COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS


Você está olhando de cima a carroceria de um caminhão que está em repouso. Sobre a carroceria você está vendo uma bola que está se movendo com velocidade, em relação à mesma (carroceria), na direção e sentido indicados na figura. Essa velocidade é chamada de velocidade relativa.

Em seguida, o caminhão adquire movimento retilíneo e uniforme de direção horizontal e sentido para a direita, com velocidade  em relação à Terra. Essa velocidade é chamada de velocidade de arrastamento.

Segundo o princípio da independência de movimentos (Galileu Galilei) a bola apresentará dois movimentos parciais:

O primeiro em relação à carroceria () e o segundo, provocado pelo deslocamento do caminhão

().

A velocidade da bola em relação à Terra (vista por uma pessoa na Terra), que é chamada de velocidade resultante, será , tal que:

 

O que você deve saber, informações e dicas.

Concentre-se e procure entender as explicações a seguir:

Exemplos clássicos:


Um barco desenvolve velocidade própria (em relação à água) VB=4m/s num rio em que a correnteza tem velocidade Vc=3m/s (velocidade da água em relação à margem). O rio tem largura de 100m. Pede-se:

a) A velocidade () do barco em relação à margem, quando ele sobe o rio.

Em módulo  V = 4 – 3   V = 1m/s (velocidade com que uma pessoa parada na margem do rio veria o barco passar por ela, subindo o rio).


b) A velocidade () do barco em relação à margem, quando ele desce o rio.

Em módulo  V = 4 + 3    V = 7m/s (velocidade com que uma pessoa parada na margem do rio veria o barco passar por ela, descendo o rio)

c) A velocidade () do barco em relação à margem sabendo que durante a travessia seu eixo se mantém perpendicular à mesma.

Em módulo   V2=Vb2 + Vc2   V=√16 + 9  V=5m/s (velocidade do barco visto por uma pessoa parada na margem do rio.

d) Qual é o tempo mínimo de travessia?

Esse tempo só ocorre quando o barco é colocado perpendicularmente à margem do rio (item anterior com Vb=4 m/s).

Vb =d/tmínimo 4 = 100/tmínimo tmínimo = 25 s.

Lembre-se de que esse tempo não depende da velocidade da correnteza, mas apenas da velocidade do barco (Vb) e da largura do rio (d = 100m). Isso ocorre porque velocidade do barco e a velocidade da correnteza são perpendiculares entre si, e a velocidade do barco não tem componente na direção da correnteza ou seja, a correnteza não terá nenhuma influência no tempo que o barco gasta para atravessar o rio; haja ou não correnteza o tempo de travessia será o mesmo, pois o efeito da correnteza é unicamente o de deslocar o barco rio abaixo.

Da mesma maneira, sendo nula a componente da velocidade do barco na direção da correnteza, a velocidade do barco não terá influência no seu deslocamento (da correnteza) rio abaixo.


e) Determine, com o eixo perpendicular à margem, a distância que o barco percorre rio abaixo, ou seja, a distância XY (figura).

Essa distância é devida apenas à velocidade da correnteza de valor Vc = 3m/s  Vc=ΔS/Δt  3=XY/25 XY=75m.


f) Qual é a distância total que o barco percorre (distância PX) do item anterior?

Você pode calcular essa distância (PX) de duas maneiras:

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo (PX)2 = (PY)2 + (XY)2 = 1002 + (75)2 =

10000 + 5625 (PX) = √(15625) (PX) = 125 m.

Na direção (PX) a velocidade do barco tem intensidade V = 5 m/s e percorre essa distância em ∆t = 25s V = ∆S/∆t 5 = (PX)/25 PX = 5.25 PX = 125m.


g) Qual deve ser a velocidade () do barco em relação à margem de modo que a distância percorrida durante a travessia seja mínima? Que ângulo o barco deve estar inclinado em relação à perpendicular à margem?

Para que a distância percorrida seja mínima o barco deve atravessar o rio perpendicularmente, ou seja, pelo caminho PY (menor distância entre as margens) e, para que isso ocorra o barco deve estar posicionado conforme a figura abaixo. Assim, a velocidade resultante () deve ser perpendicular à margem de modo que  forme um ângulo β com , tal que:

Cálculo da intensidade de aplicando Pitágoras no triângulo retângulo  Vb2 = V2 + Vc2  ---  42 = V2 + 9  V=√7=2,6m/s  senβ = Vc/Vb = 3/4  β – arco cujo seno é 3/4.

 

 Um esquiador está parado na neve e observa que os flocos de neve caem verticalmente com velocidade de 7,2km/h em relação ao solo.

Em seguida, ele entra em movimento  horizontal para a direita com velocidade V=36km/h em relação ao solo.

