A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma instituição federal brasileira de ensino
superior localizada em Florianópolis, Santa Catarina, tendo sido cotada como a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities.
A Universidade, cujo campus principal se localiza no bairro Trindade, oferece 83 cursos de graduação, 88 cursos de pós-graduação em sentido amplo e 81 em sentido estrito.
Hospital Universitário
O HU fica localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e é aberto à comunidade em geral, sendo um dos principais hospitais públicos de Florianópolis. Faz parte da formação dos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia.
01- (UFSC-SC-016)
01. considerava que a matemática e os procedimentos experimentais eram importantes para o desenvolvimento de uma teoria sobre o movimento.
02. alegava que os corpos pesados caíam mais depressa que os leves.
04. Defendia que o Sol e os planetas se moviam em torno da Terra.
08. inventou o telescópio com o objetivo de observar as Luas de Júpiter.
16. propôs experiências de pensamento que continham argumentos similares àqueles posteriormente presentes na Lei da Inércia de Newton.
32. foi o primeiro a declarar que todas as substâncias existentes na Terra eram formadas a partir dos elementos água, fogo, terra e ar.
02- (UFSC-SC-016)
Um professor de Física realiza um experimento sobre dinâmica para mostrar aos seus alunos. Ele puxa um bloco de 400 kg a partir do repouso, aplicando sobre a corda uma força constante de 350 N, como mostra a figura abaixo.
O sistema é constituído por fios inextensíveis e duas roldanas, todos de massa desprezível.
Existe atrito entre a superfície horizontal e o bloco. Os coeficientes de atrito estático e de atrito cinético são 0,30 e 0,25, respectivamente.
Com base no que foi exposto, é CORRETO afirmar que:
01. a força de tração no fio ligado ao bloco é de 1400 N.
02. o bloco adquire uma aceleração de 2,0 m/s².
04. apenas três forças atuam sobre o bloco: o peso, a força de atrito e a tração.
08. a força resultante sobre o bloco é de 400 N.
16. a força mínima que o professor deve aplicar sobre a corda para movimentar o bloco é de 290 N.
03 – (UFSC-SC-016)
Pilotos amadores fizeram uma corrida de automóveis em uma pista improvisada de 1400 m.
Cada automóvel foi numerado de 1 a 8 e largou na posição mostrada na figura abaixo.
O gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um dos automóveis, em sua primeira volta na pista, desde sua largada até alcançar a linha de chegada.
Com base na figura e nos dados acima, é CORRETO afirmar que o gráfico:
01. pertence ou ao automóvel de número 5 ou ao automóvel de número 6.
02. mostra que no intervalo de 10 s até 18 s o automóvel esteve em Movimento Retilíneo e Uniforme.
04. indica que o automóvel possui aceleração de mesmo módulo nos instantes 20 s e 50 s.
08. pertence ou ao automóvel de número 7 ou ao automóvel de número 8.
16. aponta que o automóvel esteve em repouso quatro vezes.
1
Verdadeiro
Para determinarmos
se o gráfico
pertence ao carro
5 ou 6,
devemos calcular o deslocamento
total pelo gráfico.
Caso esse deslocamento
seja igual a 1400m
(tamanho da pista) + 10m
(espaço entre o carro e a linha de partida)
1410m,
esse gráfico remete
ao veículo 5 ou 6.
Como estamos em um caso de velocidade/tempo, a área do gráfico equivale à distância, vamos calcular essa área dividindo o gráfico em outras figuras que já sabemos calcular:
04 – (UFSC-SC-016)
Quer
subir de elevador
até o espaço? Apesar de esta ideia já ter surgido há mais
de 100 anos,
um avanço em nanotecnologia pode significar que iremos de elevador
até o espaço com um cabo feito de diamante ou de carbono. A empresa
japonesa de construção Obayashi investiga a viabilidade de um
elevador espacial, visando a uma estação espacial ligada ao equador
por um cabo de 96000 quilômetros feito de nanotecnologia de carbono,
conforme a figura abaixo. A estação espacial orbitaria a Terra numa
posição
geoestacionária
e carros robóticos com motores magnéticos levariam sete dias para
alcançar a estação espacial, transportando carga e pessoas até o
espaço por uma fração dos custos atuais.
Considerando que, fisicamente, seja possível a implementação desse elevador espacial, é CORRETO afirmar que:
01. a estação espacial japonesa deve possuir movimento circular ao redor da Terra com velocidade linear igual à velocidade linear de rotação da superfície da Terra.
