Gráficos do Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Diagrama da velocidade em função do tempo
Como a função horária da velocidade de um MUV é V= Vo + a.t, que é uma função do primeiro grau e, portanto sua representação gráfica é uma reta de inclinação não nula.
Relação entre o deslocamento ∆S e o gráfico da velocidade x tempo de um MUV.
Em todo gráfico VXt a área entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente igual à
variação de espaço ΔS, entre dois instantes quaisquer t1 e t2.
Análise detalhada do gráfico velocidade x tempo do MUV
Análise do gráfico aceleração x tempo de um MUV
Em todo MUV a aceleração é constante e seu gráfico é uma reta paralela ao eixo t (I) e entre dois
instantes
quaisquer t1 e
t2,
a variação
de
velocidade ΔV = V2
– V1
é numericamente igual à área (II)
Análise detalhada do gráfico do espaço (S) em função do tempo de um MUV
Como a função
horária de um MUV é uma função do segundo
grau
(S
= So +
Vo.t
+ a.t2/2),
sua representação
gráfica
é uma parábola
cuja concavidade fornece o sinal da aceleração (a).
Análise do gráfico S x t de um MUV onde a aceleração é positiva (a concavidade da parábola é para cima)
Análise do gráfico S x t de um MUV onde a aceleração é negativa (a concavidade da parábola é para baixo)
O que você deve saber
Resumo de todos os gráficos do MUV
Resumo dos gráficos do espaço, velocidade e aceleração do MUV, com a > 0 e com
a < 0.
Lembre-se
que os gráficos
não mostram as trajetórias dos móveis.
Eles apenas representam
as equações (funções) do movimento.
Exercícios de vestibulares sobre gráficos do MUV
01-(UFB) O espaço (posição) de um móvel varia com o tempo conforme o gráfico abaixo.
Pede-se determinar:
a) O espaço (posição) inicial So, o instante ti em que o móvel inverte o sentido de seu movimento e o(s) instante(s) em que passa pela origem dos espaços (posições, marco zero).
b) O intervalo de tempo em que o movimento é progressivo e o intervalo de tempo em que o movimento é retrógrado.
c) O intervalo de tempo em que o movimento é acelerado e em que é retardado.
d) A função horária do espaço
e) A função horária da velocidade e sua representação gráfica
f) A função oraria da aceleração e sua representação gráfica.
02-(UFB) O gráfico abaixo mostra a variação do espaço de um móvel em função do tempo.
Classifique o movimento em cada trecho
03-(ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:
Em que intervalo de tempo o corredor apresenta ACELERAÇÃO máxima?
a) Entre 0 e 1 segundo.
b) Entre 1 e 5 segundos.
c) Entre 5 e 8 segundos.
d) Entre 8 e 11 segundos.
e) Entre 9 e 15 segundos.
04-(UFPE) O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir.
Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t = 0 e t = 7 segundos, determine a distância percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.
05-(UNIFESP-SP)
Em um teste, um automóvel é colocado em movimento retilíneo uniformemente acelerado a partir do repouso até atingir a velocidade máxima. Um técnico constrói o gráfico onde se registra a posição x do veículo em função de sua velocidade v. Através desse gráfico, pode-se afirmar que a aceleração do veículo é
06- (UNICAMP-SP) O famoso salto duplo twistcarpado de Daiane dos Santos foi analisado durante um dia de treinamento no Centro Olímpico em Curitiba, através de sensores e filmagens que permitiram reproduzir a trajetória do centro de gravidade de Daiane na direção vertical (em metros), assim como o tempo de duração do salto.
De acordo com o gráfico, determine:
a) A altura máxima atingida pelo centro de gravidade de Daiane.
b) A velocidade média horizontal do salto, sabendo-se que a distância percorrida nessa direção é de 1,3m.
c) A velocidade vertical de saída do solo.
07-(UFMG-MG) Um carro está andando ao longo de uma estrada reta e plana. Sua posição em função do tempo está representada neste gráfico:
Sejam vA, vB e vC os módulos das velocidades do carro, respectivamente, nos pontos A, B e C, indicados nesse gráfico.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
a) vA < vB < vC .
b) vB < vC < vA .
c) vA < vC < vB.
d) vB < vA < vC .
08-(UFRJ-RJ) A posição de um automóvel em viagem entre duas cidades foi registrada em função do tempo.
O gráfico a seguir resume as observações realizadas do início ao fim da viagem.
a) Indique durante quanto tempo o carro permaneceu parado.
b) Calcule a velocidade escalar média do carro nessa viagem.
09-(UFRRJ) Um professor, após passar a um aluno uma questão que apresentava o gráfico "aceleração x tempo" do movimento de um objeto, e pediu a este que construísse o gráfico "posição x tempo" desse movimento.