Calcule a velocidade Vfe dos flocos em relação ao esquiador.

Observe que a velocidade dos flocos quando o esquiador está parado, que é vertical, fica inclinada quando ele entra em movimento.

Movimento dos flocos em relação ao solo (movimento resultante) Vfs = 7,2km/h/3,6 = 2m/s.  Movimento do esquiador em relação ao solo (movimento de arrastamento)  Ves = 36km/h/3,6 = 10m/s.

 É pedido o movimento dos flocos em relação ao esquiador Vfe (movimento relativo). Veja figura:

Aplicando Pitágoras  (Vfe)2 = (2)2 + (10)2  Vfe=10,2 m/s.

Direção que os flocos de neve formam com a vertical  tgβ = Ves/Vfs = 10/2  β=arco cuja tangente é 5.


Considere um carro se movendo numa estrada plana e horizontal com velocidade de intensidade V. As rodas desse carro rolam sem escorregar. O ponto 0 corresponde ao eixo da roda, que tem a mesma velocidade que o carro em relação ao solo, e velocidade nula em relação ao carro.

Observe que:

O único ponto da roda que está em repouso em relação ao carro é o ponto 0 e que possui a mesma velocidade V que o carro.

No movimento de translação, com o carro se movendo para a esquerda com velocidade de intensidade V, todos os pontos da roda nesse deslocamento também possuem velocidade V.

Devido à rotação em torno de 0, todos os pontos da periferia (parte externa) da roda devem ter a mesma velocidade de intensidade V, que é sempre tangente em cada ponto e orientadas no sentido de rotação da roda (no caso, anti-horário, pois o carro de desloca para a esquerda).


Efetuando a composição dos dois movimentos, de rotação e de translação:

Intensidade da velocidade resultante nos pontos 0, A, B, C e D:

Veja na figura abaixo, a intensidade da velocidade de translação dos pontos 0, A e C de uma das rodas do carro, que está se movendo para a esquerda com velocidade V:

 

Considere uma pessoa que tem entre as palmas de suas mãos um cilindro de eixo C horizontal. Admita que em determinado instante as mãos da pessoa estejam dotadas de movimentos verticais, com a mão esquerda (mão A) descendo, com velocidade de intensidade 8,0 cm/s, e a mão direita (mão B) subindo, com velocidade de intensidade 12 cm/s, conforme representa o esquema.

Supondo que não haja escorregamento do cilindro em relação às mãos, determine no instante considerado as características (intensidade, direção e sentido) da velocidade do eixo C.

Veja as velocidades dos pontos O, A e C (V0 = V, VA = 2V e VC = 0) das rodas do carro estudadas acima e compare-as com o cilindro desse exemplo.

Observe nas figuras abaixo que devido somente à mão A (a B parada), o centro do cilindro (ponto C)

desceria com V1=4cm/s e que, devido somente à mão B (a A parada) ele subiria com V2=6cm/s.   Superpondo os efeitos provocados por cada mão você obterá o efeito resultante e o eixo C subirá com velocidade de intensidade Vc = 6 – 4 =2cm/s, direção vertical e sentido para cima.


Como se locomove um trator de esteira ou um tanque de guerra com esteira

trator de esteira é um trator comum, e a única diferença é que no lugar de ter pneus para se locomover foram colocadas esteiras, o que garante uma maior aderência ao solo, e ainda uma melhor distribuição de peso quando está sendo operado em solos onde a terra é solta, também em terrenos pantanosos.

Possui grande facilidade de se mover em terrenos irregulares, não deslizam e, por esses motivos, também são utilizados como tanques de guerra.

A figura representa um trator de esteira. Os roletes estão acoplados ao motor e giram em movimento circular uniforme com a mesma velocidade angular W. A diferença de velocidade relativa entre as partes da esteira é responsável pelo movimento do trator.

Em relação ao solo, o corpo do trator e cada um dos eixos de seus roletes que estão fixos no trator, avançam com velocidade V. Todos os pontos da parte superior da esteira se movem com velocidade 2V e todos os pontos da parte inferior da esteira, em contato com o solo, tem velocidade nula. 

Observe que ele não desliza porque todos os pontos da parte inferior da esteira estão em repouso em relação ao solo e que a velocidade dos pontos da esteira variam de zero até 2V.

Exemplo numérico para que você entenda:

O trator de esteira esquematizado na figura está em movimento retilíneo e uniforme para a direita,

com velocidade de módulo v. Suponha que não ocorra deslizamento da esteira em relação ao solo nem da esteira em relação aos roletes.

Os roletes são idênticos, possuem raio R = 20 cm e giram em torno dos respectivos eixos que estão acoplados ao motor, o qual gira o eixo de cada rolete com a mesma frequência.  

