ENEM1
Movimento e Repouso – Conceitos e Definições
01-(ENEM-MEC)
Em certa cidade, algumas de suas principais vias tem a designação “radial” ou “perimetral”, acrescentando-se ao nome da via uma referência ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 estão indicadas no esquema em que não estão explicitados os pontos
cardeais.
Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente ser:
a) perimetral sul, radial leste
b) perimetral sul, radial oeste
c) perimetral norte, radial oeste
d) radial sul, perimetral norte
e) radial sul, perimetral oeste.
02-(ENEM-MEC)
O tempo que um ônibus gasta para ir do ponto inicial ao ponto final de uma linha varia, durante o dia, conforme as condições do trânsito, demorando mais nos horários de maior movimento. A empresa que opera essa linha forneceu, no gráfico abaixo, o tempo médio de duração da viagem conforme o horário de saída do ponto inicial, no período da manhã.
De acordo com as informações do gráfico, um passageiro que necessita chegar até às 10h30min ao ponto final dessa linha, deve tomar o ônibus no ponto inicial, no máximo, até as:
a) 9h20min
b) 9h30min
c) 9h00min
d) 8h30min
e) 8h50min
03-(ENEM-MEC)
João e Antônio utilizam os ônibus da linha mencionada na questão anterior para ir trabalhar, no
período considerado no gráfico nas seguintes condições:
– trabalham vinte dias por mês;
– João viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no menor tempo;
– Antônio viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no maior tempo;
– na volta do trabalho, ambos fazem o trajeto no mesmo tempo de percurso.
Considerando-se a diferença de tempo de percurso, Antônio gasta, por mês, em média,
a) 05 horas a mais que João.
b) 10 horas a mais que João.
c) 20 horas a mais que João.
d) 40 horas a mais que João.
e) 60 horas a mais que João.
Exercícios com características de ENEM
04- (UEPB-PB)
Um professor de física verificando em sala de aula que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento.
Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta é:
a) Pedro (aluno da sala) está em repouso em relação aos demais colegas , mas todos nós estamos em movimento em relação à Terra.
b) Mesmo para mim (professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso.
c) A velocidade dos alunos que eu consigo observar agora, sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano.
d) Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial.
e) O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.
05-(CEFET-PR)
Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus
entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada esta situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que:
a) o aluno que está sentado na poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.
b) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial.
c) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o referencial for o próprio ônibus.
d) neste exemplo, o referencial adotado é o ônibus.
e) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência.
Velocidade escalar média
06-(ENEM-MEC)
O homem pré-histórico se locomovia a uma velocidade média de 5 quilômetros por hora, enquanto depois de domesticar os cavalos sua velocidade média passou para 18 quilômetros por hora.
Atualmente, com um carro os seres humanos podem viajar tranquilamente a 80 quilômetros por hora e, se for de avião, percorrerão grandes distâncias em um intervalo de tempo pequeno, já que sua velocidade, em média, é de 900 quilômetros por hora. A diminuição do tempo e as facilidades de viagem provocaram uma grande mobilidade das pessoas, de modo que há uma maior circulação entre elas. Porém, há algumas desvantagens. Uma pessoa que se infecta ao entrar em contato com um agente causador de doença pode levar o causador da doença de um lugar a outro sem que os sintomas iniciais da doença se manifestem, uma vez que os sintomas de algumas doenças demoram a aparecer. Hoje, com a facilidade de transportes, é muito grande a probabilidade de uma pessoa levar um agente patogênico de um lugar a outro sem que a doença tenha se manifestado. É o que ocorre no caso da Influenza
A (H1N1) – antes chamada de gripe suína. Como base nas considerações acima mencionadas, podemos afirmar que:
a) O aumento da velocidade de locomoção melhorou a qualidade de vida das pessoas e não trouxe nenhum risco a elas.
b) A tecnologia é ruim, pois facilitou a disseminação de doenças entre os continentes.
c) A tecnologia é boa, pois fez o homem viajar mais rapidamente, independentemente do risco.
d) Apesar do risco maior da disseminação das doenças houve aumento da população, pois a melhoria da qualidade de vida e dos medicamentos aumentou também a expectativa de vida.
e) Todo avanço tecnológico é positivo.
07- (ENEM-MEC)
Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por uma avenida, onde passam em média 300 veículos por hora, sendo 55 km/h a máxima velocidade permitida. Um levantamento estatístico dos
registros do radar permitiu a elaboração da distribuição percentual de veículos de acordo com sua velocidade aproximada.
A
velocidade média dos veículos que trafegam nessa avenida é
de:
a)35 Km/h
b)44 Km/h
c)55 Km/h
d)76 Km/h
e)85 Km/h
08-(ENEM-MEC)
O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação
internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009.
Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral
confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s2), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente,
a) 80 m.
b) 430 m.
c) 800 m.
d) 1600 m.
e) 6400 m.
09-(ENEM-MEC)
Exercícios de vestibulares com características de ENEM
10-(FGV-SP)
Uma equipe de reportagem parte em um carro em direção a Santos, para cobrir o evento "Música Boa Só na Praia".
Partindo da cidade de São Paulo, o veículo deslocou-se com uma velocidade constante de 54 km/h, durante 1 hora.
Parou em um mirante, por 30 minutos, para gravar imagens da serra e do movimento de automóveis. A seguir, continuaram a viagem para o local do evento, com o veículo deslocando-se a uma velocidade constante de 36 km/h durante mais 30 minutos. A velocidade escalar média durante todo o percurso foi, em m/s, de
11-(UNICAMP-SP)
A figura abaixo mostra o esquema simplificado de um dispositivo colocado em uma rua para controle de velocidade de automóveis (dispositivo popularmente chamado de “radar”.
Os sensores S(1) e S(2) e a câmera estão ligadas a um computador. Os sensores enviam um sinal ao computador sempre que são pressionados pela roda de um veículo. Se a velocidade do veículo está acima da permitida, o computador envia um sinal para que a câmera fotografe sua placa traseira no momento em que ela estiver sobre a linha tracejada. Para um certo veículo, os sinal dos sensores foram os seguintes:
A velocidade do veículo em km/h, e a distância entre os eixos do veículo em m, valem, respectivamente:
12-(UERJ-RJ)
Um piso plano é revestido de hexágonos regulares congruentes, cujos lados medem 10 cm. Na ilustração de parte desse piso, T, M e F são vértices comuns a três hexágonos e representam os pontos nos quais se encontram, respectivamente, um torrão de açúcar, uma mosca e uma formiga.
Ao perceber o açúcar, os dois insetos partem no mesmo instante, com velocidades constantes, para alcançá-lo. Admita que a mosca leve 10 segundos para atingir o ponto T. Despreze o espaçamento entre os hexágonos e as dimensões dos animais.
A menor velocidade, em centímetros por segundo, necessária para que a formiga chegue ao ponto T no mesmo instante que a mosca, é igual a:
13-(UNESP-SP)
Mapas topográficos da Terra são de grande importância para as mais diferentes atividades, tais como navegação, desenvolvimento de pesquisas ou uso adequado do solo. Recentemente, a
preocupação com o aquecimento global fez dos mapas topográficos das geleiras o foco de atenção de ambientalistas e pesquisadores.
O levantamento topográfico pode ser feito com grande precisão utilizando os dados coletados por altímetros em satélites.
O princípio é simples e consiste em registrar o tempo decorrido entre o instante em que um pulso de laser é emitido em direção à superfície da Terra e o instante em que ele retorna ao satélite, depois de refletido pela superfície na Terra.
Considere que o tempo decorrido entre a emissão e a recepção do pulso de laser, quando emitido sobre uma região ao nível do mar, seja de 18 × 10-4 s. Se a velocidade do laser for igual a 3 × 108 m/s, calcule a altura, em relação ao nível do mar, de uma montanha de gelo sobre a qual um pulso de laser incide e retorna ao satélite após 17,8 × 10-4 segundos.
14- (UERJ-RJ)
Em nosso planeta, ocorrem diariamente eventos sísmicos, provocados por diversos fatores.
Observe o esquema mostrado na figura a seguir, em que um desses eventos, representado pelo raio
sísmico e produzido pela fonte sísmica, atravessa três regiões geológicas distintas - o oceano, o platô e o continente - e chega à estação sismológica, onde é registrado por equipamentos adequados.
Considere dA, dB e dC as distâncias percorridas pelo evento sísmico, respectivamente, no oceano, no platô e no continente, e vA, vB e vC as velocidades médias correspondentes a cada um desses trechos.