A resposta dada pelo aluno foi o gráfico apresentado.
A resposta do aluno está correta? Justifique sua resposta.
10-(UNESP-SP) Um veículo A passa por um posto policial a uma velocidade constante acima do permitido no local. Pouco tempo depois, um policial em um veículo B parte em perseguição do veículo A. Os movimentos dos veículos são descritos nos gráficos da figura.
Tomando o posto policial como referência para estabelecer as posições dos veículos e utilizando as informações do gráfico, calcule:
a) a distância que separa o veículo B de A no instante t = 15,0 s.
b) o instante em que o veículo B alcança A.
11-(UNESP-SP) O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho.
a) Calcule a distância total percorrida neste intervalo de tempo.
b) Calcule a velocidade média do veículo.
12-(PUC-SP) O gráfico representa a velocidade em função do tempo de uma pequena esfera em movimento retilíneo. Em t = 0, a esfera se encontra na origem da trajetória.
Qual das alternativas seguintes apresenta corretamente os gráficos da aceleração (a) em função do tempo e do espaço (s) em função do tempo (t)?
13-(UFG) O Visconde de Sabugosa vê uma jaca cair da árvore na cabeça da Emília e filosofa:
"Este movimento poderia ser representado, qualitativamente, pelos gráficos de posição e velocidade, em função do tempo..."
14-(Ufpe-PE) Uma partícula, que se move em linha reta, está sujeita à aceleração a(t), cuja variação com o tempo é mostrada no gráfico a seguir.
Sabendo-se que no instante t = 0 a partícula está em repouso, calcule a sua velocidade no instante t = 8,0 s, em m/s.
15-(UFC) No instante t = 0 , o motorista de um carro que percorre uma estrada retilínea, com velocidade constante de 20 m/s, avista um obstáculo 100 m a sua frente.
O motorista tem um tempo de reação t = 1 s, após o qual aciona os freios do veículo, parando junto ao obstáculo. Supondo-se que o automóvel tenha uma desaceleração constante, determine qual dos gráficos abaixo melhor representa a velocidade do automóvel desde o instante em que o motorista avista o obstáculo até o instante em que o automóvel pára.
16-(Ufpe) Em t = 0, um objeto parte do repouso a partir da posição x = 1,0 m, executando um movimento retilíneo, com aceleração em função do tempo mostrada no gráfico abaixo. Dos gráficos apresentados em seguida, indique qual representa corretamente a dependência da velocidade com o tempo.
17-(UFC) Um trem, após parar em uma estação, sofre uma aceleração, de acordo com o gráfico da figura a seguir, até parar novamente na próxima estação.
Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos de tf, o tempo de viagem entre as duas estações, e da distância entre as estações.
a) 80 s, 1600 m
b) 65 s, 1600 m
c) 80 s, 1500 m
d) 65 s, 1500 m
e) 90 s, 1500 m
18-(UFSCAR-SP) Um pequeno objeto, quando lançado verticalmente para cima, retorna ao local de partida após ter decorrido o tempo 2t. Dos conjuntos de gráficos apresentados, aquele que se pode adequar perfeitamente à situação descrita, supondo desprezível a ação resistiva do ar, é
19-. (PUCCAMP-SP)
Considere os gráficos a seguir:
I. Espaço em função do
tempo.
II. Velocidade em função do tempo.
III.
Aceleração em função do
tempo.
A respeito desses gráficos é correto afirmar que:
a)
somente I e II podem representar o mesmo movimento.
b) somente I e III podem representar o mesmo movimento.
c) somente
II e III podem representar o mesmo movimento.
d) os três gráficos podem representar o
mesmo movimento.
e) cada gráfico representa um movimento
distinto.
20-(UFRRJ) O gráfico a seguir representa os movimentos de dois móveis A e B.
Observando o gráfico, pode-se afirmar que:
a)
em t = 2s e t = 9 s a velocidade do móvel A é igual a velocidade do
móvel B. -b) a
aceleração do móvel A é sempre maior que a do móvel
B.
c) a velocidade do móvel B em t = 2 s é nula.
d) a velocidade do móvel A em t = 9 s é 7 m/s.
e) em t = 0 s a
aceleração do móvel A é 16 m/s2.
21-(UFMS) O gráfico do espaço (S) em função do tempo (t) de uma partícula está registrado a seguir. Com relação ao movimento da partícula, é correto afirmar que:
a) a trajetória foi retilínea. b) a velocidade foi sempre positiva. c) a aceleração foi sempre positiva. d) a velocidade foi nula em três instantes. e) o movimento foi uniforme.
