A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma instituição federal brasileira de ensino

superior localizada em Florianópolis, Santa Catarina, tendo sido cotada como a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities.

A Universidade, cujo campus principal se localiza no bairro Trindade, oferece 83 cursos de graduação, 88 cursos de pós-graduação em sentido amplo e 81 em sentido estrito.

Hospital Universitário

O HU fica localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e é aberto à comunidade em geral, sendo um dos principais hospitais públicos de Florianópolis. Faz parte da formação dos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia.


01- (UFSC-SC-016)

01. considerava que a matemática e os procedimentos experimentais eram importantes para o desenvolvimento de uma teoria sobre o movimento.

02. alegava que os corpos pesados caíam mais depressa que os leves.

04. Defendia que o Sol e os planetas se moviam em torno da Terra.

08. inventou o telescópio com o objetivo de observar as Luas de Júpiter.

16. propôs experiências de pensamento que continham argumentos similares àqueles posteriormente presentes na Lei da Inércia de Newton.

32. foi o primeiro a declarar que todas as substâncias existentes na Terra eram formadas a partir dos elementos água, fogo, terra e ar.


02- (UFSC-SC-016)

Um professor de Física realiza um experimento sobre dinâmica para mostrar aos seus alunos. Ele puxa um bloco de 400 kg a partir do repouso, aplicando sobre a corda uma força constante de 350 N, como mostra a figura abaixo.

O sistema é constituído por fios inextensíveis e duas roldanas, todos de massa desprezível.

Existe atrito entre a superfície horizontal e o bloco. Os coeficientes de atrito estático e de atrito cinético são 0,30 e 0,25, respectivamente.

Com base no que foi exposto, é CORRETO afirmar que:

01. a força de tração no fio ligado ao bloco é de 1400 N.

02. o bloco adquire uma aceleração de 2,0 m/s².

04. apenas três forças atuam sobre o bloco: o peso, a força de atrito e a tração.

08. a força resultante sobre o bloco é de 400 N.

16. a força mínima que o professor deve aplicar sobre a corda para movimentar o bloco é de 290 N.



03 – (UFSC-SC-016)

Pilotos amadores fizeram uma corrida de automóveis em uma pista improvisada de 1400 m.

Cada automóvel foi numerado de 1 a 8 e largou na posição mostrada na figura abaixo.

O gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um dos automóveis, em sua primeira volta na pista, desde sua largada até alcançar a linha de chegada.

Com base na figura e nos dados acima, é CORRETO afirmar que o gráfico:

01. pertence ou ao automóvel de número 5 ou ao automóvel de número 6.

02. mostra que no intervalo de 10 s até 18 s o automóvel esteve em Movimento Retilíneo e Uniforme.

04. indica que o automóvel possui aceleração de mesmo módulo nos instantes 20 s e 50 s.

08. pertence ou ao automóvel de número 7 ou ao automóvel de número 8.

16. aponta que o automóvel esteve em repouso quatro vezes.

1 Verdadeiro Para determinarmos se o gráfico pertence ao carro 5 ou 6, devemos calcular o deslocamento total pelo gráfico. Caso esse deslocamento seja igual a 1400m (tamanho da pista) + 10m (espaço entre o carro e a linha de partida) 1410m, esse gráfico remete ao veículo 5 ou 6.

Como estamos em um caso de velocidade/tempo, a área do gráfico equivale à distância, vamos calcular essa área dividindo o gráfico em outras figuras que já sabemos calcular:


04 – (UFSC-SC-016)

Quer subir de elevador até o espaço? Apesar de esta ideia já ter surgido há mais de 100 anos, um avanço em nanotecnologia pode significar que iremos de elevador até o espaço com um cabo feito de diamante ou de carbono. A empresa japonesa de construção Obayashi investiga a viabilidade de um elevador espacial, visando a uma estação espacial ligada ao equador por um cabo de 96000 quilômetros feito de nanotecnologia de carbono, conforme a figura abaixo. A estação espacial orbitaria a Terra numa posição geoestacionária e carros robóticos com motores magnéticos levariam sete dias para alcançar a estação espacial, transportando carga e pessoas até o espaço por uma fração dos custos atuais.

