Colisões Mecânicas ou Choques Mecânicos
Choques mecânicos unidimensionais são choques (colisões) que ocorrem quando os centros de massa dos corpos que interagem entre si situam-se sobre uma mesma reta, ou seja, estão sempre na mesma direção, antes e depois do choque.
Se as direções forem diversas o choque será oblíquo.
Coeficiente de restituição (e) é definido pela relação:
O coeficiente de restituição (e) é uma grandeza adimensional (não tem unidade), por ser calculado pela razão entre duas grandezas de mesma espécie e 0 < e > 1.
Cálculo do módulo da velocidade relativa:
Observações:
O resultado Vr obtido é sempre em módulo.
Se houver colisão e os corpos permanecerem unidos após a mesma, ou, se eles se moverem na mesma direção e sentido e com a mesma velocidade, tem-se evidentemente que VX = VY e que Vr = 0.
Tipos de choques
Choque perfeitamente elástico ou choque elástico
Nele, a energia é totalmente conservada (é a mesma antes e depois do choque), ou seja, o sistema é conservativo, o coeficiente de restituição é igual a 1 e a quantidade de movimento do sistema á a mesma antes e depois do choque ().
Exemplo se você abandonar de certa altura do solo uma bola e ela retornar à mesma altura, o choque dela com o solo é perfeitamente elástico ou ainda, se a bola se chocar contra uma parede
com velocidade de módulo V e retornar na mesma direção e com a mesma velocidade o choque também será perfeitamente elástico.
Gráficos de uma colisão perfeitamente elástica
Choque inelástico
Neste tipo de choque a dissipação de energia é máxima, o coeficiente de restituição é nulo, e, após o choque, os corpos obrigatoriamente se juntam e se movem unidos com a mesma velocidade. Lembre-se de que em qualquer tipo de choque a quantidade de movimento sempre se conserva.
Gráfico da velocidade em função do tempo para a colisão inelástica das figuras abaixo
Choque parcialmente elástico
Nesse tipo de choque o sistema é dissipativo com a energia sendo parcialmente dissipada e o coeficiente de restituição está compreendido entre 0 e 1 (0 < e < 1). Como em qualquer tipo de choque a quantidade de movimento do sistema se conserva.
Gráficos de uma colisão parcialmente elástica
O que você deve saber, informações e dicas
Coeficiente de restituição (e) é definido pela relação:
O coeficiente de restituição (e) é uma grandeza adimensional (não tem unidade), por ser calculado pela razão entre duas grandezas de mesma espécie e 0 < e > 1.
Cálculo do módulo da velocidade relativa:
velocidades em sentidos contrários: Vr = VX + VY
velocidades no mesmo sentido: Vr = VY – VX, com VY > VX
O resultado Vr obtido é sempre em módulo.
Em todo choque perfeitamente elástico, se os corpos tiverem a mesma massa, eles trocam suas velocidades
Exemplos:
Exemplos de cálculo do valor do coeficiente de restituição e de classificação de tipos de choques:
VI. Choque contra um obstáculo fixo (solo)
Esfera abandonada de uma altura H choca-se com o solo e retorna a uma altura h.
VII. Choque de uma pequena esfera (por exemplo, bola de tênis) contra um obstáculo móvel (por exemplo, um ônibus), com:
mesmo sentido
VIII. Como resolver exercícios sobre colisões parcialmente elásticas ou colisões elásticas com massas diferentes:
Etapas
1a fazer um desenho dos móveis antes e depois da colisão considerando, por exemplo, velocidades positivas para a direita e negativas para a esquerda
2a calcular as quantidades de movimento do sistema antes e depois do choque, igualá-las e simplificá-las equação I.
3a utilizar o coeficiente de restituição e = módulo da velocidade relativa depois do choque/módulo da velocidade relativa antes do choque e = Vrdepois/Vrantes, simplificar essa equação equação II
4a resolver o sistema formado pelas equações I e II
Exercício exemplo:
Dois móveis P e Q de massas mP = 2kg e mQ = 10kg se movem em sentidos contrários com velocidades VP = 20m/s e VQ = 10m/s e sofrem uma colisão unidimensional parcialmente elástica de coeficiente de restituição igual a 0,8. Calcule suas velocidades após o choque e seus sentidos.
Etapas:
1a fazer um desenho dos móveis antes e depois da colisão considerando, por exemplo, que após a colisão os móveis se movam sempre para a direita.
2a Calcular as quantidades de movimento do sistema antes e depois do choque, (supondo, por exemplo, velocidades positivas para a direita e negativas para a esquerda), igualá-las e simplificá-las.
Qa = Qd mPVP + mQVQ=mPVP’ + mQVQ’ 2.(20) + 10.(-10) = 2.VP’ + 10.VQ’ -60 = 2.VP’ + 10.VQ’ Vp’ + 5VQ’= - 30 (equação I)
3a Utilizando o coeficiente de restituição e = 0,8 e = Vrdepois/Vrantes 0,8 = (VQ’ – VP’)/30 VQ’ – VP’ = 24 (equação II)
4a Resolvendo o sistema formado pelas equações I e II isolando V’Q em II V’Q = 24 – V’P
III substituindo III em I V’P + 5(24 + V’P) = - 30 V’P + 120 + 5V’P = - 30 6V’P = - 150
V’P = - 25m/s (o móvel P, após o choque, se move para a esquerda com velocidade de 25m/s)
VQ’ – VP’ = 24 VQ’ – (-25) = 24 V’Q = - 1m/s (após o choque, o móvel Q também se move para a esquerda com velocidade de 1m/s)
Caso particular de colisão perfeitamente elástica (e = 1) com os móveis possuindo mesma massa:
O procedimento é o mesmo que o do exercício anterior:
Exemplo: Dois carrinhos de brinquedo M e N que se movem em sentidos contrários sofrem uma colisão perfeitamente elástica. Suas velocidades antes do choque são VM = 12m/s e VN = 8m/s. Sua massas são iguais (2kg). Determine a intensidade e o sentido de suas velocidades após o choque.
Esquematizando a situação e supondo que após o choque, eles se movam para a direita.
Aplicando o teorema da conservação da quantidade de movimento, supondo velocidades positivas para a direita e negativas para a esquerda Qa = Qd mN.VN + mM.VM = mN.VN’ + mM.VM’ 2.(-8) + 2.(12) = 2.VN’ + 2.VM’ -16 +24 = 2.VN’ + 2.VM’ VN’ + VM’=4 I
Aplicando a expressão do coeficiente de restituição e = Vrdepois/Vrantes 1 = (VN’ – VM’)/(12 + 8) VN’ – VM’= 20 II
Resolvendo o sistema composto por I e II VN’=12m/s (para a direita) e VM’= - 8m/s (para a esquerda).