02. as pessoas que visitarem a estação espacial poderão flutuar no seu interior porque lá não haverá atração gravitacional.
04. a velocidade angular da estação espacial deve ser igual à velocidade angular de rotação da Terra.
08. um carro robótico terá, no trajeto da Terra até a estação espacial, vetor velocidade constante.
16. o período do movimento da estação espacial ao redor da Terra deve ser igual ao período de rotação diária da Terra.
32. a força de atração gravitacional da Terra será a força centrífuga, responsável por manter a estação espacial em órbita.
64. o valor da aceleração da gravidade (g) na posição da estação espacial terá um módulo menor que seu valor na superfície da Terra.
05 – (UFSC-SC-016)
Um estudante possui uma luminária constituída por três lâmpadas de mesma intensidade sobre a mesa. Cada lâmpada emite luz de cor primária. Para verificar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Física, ele faz três experimentos (figuras 1, 2 e 3), nos quais direciona as três lâmpadas para uma mesma palavra colocada sobre a mesa. Na figura 1, em que as três lâmpadas estão acesas, e na figura 3, em que apenas a lâmpada 2 está acesa, o estudante visualiza a palavra FÍSICA na cor verde.
Com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que:
01. na figura 1, ocorre a união das três luzes primárias – amarela, vermelha e azul –, que resulta na luz branca.
02. na figura 2, a palavra FÍSICA aparece na cor preta porque as luzes que incidem sobre ela são azul e vermelha.
04. a lâmpada 2 emite luz de cor verde, por isso a palavra FÍSICA, na figura 3, aparece na cor verde.
08.a relação entre as frequências das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 é f3<f2<f1, portanto as cores das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 são vermelha, verde e azul, respectivamente.
16. a palavra FÍSICA aparece na cor preta, na figura 2, porque as luzes das lâmpadas 1 e 3 formam a cor preta.
06 – (UFSC-SC-016)
Pedro, Tiago, João e Felipe resolveram comprar um carro do ano 2000, mas se esqueceram de verificar os registros sobre as revisões periódicas. A fim de evitar problemas físicos devido ao excesso de oscilação do carro durante viagens longas, decidem analisar a qualidade dos amortecedores. Eles modelam o carro, na situação em que estão os quatro como passageiros, como um único corpo sobre uma mola ideal, realizando um MHS. Então, eles fazem três medidas, obtendo os seguintes valores:
a) 1000 kg para a massa do carro;
b) 250 kg para a soma de suas massas;
c) 5,0 cm para a compressão da mola quando os quatro estavam dentro do carro parado.
Sobre o MHS e com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que:
01. a frequência e o período do MHS realizado dependem da amplitude.
02.
a frequência
de oscilação
do carro com os passageiros é de
Hz:
04. a energia cinética é máxima na posição de equilíbrio.
08. a constante elástica da mola é 25 x 104 N/m.
16. o período de oscilação do carro vazio é de 1,0 s.
07 – (UFSC-SC-016)
O futebol é o esporte mais popular no Brasil, atraindo milhares de pessoas aos estádios semanalmente, além das massas que acompanham notícias e transmissões pelos mais diversos meios de comunicação.
Embora seja considerado entretenimento por muitos, para os jogadores de futebol a prática supera o mero entretenimento, pois exige diversos atributos mentais e fisiológicos. Os aspectos fisiológicos, em particular, são relevantes uma vez que apenas 25% da energia química dos alimentos ingeridos é transformada em movimento. Na tabela abaixo, são apresentadas as distâncias percorridas (em metros)
por jogadores, durante uma partida, em diferentes faixas de velocidade, além dos custos energéticos totais para algumas faixas de velocidade. Os jogadores possuem massa de 80 kg. Use 1 cal = 4 J.
Com base no exposto e na tabela acima, é CORRETO afirmar que:
01. a velocidade escalar média de um lateral durante uma partida é de 16,75 m/s.
02. a energia cinética mínima de um atacante na faixa de velocidade V5 é 1690 J.
04. quando o jogador está parado, não há custo energético.
08. o custo energético de um zagueiro na faixa de velocidade V3 equivale à potência mecânica necessária para que ele suba uma escada com a velocidade constante de 0,5 m/s.
16. o atacante gasta 329,1 Kcal de energia durante uma partida de futebol no conjunto das faixas de velocidade V2, V3 e V4.