Sabendo que uma mancha M da esteira (indicada na figura) gasta 1 s para deslocar-se do ponto P até o ponto Q, e que nesse deslocamento ela percorre  8m em relação ao solo, calcule:

a) o valor da velocidade v do corpo do trator (que é a mesma que a de cada um dos eixos), bem como o comprimento d indicado na figura;

b) a frequência de rotação de cada rolete em relação ao trator. (considere π = 3).

a) A mancha M da parte superior da esteira (assim como qualquer ponto da mesma) quando se move


de P para Q, se desloca com velocidade 2v em relação ao solo, percorrendo ∆S=8m, também em

relação ao solo, no intervalo de tempo ∆t = 1 s.

Com os dados acima você vai calcular a velocidade V do corpo do trator que é a mesma para cada eixo do rolete V = ∆S/∆t  2v=8/1  v = 4 m/s x 3,6 = 14,4 km/h (velocidade do corpo trator e de cada eixo de cada rolete).

Distância d percorrida pelo corpo do trator que se desloca com velocidade V = 4 m/s no intervalo de

tempo de ∆t = 1s v=d/∆t    4=d/1   d=4m.

b) Em relação ao trator, todos os pontos da periferia de cada rolete giram com a mesma velocidade escalar (linear) v, que é a mesma que do trator v = 4 m/s.

Numa volta completa  ∆S=2πR=2x3x0,2 ∆S=1,2m V=∆S/∆t  V=∆S/T  4=1,2/T  T = 0,3s

(T período, tempo que cada rolete demora para efetuar uma volta completa). 

A frequência f pedida é o inverso do período T f = 1/T = (1/0,3) Hz  f=(1/0,3)x60  f=200rpm.

 

Baseado na figura abaixo, considere:

VA=500km/h    módulo da velocidade do avião em relação à Terra

VV=100km/h    módulo da velocidade do vagão em relação à Terra

VB=3km/h    módulo da velocidade de B em relação ao vagão

VC=2km/h    módulo da velocidade de C em relação ao vagão

  uma pessoa em repouso em relação ao vagão

  uma árvore

VPL=80km/h   módulo da velocidade de PL em relação à Terra

Baseado nos dados acima, procure entender as velocidades relativas entre:

a) Vagão e P  VVP=100km/h   (a distância entre o vagão e a árvore varia (aumenta) na razão de 100km/h.   

b) B e o Vagão   VBV=3km/h (a distância entre B e qualquer ponto fixo no vagão varia na razão de 3 km/h).  

c) Vagão e B    VVB=3km/h   (a distância entre qualquer ponto fixo no vagão e Bvaria na razão de 3 km/h).  Observe que VBV e VVB tem o mesmo módulo de 3 km/h.

d) B e D    VBD=3km/h  (a distância entre B e D varia na razão de 3 km/h).

e) D e P    VDP=100km/h  (a distância entre D e P varia na razão de 100 km/h).

f) B e C  VBC=5km/h  (a distância entre B e C varia (aumenta) numa razão de (2 + 3) = 5 km/h).   

g) C e B    VCB=5km/h  (veja f).   

h) D e PL  VDPL=20km/h (a distância entre D e PL varia na razão de (100 – 80) = 20 km/h)

i) Vagão e A    VVA=600km/h  (a distância entre o vagão e e o avião está variando (aumentando) na razão de (500 + 100) = 600 km/h).  

j) B e P    VBP=103km/h (a distância entre o vagão e e o avião está variando (aumentando) na razão de (3 + 100) = 103 km/h).  

l) P e C    VPC=98km/h  (a distância entre P e C e o avião está variando (aumentando) na razão de (100 - 2) = 98 km/h).  

m) B e PL   VBPL=23km/h

n) B e A    VBA=603km/h    

o) C e PL   VCPL=18km/h   

p) A e C   VAC­=598km/h

 

  Um menino está sobre um vagão-prancha de 10 m de comprimento, que se desloca sobre trilhos retilíneos com velocidade constante de módulo 36 km/h em relação ao solo. Em certo momento, o menino começa a se deslocar da parte de trás do vagão e alcança a sua frente após 5,0 s, com passadas regulares.

Vamos calcular, para o intervalo de tempo considerado:

I. O módulo do deslocamento do menino em relação ao vagão.

Vamos observar apenas o menino e o vagão, podendo considerar o vagão parado.

Quando o menino chega ao final do vagão a distância entre um ponto fixo no menino e um ponto fixo no início do vagão variou de d=10m.

II.O módulo da velocidade do menino, em relação ao vagão.

Vamos observar apenas o vagão e o menino. Assim, a distância entre um ponto fixo no menino e um ponto fixo no início do vagão está variando na razão de d=10m em ∆ t=5s e, assim, o módulo da velocidade do menino em relação ao vagão é de V= d/∆t = 10/5 = 2m/s.