Observe que, após o choque, M transferiu a N sua velocidade de 12m/s para a direita e que N transferiu a M sua velocidade de 8m/s para a esquerda. Assim, pode-se concluir que:
“Em todo choque perfeitamente elástico, se os corpos tiverem a mesma massa eles obrigatoriamente trocam suas velocidades”
Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre
Colisões mecânicas
01-(EFB) Calcular, em cada caso, o que é pedido, considerando:
VX – velocidade de X antes do choque --- V’X – velocidade de X depois do choque
VY – velocidade de Y antes do choque --- V’Y – velocidade de Y depois do choque
e – coeficiente de restituição
a) Choque perfeitamente elástico – V’Y=?
b) Calcular o coeficiente de restituição (e) e especificar o tipo de choque
c) Choque parcialmente elástico com coeficiente de restituição e=0,8 – V’X=?
d) Choque parcialmente elástico com e=0,6 – V’X=?
e) Calcular o valor do coeficiente de restituição e especificar o tipo de choque
f) Calcule o coeficiente de restituição e especifique o tipo de choque
02-(UNIFESP-SP) Completamente lotado, certo ônibus trafega a uma velocidade de 10 m/s. Um rapaz à beira da estrada brinca com uma bola de tênis. Quando o ônibus passa, ele resolve jogar a bola na traseira do mesmo. Sabendo-se que a bola atinge a traseira do ônibus perpendicularmente, com velocidade de 20 m/s, em relação ao solo, qual a velocidade horizontal final da bola após o choque ?
Considere o choque perfeitamente elástico.
Choque inelástico
03-(UNESP-SP) Um bloco A, deslocando-se com velocidade vA em movimento retilíneo uniforme, colide frontalmente com um bloco B, inicialmente em repouso. Imediatamente após a colisão, ambos passam a se locomover unidos, na mesma direção em que se locomovia o bloco A antes da colisão. Baseado nestas informações e considerando que os blocos possuem massas iguais, é correto afirmar que:
a) a velocidade dos blocos após a colisão é vA/2 e houve conservação de quantidade de movimento e de energia.
b) a velocidade dos blocos após a colisão é vA e houve conservação de quantidade de movimento e de energia.
c) a velocidade dos blocos após a colisão é vA e houve apenas conservação de energia.
d) a velocidade dos blocos após a colisão é vA/2 e houve apenas conservação de quantidade de movimento.
e) a velocidade dos blocos após a colisão é vA/2 e houve apenas conservação de energia.
04-(PUC-MG) Um automóvel a 30m/s choca-se contra a traseira de outro de igual massa que segue no mesmo sentido a 20m/s. Se os dois ficam unidos, a velocidade comum imediatamente após a colisão será, em m/s, de:
05-(UNICAMP-SP) Um objeto de massa m1=4,0kg e velocidade V1=3,0m/s choca-se com outro objeto em repouso, de massa m2=2,0kg.. A colisão ocorre de maneira que a perda de energia cinética é máxima, mas consistente com o Princípio de Conservação da Quantidade de Movimento.
a) Quais as velocidades dos objetos imediatamente após a colisão?
b) Qual a variação de energia cinética do sistema?
06-(UFPI) Na figura a seguir, o peixe maior, de massa M=5,0kg, nada para a direita a uma velocidade v=1,0m/s e o peixe menor, de massa m=1,0kg, se aproxima dele a uma velocidade U=8,0m/s, para a esquerda.
Despreze qualquer efeito de resistência da água. Após engolir o peixe menor, o peixe maior terá uma velocidade de:
a) 0,5m/s, para a esquerda
b) 1,0m/s, para a esquerda
c) nula
d) 0,5m/s, para a direita
e) 1,0m/s, para a direita
07-(Ufrrj-RJ) Eduardo, de massa igual a 30 kg, está parado, em pé sobre seu carrinho de 10 kg, quando seu cachorro Zidane, de 20 kg de massa, vem correndo e pula sobre o mesmo. Sabendo que o carrinho com Eduardo e Zidane passa a ter uma velocidade de 0,5 m/s, determine a velocidade do cachorro antes de ser apanhado pelo dono, considerando-a na direção horizontal.
08-(EFB) O gráfico abaixo, representa as velocidades de dois móveis X e Y em função do tempo, antes e depois de uma colisão. Calcule a massa do móvel Y, considerando a massa do móvel X como mX=2kg.
09-(UFU-MG) Um garoto brinca com seu barquinho de papel, que tem uma massa igual a 30 g e está navegando sobre um pequeno lago. Em certo instante, ele coloca sobre o barquinho, sem tocá-lo, uma bolinha de isopor e percebe que o barquinho passa a andar com metade de sua velocidade inicial. Seu irmão mais velho, que observa a brincadeira, resolve estimar a massa da bolinha de isopor com base na variação da velocidade do barquinho. Desprezando efeitos relativos ao empuxo, ele conclui que a massa da bolinha é de
10-(UNICAMP-SP) O chamado "pára-choque alicate" foi projetado e desenvolvido na Unicamp com o objetivo de minimizar alguns problemas com acidentes. No caso de uma colisão de um carro contra a traseira de um caminhão, a malha de aço de um pára-choque alicate instalado no caminhão prende o carro e o ergue do chão pela plataforma, evitando, assim, o chamado "efeito guilhotina".
Imagine a seguinte situação: um caminhão de 6000kg está a 54 km/h e o automóvel que o segue, de massa igual a 2000kg, está a 72 km/h. O automóvel colide contra a malha, subindo na rampa. Após o impacto, os veículos permanecem engatados um ao outro.
a) Qual a velocidade dos veículos imediatamente após o impacto?
b) Qual a fração da energia cinética inicial do automóvel que foi transformada em energia gravitacional, sabendo-se que o centro de massa do mesmo subiu 50 cm?
11- (Uerj-RJ) Duas esferas, A e B, deslocam-se sobre uma mesa conforme mostra a figura 1.
Quando as esferas A e B atingem velocidades de 8 m/s e 1 m/s, respectivamente, ocorre uma colisão perfeitamente inelástica entre ambas.
O gráfico na figura 2 relaciona o momento linear Q, em kg × m/s, e a velocidade , em m/s, de cada esfera antes da colisão.
Após a colisão, as esferas adquirem a velocidade, em m/s, equivalente a:
a
12-(UNIFESP-SP) A figura representa um pêndulo balístico usado em laboratórios didáticos.
A esfera disparada pelo lançador se encaixa em uma cavidade do bloco preso à haste - em conseqüência ambos sobem até ficarem presos por atrito em uma pequena rampa, o que permite medir o desnível vertical h do centro de massa do pêndulo (conjunto bloco-esfera) em relação ao seu nível inicial. Um aluno trabalha com um equipamento como esse, em que a massa da esfera é me = 10 g, a massa do bloco é mb = 190 g e a massa da haste pode ser considerada desprezível. Em um ensaio experimental, o centro de massa do conjunto bloco-esfera sobe h = 10 cm.
a) Qual a energia potencial gravitacional adquirida pelo conjunto bloco-esfera em relação ao nível inicial?
b) Qual a velocidade da esfera ao atingir o bloco? Suponha que a energia mecânica do conjunto bloco esfera se conserve durante o seu movimento e adote g = 10 m/s2.