22-(UFRGS) O gráfico que segue representa os movimentos unidimensionais de duas partículas, 1 e 2, observadas no intervalo de tempo (0, tf). A partícula 1 segue uma trajetória partindo do ponto A, e a partícula 2, partindo do ponto B. Essas partículas se cruzam no instante tC.
Responda às questões de números 22 e 23
22-(UFGRS) As velocidades escalares das partículas 1 e 2 no instante tC e suas acelerações escalares são, respectivamente,
23-(UFGRS)
Quando as velocidades escalares das partículas 1 e 2, no intervalo observado, serão iguais?
a) Em t = 0.
b) Em tC.
c) Entre 0 e tC.
d) Entre tC e tf.
e) Em nenhum instante de tempo nesse intervalo.
24-(UNESP) Os movimentos de dois veículos, I e II, estão registrados nos gráficos da figura.
Sendo os movimentos retilíneos, a velocidade do veículo II no instante em que alcança I é
a) 15 m/s.
b) 20 m/s.
c) 25 m/s.
d) 30 m/s.
e) 35 m/s.
25-(UFF-RJ) Um motorista avista um detector de velocidade e, nesse mesmo instante, pisa no freio.
O gráfico 1 mostra como varia a velocidade de seu automóvel em função do tempo, desde o instante em que o motorista pisa no freio até passar pelo detector. Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que melhor representa a aceleração do automóvel em função do tempo, ao longo desse percurso.
26-(PUC-RJ) O movimento de um objeto pode ser descrito pelo gráfico velocidade versus tempo, apresentado na figura a seguir.
Podemos afirmar que:
a) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
b) a aceleração do objeto é 4,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.
c) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 25,0 m.
d) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
e) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.
27-(UDESC-SC) O movimento de uma bola sobre uma trajetória retilínea é descrito de acordo com a seguinte equação: x = 5 + 16t - 2t2, em que x é medido em metros e t em segundos.
a) Faça o esboço do gráfico da posição em função do tempo.
b) Calcule a velocidade da bola em t = 4,0 s.
c) Calcule a distância percorrida pela bola e o seu deslocamento em t = 5,0 s.
28- (UFRJ-RJ) Um móvel parte do repouso e descreve uma trajetória retilínea durante um intervalo de tempo de 50s, com a aceleração indicada no gráfico a seguir.
a) Faça um gráfico da velocidade do móvel no intervalo de 0 até 50s.
b) Calcule a distância percorrida pelo móvel nesse intervalo.
29-(UFG-GO) Ao abrir uma garrafa de refrigerante com gás, muitas bolhas de gás carbônico ali formadas sobem desde o
fundo da garrafa com um movimento acelerado. Supondo-se que as bolhas têm o mesmo tamanho e a mesma quantidade de gás durante toda subida e desprezando-se quaisquer perdas de energia por resistência ao movimento. Dos gráficos a seguir
aqueles
que representam, respectivamente, a posição e a velocidade das
bolhas são:
a) I e IV
b) I e VI
c) II e V
d) II e VI
e) III e V
30-(UERJ-RJ) Um trem de brinquedo, com velocidade inicial de 2 cm/s, é acelerado durante 16 s.
O comportamento da aceleração nesse intervalo de tempo é mostrado no gráfico a seguir.
Calcule, em cm/s, a velocidade do corpo imediatamente após esses 16 s.
31-(UFSC-SC) Os diagramas de posição versus tempo, X x t, mostrados a seguir, representam os movimentos retilíneos de
quatro corpos. Em relação ao intervalo de tempo entre os instantes 0 e t’, é CORRETO afirmar que:
01) a velocidade média entre os instantes 0 e t’, das curvas representadas nos gráficos, é numericamente igual ao coeficiente angular da reta que passa pelos pontos que indicam as posições nestes dois instantes.
02) o movimento do corpo representado no diagrama D, no intervalo entre 0 e t’, ι retilíneo uniformemente retardado.
04) no instante to=0, o corpo, cujo movimento é representado no diagrama C, está na origem do referencial.
08) no movimento representado no diagrama B, no intervalo de tempo entre 0 e t’, o corpo vai se aproximando da origem do referencial.
16) no movimento representado no diagrama A, a velocidade inicial do corpo é nula.
32) o movimento do corpo representado no diagrama B, no intervalo de tempo entre 0 e t’, é retilíneo uniformemente acelerado.
64) o movimento representado no diagrama B poderia ser o de um corpo lançado verticalmente para cima.
32-(PUC-PR) A figura fornece a aceleração em função do tempo, a(t), de um pequeno cachorro Chihuahua enquanto ele
persegue um pastor alemão ao longo de uma linha reta.