II. O módulo da velocidade do menino em relação ao solo.

Uma pessoa parada no solo verá o menino se deslocando para a direita com velocidade de 2m/s

mais o vagão também se deslocando para a direita com velocidade de 10m/s .

Portanto a distância entre  um ponto fixo no solo e um ponto fixo no menino estará variando com velocidade de V=2 + 10=12m/s.


Exercícios de vestibulares sobre Composição de Movimentos


 

01-(FUVEST-SP) Num vagão ferroviário, que se move com velocidade Vo=3ms com relação aos trilhos,estão dois meninos que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade V=3m/s, com relação ao vagão.

 A velocidade dos meninos VA e VB, com relação aos trilhos, será, respectivamente:


02-(UNESP-SP) Entre duas cidades X e Y, sopra um vento de 50 km/h na direção indicada na figura. Um avião, que desenvolve 250 km/h em relação ao ar, faz em linha reta a trajetória XY. Qual das retas abaixo melhor indica (no plano horizontal de vôo), a inclinação do avião em relação à trajetória XY?

 

03-(Univale-MG) Um ultraleve mantém a velocidade de 120km/h em relação ao ar, mantendo o nariz apontando para o Leste.

Sopra vento Sul com velocidade de 90km/h. Nessas condições, podemos afirmar que a velocidade do ultraleve em relação à Terra é:

a) 150km/h, na direção sudeste     

b) 30km/h, na direção Leste     

c) 210km/h, na direção sudoeste     

d) 50km/h, na direção Nordeste     

e) 210km/h, na direção Sudeste

 

04-(UFBA) Um pássaro parte em vôo retilíneo e horizontal do seu ninho para uma árvore distante 75m e volta, sem interromper o vôo, sobre a mesma trajetória.

Sabendo-se que sopra um vento de 5m/s na direção e sentido da árvore para o ninho e que o pássaro mantém, em relação à massa de ar, uma velocidade constante de 10m/s, determine, em segundos, o tempo gasto na trajetória de ida e volta.

 

05-(FUVEST-SP) Um disco roda sobre uma superfície plana, sem deslizar. A velocidade do centro O é . Em relação ao plano:

a) Qual a velocidade do ponto A?         

b) Qual a velocidade  o ponto B?

 

06-(FEI-SP) Um avião voa com velocidade Va=300km/h  constante do norte para o sul. Em dado  momento ele entra em uma região onde o vento sopra com velocidade VV=150√3km/h de leste para oeste. Qual deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul que o avião deverá fazer para chegar a uma cidade  situada a 200km ao sul do ponto de partida?


07-(FGV-SP) Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.

A velocidade indicada pelo radar após a ultrapassagem é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:


08-(CEFET) Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetro por hora.

Se esse mesmo remador estiver num rio cujas águas correm para o oeste com uma velocidade de 5 quilômetros por hora, determine a velocidade máxima que ele consegue atingir quando:

a) rema no mesmo sentido da correnteza.

b) rema no sentido oposto ao da correnteza.

 

09-(UFB) Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetros por hora.

Nesse mesmo remado tenta atravessar um rio cujas águas se movem com uma velocidade de 5 quilômetros por hora como indica a figura a seguir. O rio tem largura de 3,2 km.

Se o barco parte do ponto A, em qual ponto da outra margem o barco chegará?

 

10-(UERJ-RJ) Um barco percorre seu trajeto de descida de um rio, a favor da correnteza, com a velocidade de 2m/s em relação à água. Na subida, contra a correnteza, retornando ao ponto de partida, sua velocidade é de 8 m/s, também em relação à água.

Considere que:

- o barco navegue sempre em linha reta e na direção da correnteza;

- a velocidade da correnteza seja sempre constante;

- a soma dos tempos de descida e de subida do barco seja igual a 10 min.

Assim, a maior distância, em metros, que o barco pode percorrer, neste intervalo de tempo, é igual a:


11-(UFMS-MS) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical.

 Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?


12-(Ufjf-MG) Um homem parado numa escada rolante leva 10 s para descê-la em sua totalidade.

 O mesmo homem leva 15 s para subir toda a escada rolante de volta, caminhando contra o movimento dela. Quanto tempo o homem levará para descer a mesma escada rolante, caminhando com a mesma velocidade com que subiu?


13-(CEFET-CE) Partindo de um ponto A das margens de um rio, um barco, que pode desenvolver velocidade constante Vb de 4,5 m/s, em relação às águas do rio, atinge a outra margem no ponto C, imediatamente oposto, arrastado pela correnteza, quando segue em direção a B.