13-(UFBA) No dia 4 de julho de 2005, coincidindo com as comemorações da independência dos Estados Unidos da América, os meios de comunicação de todo o mundo divulgaram o impacto de uma pequena nave, não tripulada, com o cometa Tempel 1. Uma animação do evento foi distribuída às emissoras de televisão e disponibilizada na rede de computadores. Alguns instantâneos dessa animação - apresentados nas figuras I, II e III - mostram respectivamente a nave ao encaminhar-se para o cometa, o instante da colisão e a cratera formada.
No dia seguinte, a imprensa internacional também divulgou que uma astróloga russa entrou com uma ação indenizatória na Justiça americana por perdas e danos. Alegava a referida senhora que a ação americana prejudicou a confiabilidade de seus mapas astrais, no momento em que modificou as condições de movimento de um corpo celeste.
Considere as informações:
- o choque foi frontal e completamente inelástico;
- o cometa, no referencial da nave, movia-se em sua direção com velocidade v(cometa) = 10km/s;
- o cometa, em forma de um paralelepípedo de dimensões 5km × 5km × 10km, tem densidade aproximadamente igual à densidade da água, d(água) = 1kg/litro;
- a nave, com massa igual a 100kg, não transportava explosivos.
Calcule a modificação na velocidade do cometa e faça um comentário sobre a alegação da astróloga russa.
14-(UFMG-MG) Em julho de 1994, um grande cometa denominado Shoemaker-Levi 9 atingiu Júpiter, em uma colisão frontal e inelástica.
De uma nave no espaço, em repouso em relação ao planeta, observou-se que a velocidade do cometa era de 6,0.104m/s antes da colisão.
Considere que a massa do cometa é 3,0 × 1014 kg e que a massa de Júpiter é 1,8 × 1027kg.
Com base nessas informações, CALCULE
a) a velocidade, em relação à nave, com que Júpiter se deslocou no espaço, após a colisão.
b) a energia mecânica total dissipada na colisão do cometa com Júpiter.
15- (MACKENZIE-SP) De um ponto situado a 12m acima do solo abandona-se uma bola, a qual, após chocar-se com o solo, alcança a altura de 6m. Determine o valor do coeficiente de restituição desse choque.
16-(IME-RJ) O carro A foi abalroado pelo caminhão B de massa igual ao triplo da massa do carro. O caminhão desloca-se com velocidade de 36 km/h. Após o choque, que se deu no ponto P, os dois veículos, unidos, deslocaram-se em linha reta até o ponto Q. O motorista do carro declarou que sua velocidade no instante do choque era inferior à máxima permitida, que é de 80km/h.
Diga, justificando, se essa declaração é falsa ou verdadeira.
17-(Ufrs-RS) Uma pistola dispara um projétil contra um saco de areia que se encontra em repouso, suspenso a uma estrutura que o deixa plenamente livre para se mover. O projétil fica alojado na areia. Logo após o impacto, o sistema formado pelo saco de areia e o projétil move-se na mesma direção do disparo com velocidade de módulo igual a 0,25 m/s. Sabe-se que a relação entre as massas do projétil e do saco de areia é de 1/999.
Qual é o módulo da velocidade com que o projétil atingiu o alvo?
18-(FUVEST-SP) Perto de uma esquina, um pipoqueiro, P, e um "dogueiro", D, empurram distraidamente seus carrinhos, com a mesma velocidade (em módulo), sendo que o carrinho do "dogueiro" tem o triplo da massa do carrinho do pipoqueiro. Na esquina, eles colidem (em O) e os carrinhos se engancham, em um choque totalmente inelástico.
Uma trajetória possível dos dois carrinhos, após a colisão, é compatível com a indicada por
Choque parcialmente elástico
19-(EFB) Dois móveis M e N movendo-se em sentidos opostos com velocidades de 5m/s e 3m/s respectivamente, sofrem uma colisão unidimensional, parcialmente elástica de coeficiente de restituição e=3/4. Suas massas são mM=15kg e mN=13kg. Determine a intensidade e o sentido de suas velocidades após o choque.
20-(UFRJ)
A esfera A, com velocidade 6,0m/s, colide com a esfera B, em repouso, como mostra a figura anterior. Após a colisão as esferas se movimentam com a mesma direção e sentido, passando a ser a velocidade da esfera A 4,0m/s e a da esfera B, 6,0m/s. Considerando mAa massa da esfera A e mB a massa da esfera B, assinale a razão mA/mB e o coeficiente de restituição do choque:
21-(Ufrj-RJ) A figura representa o gráfico velocidade-tempo de uma colisão unidimensional entre dois carrinhos A e B.
a) Qual é o módulo da razão entre a força média que o carrinho A exerce sobre o carrinho B e a força média que o carrinho B exerce sobre o carrinho A? Justifique sua resposta.
b) Calcule a razão entre as massa mA e mB dos carrinhos.
c) Calcule o valor do coeficiente de restituição
22-(UNESP) A figura mostra o gráfico das velocidades de dois carrinhos que se movem sem atrito sobre um mesmo par de trilhos horizontais e retilíneos. Em torno do instante 3 segundos, os carrinhos colidem.
Se as massas dos carrinhos 1 e 2 são, respectivamente, m1 e m2, então
a) m1 = 3m2.
b) 3m1 = m2.
c) 3m1 = 5m2.
d) 3m1 = 7m2.
e) 5m1 = 3m2.
23- (FUVEST-SP)Dois discos, A e B, de mesma massa M, deslocam-se com velocidades VA= Vo e VB = 2Vo, como na figura, vindo a chocar-se um contra o outro.
Após o choque, que não é elástico, o disco B permanece parado. Sendo Ei a energia cinética total inicial (Ei = 5 x (1/2 MVo/2)), a energia cinética total Ef, após o choque, e o coeficiente de restituição valem, respectivamente:
a) Ef= Ei e e=0,5
b) Ef = 0,8 Ei e e=0,8
c) Ef = 0,4 Ei e e=1
d) Ef = 0,2 Ei e e=1/3
e) Ef = 0 e e=0
24-(FUVEST-SP)
Em uma canaleta circular, plana e horizontal, podem deslizar duas pequenas bolas A e B, com massas MA = 3 MB, que são lançadas uma contra a outra, com igual velocidade Vo, a partir das posições indicadas. Após o primeiro choque entre elas (em 1), que não é elástico, as duas passam a movimentar-se no sentido horário, sendo que a bola B mantém o módulo de sua velocidade Vo. Pode-se concluir que o próximo choque entre elas ocorrerá nas vizinhanças da posição
25-(UFB) Por transportar uma carga extremamente pesada, um certo caminhão trafega a uma velocidade de 10 m/s. Um rapaz à beira da estrada brinca com uma bola de tênis. Quando o caminhão passa, ele resolve jogar a bola na traseira do mesmo. Sabendo-se que a bola atinge a traseira do caminhão perpendicularmente, com velocidade de 20 m/s, em relação ao solo, qual a velocidade horizontal final da bola após o choque ?