Marque a alternativa CORRETA.
a) No intervalo de tempo E, o Chihuahua move-se com velocidade constante.
b) Nos intervalos de tempo C, E e G, o Chihuahua move-se com velocidade constante.
c) O Chihuahua está parado no intervalo de tempo E.
d) Nos intervalos de tempo B e D, a velocidade e o deslocamento do Chihuahua são necessariamente positivos.
e) Entre os intervalos A e B, o Chihuahua inverte o sentido em que está correndo.
33-(UFRGS-RS) Observe o gráfico a seguir, que mostra a velocidade instantânea V em função do tempo t de um móvel que se desloca em uma trajetória retilínea. Neste gráfico, I, II e III identificam, respectivamente, os intervalos de tempo de 0s a 4s, de
4s a 6s e de 6s a 14s. Nos intervalos de tempo indicados, as acelerações do móvel valem, em m/s2, respectivamente,
a) 20, 40, e 20.
b) 10, 20 e 5.
c) 10, 0 e -5.
d) -10, 0 e 5.
e) -10, 0 e -5.
34-(UFC-CE) O gráfico da velocidade em função do tempo (em unidades arbitrárias), associado ao movimento de um ponto material ao longo do eixo x, é mostrado na figura abaixo.
Analise o que ocorre com a aceleração do ponto material em cada intervalo de tempo.
35-(PUC-PR) Um motociclista dirige uma motocicleta ao longo de uma estrada reta como mostrado no diagrama velocidade
x tempo. A respeito dessa situação, assinale a alternativa correta:
a) Entre os instantes t = 3 s e t = 5 s o movimento é acelerado.
b) A aceleração no intervalo de tempo entre t = 5 s e t = 7 s vale – 4 m/s2.
c) O deslocamento do motociclista entre os instantes t = 3 s e t = 5 s foi de 20 m.
d) A aceleração no intervalo de tempo entre t = 5 s e t = 7 s vale 2 m/s2.
e) A aceleração no intervalo de tempo entre t = 0 e t = 3 s é nula.
36-(UNESP-SP) No gráfico a seguir são apresentados os valores da velocidade V, em m/s, alcançada por um dos pilotos em uma corrida em um circuito horizontal e fechado, nos primeiros 14 segundos do seu movimento.
Sabe-se que de 8 a 10 segundos a trajetória era retilínea. Considere g = 10 m/s2 e que para completar uma volta o piloto deve percorrer uma distância igual a 400 m.
A partir da análise do gráfico, são feitas as afirmações:
I. O piloto completou uma volta nos primeiros 8 segundos de movimento.
II. O piloto demorou 9 segundos para completar uma volta.
III. A força resultante que agiu sobre o piloto, entre os instantes 8 e 10 segundos, tem módulo igual a zero.
IV. Entre os instantes 10 e 12 segundos, agiu sobre o piloto uma força resultante, cuja componente na direção do movimento
é equivalente a três vezes o seu peso.
São verdadeiras apenas as afirmações
(A) I e III.
(B) II e IV.
(C) III e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
37- (UFLA-MG) O diagrama ao lado, velocidade versus tempo, representa o movimento de um corpo ao longo de uma
trajetória retilínea. Considerando que o corpo parte da posição So = 10 m no instante to = 0 s, é CORRETO afirmar que o diagrama que representa esse movimento é:
38-(UFPR-PR)
Num teste de esforço físico, o movimento de um indivíduo caminhando em uma esteira foi registrado por um computador. A partir dos dados coletados, foi gerado o gráfico da distância percorrida, em metros, em função do tempo, em minutos, (figura).
De acordo com esse gráfico, considere as seguintes afirmativas:
1. A velocidade média nos primeiros 4 minutos foi de 6 km/h.
2. Durante o teste, a esteira permaneceu parada durante 2 minutos.
3. Durante o teste, a distância total percorrida foi de 1200 m.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
39-(UFGV-SP)
Um pára-quedista salta de uma altura de 325 m. Durante os primeiros 5,0 s, ele cai em queda livre, praticamente sem interferência do
ar; em seguida, ele abre o pára-quedas e seu movimento passa a ser uniforme, após brusca diminuição de velocidade, como indica o
gráfico da velocidade, em função do tempo. Considere o movimento de queda vertical e retilíneo e a aceleração da gravidade de 10 m ∕s2. O tempo total de movimento, até a chegada do pára-quedista ao solo, será de
(A) 20,0 s. (B) 25,0 s. (C) 28,0 s. (D) 30,0 s. (E) 35,0 s.
40-(UFF-RJ)
Policiais rodoviários são avisados de que um carro B vem trafegando em alta velocidade numa estrada. No instante to em que o carro B
passa, os policiais saem em sua perseguição. A figura ilustra as velocidades do carro B e do carro dos policiais (P) em função do tempo.