Considere as margens do rio paralelas e despreze qualquer ação do vento.

Sabendo que as distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m, determine o módulo:

a) da velocidade de arraste do rio (Varr).

b) da velocidade do barco em relação às margens (Vres).

 

14-(MACKENZIE-SP) Um passageiro em um trem, que se move para a sua direita em movimento retilíneo uniforme, observa a chuva através da janela. Não há ventos e as gotas de chuva já atingiram a velocidade limite. O aspecto da chuva observado pelo passageiro é:

 

15-(UFMT) Uma pessoa tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira.

A largura da esteira é de 3,0m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0m/s. Calcule:

a) o módulo da velocidade da pessoa, em relação ao solo.

b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.

 

16- (UFMG-MG) Dois barcos - I e II - movem-se, em um lago, com velocidade constante, de mesmo módulo, como representado na figura:

Em relação à água, a direção do movimento do barco I é perpendicular à do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do deslocamento dos barcos.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade do barco II, medida por uma pessoa que está no barco I, é mais bem representada pelo vetor

 

17-(UFMG-MG) Um menino flutua em uma bóia que está se movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra bóia, que flutua no mesmo rio a certa distância do menino, também está descendo a correnteza. As posição das duas bóias e o sentido da correnteza estão indicados na figura.

Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos os pontos do rio.Nesse caso, para alcançar a segunda bóia, o menino deve nadar na direção indicada pela linha:

 

18-(FUVEST-SP) Um navio desloca-se na direção norte-sul com movimento retilíneo e uniforme de velocidade 10m/s.

 Um passarinho, pousado numa das paredes do navio, levanta vôo na direção leste-oeste, com velocidade constante de 20m/s em relação ao navio. Para um observador parado no navio, o pássaro:

a) voa na direção leste-oeste com velocidade √500m/s     

b) voa na direção aproximada do sudoeste, com velocidade de √500m/s     

c) voa na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s     

d) voa na direção sudoeste com velocidade de √200m/s     

e) está em repouso.

 

19-(UFPE-PE) Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza de um rio, passa sob uma ponte de largura D = 25 m, como indicado na figura.

Sabendo-se que a velocidade do barco em relação ao rio é Vb = 14 km/h, e a velocidade do rio em relação às margens é VR = 4 km/h, determine em quanto tempo o barco passa completamente por baixo da ponte, em segundos.

 

20-(UFMG-MG) Um barco tenta atravessar um rio com 1,0km de largura. A correnteza do rio é paralela às margens e tem velocidade de 4,0km/h. A velocidade do barco, em relação à água, é de 3,0km/h perpendicularmente às margens. Nessas condições pode-se afirmar que o barco:

a) atravessará o rio em 12 minutos     

b) atravessará o rio em 15 minutos     

c) atravessará o rio em 20 minutos     

d) atravessará o rio em 6 minutos     

e) nunca atravessará o rio

 

21-(PUC-RJ) Um avião em vôo horizontal voa a favor do vento com velocidade de 180 km/h em relação ao solo.

Na volta, ao voar contra o vento, o avião voa com velocidade de 150 km/h em relação ao solo. Sabendo-se que o vento e o módulo da velocidade do avião (em relação ao ar) permanecem constantes, o módulo da velocidade do avião e do vento durante o vôo, respectivamente, são:

a) 165 km/h e 15 km/h     

b) 160 km/h e 20 km/h       

c) 155 km/h e 25 km/h     

d) 150 km/h e 30 km/h

e) 145 km/h e 35 km/h

 

22-(PUC-RS) Um avião, voando a 240m/s em relação ao ar, numa altitude onde a velocidade do som é de 300m/s, dispara um míssil que parte a 260m/s em relação ao avião. Assim, as velocidades do míssil em relação ao ar e da onda sonora originada no disparo serão, respectivamente,

a) 260m/s e 40m/s.    

b) 260m/s e 60m/s.   

c) 260m/s e 300m/s.    

d) 500m/s e 300m/s   

e) 500m/s e 540m/s.

 

23-(UFPI) Uma prancha está apoiada sobre dois cilindros paralelos, idênticos e dispostos sobre uma superfície horizontal.

Empurrando a prancha com velocidade constante e considerando inexistente qualquer tipo de deslizamento, seja entre a prancha e os cilindros, seja entre os cilindros e a superfície horizontal, a relação VP/VC, entre a velocidade da prancha, VP, e a velocidade do cilindro, VC, será:


24-(UFMS-MS) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

a) A figura A representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(vmáx+u).

b) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.

c) A figura C representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.

d) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(u+vmáx).

e) A figura D representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.

 

25-(ITA-SP) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?

a) 14 horas e 30 minutos     

b) 13 horas e 20 minutos      

c) 7 horas e 20 minutos     

d) 10 horas

e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.