Considerando que, fisicamente, seja possível a implementação desse elevador espacial, é CORRETO afirmar que:

01. a estação espacial japonesa deve possuir movimento circular ao redor da Terra com velocidade linear igual à velocidade linear de rotação da superfície da Terra.

02. as pessoas que visitarem a estação espacial poderão flutuar no seu interior porque lá não haverá atração gravitacional.

04. a velocidade angular da estação espacial deve ser igual à velocidade angular de rotação da Terra.

08. um carro robótico terá, no trajeto da Terra até a estação espacial, vetor velocidade constante.

16. o período do movimento da estação espacial ao redor da Terra deve ser igual ao período de rotação diária da Terra.

32. a força de atração gravitacional da Terra será a força centrífuga, responsável por manter a estação espacial em órbita.

64. o valor da aceleração da gravidade (g) na posição da estação espacial terá um módulo menor que seu valor na superfície da Terra.


05 – (UFSC-SC-016)

Um estudante possui uma luminária constituída por três lâmpadas de mesma intensidade sobre a mesa. Cada lâmpada emite luz de cor primária. Para verificar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Física, ele faz três experimentos (figuras 1, 2 e 3), nos quais direciona as três lâmpadas para uma mesma palavra colocada sobre a mesa. Na figura 1, em que as três lâmpadas estão acesas, e na figura 3, em que apenas a lâmpada 2 está acesa, o estudante visualiza a palavra FÍSICA na cor verde.

Com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que:

01. na figura 1, ocorre a união das três luzes primárias – amarela, vermelha e azul –, que resulta na luz branca.

02. na figura 2, a palavra FÍSICA aparece na cor preta porque as luzes que incidem sobre ela são azul e vermelha.

04. a lâmpada 2 emite luz de cor verde, por isso a palavra FÍSICA, na figura 3, aparece na cor verde.

08.a relação entre as frequências das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 é f3<f2<f1, portanto as cores das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 são vermelha, verde e azul, respectivamente.

16. a palavra FÍSICA aparece na cor preta, na figura 2, porque as luzes das lâmpadas 1 e 3 formam a cor preta.


06 – (UFSC-SC-016)

Pedro, Tiago, João e Felipe resolveram comprar um carro do ano 2000, mas se esqueceram de verificar os registros sobre as revisões periódicas. A fim de evitar problemas físicos devido ao excesso de oscilação do carro durante viagens longas, decidem analisar a qualidade dos amortecedores. Eles modelam o carro, na situação em que estão os quatro como passageiros, como um único corpo sobre uma mola ideal, realizando um MHS. Então, eles fazem três medidas, obtendo os seguintes valores:

a) 1000 kg para a massa do carro;

b) 250 kg para a soma de suas massas;

c) 5,0 cm para a compressão da mola quando os quatro estavam dentro do carro parado.

Sobre o MHS e com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que:

01. a frequência e o período do MHS realizado dependem da amplitude.

02. a frequência de oscilação do carro com os passageiros é de Hz:

04. a energia cinética é máxima na posição de equilíbrio.

08. a constante elástica da mola é 25 x 104 N/m.

16. o período de oscilação do carro vazio é de 1,0 s.


07 – (UFSC-SC-016)

O futebol é o esporte mais popular no Brasil, atraindo milhares de pessoas aos estádios semanalmente, além das massas que acompanham notícias e transmissões pelos mais diversos meios de comunicação.

Embora seja considerado entretenimento por muitos, para os jogadores de futebol a prática supera o mero entretenimento, pois exige diversos atributos mentais e fisiológicos. Os aspectos fisiológicos, em particular, são relevantes uma vez que apenas 25% da energia química dos alimentos ingeridos é transformada em movimento. Na tabela abaixo, são apresentadas as distâncias percorridas (em metros)

por jogadores, durante uma partida, em diferentes faixas de velocidade, além dos custos energéticos totais para algumas faixas de velocidade. Os jogadores possuem massa de 80 kg. Use 1 cal = 4 J.

Com base no exposto e na tabela acima, é CORRETO afirmar que:

01. a velocidade escalar média de um lateral durante uma partida é de 16,75 m/s.

02. a energia cinética mínima de um atacante na faixa de velocidade V5 é 1690 J.

04. quando o jogador está parado, não há custo energético.