Considere um choque parcialmente elástico de coeficiente de restituição e=0,6
Choque perfeitamente elástico
26- Fuvest-SP) Dois caixotes de mesma altura e mesma massa, A e B, podem movimentar-se sobre uma superfície plana, sem atrito. Estando inicialmente A parado, próximo a uma parede, o caixote B aproxima-se perpendicularmente à parede, com velocidade Vo, provocando uma sucessão de colisões elásticas no plano da figura.
Após todas as colisões, é possível afirmar que os módulos das velocidades dos dois blocos serão aproximadamente:
a) VA = Vo e VB = 0.
b) VA = Vo/2 e VB = 2 Vo.
c) VA = 0 e VB = 2 Vo.
d)
VA =
Vo/√2
e VB =
Vo/√2
e)
VA =
0 e VB =
Vo.
27-(UFRJ) A figura mostra uma mesa de bilhar sobre a qual se encontram duas bolas de mesma massa. A bola (1) é lançada em linha reta com uma velocidade vo e vai se chocar frontalmente com a bola (2), que se encontra em repouso.
Considere o choque perfeitamente elástico e despreze os atritos.
Calcule, em função de vo, as velocidades que as bolas (1) e (2) adquirem após o choque.
28-(MACKENZIE-SP) A esfera A, de massa 2 kg e velocidade 10 m/s, colide com outra B de 1 kg, que se encontra inicialmente em repouso. Em seguida, B colide com a parede P. Os choques entre as esferas e entre a esfera B e a parede P são perfeitamente elásticos. Despreze os atritos e o tempo de contato nos choques. A distância percorrida pela esfera A entre o primeiro e o segundo choque com a esfera B é:
29-(Ufms-MS) Considere um choque elástico unidimensional entre um corpo A, em movimento, que está se aproximando de um corpo B, inicialmente em repouso, ambos esféricos. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Se a massa dos corpos A e B for igual, a velocidade dos corpos, após o choque, será igual.
(02) Se a massa do corpo B for metade da massa do corpo A, a velocidade dos corpos A e B, após o choque, será igual, mas terá a metade do valor da velocidade do corpo A antes do choque.
(04) Se a massa dos corpos A e B for igual, após o choque, a velocidade do corpo B será igual à do corpo A antes do choque e a velocidade do corpo A será nula.
(08) Se a massa dos corpos A e B for igual, a quantidade de movimento de cada corpo, após o choque, será igual à metade do valor da quantidade de movimento do corpo A antes do choque.
(16) Se a massa do corpo B for o dobro da massa do corpo A, após o choque, a velocidade do corpo A terá sentido oposto ao da sua velocidade antes do choque.
30-(Olimpíada Brasileira de Física) São realizadas experiências com 5 pêndulos de mesmos comprimentos. As massas pendulares são de bolas de bilhar iguais, cada uma ligeiramente encostada na outra.
Experiência 1: A bola 1 é erguida de uma altura H e abandonada. Ela colide com a bola 2. O choque se propaga e a bola 5 é lançada, praticamente até a mesma altura H.
Experiência 2: Agora as bolas 1 e 2 são erguidas conforme ilustra a figura e abandonadas. Elas caminham juntas até a colisão com a bola 3.
Dois estudantes, Mário e Pedro, têm respostas diferentes com relação à previsão do que irá ocorrer após a propagação do choque. Mário acha que somente a bola 5 irá se movimentar, saindo com velocidade duas vezes maior que as velocidades das bolas 1 e 2 incidentes. Pedro acha que as bolas 4 e 5 sairão juntas com a mesma velocidade das bolas incidentes 1 e 2.
a) A previsão de Mário é correta? Justifique.
b) A previsão de Pedro é correta? Justifique.
31-(Ufpe) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza ao longo de uma superfície sem atrito e colide com um outro bloco, de mesma massa, inicialmente em repouso no ponto B (veja a figura a seguir).
Determine a velocidade do segundo bloco após a colisão, em m/s, considerando-a perfeitamente elástica.
32-(FUVEST-SP) Duas pequenas esferas iguais, A e B, de mesma massa, estão em repouso em uma superfície horizontal, como representado no esquema a seguir. No instante t = 0 s, a esfera A é lançada, com velocidade Vo = 2,0 m/s, contra a esfera B, fazendo com que B suba a rampa à frente, atingindo sua altura máxima, H, em t = 2,0 s.
Ao descer, a esfera B volta a colidir com A, que bate na parede e, em seguida, colide novamente com B. Assim, as duas esferas passam a fazer um movimento de vai e vem, que se repete.
a) Determine o instante tA, em s, no qual ocorre a primeira colisão entre A e B.
b) Represente, no gráfico a seguir, a velocidade da esfera B em função do tempo, de forma a incluir na representação um período completo de seu movimento.
c) Determine o período T, em s, de um ciclo do movimento das esferas.
NOTE E ADOTE:
Os choques são elásticos. Tanto o atrito entre as esferas e o chão quanto os efeitos de rotação devem ser desconsiderados.
Considere positivas as velocidades para a direita e negativa as velocidades para a esquerda.
33-(UNIFESP-SP) A figura mostra a situação anterior a um choque elástico de três bolas idênticas. A bola 1 tem velocidade ; as bolas 2 e 3 estão em repouso (figura 1). Depois do choque, as bolas passam a ter velocidades ,‚ e .
A alternativa que representa uma situação possível para o movimento dessas bolas depois do choque é:
34-(FUVEST-SP) Dois pequenos discos, de massas iguais são lançados sobre uma superfície plana e horizontal, sem atrito, com velocidades de módulos iguais. A figura a seguir registra a posição dos discos, vistos de cima, em intervalos de tempo sucessivos e iguais, antes de colidirem, próximo ao ponto P.
Dentre as possibilidades representadas, aquela que pode corresponder às posições dos discos, em instantes sucessivos, após a colisão é:
35-(UNESP-SP) Na figura, P e Q são blocos idênticos que se comportam numa colisão como corpos perfeitamente elásticos. Sobre o bloco P, no percurso ao longo do trecho horizontal AB, atua uma força de atrito constante de módulo igual a 10N. Não há atrito no trecho BC. Os corpos P e Q tem massa igual a 5,0kg, g=10m/s2. Considerar os blocos como pontos materiais. A velocidade do bloco P no ponto A é v=10m/s.
O ponto mais alto atingido pelo bloco Q ao percorrer o trecho BC é:
36-(CFT-MG) Um disco de massa MA desloca-se sobre uma superfície horizontal, sem atrito, com velocidade VA e atinge frontalmente um outro disco de massa MB, em repouso, em uma colisão perfeitamente elástica.
As velocidades dos discos, após essa colisão, podem ser determinadas, ao se considerar a
a) energia cinética antes e depois do choque de ambos.
b) conservação da energia cinética e da quantidade de movimento dos discos.
c) conservação de energia cinética e da quantidade de movimento de um dos discos.
d) quantidade de movimento antes e depois do choque de cada corpo isoladamente.
