/VA --- 2,80=mA/2VB --- mA=5,60VB --- dB=mB/VB --- 1,60=mB/VB --- mB=1,60VB --- dmistura=(mA + mB)/(VA + VB) --- dmistura=(5,60VB + 1,60VB)/3VB --- dmistura=2,4g/cm3 --- R- A
05- I- Na hora mais quente, o volume aumenta e, num mesmo volume haveria menos massa --- você levaria prejuiso --- Falsa
II- Com temperatura mais baixa, o volume diminui e, num mesmo volume haveria mais massa --- você levaria vantagem --- correta
III- Correta --- você estaria comprando o que realmente interessa, que é a massa.
R- E
06- figura 1 --- sendo o mesmo volume, o corpo de maior massa terá maior densidade --- d4>d1>d3>d2 --- figura 2 --- d=m/V --- como a massa é a mesma para cada bloco, aquele que tiver maior densidade terá menor volume --- V4<V1<V3<V2 --- 4(A); 1(B); 3(C) e 2(D) --- R- C
07- volume da mala --- dm³ = 20 000 cm³ --- com esse volume, achar a massa de cada metal --- alumínio – d=m/V --- 2,7=m/20.000 --- m=54.000g --- m=54kg --- zinco --- 7,1=m/20.000 --- m=141kg --- prata --- m=210kg --- chumbo --- m=228kg --- 0uro --- m=388kg --- como ele só pode correr com uma massa igual à sua própria massa (70kg), a alternativa que mais satisfaz é o alumínio (54kg) --- R- A
08- Em cada litro de álcool hidratado têm-se --- 0,96L de álcool (96%) e 0,04L de água (4%) --- massa de álcool --- dálcool=málcool/Válcool --- 800g/L=málcool/0,96L --- málcool=768g --- massa de água --- dágua=mágua/Vágua --- 1.000g/L=mágua/0,04L --- mágua=40g --- dmistura=(málcool + mágua)/Vmistura=(768 + 40)/1 --- dmistura=808g/L --- R- E
09- a) Volume de água que caiu numa área de 100km2=100.106m2=108m2, ocupando uma altura de h=10mm=
10.10-3m=10-2m --- V=área.altura=108.10-2 --- V=106m3 --- densidade da água =1g/cm3=103kg/m3 --- d=m/V --- 103=m/106 --- m=109kg
b) área =1m2=100dm2 --- altura=10mm=10.10-2=10-1dm --- água contida numa área de 1m2 a uma altura de 10mm tem volume=área da base.altura=100.10-1=10dm3=10L --- 10L em 1.200s --- 1L=1.000mL --- 10.000mL em 1200s --- vazão da chuva --- 10.000mL/1.200s=8,3mL/s (caem 8,3mL por segundo de água) --- 1mL tem aproximadamente 20 gotas --- 8,3mL terão --- n=8,3.20=166,6 gotas
10- Quando o corpo estiver na iminência de flutuar, a densidade do corpo é igual à do líquido (mistura) --- dmistura=dcorpo=m/V=90/100 --- d=0,9g/cm3 --- R- A
11- ma=3mf --- da=ma/Va --- 2,7=3mf/Va --- Va=3mf/2,7 --- df=mf/Vf --- 7,5=mf/Vf --- Vf=mf/7,5 --- dmistura=(ma + mf)/(Va + Vf)=4mf/(3mf/2,7 + mf/7,5)=(4mf/1) X (20,25/25,2mf) --- dmistura=3,21g/cm3 --- R- A
12- ρf=80/10=8g/cm3 --- ρa=0,8g/cm3 --- ρf/ρa=8/0,8=10 --- R- C
13- Se a espessura de cada chapa é a mesma, a massa de cada face é diretamente proporcional á área S de cada face --- m1=kS1=ka.a --- m1=ka2 --- m2=k.2a.2a --- m2=4ka2 --- V1=a3 --- V2=(2.a)3 --- V2=8.a3 --- d1=d=m1/V1=k.a2/a3 --- d2=m2/V2=4ka2/8.a3 --- d2/d=4ka2/8.a3 X a3/k.a2 --- d2/d=1/2 --- d2=d/2 --- R- C
14- V=30.20.50=30.000cm3=3.104.10-6=0,03kg/m3 --- d=m/V --- 2,5.103=m/3.10-2 --- m=75kg
15- Se a massa é a mesma, a massa específica é inversamente proporcional ao volume (ρ=m/V), assim, o cone circular reto é o que tem menor volume e deverá ter maior densidade --- R- D
16- A força trocada entre cada dedo e a tachinha tem a mesma intensidade, mas a pressão é maior no indicador, pois aí a área é menor com a força se distribuindo com maior intensidade --- R- D
17- Quanto menor a área de contato, maior será a pressão, pois a força (peso) que a provoca é o mesmo --- R- B
18- Quanto maior a área, menor a pressão --- R- A
19- Sendo o tijolo o mesmo, sua massa, seu volume e seu peso (que é a força que ele exerce sobre o tampo) são os mesmos --- P=F/S=P/S --- F1=F2 --- menor área, maior pressão --- P2>P1 --- R- B
20- Como a força sobre o plano liso é a mesma (mesmo peso, pois a massa e o material “massa específica” é a mesma), a maior pressão é daquele que exerce menor contato com o piso --- R- D
21- a) O avião decola a partir do instante de t=10 s, pois é a partir deste instante que a força de sustentação supera o peso da aeronave, que é de 3000 N.