 

26-(UFAL-AL)  De dentro de um automóvel em movimento retilíneo uniforme, numa estrada horizontal, um estudante olha

pela janela lateral e observa a chuva caindo, fazendo um ângulo (θ) com a direção vertical, com senθ= 0,8 e cos θ= 0,6.

Para uma pessoa parada na estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v. Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir que o valor de v é igual a:

a) 48,0 km/h                         

b) 60,0 km/h                           

c) 64,0 km/h                      

d) 80,0 km/h                       

e) 106,7 km/h 

 

27-(UECE-CE)  Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada.

Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?

a) 14 km/h e 8 km/h.                 

b) 10,2 m/s e 11,8 m/s.                   

c) 8 km/h e 14 km/h.                   

d) 11,8 m/s e 10,2 m/s. 

 

28-(UFPR-PR) Segundo o grande cientista Galileu Galilei, todos os movimentos descritos na cinemática são observados na natureza na forma de composição desses movimentos. Assim, se um pequeno barco sobe o rio Guaraguaçu, em Pontal do

 Paraná, com velocidade de 12 km/h e desce o mesmo rio com velocidade de 20 km/h, a velocidade própria do barco e a velocidade da correnteza serão, respectivamente:

a) 18 km/h e 2 km/h.        

 b) 17 km/h e 3 km/h.         

c) 16 km/h e 4 km/h.         

d) 15 km/h e 5 km/h.      

e) 19 km/h e 1 km/h. 

  

29-(UFRN-RN) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com

 velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio. Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.

Nesse contexto, de acordo com as Leis da Física, pode-se afirmar que

A) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.

B) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.

C) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o movimento da bola.

D) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.

 

30-(UNICAMP-SP) Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho (Vm) para obter a velocidade real do veículo (Vr). Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula

Vm = Vr  cos(α) , em que α é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo.

Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a

a) 66,5 km/h.                          

b) 36 3 km/h.                               

c) 78 km/h.                                

d) 144/3 km/h.

 

31-(UPE-PE)

Considere um rio de margens paralelas, cuja distância entre as margens é de 140 m. A velocidade da

água em relação às margens é de 20 m/s. Um bote cuja velocidade em relação à água é 10 m/s atravessa o rio de uma margem à outra no menor tempo possível. Assinale a alternativa que corresponde a este tempo em segundos.


32-(MACKENZIE-SP)

Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo


um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o módulo da velocidade vetorial média do avião, nesse tempo, foi de

a)  320 km/h                   

b)  480 km/h                       

c)  540 km/h                         

d)  640 km/h                   

e)  800 km/h

 

33-(UNICAMP-SP)

O transporte fluvial de cargas é pouco explorado no Brasil, considerando-se nosso vasto conjunto de rios navegáveis.

Uma embarcação navega a uma velocidade de 26 nós, medida em relação à água do rio (use 1 nó = 0,5 m/s). A correnteza do rio, por sua vez, tem velocidade aproximadamente constante de 5,0 m/s em relação às margens. Qual é o tempo aproximado de viagem entre duas cidades separadas por uma extensão de 40 km de rio, se o barco navega rio acima, ou seja, contra  a correnteza?

a) 2 horas e 13 minutos.                 

b) 1 hora e 23 minutos.                   

c) 51 minutos.                        

d) 37 minutos.

 

Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

  

01- R- A  (veja teoria)

02- Veja a figura abaixo:

Senβ=50/250=0,2  ---  β=aproximadamente 12o  ---  R-D

03- Aplicando Pitágoras no triângulo abaixo:

VT2=(120)2 + (90)2  ---  VT=150km/h  ---  R- A

04- Ida do ninho para a árvore (contra o vento)----  VR=5m/s  ---  VR=ΔS/Δt  ---  5=75/Δt  ---  Δt=15s  ---  volta da árvore para o ninho (a favor do vento)  ---  VR=15m/s  ---  VR= ΔS/Δt  ---  15=75/Δt  ---  Δt=5s  ---  Δttotal=15 + 5  ---  Δttotal=20s

05- R:

a)    b) 

06- O avião deverá estar orientado na direção sudeste, para que ele siga a rota norte-sul

 

Senβ=Vv/Va=150√3/300  ---  senβ=√3/2  ---  β=60o  ---  R- D

07- Vc – velocidade da caminhonete  ---  velocidade do carro patrulheiro – Vp=60km/h  ---  o radar do carro patrulha indica a velocidade relativa – Vr=30km/h  ---  Vr=Vc – Vp  ---  30=Vc – 60  ---  Vc=90km/h  ---  R- E

08- a) V=8 + 5  ---  V=13km/h

b) V=8 – 5  ---  V=3km/h

09- Vb= ΔS/Δt  ---  8= 3,2Δt  ---  Δt=0,4h  ---  nesse tempo, devido à correnteza ele se deslocou  ---  Vc= ΔS/Δt  --- 

5= ΔS/0,4  ---  ΔS=2km  ---  chegará no ponto C.