08. o custo energético de um zagueiro na faixa de velocidade V3 equivale à potência mecânica necessária para que ele suba uma escada com a velocidade constante de 0,5 m/s.

16. o atacante gasta 329,1 Kcal de energia durante uma partida de futebol no conjunto das faixas de velocidade V2, V3 e V4.


08– (UFSC-SC-016)


Em 6 de novembro de 2014, estreava no Brasil o filme de ficção científica Interestelar, que abordou, em sua trama, aspectos de Física Moderna. Um dos fenômenos mostrados no filme foi a dilatação temporal, já prevista na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Além da relatividade, Einstein explicou o Efeito Fotoelétrico, que lhe rendeu o prêmio Nobel de 1921.

Sobre os fenômenos referidos acima, é CORRETO afirmar que:

01. o Efeito Fotoelétrico foi explicado atribuindo-se à luz o comportamento corpuscular.

02. a alteração da potência de uma radiação que provoca o Efeito Fotoelétrico altera a energia cinética dos elétrons arrancados e não o número de elétrons.

04. de acordo com a Teoria da Relatividade, as leis da Física são as mesmas para qualquer referencial inercial.

08. de acordo com a Teoria da Relatividade, a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, é a mesma em todos os sistemas inerciais de referência e não depende do movimento da fonte de luz.



09– (UFSC-SC-016)


A busca por alternativas energéticas para o futuro ou para locais com poucos recursos econômicos tem levado à proposição de inovações cada vez mais criativas, como a Soccket, mostrada na figura abaixo. A Soccket é uma bola de futebol com um pequeno pêndulo no interior que aproveita a energia cinética do seu movimento através de um gerador elétrico conectado a uma bateria recarregável. A energia armazenada pode ser usada para os mais diversos fins, como o acendimento de lâmpadas e a recarga de baterias e dispositivos eletrônicos.

Com base no exposto acima e no Princípio de Conservação de Energia, é CORRETO afirmar que:

01. quando a Soccket é chutada, realiza-se um trabalho mecânico sobre ela.

02. apenas o trabalho mecânico determina a quantidade de energia que é transferida ou retirada da Soccket.

04. toda energia recebida pela Soccket durante um chute é convertida em energia elétrica.

08. a energia armazenada na Soccket é transferida para outros dispositivos eletrônicos pelo trabalho elétrico.

16. a transformação da energia cinética em energia elétrica no gerador elétrico da Soccket é explicada pela Lei de Faraday.

32. a função da bateria da Soccket é de aumentar a energia elétrica produzida.



10– (UFSC-SC-016)


Os Raios X são ondas eletromagnéticas que, por suas características peculiares, começaram a ser utilizados na medicina apenas alguns meses após a sua descoberta. Hoje, suas aplicações são muito mais amplas, pois se estendem de consultórios odontológicos, nos quais são utilizados aparelhos que operam com uma tensão da ordem de 50 kV, até aeroportos.

Sobre os Raios X, é CORRETO afirmar que:

01. foram detectados pela primeira vez em 1895, pelo cientista alemão Röntgen, quando trabalhava com um tubo de raios catódicos.

02. receberam este nome porque formavam um X quando eram detectados.

04. como eles têm pouco poder de penetração, para que um operador de máquina de Raios X tenha proteção adequada é suficiente que fique atrás de uma fina barreira de madeira.

08. um dos efeitos biológicos possíveis da exposição aos Raios X é a morte celular.

16. permanecem no corpo humano, criando um efeito cumulativo, incrementado a cada nova exposição.





Resolução comentada das questões do vestibular da UFSC – 2016

01-

01 Verdadeiro Galileu foi um dos que se influenciaram nas ideias de Francis Bacon, que defendia a observação da natureza em conjunto da coleta de fatos. Investigava a natureza com base em observações e experiência empírica, reduzindo os problemas a um simples conjunto de termos e resolvendo-os usando matemática.

02 Falso Descoberta por Galileu, a Lei da queda dos corpos diz que todos os corpos caem com aceleração constante, não dependendo da massa.

04 Falso Galileu era um dos defensores da teoria Heliocêntrica, aonde os planetas giram em torno do Sol.

08 Falso O inventor do telescópio é Hans Lippershey, Galileu apenas aperfeiçoou esse equipamento.

16 Verdadeiro Galileu foi responsável pelos primeiros estudos consistentes do movimento uniformemente acelerado, também enunciou a lei dos corpos e o princípio da inércia.