b) Pelo gráfico em t = 20s tem-se uma força de sustentação F = 3000 N --- essa força atua sobre uma área de S=50m2 --- Δp = F/S = 3000/50 --- ΔP=60N/m2=60Pa
22- peso da válvula --- p=mg=0,06.10 --- p=6.10-1N --- S=área do orifício de raio=2,8.10-3/2 --- R=1,4.10-3m ---
P=F/S=P/S=6.10-1/πR2=6.10-1/3.(1,4.10-3)2 --- P=6.10-1/3.1,96.10-6 --- P=1,02.105Pa --- R- C
23- Moça --- P=F/S=peso/S=mg/S=60.10/160 --- P=3,75kg/cm2 --- pressão da personagem=pressão da moça=P --- P=F/S --- 3,75=m.g/S --- 3,75=m.10/400 --- m=150kg --- R- B
24- a) Estimativa do volume uma carga nova de uma caneta esferográfica (cilindro de raio R=1mm=10-3m e altura h=10cm=10-1m) --- V=área da base.altura=S.h=(πR2).10-1=3.(10-3)2.10-1 --- V=3.10-6.10-1 --- V=3.10-7m3 --- esse volume é o mesmo que o de um traço de comprimento c=3km=3.103m, largura l=0,5mm=0,5.10-3=5.10-4m e espessura e(pedida) --- Vtraço=c.l.e --- 3.10-7=3.103.5.10-4.e --- e=3.10-7/15.10-1 --- e=0,2.10-6m ou e=0,2μm ou e=2,0.10-7m
b) a largura da esfera da caneta é a mesma que a do traço d=0,5mm=5.10-4m --- raio da esfera --- r=d/2=5.10-4/2 --- r=2,5.10-4m --- área da esfera da caneta --- S=πr2=3.(2,5.10-4)2 --- S=18,75.10-8m2 --- P=F/S=3/18,75.10-8 ---
P=0,16.108 --- P=1,6.107 Pa
25- C1 --- P1=F/S1=P/a.a=P/a2 --- C2 --- P2=F/S2=P/2a.2a=P/4a2 --- P2/P1=P/4a2 x a2/P --- P2=P1/4 --- falsa, ficará 4 vezes menor
26- As forças responsáveis pela pressão na base do paralelepípedo são --- parcela vertical de , de intensidade Fv=Fsenθ=100.sen60o=100.0,87 --- Fv=87N --- p=m.g=2,8.10 --- p=28N --- FR=Fv + p=87 + 28 --- FR=115N --- P=F/S=115/(10.5) --- P=2,3kg/cm2 --- P=2,3.104N/m2 --- P=2,3.104Pa --- R- C
27- ΔP=1,0 – 0,6=0,4atm=0,4.105N/m2 --- ΔP=4.104N/m2 --- ΔP=F/S=F/(0,5.0,25) --- 4.104=F/0,125 --- F=0,5.104 --- F=5.000N --- F=p=mg --- 5.000=m.10 --- m=500kg --- R- D
28- A área de contato é a do cubo inferior --- S=10-1.10-1 --- S=10-2m2 --- P=F/S --- 103=F/10-2 --- F=10N=peso dos 4 cubos --- cada cubo tem p=10/4=2,5N --- m=2,5/10 --- m=0,25kg --- d=m/V =0,25/10-3 --- d=250kg/m3
29- mplat=90t=90.000kg=9.104kg --- terreno suporta --- Pter=F/Ster --- 0,15t/cm2=mplat/Splat --- 1,5.102=9.104/Splat ---
Splat=9.104/1,5.102 --- Splat=600cm2 --- cada estaca tem área de base --- Sest=10cm.10cm=100cm2 --- número de estacas --- n=600100 --- n=6 estacas --- R- D
30- a) V=0,5m/s --- Δt=30dias.2h.3600s --- Δt=216.000s --- V= ΔS/Δt --- 0,5= ΔS/216.000 --- ΔS=108.000m=108km
b) P=F/A --- 2.107=F/2,5.10-11 --- F=5.10-4N
31- (01)- Falsa – a força rem a mesma intensidade
(02)- Verdadeira – menor área, maior pressão
(04)- Falsa – veja (02)
(08)- Falsa
(16)- Falsa – depende também da área de contato
(32)- Verdadeira – a intensidade da força é a mesma
(2 + 32) = 34