Assim, a razão entre a distância total percorrida pelo evento sísmico e a velocidade média ao longo de toda sua trajetória equivale a:
Resolução Comentada
Movimento e Repouso Velocidade Escalar Média
01- As vias perimetrais passam pelos perímetros das regiões centrais (anéis periféricos) --- as vias radiais (raio de uma circunferência) partem do centro em direção aos bairros periféricos
dependendo da posição da rosa dos ventos você terá duas possibilidades --- se a via 1 for perimetral norte a rua 2 será radial leste (não consta das alternativas) ou, se a via 1 for perimetral sul a via 2 será radial oeste (está nas alternativas e é a correta) --- R- B
02- Pelo gráfico --- o ônibus que partiu às 8h10 demorou 110min=1h50 e chegou ao ponto final às 10h --- o ônibus que partiu às 8h20 demorou 110min=1h50 e chegou ao ponto final às 10h10 --- o ônibus que partiu às 8h30 demorou 105min=1h45 e chegou ao ponto final às 10h15 --- o ônibus que partiu às 8h40 demorou 100min=1h40 e chegou ao ponto final às 10h20 --- o ônibus que partiu às 8h50 demorou 100min=1h40 e chegou ao ponto final às 10h30 --- o ônibus que partiu às 9h demorou 95min=1h35 e chegou ao ponto final às 10h35 --- assim, um passageiro que precisa chegar às 10h30 no ponto final, deve tomar o ônibus no ponto inicial no máximo até às 8h50 --- R- E
03- Observe na tabela do exercício anterior que os tempos mínimo e máximo são, respectivamente, 50minutos e 110 minutos --- por dia Antonio gasta (110 – 50)=60 minutos ou 1h a mais que João --- como trabalham durante 20 dias, por mês, Antônio demora 20h a mais que João --- R- C
04- Definição de repouso ou de movimento: “Um corpo está em movimento em relação a outro corpo quando a distância entre ele variar no decorrer do tempo. Caso contrário estará em repouso” --- R- B
05- O conceito de movimento e de repouso necessita sempre de dois corpos, dos quais um é adotado como referencial --- R- D
06- R- D --- leia atentamente o texto
07- Trata-se de uma distribuição estatística de velocidade sob a forma de histograma --- você deve utilizar média ponderada onde para cada valor deve-se levar em conta o valor do seu peso --- pelo gráfico, você observa que tem 100 veículos com velocidades variando entre 20km/h e 80km/h --- a média ponderada corresponde a --- Vm= número de veículos x velocidade / número total de veículos --- Vm=(20.5 + 30.15 + 40.30 + 6.60 + 3.70 + 1.80)/100=44km/h --- R- B
08- ∆S=403 km = 403.103 m --- ∆t=1h = (3.600 s) + 25 min(1.500 s) = 5.100 s --- Vm=∆S/∆t= 403.103 / 5100 =79,1m/s --- ou 80 m/s para facilitar os cálculos --- a aceleração lateral confortável é a aceleração centrípeta e vale ac=0,1.g=0,1.10=1m/s2 --- expressão da aceleração centrípeta --- ac=V2/R --- 1=802/R --- R=6.400m --- R- E
09- Velocidades médias de Bernard Lagat --- depois --- Vd=1.500m/3,58min --- antes --- Va=1.500m/3,65s --- cálculo aumento da velocidade --- ∆V=1.500/3,58 – 1500/3,65=418,9944 – 410,9589=8,0355m/min --- regra de três --- 418,9944 – 100% --- 8,0355 – x --- x≈1,92 --- R- B
10- Primeiro trecho --- Vm1=ΔS1/Δt1 --- 54= ΔS1/1 --- ΔS1=54km --- tempo de parada – Δp=0,5h --- segundo trecho --- Vm2=ΔS2/Δt2 --- 36= ΔS2/0,5 --- ΔS2=18km --- velocidade média total --- VmT=ΔST/ΔtT=(54 + 18)/(1 + 0,5 + 0,5) --- VmT=36km/h/3,6=10m/s --- R- A
11- Observe no gráfico que as rodas da frente demoram Δt=0,1s para pressionar os sensores S(1) e depois S(2), percorrendo ΔS=2m --- V=2/0,1 --- V=20m/s=72km/h --- as rodas dianteiras e as traseiras demoram Δt=0,15s para passarem por um dos sensores com velocidade de 20m/s --- 20= ΔS/0,15 --- ΔS=3m --- R- D
12- Em todo hexágono regular o raio R é igual al lado ℓ e ele é formado por 6 triângulos equiláteros,
cada um com ângulo de 60o --- α=60o + 60o --- α=120o --- R=10cm --- TM=30cm --- MF=50cm --- lei dos cossenos --- (FT)2 =(TM)2 + (MF)2 -2.(TM).(MF).cos120o --- (FT)2=900 + 2500 – 2.30.50.(-1/2) = 4.900 --- FT = 70cm --- V=70/10 --- V=7cm/s --- R- D
13- Cálculo da altura h do nível do mar ao satélite --- V= 3.108m/s --- Δt=18/2.10-4=9.10-4s (só volta)
--- 3.108=h/9.10-4 --- h=27.104m --- cálculo da altura h’ do topo da geleira até o satélite --- 3.108=h’/8,9.10-4 --- h’=26,7.104 --- altura da geleira --- hgeleira=27.104 – 26,7.104 --- hgeleira=0,3.104=3.000m --- R- C
14- dtotal=dA + dB +dC I --- Vtotal=(dA + dB + dC)/(tA + tB + tC) --- Vtotal=( dA + dB + dC)/(dA/VA + dB/VB + dC/VC) II --- dividindo I por II --- I/II= ( dA + dB + dC)/X(dA/VA + dB/VB + dC/VC)/ ( dA + dB + dC) --- R- A