37-(UFF-RJ) Duas bolas de mesma massa, uma feita de borracha e a outra feita de massa de modelar, são largadas de uma mesma altura. A bola de borracha bate no solo e retorna a uma fração da sua altura inicial, enquanto a bola feita de massa de
modelar bate e fica grudada no solo. Assinale a opção que descreve as relações entre as intensidades dos impulsos Ib e Im exercidos, respectivamente, pelas bolas de borracha e de massa de modelar sobre o solo, e entre as respectivas variações de energias cinéticas ΔEbc e ΔEmc das bolas de borracha e de massa de modelar devido às colisões.
a) Ib < Im e ΔEbc > ΔEmc
b) Ib < Im e ΔEbc < ΔEmc
c) Ib > Im e ΔEbc > ΔEmc
d) Ib > Im e ΔEbc < ΔEmc
e) Ib = Im e ΔEbc < ΔEmc
38-(PUC-SP) Nas grandes cidades é muito comum a colisão entre veículos nos cruzamentos de ruas e avenidas.
Considere uma colisão inelástica entre dois veículos, ocorrida num cruzamento de duas avenidas largas e perpendiculares. Calcule a velocidade dos veículos, em m/s, após a colisão.
Considere os seguintes dados dos veículos antes da colisão:
Veículo 1 --- m1= 800kg --- v1= 90km/h --- Veículo 2 --- m2 =450kg --- v2= 120km/h
39-(UPE-PE) O esquema a seguir mostra o movimento de dois corpos antes e depois do choque. Considere que o coeficiente
de restituição é igual a 0,6. Analise as proposições a seguir e conclua.
( ) A velocidade do corpo B após o choque é 18 m/s.
( ) A massa do corpo A vale 2 kg.
( ) O choque é perfeitamente elástico, pois os dois corpos têm massas iguais a 2 kg
( ) A quantidade de movimento depois do choque é menor do que antes do choque.
( ) A energia dissipada, igual à diferença da energia cinética antes do choque e da energia cinética depois do choque, é de 64 J.
40-(UFSM-RS) O estresse pode fazer com que o cérebro funcione aquém de sua capacidade. Atividades esportivas ou atividades lúdicas podem ajudar o cérebro a normalizar suas funções.
Num certo esporte, corpos cilíndricos idênticos, com massa de 4kg, deslizam sem atrito sobre uma superfície plana. Numa jogada,
um corpo A movimenta-se sobre uma linha reta, considerada o eixo x do referencial, com velocidade de módulo 2m/s e colide com outro corpo, B, em repouso sobre a mesma reta. Por efeito da colisão, o corpo A permanece em repouso,
e o corpo B passa a se movimentar sobre a reta. A energia cinética do corpo B, em J, é
41-(UFJF-MG) A figura ao lado mostra um sistema composto por dois blocos de massas idênticas mA=mB=3,0kg e 4,0 N / m. O bloco A está preso a um fio de massa desprezível e suspenso de
umauma mola de constante elástica k=3,0 m e que a colisão entre os blocos A e B é elástica, faça o que se pede nos itens seguintes.0,8 m em relação à superfície S , onde está posicionado o bloco B . Sabendo que a distância entre o bloco B e a mola é d =altura h=
a) Usando a lei de conservação da quantidade de movimento (momento linear), calcule a velocidade do bloco B imediatamente após a colisão do bloco A .
b) Calcule o deslocamento máximo sofrido pela mola se o atrito entre o bloco B e o solo for desprezível.
c) Calcule a distância deslocada pelo bloco B em direção à mola, se o atrito cinético entre o bloco B e o solo for igual a μ=0,4. Nesse caso, a mola será comprimida pelo bloco B ? Justifique.
42-(UEPB-PB) Um garoto brincando de bola de gude com seu colega executou uma jogada e percebeu que, ao lançar sua bola A,
com certa velocidade VA contra a bola B de seu colega, a qual se encontrava em repouso, o seguinte fenômeno aconteceu
imediatamente após a colisão entre as bolas: a bola A ficou parada, enquanto a bola B adquiriu uma velocidade igual a VA (velocidade da bola A), antes da colisão. Esta situação pode ser representada através da figura acima, sendo I, a
situação antes das bolas colidirem e II a situação após a colisão.
Considerando que esta observação só seria possível num plano horizontal e sem atrito, é correto afirmar que
a) a colisão mostrada é inelástica.
B) a energia cinética não se conservou.
c) a massa da bola A é maior que a massa da bola B.
d) a quantidade de movimento se conservou.
e) a quantidade de movimento não se conservou.
43-(UPE-PE) Na figura a seguir, observa-se que o bloco A de massa mA = 2,0 kg, com velocidade de 5,0 m/s, colide com
um segundo bloco B de massa mB = 8,0kg, inicialmente em repouso. Após a colisão, os blocos A e B ficam grudados e sobem juntos, numa rampa até uma altura máxima h em relação ao solo. Despreze os atritos e a assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.
44-(CEFET-MG) Se dois corpos sofrem uma colisão perfeitamente inelástica, então, a energia mecânica ______ , a energia cinética ________ e o momento linear _________ .
Os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas são:
a) varia, varia, varia.
b) varia, varia, conserva-se.
c) conserva-se, conserva-se, varia.
d) varia, conserva-se, conserva-se.
e) conserva-se, conserva-se, conserva-se.
45-(FUVEST-SP)
Uma pequena bola de borracha maciça é solta do repouso de uma altura de 1 m em relação a um piso liso e sólido. A colisão da bola com o piso tem coeficiente de restituição ε=0,8. A altura máxima atingida pela bola, depois da sua terceira colisão com o piso, é
46-(UNICAMP-SP)
O tempo de viagem de qualquer entrada da Unicamp até a região central do campus é de apenas alguns minutos. Assim, a
economia de tempo obtida, desrespeitando-se o limite de velocidade, é muito pequena, enquanto o risco de acidentes aumenta significativamente.
a) Considere que um ônibus de massa M = 9000 kg , viajando a 80 km/h, colide na traseira de um carro de massa ma=1000 kg
que se encontrava parado. A colisão é inelástica, ou seja, carro e ônibus seguem grudados após a batida. Calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão.
b) Além do excesso de velocidade, a falta de manutenção do veículo pode causar acidentes. Por exemplo, o desalinhamento das rodas faz com que o carro sofra a ação de uma força lateral. Considere um carro com um pneu dianteiro desalinhado de 3°, conforme a figura abaixo, gerando uma componente lateral da força de atrito em uma das rodas.
Para um carro de massa mb=1600 kg, calcule o módulo da aceleração lateral do carro, sabendo que o módulo da força de atrito em cada roda vale Fat= 8000 N . Dados: sen 3° = 0,05 e cos 3° = 0,99.
47-(UNIFESP-SP)
Um corpo esférico, pequeno e de massa 0,1 kg, sujeito a aceleração gravitacional de 10 m/s2, é solto na borda de uma pista que
tem a forma de uma depressão hemisférica, de atrito desprezível e de raio 20 cm, conforme apresentado na figura.