32- a) Fat=μ.N=0,6.3,0 --- Fat=1,8N --- d=2cm=2.10-2m --- ângulo entre o Fat e o deslocamento --- β=180o --- cos180o=-1 --- W=F.d.cosβ=1,8.2.10-2..(-1) --- W=-3,6.10-2J
b) Pelo gráfico --- quando U=20kV --- P=2,0.108N/m2 --- S=0,25mm2=0,25.10-6m2 --- P=F/S --- 2.108=F/0,25.10-6 --- F=50N
33- a) jovem --- P1=F1/A1 --- 1,2.109=24/A1 --- A1=2,0.10-8m2 --- idoso --- P2=F2/A2 --- 2,0.108=F2/0,8.2,0.10-8 --- F2=3,2N
b) a cada ida e volta ele percorreu meia circunferência --- ΔS=2πR/2=3.0,5=1,5m --- em Δt=10s ele percorreu --- V=ΔS/Δt --- 0,6=ΔS/10 --- ΔS=6m --- n=6m/1,5m --- n=4 oscilações
34- d =m/V --- como a seção transversal é constante, o volume é dado por V = A.L --- d = m/A.L --- na segunda parte do gráfico, a linha se torna mais íngreme, indicando que a densidade se torna maior --- isso afirma que a primeira parte do gráfico representa o alumínio e a segunda parte representa o cobre --- as densidades do alumínio e do cobre são, respectivamente --- da =16/40.A=2/5.A e dc =(90 – 16)/(100 – 40).A --- dc=4/3.A --- da/dc=2/(5.A)/4/(3.A)=(2/5)x(3/4) --- da/dc=0,3 --- R- C
35- Dados --- Mpó = 8.106 kg --- dbiodie = 900 kg/m3 = 0,9 kg/L --- Mbiodie = 15% Mpó --- dbiodie=Mbiodie/V --- V=0,15Mpó/dbiodie ---- V=1,33.106L --- V=1,33 bilhão de litros --- R- C
36- Dados --- S = 6,25 cm2 --- h = 20 cm --- m = 100 g --- d=m/V=m/S.h=100/6,25x20 --- d=0,8g/cm3 --- R- C
37- O valor de M deverá produzir uma tensão T = M.g que deverá equilibrar a força devida a pressão atmosférica sobre os dois vasos, dada por, P = F/S --- F = P.S --- P.S = M.g --- M = P.S/g = 105.10/10 = 105 kg = 102 t --- M= 100 toneladas
38- Pint = 0,95.105N/m2 --- Patm = 1,00.105 N/m2 --- A = 0,10 m2 --- P = 40 N --- na placa agem as seguintes forças --- - peso da placa --- - força devida à diferença entre as pressões externa e interna na câmara --- - força vertical de contato entre as paredes da câmara e a placa --- essas forças são mostradas na figura:
a) A resultante das forças que agem sobre a placa é nula, pois ela está em equilíbrio --- N + P = F --- N=F – P=(Patm – Pint).A - P --- N=(1,00 – 0,95).105.(0,10) – 40=500 – 40 --- N=460N
b) O peso máximo com que a ventosa pode segurar a placa ocorre quando a força de contato entre elas é nula, ou seja, quando N=0 --- P=F --- Pmáx=(1,00 – 0,95).105.(0,10) --- P=500N
39- O ato de sugar implica em aumentar o volume dos pulmões e, consequentemente, diminuir a pressão interna da boca e do canudinho, tornando-a menor que a pressão atmosférica local na superfície livre do líquido --- essa diferença de pressão provoca uma força que empurra o líquido para cima, na tendência de um novo equilíbrio de pressões --- R- D
40- P = 140 atm --- P = 140 x 105N/m2 --- P = 140 x 105 N/(103)2mm2 --- P= 14 N/mm2 --- área=1,0mm.200mm --- S=200mm2 --- g=10m/s2 --- g=104 mm/s2 --- peso --- P=mg --- pressão --- Pr=F/S --- 104N/mm2=mkgx104x