32 Falso Empédocles foi o primeiro a declarar essa teoria. Galileu derrubou-a ao afirmar que assim como na Terra os astros também passavam por transformações, portanto deveriam ser compostos de uma mesma matéria.


02-

01 Verdadeiro pelo fato de o sistema ser constituído por duas roldanas acontece o seguinte equilíbrio de forças:

Onde as setas de mesma cor têm a mesma intensidade.

A seta azul representa a força exercida pelo professor (350N). Por ser uma roldana e pelas propriedades de ação e reação uma outra força igual e de mesma direção é aplicada no outro fio.

A soma dessas duas forças resulta na força representada pela seta vermelha, que terá intensidade de 350 + 350 = 700N.

O mesmo raciocínio é válido para se calcular a força representada pela seta amarela, só que nesse caso com forças de 700N, ou seja, 700 + 700 = 1400N.

A seta vermelha é a força normal, que nesse caso tem mesma intensidade da força peso, já que possuem sentidos opostos e não existem outras forças agindo verticalmente no bloco:

N = P N = 4000N.

A seta amarela é a tração, calculada no (01), logo tem intensidade de F=1400N.

A seta verde representa a força de atrito, nesse caso estudaremos o movimento, portanto deveremos considerar o coeficiente de atrito cinético (μc = 0,25). A força de atrito cinético (Fc) pode ser calculada por Fc = N.μc Fc = 4000.0,25 Fc = 1000N.

Essa força terá sentido para a direita, pois a soma das forças exercidas horizontalmente no lado direito do corpo terão maior intensidade que as do esquerdo. A intensidade dessa força pode ser calculada por Fr = F – Fc Fr = 1400 - 1000 Fr = 400 N.

04 Falso Como estudado no item anterior (02), existe uma outra força além das citadas, a força normal, que surge do contato entre o corpo e o chão.

08 Verdadeiro Também demonstrado no item (02), a força resultante é de 400N.

16 Falso Nesse caso vamos estudar o objeto antes do movimento, com isso utilizaremos o coeficiente de atrito estático (μe), a força exercida para que o bloco se movimente deve ser maior que a força de atrito estático (Fe), calculada a seguir Fe = N.μe Fe = 4000.0.3

Fe = 1200 N.


03-

1 – Área do triângulo (b.h)/2 (20.10)/2 100m

2 – Área do retângulo b.h 8.20 160m

3 – Área do paralelogramo ((B+b).h)/2 ((40+20).8)/2 240m

4 – Área do retângulo b.h 40.3 120m

5 – Área do paralelogramo ((B+b).h)/2 ((40+20).5)/2 150m

6 – Área do retângulo b.h 10.20 200m

7 – Área do paralelogramo ((B+b).h)/2 ((40+20).8)/2 240m

8 – Área do retângulo b.h 40.5 200m

O deslocamento total (D) é a soma de todas esses deslocamentos:

D=100+160+240+120+150+200+240+200 D=1410m

02 Falso. O carro realmente está em movimento uniforme, devido à sua velocidade constante, porém o gráfico não pode garantir que esse movimento era necessariamente retilíneo.

04 Verdadeiro. Podemos calcular a aceleração do carro nos dois instantes como:

a1=ΔV1/Δt1 e a2=ΔV2/Δt2 a1=(40-20)/(28-20) a2=(40-20)/(52-44) a1=20/8 a2=20/8 a1=a2=2.5m/s²

08 Falso Como provado no caso (01) os dados são dos carros 5 ou 6.

16 Falso Para o carro estar em repouso sua velocidade tem que ser igual a zero, portanto ele só está em repouso no t=0. Quando o gráfico está na horizontal não quer dizer que o carro está em repouso, e sim que o carro mantém velocidade constante.


04-

01 Falso A estação espacial deve ter velocidade angular igual à velocidade angular da Terra, pois no caso da velocidade linear (), ela varia com a distância, como a estação espacial está em uma altura maior que a da Terra, sua velocidade seria maior, com isso a estação perderia sua posição geoestacionária, por terem velocidades diferentes. Diferente da velocidade angular (), que por não depender da distância, manteria essa posição geoestacionária, por manter sempre a posição relativa com a Terra.