Na parte mais baixa da pista, o corpo sofre uma colisão frontal com outro corpo, idêntico e em repouso. Considerando que a colisão relatada seja totalmente inelástica, determine:
a) O módulo da velocidade dos corpos, em m/s, imediatamente após a colisão.
b) A intensidade da força de reação, em newtons, que a pista exerce sobre os corpos unidos no instante em que, após a colisão, atingem a altura máxima.
48-(AFA)
De acordo com a figura abaixo, a partícula A, ao ser abandonada de uma altura H, desce a rampa sem atritos ou resistência do ar até
sofrer uma colisão, perfeitamente elástica, com a partícula B que possui o dobro da massa de A e que se encontra inicialmente em
repouso. Após essa colisão, B entra em movimento e A retorna, subindo a rampa e atingindo uma altura igual a: (g=10m/s2).
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre
Colisões Mecânicas
01-
a) e=Vrdepois/Vrantes --- 1=(10 + V’Y)/(5 + 10) --- 15=10 +V’y --- V’y=5m/s
b) e=Vrdepois/Vrantes=(4 – 2)/(5 – 1) --- e=0,5 (choque parcialmente elástico)
c) 0.8=V’X/15 --- V’X=8m/s
d) 0,6=(V’X – 40)/(40 + 60) --- 60=V’X – 40 --- V’X=100 km/h
e) e=0/4 --- e=0 (choque inelástico)
f) e=√4/16 --- e=0,25 (choque parcialmente elástico)
02- Considere o choque perfeitamente elástico.
e=Vrdepois/Vrantes --- 1=(V’b + 10)/(20 – 10) --- 10=V’b + 10 --- V’b=0
03- mA=mB=m --- Qa=mAVA + mBVB=mVA + 0 --- Qa=mVA --- Qd=(mA + mB)V’=2mV’ --- Qd=2mV’ --- Qa=Qd --- mVA=2mV’ --- V’=VA/2 – R- D
04- Considerando as velocidades para a direita como positivas:
Antes --- Qa=m30 + m.20=50.m --- Qa=50.m --- depois --- Qd=mV’ + mV’=2mV’ --- Qa=Qd --- 50m=2mV’ --- V’=25m/s
05- a) Como a perda de energia cinética é máxima, o choque é inelástico --- Qa=m1V1 + m2V2=4.3 + 0 --- Qa=12kg.m/s --- Qd=(m1 + m2).V’=(4 + 2).V’ --- Qd=6V’ --- Qa=Qd --- 12=6V’ --- V’=2m/s
b) Eca=m1V12/2 + m2V22/2=4.9/2 + 0 --- Eca=18J --- Ecd=m1V’2/2 + m2V’2/2=4.4/2 + 2.4/2 --- Ecd=12J --- ΔEc=18 – 12 = 6j
06- Considerando velocidade4s positivas para a direita --- Qa=5.1 + 1.(-8) --- Qa= -3kg.m/s --- Qd=(5 + 1)V’ --- Qd=6V’ ---
Qa=Qd --- - 3 =6V’ --- V’= - 0,5m/s (negativa, para a esquerda) R- A
07- Estabelecendo velocidades para a esquerda como positivas --- Qa=(30 + 10).0 + 20.VZ --- Qa=20VZ --- Qd=(30 + 10 +20).0,5
--- Qd=30kg.m/s --- Qa=Qd --- 20Vz=30 --- Vz=1,5m/s
08- Trata-se de um choque inelástico (e=0) e eles, após o choque, se movem juntos com velocidade comum de 8m/s --- Qa=mX.VX + mY.VY=2.12 + mY.4 --- Qa=24 + 4.mY --- Qd=(mX + mY).V’=(2 + mY).8 --- Qd=16 + 8mY --- Qa=Qd --- 24 + 4mY=16 + 8mY --- 8=4mY --- mY=2kg
09-
Qa=30V --- Qd=(30 + m’).V/2 --- Qa=Qd --- 30V=(30 + m’).V/2 --- 60=30 + m’ --- m´=30g R- D --- ou, o sistema deverá conservar a quantidade de movimento horizontal inicial. Desta forma como a velocidade foi reduzida à metade, a massa do sistema deverá dobrar, passando de 30 g para 60 g. A diferença de 30 g corresponde a bolinha de isopor. R- D
10- a) Considerando velocidades para a esquerda como positivas --- mc=6.000kg – Vc=54km/h/3,6=15m/s --- ma=2.000kg –
Va=72km/h/3,6=20m/s --- Qa=maVa + mcVc=2.000.20 + 6.000.15 --- Qa=130.000kg.m/s --- Qd=(mc + ma)V’=8.000V’ --- Qd=8.000V’ --- Qa=Qd --- 130.000=8.000V’ --- V’=16,25m/s X 3,6 --- V’=58,5 km/h
b) Energia cinética inicial do carro – Eci=mcVc2/2=2.000.(20)2/2 --- Eci=400.000J --- Energia potencial gravitacional de centro de massa do carro que subiu h=50cm=0,5m --- Ep=ma.g.h=2.000.10.0,5 --- Ep=10.000J --- regra de três --- 400.000J – 100% --- 10.000J – p --- p=10/4 --- p=2,5%
11- QA=mAVA --- 80.10-3=mA.8 --- mA=80.10-3/8 --- mA=10-2kg --- QB=mBVB --- 25.10-3=mB.1 --- mB=25.10-3kg=2,5.10-2kg ---
Qa=mAVA + mBVB=10-2.8 + 2,5.10-2.1 --- QA=10,5.10-2kg.m/s --- Qd=(mA + mB)V’=3,5.10-2.V’ --- Qa=Qd --- 10,5.10-2=3,5.10-2.V’ --- V’=3m/s R- C
12- a)
Ep=Mgh=(0,01 + 0,190).10.0,1 --- Ep=0,2.10.0,1 --- Ep=0,2J
b) Cálculo da velocidade (VQ) com que o conjunto bloco esfera de massa M=0,2kg sai de Q e chega em P com velocidade nula ---
conservação da energia mecânica --- EmP=EmQ --- EcP + EpP=EcQ + EpQ --- 0 + 0,2=MVQ2/2 + 0 --- 0,2=0,2VQ2/2 --- VQ=√2m/s --- choque inelástico da esfera de massa m= 0,01kg que chega com velocidade Ve com o bloco de massa mb=0,190kg que está em repouso sendo que, após o choque o conjunto de massa M=0,2kg se move com V’=√2m/s ---
Qa=0,01.Ve + 0 --- Qa=0,01Ve --- Qd=0,2V’=0,2.√2 --- Qa=Qd --- 0,01Ve=0,2.√2 --- Ve=20.√2≈20.1,4 --- Ve≈28m/s
13-
dágua=1kg/L=1kg/10-3m3 --- dágua=103kg/m3 --- Vc=5.103.5.103.10.103 --- Vc=25.1010m3 --- dágua=Mc/Vc --- 103=Mc/25.1010 --- Mc=25.1013kg --- Mn=100kg --- antes - Vc=10km/s --- Vn=0 --- Qa=McVc + MnVn=25.1013.10 + 0 --- Qa=25.1014kg.m/s choque inelástico – movem se juntos com velocidade V’ --- Qd=(Mc + Mn)V’=(25.1013 + 100)V’ --- como 100kg é desprezível em relação a 25.1013kg --- Qd=25.1013 V’ --- Qa=Qd --- 25.1014=25.1013 V’ --- V’=10km/s (observe que a velocidade do cometa, após o choque com a nave praticamentenão sofreu alteração e a astróloga russa estava errada, pois essa alteração é muito pequena e não afeta o equilíbrio do Sistema Solar).