08– (UFSC-SC-016)
Em 6 de novembro de 2014, estreava no Brasil o filme de ficção científica Interestelar, que abordou, em sua trama, aspectos de Física Moderna. Um dos fenômenos mostrados no filme foi a dilatação temporal, já prevista na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Além da relatividade, Einstein explicou o Efeito Fotoelétrico, que lhe rendeu o prêmio Nobel de 1921.
Sobre os fenômenos referidos acima, é CORRETO afirmar que:
01. o Efeito Fotoelétrico foi explicado atribuindo-se à luz o comportamento corpuscular.
02. a alteração da potência de uma radiação que provoca o Efeito Fotoelétrico altera a energia cinética dos elétrons arrancados e não o número de elétrons.
04. de acordo com a Teoria da Relatividade, as leis da Física são as mesmas para qualquer referencial inercial.
08. de acordo com a Teoria da Relatividade, a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, é a mesma em todos os sistemas inerciais de referência e não depende do movimento da fonte de luz.
09– (UFSC-SC-016)
A busca por alternativas energéticas para o futuro ou para locais com poucos recursos econômicos tem levado à proposição de inovações cada vez mais criativas, como a Soccket, mostrada na figura abaixo. A Soccket é uma bola de futebol com um pequeno pêndulo no interior que aproveita a energia cinética do seu movimento através de um gerador elétrico conectado a uma bateria recarregável. A energia armazenada pode ser usada para os mais diversos fins, como o acendimento de lâmpadas e a recarga de baterias e dispositivos eletrônicos.
Com base no exposto acima e no Princípio de Conservação de Energia, é CORRETO afirmar que:
01. quando a Soccket é chutada, realiza-se um trabalho mecânico sobre ela.
02. apenas o trabalho mecânico determina a quantidade de energia que é transferida ou retirada da Soccket.
04. toda energia recebida pela Soccket durante um chute é convertida em energia elétrica.
08. a energia armazenada na Soccket é transferida para outros dispositivos eletrônicos pelo trabalho elétrico.
16. a transformação da energia cinética em energia elétrica no gerador elétrico da Soccket é explicada pela Lei de Faraday.
32. a função da bateria da Soccket é de aumentar a energia elétrica produzida.
10– (UFSC-SC-016)
Os Raios X são ondas eletromagnéticas que, por suas características peculiares, começaram a ser utilizados na medicina apenas alguns meses após a sua descoberta. Hoje, suas aplicações são muito mais amplas, pois se estendem de consultórios odontológicos, nos quais são utilizados aparelhos que operam com uma tensão da ordem de 50 kV, até aeroportos.
Sobre os Raios X, é CORRETO afirmar que:
01. foram detectados pela primeira vez em 1895, pelo cientista alemão Röntgen, quando trabalhava com um tubo de raios catódicos.
02. receberam este nome porque formavam um X quando eram detectados.
04. como eles têm pouco poder de penetração, para que um operador de máquina de Raios X tenha proteção adequada é suficiente que fique atrás de uma fina barreira de madeira.
08. um dos efeitos biológicos possíveis da exposição aos Raios X é a morte celular.
16. permanecem no corpo humano, criando um efeito cumulativo, incrementado a cada nova exposição.
Resolução comentada das questões do vestibular da UFSC – 2016
01-
01
Verdadeiro
Galileu foi
um dos que se influenciaram
nas ideias de Francis Bacon,
que defendia a observação
da natureza em conjunto da coleta de fatos.
Investigava
a natureza
com base em observações
e experiência empírica,
reduzindo os problemas
a um simples conjunto de termos e resolvendo-os usando matemática.
02
Falso
Descoberta por Galileu, a Lei
da queda dos corpos diz que todos os corpos caem com aceleração
constante, não dependendo da massa.
04
Falso
Galileu
era um dos defensores
da teoria Heliocêntrica,
aonde os planetas
giram em torno do Sol.
08
Falso
O inventor
do telescópio
é Hans
Lippershey,
Galileu apenas aperfeiçoou
esse equipamento.
16
Verdadeiro
Galileu foi responsável
pelos primeiros
estudos consistentes do movimento
uniformemente
acelerado, também enunciou a lei dos corpos e o princípio da
inércia.
32
Falso
Empédocles
foi o primeiro
a declarar essa teoria.
Galileu
derrubou-a
ao afirmar que assim como na Terra
os astros também passavam por transformações, portanto deveriam
ser compostos de uma mesma matéria.
02-
01
Verdadeiro
pelo fato de o sistema
ser constituído
por duas roldanas acontece
o seguinte
equilíbrio de forças:
Onde as setas de mesma cor têm a mesma intensidade.