Assinale a alternativa que especifica o restante do tempo em que o carro P alcança o carro B
a) t1 b) t2 c) t3 d) t4 e) t5
Resoluções dos exercícios sobre gráficos do MUV
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01-
a) So=8m (ponto em que a parábola encosta na ordenada “eixo S”, ou seja, ponto quando t=0). Inverte o sentido de seu movimento no instante ti=3s (vértice da parábola, onde V=0, onde o movimento passa de retrógrado para progressivo). Passa pela origem dos espaços quando S=0, ou seja, nos instantes t=2s e t=4s.
b) O movimento é progressivo quando o móvel se desloca no sentido dos marcos crescentes (V>0) o que ocorre após t=3s e retrógrado quando o móvel se desloca no sentido dos marcos decrescentes (V<0) o que ocorre entre 0 e 3s.
c) O movimento é acelerado após 3s, pois a e V tem mesmo sinal (a é positiva “a concavidade da parábola é para cima” e V é positiva “se desloca no sentido dos marcos crescentes”).
O movimento é retardado entre 0 e 3s 3s, pois a e V tem sinais contrários (a é positiva “a concavidade da parábola é para cima” e V é negativa “se desloca no sentido dos marcos decrescentes”).
d) So=8m --- quando t=2s --- S=0 --- S=So + Vo.t + a.t2/2 --- 0=8 + Vo.2 + a.22/2 --- 2.a + 2.Vo = -8 I --- quando t=4s --- S=0 --- S=So + Vo.t + a.t2/2 --- 0=8 + Vo.4 + a.42/2 --- 8.a + 4.Vo = -8 II --- Resolvendo o sistema composto por I e II --- a=2m/s2 e Vo=-6m/s --- S=So + Vo.t + a.t2/2 --- S= 8 - 6.t + t2
e) V=Vo + a.t --- V= -6 + 2.t --- gráfico VXt --- V=0 --- 0= -6 + 2.t --- t=3s --- Vo=-6m/s --- como é uma função do primeiro grau seu gráfico é uma reta que pode ser definida por apenas dois pontos.
f) A aceleração é constante e vale a=2m/s2 e seu gráfico é uma reta paralela ao eixo dos tempos
02- Trecho I – MUV (ramo de parábola) com aceleração positiva “a>0” (concavidade para cima) e velocidade positiva “V>0” (se desloca no sentido dos marcos crescentes,movimento progressivo) --- o movimento é acelerado, pois a e V tem mesmo sinal.
Trecho II – MUV (ramo de parábola) com aceleração negativa “a<0” (concavidade para baixo) e velocidade positiva “V>0” (se desloca no sentido dos marcos crescentes,movimento progressivo) --- o movimento é retardado, pois a e V sinais contrários.
Trecho III – MU (reta oblíqua) com V constante e negativa (se desloca no sentido dos marcos decrescentes, movimento retrógrado).
Trecho IV – MUV (ramo de parábola) com aceleração positiva “a>0” (concavidade para cima) e velocidade negativa “V<0” (se desloca no sentido dos marcos decrescentes, movimento retrógrado) --- o movimento é retardado, pois a e V sinais contrários.
Trecho IV – MUV (ramo de parábola) com aceleração positiva “a>0” (concavidade para cima) e velocidade negativa “V<0” (se desloca no sentido dos marcos decrescentes, movimento retrógrado) --- o movimento é retardado, pois a e V sinais contrários.
Trecho V – MUV (ramo de parábola) com aceleração positiva “a>0” (concavidade para cima) e velocidade positiva “V>0” (se desloca no sentido dos marcos crescentes, movimento progressivo) --- o movimento é acelerado, pois a e V sinais contrários.