14- a) Qa=Qd --- 6.104.3.1014 + 0 = (3.1014 + 1,8.1027)V’ --- observe que 3.10+14kg é praticamente desprezível em relação a 1,8.1027kg --- 18.1018=1,8.1027V’ --- V’=10-8m/s (esse valor é desprezível e esse choque não afetou a velocidade de Júpiter)
b) A energia mecânica total dissipada foi toda energia cinética perdida pelo cometa no choque --- Edissipada=MV2/2=3.1014.(6.104)2/2 --- Edissipada=5,4.1023J
15- e=√6/12 --- e=√2/2
16- mca=3mc --- antes --- Qa=mcVc --- Qca=mca.Vca=3mca.10 --- Qca=30mc --- (veja figura) --- aplicando
sen45o=cateto oposto/hipotenusa --- sen45o=Qca/Qc --- √2/2=30mc/mcVc --- Vc=60/√2 ≈60/1,4≈43m/s X 3,6 ≈145km/h – a declaração é falsa, pois a velocidade do carro era aproximadamente de 145km/h
17- mp/ms=1/999 --- ms=999mp --- Qa=Qd --- mpVp+ 0=(mp + ms).0,25 --- mpVp=(mp + 999mp).0,25 --- mpVp=1.000mp.0,25 ---
Vp=250m/s R- C
18- Trata-se de um choque inelástico oblíquo (se movem juntos após o choque)
R- B
19- Esquematizando a situação e supondo que após o choque, eles se movam para a direita
Aplicando o teorema da conservação da quantidade de movimento, supondo velocidades positivas para a direita e negativas para a esquerda --- Qa=Qd --- mN.VN + mM.VM = mN.VN’ + mM.VM’ --- 13.(-3) + 15.(5) = 13.VN’ + 15.VM’ --- -39 +75 = 13.VN’ + 15.VM’ --- 13.VN’ + 15.VM’=36 I --- aplicando a expressão do coeficiente de restituição – e=Vrdepois/Vrantes --- 3/4 = (VN’ – VM’)/(5 + 3) --- VN’ – VM’=6 II --- resolvendo o sistema composto por I e II --- VN’=4,5m/s (para a direita) e VM’= -1,5m/s (para a esquerda).
20- Esquematizando a situação
Qa=Qd --- mA.6 + 0 = mA.4 + mB.6 --- 2mA=6mB --- mA/mB=3 --- e=Vrd/Vra=(6-4)/6 --- e=1/3 R- C
21- a) Durante o choque eles trocam forças que obedecem ao Princípio da Ação e Reação, pois trocam forças que tem a mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos contrários. Como essas forças tem a mesma intensidade, FA=FB e FA/FB=1
b) Qa=Qd --- mA.(10) + mB.(-6) = mA.(-3) + mB(9) --- 13mA=15mB --- mA/mB=15/13
c) e=Vrdepois/Vrantes= (3 + 9)/(10 + 6) --- e=3/4
22- Qa=Qd --- m1.(-2) + m2.(4) = m1.(3) + m2.(1) --- 5m1=3m2 R- E
23- Como não é inelástico (não se movem juntos) nem elástico (enunciado), é parcialmente elástico --- antes ---Qa=MVo – M2Vo --- depois --- como B pára, A só pode voltar com velocidade V --- Qd=M.(-V) --- Qd=-MV --- Qa=Qd --- MVo – 2MVo=
-MV --- V=-Vo --- Ef=MVo2/2 --- Ei/Ef=5MVo2/2 X 2/MVo2 --- Ef=Ei/5 --- e=módulo da velocidade relativa depois / módulo da velocidade relativa antes --- e=Vrd/Vra=Vo/3Vo --- e=1/3 R-D
24- O choque que ocorre na posição 1 é parcialmente elástico, pois não é elástico (do enunciado) e nem inelástico (não se movem juntas após o choque) --- adotando o sentido horário como positivo -
-- Qa=mAVA + mBVB=3mBVo – mBVo --- Qa=2mBVo --- Qd=3mBV + mBVo --- Qa=Qd --- 2mBVo=3mBV + mBVo --- VA=Vo/3 VB=3VA=3Vo --- equação de cada bola --- SA=VA.t=Vo.t --- SB=VB.t=3Vo.t
Supondo que o encontro seja no instante t e no ponto P.
Nesse instante, a bola A está na posição SA e percorreu essa distância (SA) enquanto que a bola B deu uma volta completa (2pR) e percorreu mais (SA) até o encontro --- (SA) + (2pR) =SB --- Vo.t + 2πR=3Vo.t --- t=πR/Vo I --- substituindo I em SA =Vo.t=Vo.πR/Vo --- SA =πR (percorreu meia circunferência a partir do ponto 1) ou SB=3Vo.t=3Vo.πR/Vo --- SB=3πR (percorreu uma circunferência e meia a partir do ponto 1) – R- B
25- Esquematizando a situação antes e depois do choque da bola de tênis com o caminhão
e=Vrdepois/Vrantes --- 0,6=(10 + Vb’)/(20 – 10) --- 6=10 + Vb’ --- Vb’= -4m/s ( a bola retorna com velocidade de 4m/s)
26- Como os caixotes tem a mesma massa, e os choques são perfeitamente elásticos, em todos os choques eles trocam ou conservam suas velocidades
Observe que após o 3o choque, VA=0 e VB=Vo R- E
27- Como o choque é perfeitamente elástico e elas tem a mesma massa, após o choque, trocam suas velocidades --- V1=0 e V2=Vo
28- Colisão perfeitamente elástica de A com B e eles não trocam suas velocidades, pois suas massas
são diferentes Qa=Qd --- 2.(10) + 1.(0) = 2VA + 1VB --- 2VA + VB=20 I --- e=Vrdepois/Vrantes --- 1=(VB-VA)/10 --- VB – VA=10 II --- resolvendo I com II --- VA=10/3m/s e VB=40/3m/s
B se desloca até a parede, onde chega com velocidade de 40/3m/s (não existe atrito) e retorna com a mesma velocidade (choque perfeitamente elástico).