02 Falso Ainda haveria atração gravitacional, que perderia forças conforme a estação ganhasse altitude. Porém, devido à aceleração de subida da estação, uma força contrária pressionaria essas pessoas contra o chão, similar ao que acontece nos elevadores comuns.

04 Verdadeiro Como já estudado no caso (01).

08 Falsa varia intensidade, direção e sentido.

16 Verdadeiro Pois no caso da velocidade angular (), para manter a velocidade da Terra e da estação igual, o período deve ser o mesmo, já que o ângulo percorrido entre os dois é sempre igual e de valor 360°.

32 Falso A força de atração gravitacional da Terra não será a centrífuga, que exerce uma força para fora do movimento circular, e sim a centrípeta, que exerce uma força para dentro do movimento circular, ou seja, em direção a Terra, sendo similar à força gravitacional.

64 Verdadeiro A força gravitacional () varia conforme a distância entre as duas massas, com isso, ao aumentar a altitude, a distância aumenta e a força gravitacional diminui, por serem inversamente proporcionais.


05-

01 Falso As luzes primárias são: vermelha, verde e azul.

02 correta como a lâmpada 2 emite luz verde (figura 3), na figura 1 onde também se enxerga o verde, impõe que as demais incidentes são absorvidas.

04 Correta a lâmpada 2 emite luz de cor verde, por isso a palavra FÍSICA, na figura 3, aparece na cor verde já que essa palavra reflete difusamente a cor verde.

08 Falso No espectro eletromagnético a cor vermelha possui menor frequência, o verde tem uma frequência intermediária e o azul uma frequência maior, sendo assim, a ordem das lâmpadas deveria ser azul, verde e vermelho.

16 Falso Para se formar a cor preta é necessário, no mínimo, 3 cores, vermelho, amarelo e azul.


06-

01 Falso O período e a frequência dependem apenas do número de ciclos e do intervalo de tempo.

02 Verdadeiro A frequência no MHS pode ser calculada como:

Onde T é o período, m a massa desejada e k a constante elástica. Para calcularmos a frequência, precisamos elevar toda a equação por -1, pois a frequência é o inverso do período, nesse caso apenas vamos inverter as frações.

Colocando os valores:

Transformando 25.104 em 2500.102:


Saindo da raiz:

Simplificando:

04 Verdadeiro. Antes de o carro entrar em movimento há o máximo de energia potencial gravitacional, com o carro já em movimento essa energia se transforma em energia cinética, até o ponto de equilíbrio da mola, aonde o carro para de se movimentar, mas com a energia cinética em seu máximo, pois toda a energia que antes era potencial, transformou-se em cinética.

08 Verdadeiro Observe a imagem abaixo:

Utilizando a massa M como a massa do carro e dos 4 amigos a mola se deforma, o tamanho da deformação é indicado por x, no nosso caso sendo igual a 5 cm. Para calcular a constante elástica da mola vamos utilizar Fel=K*x, aonde Fel é a força realizada pela mola, K é a constante elástica e x a deformação:

A seta vermelha representa a força peso exercida pela massa M P=M.g P=1250.10 P=12500N

No equilíbrio as duas forças, peso e elástica(seta amarela), têm mesma intensidade, com isso Fel=P. Passando para a fórmula 12500=K.5.10-2(transformação de centímetros para metros) K=12500/5.10-2 K=25.104N/m

16 Falso. O período pode ser calculado como:

Dessa vez a massa é só do carro, 1000kg.

Simplificando

Tirando da raiz

Simplificando


07-

01 Falso Essa questão pode ser respondida sem utilizarmos contas, basta observarmos que na grande maioria da distância percorrida pelo lateral ele se encontra abaixo da velocidade de 16,75 m/s, portanto ele não pode manter essa média.

02 Verdadeiro Para calcularmos a energia cinética mínima, utilizaremos a menor velocidade, que no caso é de 23,4 km/h Transformando a velocidade de Km/h para m/s, basta dividirmos por 3,6 23,4/3,6 6.5 m/s Colocando na fórmula da energia cinética Ec=(m.V²)/2 Ec=(80*6.5²)/2 Ec=1690J.