10- Vsubida= 8 – V  ---  tsubida=ts  ---  Vsubida=d/ts  ---  8 – V=d/ts  ---  ts=d/(8 – V)  ---  Vdescida=2 + V  ---  Vdescida=d/td  ---  2 + V=d/td  ---  td=d/(2 + V)  ---  ts + td=10min  ---  ts + td=600  ---  d/(8 – V) + d/(2 + V)=600  ---  d(2 + V) + d(8 – V)=600.(8 – V).(2 + V)  ---  2d + Vd + 8d – Vd = 600.(16 + 8V – 2V  - V2)  ---  d=960 + 360V – 60V2  I  ---  esta é uma equação do segundo grau cujo gráfico é uma parábola e da qual se quer determinar o valor máximo para d, que ocorre no vértice da parábola, de  valor Vmáximo=-B/A, onde A=-60 e B=360 (veja I)  ---  Vmáximo=-B/A=-360/-60  ---  Vmáximo=3, que substituído em I, nos fornece a distância máxima percorrida  ---  dmáximo=960 +360.3 – 60.32  ---  dmáximo=1500m  ---  R- B

11-

Sen30o=Vc/Va  ---  1/2 =60/Va  ---  Va=120km/h  ---  R- C

12- d – comprimento da escada rolante  ---  parado na escada  ---  Ve=d/t=d/10  ---  Ve=d/10  ---  subindo a escada  ---  Vh – Ve=d/15  ---  Vh – d/10=d/15  ---  Vh=d/15 + d/10  ---  Vh=d/6  ---  descendo a escada  ---  Vh + Ve=d/t  ---  d/6 + d/10=d/t  ---  10dt + 6dt=60d  ---  t=60/16  ---  t=3,75s  ---  R- B

13- Observe as figuras abaixo:

a) No triângulo ABC  ---  senθ=300/500  ---  senθ=0,6  ---  cosθ=400/500  ---  cosθ=0,8  ---  na figura da direita  ---  senθ=Varr/4,5  ---  0,6 =Varr/4,5  ---  Varr=2,7m/s

b) cosθ=Vres/4,5  --- 0,8=Vres/4,5  ---  Vres=3,6m/s

14- R- B  (veja teoria)

15- a) veja figura abaixo

 

(Vp-s)2 = (Vp-est)2 + (Vest-s)2  ---   (Vp-s)2=(1,5) + (2,0)2  ---  Vp-s=2,5m/s

b) o tempo de travessia depende apenas da velocidade perpendicular à esteira (1,5m/s) e da largura da mesma (3m)  --- 

V=ΔS/Δt  ---  1,5=3/Δt  ---  Δt=2s  ---  substituindo esse tempo em Vp-s= ΔS/Δt  ---  2,5= ΔS/2  ---  ΔS=5,0m

16- Se você estiver no barco I você verá o barco II se aproximar de você e, se você estiver no barco II você verá o barco I se aproximar de você  ---  R- C

17- Como a distância entre as duas bóias não varia, elas estão paradas uma em relação a outra. Então, o menino deve nadar diretamente de uma para outra  ---  R- A

18- Como o observador está em repouso no navio, a distância entre ele e o navio não varia e como o pássaro voa na direção leste-oeste em relação ao navio e consequentemente à pessoa, esta o verá voando na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s  ---  R- C

19- Velocidade do barco em relação às margens  ---  Vb-m=14 + 4=18km/h=18/3,6=5m/s  ---  para atravessar totalmente a ponte o barco percorre ΔS=D + L=25 + 80=105m  ---  Vb-m=ΔS/Δt  ---  5=105/Δt  ---  Δt=21s

20- Para calcular o tempo que o barco demora para atravessar o rio usa-se apenas a velocidade do barco em relação à água Vb=3,0km/h e o comprimento do rio (ΔS=1,0km)  ---  Vb=ΔS/Δt  ---  3=1/Δt  ---  Δt=1/3h  ---  Δt=20min  ---  R- C

21- A favor do vento  ---  Va + Vv=180 I  ---  contra o vento  ---  Va – Vv=150 II  ---  resolvendo o sistema composto por I e II  ---  Va=165km/h e Vv=15km/h  ---  R- A

22- Vm=240 + 260  ---  Vm=500m/s  ---  lembre-se que a velocidade do som independe da velocidade da fonte  ---  Vs=300m/s  ---  