A seta azul representa a força exercida pelo professor (350N). Por ser uma roldana e pelas propriedades de ação e reação uma outra força igual e de mesma direção é aplicada no outro fio.
A soma dessas duas forças resulta na força representada pela seta vermelha, que terá intensidade de 350 + 350 = 700N.
O mesmo raciocínio é válido para se calcular a força representada pela seta amarela, só que nesse caso com forças de 700N, ou seja, 700 + 700 = 1400N.
A seta vermelha é a força normal, que nesse caso tem mesma intensidade da força peso, já que possuem sentidos opostos e não existem outras forças agindo verticalmente no bloco:
N
= P
N
= 4000N.
A seta amarela é a tração, calculada no (01), logo tem intensidade de F=1400N.
A
seta
verde representa a força de atrito,
nesse caso estudaremos o movimento, portanto deveremos
considerar o coeficiente de atrito cinético (μc
= 0,25). A
força
de atrito cinético (Fc)
pode
ser calculada
por
Fc
=
N.μc
Fc
= 4000.0,25
Fc
= 1000N.
Essa
força
terá sentido para a direita, pois
a
soma das forças exercidas horizontalmente no lado direito do corpo
terão maior intensidade que as do esquerdo. A
intensidade
dessa força pode
ser calculada por
Fr
= F – Fc
Fr
= 1400 - 1000
Fr
= 400 N.
04
Falso
Como estudado no item anterior
(02), existe
uma outra
força
além das citadas, a força normal, que surge do contato entre o
corpo e o chão.
08
Verdadeiro
Também
demonstrado no item (02), a
força
resultante é de 400N.
16
Falso
Nesse caso vamos
estudar o objeto antes do movimento,
com isso utilizaremos o coeficiente
de atrito estático
(μe),
a força
exercida para que o bloco se movimente deve ser maior que a força de
atrito estático (Fe),
calculada a seguir
Fe
=
N.μe
Fe = 4000.0.3
Fe = 1200 N.
03-
1
– Área
do triângulo
(b.h)/2
(20.10)/2
100m
2
– Área
do retângulo
b.h
8.20
160m
3
– Área
do paralelogramo
((B+b).h)/2
((40+20).8)/2
240m
4
– Área
do retângulo
b.h
40.3
120m
5
– Área
do paralelogramo
((B+b).h)/2
((40+20).5)/2
150m
6
– Área
do retângulo
b.h
10.20
200m
7
– Área
do paralelogramo
((B+b).h)/2
((40+20).8)/2
240m
8
– Área
do retângulo
b.h
40.5
200m
O deslocamento total (D) é a soma de todas esses deslocamentos:
D=100+160+240+120+150+200+240+200
D=1410m
02
Falso. O carro realmente está
em movimento
uniforme,
devido à sua velocidade
constante,
porém o gráfico não
pode garantir
que esse movimento era necessariamente retilíneo.
04
Verdadeiro. Podemos calcular a aceleração
do carro nos dois instantes como:
a1=ΔV1/Δt1
e a2=ΔV2/Δt2
a1=(40-20)/(28-20)
a2=(40-20)/(52-44)
a1=20/8 a2=20/8
a1=a2=2.5m/s²
08
Falso
Como provado no caso
(01)
os dados são dos carros 5
ou 6.
16
Falso
Para o carro estar em repouso
sua velocidade tem que ser igual a zero,
portanto ele só está em repouso no t=0.
Quando o gráfico está na horizontal não
quer dizer que o carro está em repouso,
e sim que o carro mantém velocidade
constante.
04-
01
Falso
A estação espacial deve ter velocidade
angular igual à velocidade angular da Terra,
pois no caso da velocidade
linear (
),
ela varia
com a distância,
como a estação espacial está em uma altura
maior
que a da Terra, sua velocidade
seria maior, com isso a estação perderia
sua posição geoestacionária, por terem velocidades
diferentes.
Diferente da velocidade
angular
(
),
que por não
depender da distância,
manteria
essa posição
geoestacionária,
por manter
sempre a posição
relativa
com a Terra.
02
Falso
Ainda
haveria
atração gravitacional,
que perderia
forças
conforme a estação ganhasse altitude.
Porém, devido à aceleração
de subida
da estação, uma força
contrária
pressionaria essas pessoas contra o chão,
similar
ao que acontece nos elevadores comuns.
04
Verdadeiro
Como já estudado no caso (01).