04 Falso Mesmo com o jogador em repouso, há o custo energético para se manter em pé e para as atividades fisiológicas.

08 Correta. Primeiramente, vamos verificar a potência útil para o movimento do zagueiro:

24 kcal _____ 1 min _____ 100%

6 kcal _____ 1 min _____ 25%

No Sistema Internacional de Unidades, temos: E = 6 kcal x 4 = 24 kJ.

Então, calculamos a potência:

P = E/∆t = 24000/60 = 400 W

Finalmente, determinando a potência útil para que o mesmo indivíduo suba com velocidade constante de 0,5 m/s:

Pu = F . vm Pu = 800 . 0,5 Pu = 400 W

16 Verdadeiro Primeiramente vamos passar todas as velocidades para m/s V2 = 12,6/3,6 V3 = 16,2/3,6 V4=19,8/3,6 V2=3,5 m/s V3=4,5 m/s V4=5,5 m/s Agora vamos calcular o tempo, em s, que eles correram em cada velocidade T2 2/V2 t3 = Δ3/V3 t4 = Δ4/V4 T2 = 1470/3,5 t3 = 1647/4,5 t4 = 693/5,5 T2 = 420 s t3 = 366 s t4 = 126 s Passando para minutos, basta dividir por 60 T2=7 min t3=6,1 min t4=2,1 minPodemos calcular o gasto calórico multiplicando o tempo pela quantidade de Kcal. Q2=7.18 Q3=6,1.24 Q4=2,1.27 Q2=126 Kcal Q3=146,4 Kcal Q4=56,7 Kcal Somando tudo, teremos o gasto calórico total Qt=126+146,4+56,7 Qt=329,1Kcal


08-

01 Verdadeiro Einstein teorizou que as ondas eletromagnéticas (modelo ondulatório) só fariam com que os elétrons fossem ejetados instantaneamente se elas se comportassem como partículas (modelo corpuscular).

02 Falso A potência altera sim a quantidade de elétrons arrancados, quanto maior a potência, maior o número de elétrons ejetados. No caso o que altera a energia cinética é a frequência.

04 Verdadeiro De acordo com o primeiro postulado da teoria da relatividade (princípio da relatividade), as leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomam a mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas inerciais.

08 Verdadeiro De acordo com o segundo postulado da teoria da relatividade (invariância da velocidade da luz), a luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.


09-

01 Verdadeiro Uma força é exercida na bola e essa bola sofre um deslocamento, logo foi realizado um trabalho.

02

04 Falsa Parte da energia recebida é dissipada de várias formas, seja pelo barulho após a bola ser chutada, pelo atrito com chão e vento, entre outros.

08 Correta. É o trabalho da força elétrica que vai desencadear a corrente elétrica que poderá carregar ou permitir o uso de aparelhos elétricos conectados à bola.

16 Verdadeiro A lei de Faraday explica a indução de uma força eletromotriz a partir de uma variação do fluxo magnético, com isso qualquer movimento da bola altera o fluxo magnético do gerador, gerando a energia elétrica.

32 Falso A função da bateria é de apenas armazenar essa energia elétrica, o gerador que tem essa função de aumentar a energia.


10-

01 Verdadeiro O professor Wilhelm Conrad Roentgen foi o responsável pela descoberta dos raios-X no ano de 1895, enquanto trabalhava com um tubo catódico no seu laboratório.

02 Falso Os raios-X foram assim nomeados pela comunidade científica devido ao desconhecimento, na época, a respeito da natureza dessa radiação.

04 Falso Apesar do raio-X ter realmente um baixo poder de penetração, pelo fato de ser uma radiação alfa, os profissionais que trabalham com ele devem seguir rígidas regras de segurança, pois a exposição prolongada pode ter efeitos colaterais permanentes. Uma placa de madeira é facilmente atravessada por essa radiação, tendo o profissional ficar dentro de um biombo ou com aventais de chumbo.

08 Verdadeiro A exposição prolongada ao raio-X pode provocar vermelhidão na pele e queimaduras, assim como morte celular e mutações gênicas.

16 Falso A radiação não permanece no corpo humano, como qualquer radiação ela apenas se propaga, não sendo armazenada pelo nosso organismo. O efeito cumulativo nas células se trata de uma exposição prolongada e/ou acima dos níveis tolerados.