R- D

23- A velocidade do ponto superior do cilindro que está em contato com a prancha vale 2VCe é igual à velocidade da prancha Vp, ou seja, Vp=2VC

Portanto  ---  Vp/Vc=2  ---  R- A

24- O tempo de travessia depende apenas da largura do rio (L) e da velocidade do barco em relação às margens (u)  ---  u=L/t  ---  t=L/u  --- quanto maior a velocidade das águas, maior será o deslocamento do barco para a direita  ---  R- B

25- Subindo o rio  ---  V=ΔS/Δt  ---  Vb – Va=d/10 (I)  ---  descendo o rio  ---  V= ΔS/Δt  ---  Vb + Va=d/4 (II)  ---  fazendo (II) – (I)  ---  (Vb + Va) – (Vb – Va)=4/4 – d/10  ---  Vb + Va – Vb + Va = (5d - 2d)/20  ---  2Va=3d/20 (III)  ---  descendo o rio com o motor desligado o barco percorre  distância d com velocidade que é a mesma que a da água Va  --- 

Va=d/t  ---  d=Vat (IV)  ---  substituindo (IV) em (III)  ---  2Va=3.Vat/20  ---  t=40/3=13h + 1/3h  ---  t=13h e 20min  ---  R- B

26- Dados: vcarro = 80 km/h; sen q = 0,8 e cos q = 0,6  ---  a figura abaixo mostra o automóvel e as velocidades do automóvel

() e da chuva (), para a pessoa parada na beira da estrada. O diagrama vetorial mostra a composição dessas velocidades para o estudante  ---  tg q =Vcarro/V  ---  senq/cosq=Vcarro/V  ---  0,8/0.6=80/V  ---  V=60km/h  ---  R- B

 

27- Dados: vb = 11 km/h; va = 0,83 m/s = (0,83 ´ 3,6) = 3 km/h  ---  na descida  ---   v = vb + va= 11 + 3 = 14 km/ h  ---  na subida 

---  v = vb – va = 11 – 3 = 8 km/ h  ---  R- A

28- Sejam vc a velocidade da correnteza de vb a velocidade própria do barco  ---  na descida  ---  vb + vc = 20  (I)  ---  na subida  --- 

Vb – vc = 12  (II)  ---  somando as duas expressões  ---  (I) + (II) Þ (vb + vc) + (vb – vc) = 32  ---  2 vb = 32  ---  vb = 16 km/h  ---

Substituindo em (I)  ---  16 + vc = 20  ---  vc = 4 km/h  ---  R- C

29- Como o transatlântico se move em linha reta com velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico e comporta-se como se estivesse em repouso (equilíbrio estático) , não afetando o movimento da bola  ---  R- D  

30- Observe a figura abaixo  ---  aplicando o Teorema de Pitágoras  ---  1302 = 502 + x2   ---  x =120 m  ---  da expressão

fornecida  --- Vm = Vr  cos(α)  ---  72=Vr.120/130  ---  Vr=78km/h  ---  R- C

 

31-

O tempo mínimo de travessia só ocorre quando o bote atravessa o rio com sua velocidade (V­b=10m/s) sempre perpendicular às margens e, consequentemente perpendicular à velocidade da água (correnteza) (veja figura)  ---  observe que se você utilizar apenas a

componente Vb da velocidade, a distância percorrida será a largura do rio, que é de 140m  ---  Vb=∆S/∆t  ---  10=140/∆t  ---  ∆t=14s  ---  R- D. Observação: Esse tempo não depende da velocidade da correnteza e, dependendo dela ele apenas chegará à outra margem mais próximo ou mais afastado do ponto de partida, mas o tempo de travessia será o mesmo.

32-

 Trata-se de deslocamentos vetoriais cuja representação esquemática está na figura   ---  observe que o triângulo é

retângulo  ---  Pitágoras ---  d2=1202 + 1602  ---  d=200km  ---  Vm=d/∆t=200/(1/4)  ---  Vm=800km/h  ---  R- E

 

 

33-

 -A velocidade vetorial () do barco em relação à margem (velocidade com que uma pessoa parada na margem do rio veria o barco passar por ela), quando ele sobe o rio é fornecida por   ---  observe na soma vetorial abaixo que, em módulo (intensidade)

V=Vb – Vc sendo, Vb – módulo da velocidade do barco, Vc – módulo da velocidade da correnteza e V – módulo da velocidade do barco em relação à margem  ---  assim, no exercício V= 13 – 5  ---  V=8m/s  ---  sendo a distância entre as duas cidades ∆S=40km=40.103m  ---  V=∆S/∆t  ---  8=40.103/∆t  ---  ∆t=40.103/8=5.103 s  ---  ∆t = 1h 23min 20s  ---  R- B