03- A aceleração é máxima onde a curva tem maior inclinação em relação à horizontal --- R- A
04- Vo=4m/s --- a=(V – Vo)/(t – to)=(12 – 4)/(4 – 0) --- a=2m/s2 --- V= Vo + a.t --- V=4 + 2.7 --- V=18m/s (velocidade no instante t=7s) --- a distância percorrida corresponde à área hachurada do gráfico abaixo
ΔS=(B + b).h/2=(18 + 4).7/2 --- ΔS=77m
05- ΔS=S – So=9 – 0=9m --- Vo=0 --- V=6m/s --- Torricelli --- V2 = Vo2 + 2.a.ΔS --- 36=0 + 2.a.9 --- a=2m/s2 --- R- B
06- a) Na vertical --- So=0 --- t=0,3s --- S=1,2m --- S=So + Vo.t + a.t2/2 --- 1,2=0 + Vo.0,3 + a,(0,3)2/2 --- 0,3.Vo + 0,045.a=1,2 --- Vo + 0,15.a=4 I --- t=1,1s --- S=0 --- S=So + Vo.t + a.t2/2 --- 0=0 + Vo.1,1 + a.(1,1)2/2 --- 1,1Vo + a.0,605=0 II --- resolvendo o sistema composto por I e II --- a=-10m/s2 --- Vo=5,5m/s --- a altura máxima ocorre quando V=0 (ela pára para começar a descer) que vale 0,55s pelo gráfico --- S=So + Vo.t + a.t2/2 === Smáx=0 + 5,5.(0,55) – 10.(0,55)2/2 --- Smáx=3,025 – 1,5125 --- Smáx=1,5125m
b) Na horizontal a velocidade é constante e vale Vm=ΔS/Δt=1,3/1,1 --- Vm=1,18m/s
c) Vo=5,5m/s (veja item a)
07- VB=0 (vértice da parábola “pára para começar a inverter o sentido de seu movimento”) --- quanto mais inclinada a curva em relação à horizontal, maior será a velocidade, ou seja, VA>VC --- R- B
08- a) Ficou parado entre 1h e 1,8h, ou seja, 48minutos, no km100 (veja gráfico)
b) Vm=ΔS/Δt=(120 – 0)/(3 – 0) --- Vm=40km/h (lembre-se de que o tempo de parada está sempre incluído)
09- Os gráficos não podem se referir ao mesmo movimento; se a aceleração é uma constante negativa, a velocidade é uma reta com inclinação negativa, ou seja, está diminuindo. Logo, a função posição x(t) só pode ser representada por uma parábola com concavidade para baixo, ao contrário do que está mostrado.
10- a)Os deslocamentos de cada carro são fornecidos pelas áreas hachuradas nos gráficos abaixo:
ΔSA=b.h=15.30=450m --- ΔSB=b.h/2=10.40/2=200m --- d=450 – 200 --- d=250m
b) Se encontram no instante t em que efetuaram o mesmo deslocamento, ou seja, a área em cada gráfico deve ser a mesma:
ΔSA=b.h=t.30=30.t --- ΔSB=(B + b).h/2=(t – 5 + t – 15).40/2=40t – 400 --- no encontro, percorreram a mesma distância --- ΔSA=ΔSB --- 30t=40t – 400 --- t=40s
11- a) ΔS=soma das áreas=3.8/2 + (4 + 2).12/2 + 2.12/2 --- ΔS=60m
b) Vm= ΔS/ Δt=60/15 --- Vm=4m/s
12- Entre 0 e t1 --- velocidade aumentando, aceleração positiva e concavidade da parábola para cima --- entre t1 e t2 --- velocidade constante, aceleração nula, movimento uniforme com reta ascendente e movimento progressivo --- entre t2 e t3 --- velocidade diminuindo, aceleração negativa e parábola com concavidade para baixo --- R- D
13- Trata-se de uma queda livre com a=-g (aceleração da gravidade) com concavidade para baixo e a velocidade a partir de zero e aumentando em módulo (movimento retrógrado acelerado) --- R- B
14- Entre 0 e 4s --- a=4m/s2 --- V=Vo + at --- V=0 =4.4 --- V=16m/s --- entre 4s (onde Vo=16m/s) e 8s --- V=Vo + at --- V=16 -2.4 --- V=8ms
15- Durante 1s ele se move com velocidade constante de 20m/s e depois, sua velocidade diminui até zero segundo uma reta, pois se trata de um MUV com desaceleração constante --- R- D
16- Parte do repouso --- Vo=0 --- entre 0 e 2s a aceleração é positiva e vale 0,5m/s2 --- V=Vo + at=0 + 0,5.2=1m/s e sua velocidade variade 0 a 1m/s --- ntre 2s e 4s, a aceleração é nula e ele segue em movimento uniforme com velocidade constante de 1m/s ---
R- E
17- entre 0 e 10s --- Vo=0 --- V=Vo + at=0 + 1.10=10m/s --- entre 10s e 20s --- Vo=10m/s --- V=Vo + at=10 + 2.10=30m/s --- entre 20s e 50s --- a aceleração é nula e a velocidade constante de 30m/s --- entre 50s e t ele freia e pára com sua velocidade variando de 30m/s para 0 --- V=Vo + at --- 0=30 -1.t --- t=30s --- tf=50 + 30=80s
Construindo o gráfico Vxt
ΔStotal=soma das áreas=10.10/2 + (30 + 10).10/2 + 30.30 + 30.30/2 --- ΔStotal=1.600m --- R- A
18- Colocando a origem da trajetória vertical no ponto de lançamento e orientando-a para baixo, na subida o movimento é retrógrado retardado e na descida progressivo acelerado (observe atentamente figuras abaixo)
R- D
19- Veja explicação baseada nos gráficos abaixo:
R- D
20- R- B --- a aceleração do móvel A é positiva e diferente de zero e o móvel B está em movimento uniforme com velocidade constante e aceleração nula.