10-3m.s-2/200mm2 --- m=280kg --- é muito improvável um patinador ter massa de 280kg ou seja, um peso de 2.800N --- R- E
41- Dados --- m = 62.823 kg --- A = 105,4 m2 --- g = 10 m/s2 --- a força de sustentação gerada nas asas, que equilibra o peso para que o avião voe horizontalmente, é provocada pela diferença de pressão (ΔP) acima e abaixo das asas --- ΔP=Fs/S=mg/S
--- ΔP=628.230/105,4 --- ΔP=5.960,4 Pa --- R- B
42- Em grandes altitudes a pressão atmosférica diminui, o ar é mais rarefeito, tornando-se mais difícil a captação de oxigênio pelo organismo --- para se adaptar a essa baixa pressão atmosférica o corpo se autoregula, aumentando a frequência respiratória. Isso acarreta sintomas como dores de cabeça, náuseas, lentidão de raciocínio, dores musculares, fadiga e taquicardia.
R- A
43- 01. Correta --- a massa de ar contida no balão varia com o aquecimento, pois o ar aquecido se expande, diminuindo sua densidade --- o empuxo torna-se maior que o peso e o balão se eleva.
02. Falsa --- como a água é mais densa que o etanol, a densidade da mistura é maior que a do etanol.
04. Falsa --- o volume pode ser determinado experimentalmente, por exemplo, por imersão em água, revestindo-se o corpo com uma fina camada impermeável.
08. Correta
R- (01 + 08)=09
44- Expressão da densidade --- densidade = massa/volume --- d=m/V --- como a massa de água é a mesma, no caso, m=1g, a densidade é inversamente proporcional ao volume, ou seja, a temperatura em que o volume é mínimo (4oC) a densidade é máxima
R- B
45- Sendo a densidade da água dágua=1,00g/mL (quando você tem 0% de etanol) --- 1,00g – 1mL --- mágua g --- 50mL --- mágua =50g --- sendo a densidade do etanol detanol=0,79g/mL(quando você tem 100% de etanol) --- 0,79g – 1mL --- metanol g --- 50mL --- metanol =39,5g --- massa total de água a 20oC --- mtotal= 50g (água) + 39,5g (etanol)=89,5g (água + etanol) --- se você observar no gráfico verá que a densidade da mistura que contém 50% de etanol vale dmistura=0,93g/mL --- dmistura=mmistura/Vmistura --- 0,93 = 89,5/Vmistura --- Vmistura≈ 96 mL --- R- E
46- Cálculo da intensidade da força exercida sobre o êmbolo que é igual à força elástica ( dado do exercício:as forças exercidas pela mola e pelo fluido, sobre o êmbolo, são equilibradas) --- F=kx=1000.0,05 --- F=50N --- cálculo da pressão total (Patm + Phidrostática) exercida sobre o êmbolo --- Ptotal=F/S=50/3.10-4 --- Ptotal=(5/3).105N/m2 (Pa) --- a pressão total na profundidade h sobre o êmbolo é fornecida pelo teorema de Stevin --- Ptotal=Patmosférica + dágua.g.h --- (5/3).105 = 1,0.105 + 1,0.103.10.h --- (5/3).105 - 1,0.105 = 1,0.103.10.h --- (5.105 – 3.105)/3=104h --- h=2.105/3.104=0,666.101=6,66.100m --- R- A