08
Falsa
varia intensidade, direção e sentido.
16
Verdadeiro
Pois no caso da velocidade
angular
(
),
para manter
a velocidade da Terra e da estação igual, o período
deve ser o mesmo,
já que o ângulo
percorrido
entre os dois é sempre igual
e de valor 360°.
32
Falso
A força de atração
gravitacional da Terra
não será a centrífuga, que exerce uma força para
fora
do movimento circular, e sim a centrípeta,
que exerce uma força para
dentro
do movimento circular, ou seja, em direção a Terra, sendo similar
à força gravitacional.
64
Verdadeiro
A
força gravitacional (
)
varia conforme a distância
entre as duas massas, com isso, ao aumentar
a altitude,
a distância aumenta
e a força gravitacional diminui,
por
serem inversamente proporcionais.
05-
01
Falso
As luzes primárias são: vermelha, verde e azul.
02
correta
como a lâmpada 2 emite luz verde (figura 3), na figura 1 onde também
se enxerga o verde, impõe que as demais incidentes são absorvidas.
04
Correta
a
lâmpada
2
emite luz de cor verde,
por isso a palavra FÍSICA, na figura
3,
aparece na cor
verde já que essa palavra reflete
difusamente
a cor verde.
08
Falso
No espectro
eletromagnético
a cor vermelha
possui menor
frequência,
o verde
tem uma frequência
intermediária
e o azul
uma frequência
maior,
sendo assim, a ordem das lâmpadas deveria ser azul,
verde e vermelho.
16
Falso
Para se formar a cor
preta
é necessário, no mínimo, 3 cores, vermelho,
amarelo e azul.
06-
01
Falso
O período
e a frequência
dependem apenas do número
de ciclos e
do intervalo
de tempo.
02
Verdadeiro
A frequência
no MHS pode ser calculada como:
Onde T é o período, m a massa desejada e k a constante elástica. Para calcularmos a frequência, precisamos elevar toda a equação por -1, pois a frequência é o inverso do período, nesse caso apenas vamos inverter as frações.
Colocando os valores:
Transformando 25.104 em 2500.102:
Saindo da raiz:
Simplificando:
04
Verdadeiro. Antes
de o carro entrar em movimento
há o máximo
de energia potencial gravitacional,
com o carro já
em movimento essa
energia se transforma
em energia cinética,
até o ponto de equilíbrio
da mola,
aonde o carro para
de se movimentar, mas com a energia
cinética
em seu máximo,
pois toda a energia que antes era potencial,
transformou-se em cinética.
08
Verdadeiro Observe a imagem abaixo:
Utilizando a massa M como a massa do carro e dos 4 amigos a mola se deforma, o tamanho da deformação é indicado por x, no nosso caso sendo igual a 5 cm. Para calcular a constante elástica da mola vamos utilizar Fel=K*x, aonde Fel é a força realizada pela mola, K é a constante elástica e x a deformação:
A
seta vermelha representa a força
peso exercida
pela massa M
P=M.g
P=1250.10
P=12500N
No
equilíbrio
as duas forças, peso e elástica(seta amarela), têm mesma
intensidade,
com isso Fel=P.
Passando
para a fórmula
12500=K.5.10-2(transformação
de centímetros para metros)
K=12500/5.10-2
K=25.104N/m
16
Falso. O período pode ser calculado como:
Dessa vez a massa é só do carro, 1000kg.
Simplificando
Tirando da raiz
Simplificando
07-
01
Falso
Essa questão pode ser respondida sem
utilizarmos contas,
basta observarmos que na grande
maioria da distância percorrida pelo lateral ele se encontra abaixo
da velocidade de 16,75 m/s,
portanto ele não pode manter essa média.
02
Verdadeiro
Para calcularmos a energia
cinética mínima,
utilizaremos a menor
velocidade,
que no caso é de 23,4
km/h
Transformando
a velocidade de Km/h
para
m/s,
basta dividirmos por 3,6
23,4/3,6
6.5 m/s
Colocando na fórmula
da energia cinética
Ec=(m.V²)/2
Ec=(80*6.5²)/2
Ec=1690J.
04
Falso
Mesmo com o jogador em repouso,
há o custo
energético para se manter em pé e para as atividades fisiológicas.
08
Correta. Primeiramente, vamos verificar a potência útil para o
movimento do zagueiro:
24 kcal _____ 1 min _____ 100%
6 kcal _____ 1 min _____ 25%
No Sistema Internacional de Unidades, temos: E = 6 kcal x 4 = 24 kJ.