21- O vértice da parábola é o ponto onde ocorre a inversão do sentido do movimento. Observe que no gráfico existem três vértices ---
R- D
22- 1 – V1>0 --- movimento progressivo (se move no sentido dos marcos crescentes) e a1<0 (parábola com concavidade para baixo)
2 – V2<0 --- movimento retrógrado (se move no sentido dos marcos decrescentes) e a1<0 (parábola com concavidade para baixo)
R- D
23- Veja pela resolução anterior que, nesse intervalo de tempo, V1 é sempre positiva e V2sempre negativa e, assim, elas não se igualam --- R- E
24- SoII=0 e supondo VoII=0 a equação do móvel II, que é um MUV é S=So + Vo.t + at2/2 --- t=15s --- S=225m --- 225=0 + 0 + a.152/2 --- a=2m/s2 --- V=Vo + at=0 +2.15 --- V=30m/s --- R- D
25- Entre 0 e 2s --- a=(V – Vo)/(t – to)=(14 – 26)/(2 – 0) --- a=-6m/s2 --- após 2s, V é constante e assim, a=0 --- R- A
26- V=Vo + at --- 20=0 + a.10 --- a=2,0m/s2 --- ΔS=area=b.h/2=5.10/2=25m --- R- C
27-
a) O gráfico solicitado entre t = 0 e t = 10 s.
b) Se x = 5 + 16.t - 2.t2 --- v = 16 - 4.t --- v = 16 - 4.4 = 16 - 16 = 0 m/s
c) t=o --- So=5m --- t=5s --- S=5 + 16.5 -2.25 --- S=35m --- deslocamento --- ΔS=S – So=35 – 5=30m --- distância percorrida d --- até parar ele demora --- V=Vo +a.t --- 0=16 – 4t --- t=4s e percorre se desloca até o marco --- S=5 +16.4 -2.16=37m --- entre 4s e 5s ele retorna ao marco S=35m
d ida=(37 – 5)=32m + 2 (volta) --- d=34m
28- a) Parte do repouso --- Vo=0 --- entre 0 e 20s --- V=Vo + at --- V=0 + 2.20 --- V=40m/s --- entre 20s e 50s --- V=Vo + at=40 – 1.30 --- V=10m/s --- veja gráfico abaixo
b) A distância percorrida é fornecida pela área hachurada da figura abaixo
d=b.h/2 + (B + b).h/2=20.40/2 + (40 + 10).30/2 --- d=1.150m
29- Sendo o movimento acelerado o gráfico posição x tempo é um arco de parábola com concavidade para cima e a velocidade aumenta de modo uniforme, assim o gráfico velocidade x tempo é uma reta com inclinação ascendente --- R- D
30- Entre 0 e 6s --- VI=Vo + aItI=2 + 4.6 --- Vi=26 cm/s --- entre 6s e 10s --- VI=Vo=26cm/s --- VII=Vo + aIItII=26 + (-3).4 ---
VII=14 cm/s --- VII=Vo=14 cm/s --- VIII=Vo + aIII.tIII=14 + 4.6 --- VIII=38 cm/s
31- 01)
Correta --- no gráfico representado a seguir, seja k o
coeficiente angular (declividade) da reta secante à curva entre
os
instantes
0 e t’ --- k=tgα=(X1 –
Xo)/(t’
– 0)=Vm=ΔX/Δt.
02)
Falsa --- no diagrama D, no intervalo considerado, a
declividade da reta tangente à curva dada está aumentando (em
módulo) logo o módulo da velocidade está aumentando ---
portanto, o movimento é acelerado.
04) Falsa --- no instante considerado, o móvel está numa posição negativa (antes da origem).
08) Falsa --- no intervalo considerado, o corpo está se deslocando para posições cada vez mais negativas, portanto afastando-se da origem (em movimento retrógrado retardado).
16) Correta --- nesse instante, a reta tangente à curva é horizontal, tendo declividade (coeficiente anular) nula.
32) Falsa --- nesse intervalo, em módulo, o coeficiente angular da reta tangente está diminuindo, logo o movimento é uniformemente retardado.
64)
Correta --- pode corresponder a um lançamento vertical
para cima com trajetória orientada para baixo (vo <
0), sendo o ponto de lançamento acima do plano de referência (xo <
0), como indicado no esquema a seguir.