Então, calculamos a potência:
P = E/∆t = 24000/60 = 400 W
Finalmente, determinando a potência útil para que o mesmo indivíduo suba com velocidade constante de 0,5 m/s:
Pu = F . vm ⇒ Pu = 800 . 0,5 ⇒ Pu = 400 W
16
Verdadeiro
Primeiramente vamos passar
todas as velocidades para m/s
V2
=
12,6/3,6 V3
=
16,2/3,6
V4=19,8/3,6
V2=3,5
m/s V3=4,5
m/s V4=5,5
m/s
Agora vamos calcular o tempo,
em s, que
eles correram em cada velocidade
T2
=Δ2/V2
t3
=
Δ3/V3
t4
=
Δ4/V4
T2
=
1470/3,5 t3
=
1647/4,5 t4
=
693/5,5
T2
=
420 s t3
=
366 s t4
=
126 s
Passando
para minutos,
basta dividir
por 60
T2=7
min t3=6,1
min t4=2,1
min
Podemos
calcular o gasto
calórico multiplicando
o tempo
pela quantidade
de Kcal.
Q2=7.18
Q3=6,1.24
Q4=2,1.27
Q2=126
Kcal Q3=146,4
Kcal Q4=56,7
Kcal
Somando tudo, teremos o gasto
calórico total
Qt=126+146,4+56,7
Qt=329,1Kcal
08-
01
Verdadeiro
Einstein teorizou que as ondas
eletromagnéticas
(modelo ondulatório) só fariam com que os elétrons fossem ejetados
instantaneamente
se elas se comportassem como partículas
(modelo corpuscular).
02
Falso
A potência
altera sim a quantidade de elétrons
arrancados,
quanto maior
a potência, maior
o número de elétrons ejetados. No caso o que altera a energia
cinética é
a frequência.
04
Verdadeiro
De acordo com o primeiro postulado da teoria da relatividade
(princípio da relatividade), as leis que governam as mudanças de
estado em quaisquer
sistemas físicos tomam a mesma
forma em
quaisquer
sistemas de coordenadas
inerciais.
08
Verdadeiro
De acordo com o segundo postulado da teoria da relatividade
(invariância da velocidade da luz), a luz tem velocidade invariante
igual a c em relação a qualquer
sistema de coordenadas inercial.
09-
01
Verdadeiro
Uma força
é exercida na bola e essa bola sofre um deslocamento,
logo foi realizado um trabalho.
02
04
Falsa
Parte da energia recebida é dissipada
de várias formas, seja pelo barulho
após a bola ser chutada, pelo atrito
com chão e vento, entre outros.
08
Correta. É o trabalho da força elétrica que vai desencadear a
corrente elétrica que poderá carregar ou permitir o uso de
aparelhos elétricos conectados à bola.
16
Verdadeiro
A lei
de Faraday
explica a indução
de uma força
eletromotriz a
partir de uma variação
do fluxo magnético,
com isso qualquer movimento
da bola altera o fluxo
magnético do
gerador, gerando a energia elétrica.
32
Falso
A função da bateria
é de apenas armazenar
essa energia elétrica, o gerador
que tem essa função de aumentar
a energia.
10-
01
Verdadeiro
O professor Wilhelm
Conrad Roentgen foi
o responsável pela descoberta
dos raios-X no ano de 1895,
enquanto trabalhava com um tubo
catódico no
seu laboratório.
02
Falso
Os raios-X foram assim nomeados pela comunidade científica devido
ao desconhecimento, na época, a respeito da natureza dessa radiação.
04
Falso
Apesar do raio-X ter realmente um baixo
poder de penetração,
pelo fato de ser uma radiação
alfa,
os profissionais que trabalham com ele devem seguir rígidas regras
de segurança, pois a
exposição prolongada pode
ter efeitos colaterais
permanentes.
Uma placa de madeira é facilmente
atravessada por
essa radiação, tendo o profissional ficar dentro de um biombo
ou com aventais
de chumbo.
08
Verdadeiro
A exposição
prolongada ao
raio-X pode provocar vermelhidão na pele e queimaduras, assim como
morte
celular e
mutações gênicas.
16
Falso
A radiação não
permanece no corpo humano,
como qualquer radiação ela apenas se propaga, não
sendo armazenada pelo
nosso organismo. O efeito
cumulativo nas
células se trata de uma exposição
prolongada e/ou
acima
dos níveis tolerados.