R-
(01 + 16 + 64) = 81
32- Trata-se de um gráfico de aceleração ´ tempo --- analisando-o você pode afirmar que a aceleração é constante e não nula nos intervalos C e G e nula no intervalo E, onde a velocidade é constante --- R- A
33- Sendo
a trajetória é retilínea, a aceleração restringe-se à
componente tangencial (),
que, em módulo, é igual a aceleração escalar (a), dada pela taxa
de variação da velocidade (Dv) em relação ao tempo (Dt)
--- a=ΔV/Δt:
I.
aI = Þ
aI =
10 m/s2.
II. aII = 0 (não houve variaçمo da velocidade)
III.
aIII = Þ
aIII =
– 5
m/s2.
R- C
34- Nos intervalos de tempo em que a velocidade escalar é constante (1 s a 2 s; 3 s a 4 s e 5 s a 6 s) a aceleração escalar é nula --- nos intervalos 0 a 1 s; 2 s a 3 s; 4 s a 5 s e 6 s a 7 s, a velocidade varia linearmente com o tempo, sendo, então, a aceleração escalar é constante.
De
0 a 1 s: a = ---
de 2 s a 3 s: a =
m/s2;
--- de 4 s a 5 s: a =
m/s2;
--- De 6 s a 7 s:
a
= m/s2.
R- A
35- Analisando cada intervalo:
– De 0 a 3 s: o movimento é uniformemente acelerado; a aceleração escalar é --- a1 = ΔV1/Δt1=8/3=2,7m/s2 --- o espaço percorrido é calculado pela “área” de 0 a 3 s --- ΔS1=3.8/2 --- ΔS1=12m.
– De 3 s a 5 s: o movimento é uniforme, com velocidade escalar v2 = 8 m/s --- o espaço percorrido é --- DS2 = v2 Dt2=8 ´ 2
DS2=16 m.
– De 5 s s 7 s: o movimento é uniformemente retardado; a aceleração escalar é --- a3=(0 – 8)/(7 – 5) --- a3=-4m/s2 --- ΔS3=2.8/2 --- ΔS3=8m
R- B
36- I. Cálculo do deslocamento entre 0 e 8s pela área do triângulo --- ΔS1=b.h/2=8.80/2 --- ΔS1=320m --- não completou a volta, pois ΔS1 < 400m --- Falsa.
II. Cálculo do deslocamento entre 0 e 9s pela soma das áreas do triângulo com a do retângulo --- ΔS2=320 + b.h=320 + 1.80 ---
ΔS2=400m --- em 9s o piloto completou uma volta --- Correta.
III. Entre 8s e 10s, o movimento é retilíneo e uniforme com velocidade constante de 80m/s e consequentemente a força resultante é nula --- Correta.
IV. A componente da força resultante na direção do movimento é a tangencial de intensidade --- FR=ma=mΔV/Δt --- FR=m.60/2 --- FR=30m --- P=mg=m10 --- P=10m --- FR/P=30m/10m --- FR=3p --- Correta.
R- E
37- a=(V - Vo)/(t – to)=(-20 – 20)/(2 – 0) --- a=-20m/s2 --- R- A
38-
-1. Correta --- Vm=∆S/∆t=(600 – 200)/4 --- Vm=400/4=100m/min=0,1km/(1/60)h --- Vm=0,1x60=6km/h.
2. Correta --- a distância não variou entre 6min e 8min, ou seja, durante 2 minutos.
3. Correta --- no eixo da distância (vertical) --- d=(1400 – 200)= 1200m
R- E
39-Primeira etapa --- queda livre no vácuo (durante 5,0s) com velocidade variando de Vo até V , com a=g=10m/s2 --- V=Vo + a.t --- V=0 + 10.5 --- V=50m/s --- durante esse tempo ele caiu uma altura h=Vot + at2/2=0 + 10.25/2 --- h=125m --- observe no gráfico que no instante t=5,0s o pára-quedas abriu sua velocidade caiu instantaneamente de 50m/s para 10m/s --- no intervalo de tempo (t – 5)s ele percorreu, com velocidade constante de V=10m/s a a altura h’=325 – 125=200m --- V=h´/(t – 5) --- 10= 200/(t – 5) --- 10t – 50=200 --- t=250/10 --- t=25s --- R- B --- você poderia também resolver pela área --- htotal=325=área do triângulo + área do retângulo=5.50/2 +
(t – 5).10 --- t=25s.
40- Como partem juntos (instante to), eles se encontrarão após sofrerem o mesmo deslocamento ∆S --- em todo gráfico Vxt o deslocamento é numericamente igual à área entre a reta representativa e o tempo --- observe que quando o tempo é t4 as áreas
são iguais --- carro B --- área=∆SB=b.h=4.2=8 unidades --- carro P --- área=∆SP=b.h/2=4.4/2=8 unidades --- R- D
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