Trata-se de um encontro de dois móveis em MRU com o referencial (origem da trajetória em A) de equações --- SA = So + VAt --- SA = 0 + 10/3.t --- SA = 10/3.t --- SB= So+ VB.t= 4 + (-40/3).t --- SB= 4 – 40/3.t --- no encontro – AS=SB --- 10/3.t = 4 – 40/3.t --- t=6,25s (tempo do encontro) --- SA=10/3.t=10/3.6/25 --- SA=0,8m (distância que A percorreu enquanto B voltava) --- como B foi e voltou, A percorreu --- ΔS=0,8 (ida) + 0,8 (volta) --- ΔS=1,6m R- D
29-(01) Falsa – somente se o choque for perfeitamente elástico
(02) mAVA + 0 = mAVA’ + mA/2VB’ --- 2VA= 2VA’ + VB’ I --- 1=(V’B – VA’)/VA --- VB’ – VA’ = VA II --- I com II --- VA’=VA/3 e VB’=4VA/3 – Falsa
(4) Verdadeira – choque perfeitamente elástico e mesma massa, trocam suas velocidades
(08) Falsa – a quantidade de movimento sempre é a mesma antes e depois do choque
(16) mA.VA + 0=mAVA’ + 2mAVB’ --- ) mA.VA + =mAVA’ + 2mAVB’ --- VA=VA’ + 2VB’ I --- 1=(V’B – VA’)/VA --- II --- VA=VB’ – VA’ resolvendo I com II --- VA’=-VA/3 (sentidos opostos) – Verdadeiro
As corretas são 4 e 16.
30- A previsão de Pedro é correta, pois a quantidade de movimento do sistema sempre se conserva, ou seja, .
31- Velocidade com que o bloco de massa m chega à base da rampa (pontoC) --- conservação da energia mecânica --- EmA=EmC ---
mVA2/2 + mgh = mVC2/2 + mghC --- 0 + m.10.0,8 = mVC2/2 + 0 --- 8=VC2/2 --- VC=4m/s --- como não existe atrito, ele colide elasticamente em B com o outro bloco de mesma massa e eles trocam suas velocidades – R- 4m/s
32- a) Primeira colisão em P – A percorre 1,6m e se choca com B – como não existe atrito, o movimento é com velocidade constante de + 2m/s (para a direita) e trata-se de um MRU de equação V=ΔS/Δt --- 2=1,6/Δt --- Δt=0,8s (tP=0,8s).
b) Sendo o choque perfeitamente elástico, em P, A e B trocam suas velocidades, A pára e B se move com velocidade de +2m/s até chegar em Q, base da rampa, e, nesse percurso demora também 0,8s (tQ=1,6s).
Em seguida, sobe a rampa até chegar à altura máxima H, (ponto R), com velocidade zero no instante tS=2,0s (dado do exercício).
Observe que nessa subida demorou 0,4s.
A partir de R, começa a descer a rampa, demorando também 0,4s, chegando em Q, no instante t’Q=2,4s, com velocidade de
-2,0m/s
Retorna à P, demorando 0,8s, aonde chega no instante t’P=3,2s
Em P, colide com A, trocando suas velocidades e A chegando à parede, em t=4,0s (3,2s + 0,8s), onde recomeça tudo novamente.
A seguir, temos um esquema do movimento durante a ida e a volta:
Graficamente:
c) T = 4,0s.
33- O vetor quantidade de movimento antes do choque tem direção horizontal e sentido para a direita. Como , e o choque é elástico, a única alternativa que satisfaz é aC, cuja soma vetorial também tem direção horizontal e sentido para a direita e, como o choque é elástico e as bolas idênticas, a bola 1 tem que parar.
34- Soma vetorial das quantidades de movimento antes dos choques:
Baseado no Princípio da Conservação da quantidade de Movimento (), dentre todas as alternativas, a única cuja soma vetorial das quantidades de movimento depois do choque também é vertical e para cima é a e R- E
35- A força de atrito (Fat) contrária ao movimento é a única força, na direção do movimento,que age sobre P diminuindo-lhe a velocidade --- Fr=ma --- Fr=Fat=10N --- 10=5.a --- a=2m/s2 --- Aplicando Torricelli com Vo=10m/s -- a= -2m/s2 (retardando) -- ΔS=12m --- V2=Vo2 + 2.a.ΔS --- V2=(10)2 + 2.(-2).12 --- V=√52 --- sendo o choque perfeitamente elástico e os corpos tendo a mesma massa, após o choque eles trocam suas velocidades, P pára e Q segue com velocidade constante de 7,2m/s até chegar à base da rampa (ponto R). A partir daí sua velocidade começa a diminuir até chegar ao ponto C, onde se anula.
Princípio da Conservação da Energia Mecânica --- EmR=EmC --- mVR2/2 + m.g.hR = mVC2/2 + m.g.h --- 5.(√52)2/2 + 0 = 0 + 5.10.h --- 26 = 10h --- h=2,6m R- A
36- O sistema é mecanicamente isolado e conservativo --- assim, para determinar as velocidades dos discos depois do choque ( e ) você pode usar a conservação da quantidade de movimento e a conservação da energia mecânica,pois você tem duas equações com duas incógnitas ( e ) que são --- MA.VA=MA.VA’ + MB.VB’ e MA.VA2 = (MA.VA’2)/2 + (MB.VB’2)/2 --- R- B
OBS: seria bem mais fácil usar a conservação da quantidade de movimento e o coeficiente de restituição (e = 1), uma vez que o choque é perfeitamente elástico.
37- As duas bolas têm mesma massa (m) --- desprezando a resistência do ar, se elas são largadas da mesma altura, chegarão ao solo com mesma velocidade (vo) --- orientando a trajetória para cima, como mostrado a seguir, e aplicando o teorema do impulso nos dois casos --- --- Ib = m |v + vo| --- Im = m |0 – (–vo)| --- Im = m |vo| --- Ib > Im.
38- Dados --- m1 = 800 kg --- v1 = 90 km/h = 25 m/s --- m2 = 450 kg e v2= 120 km/h =120/3,6=100/3 m/s --- lembre-se de que você não deve fazer uma divisão que dá dízima no meio da solução de um exercício --- trabalhe com a fração --- se na resposta final a dízima persistir, aí sim, fazem-se as contas e os arredondamentos --- note-se que se fosse feita a divisão nessa questão, obtendo 33,3 m/s para v2, teríamos um tremendo trabalho e não chegaríamos a resposta exata. --- módulo da quantidade de movimento dos dois carros antes da colisão --- Q1=m1.V1=800.25 --- Q1=20.103kg.m/s --- Q2=m2.V2=450.100/3 --- Q2=15.103kg.m/s --- como quantidade de movimento é uma grandeza vetorial, como mostra o esquema, vem --- Qs2=Q12 + Q22 --- Qs2=(20.103)2 + (15.103)2 ---
Qs=25.103kg.m/s --- Sendo a colisão inelástica eles se movem juntos após a mesma com velocidade V e massa total --- M=m1 + m2 --- M=1.250kg --- Qdepois=MV --- Qdepois=1250V --- como o sistema é isolado a quantidade de movimento antes e depois do choque é a mesma --- Qs=Qdepois --- 25.103=1250V --- V=20m/s --- R- B
39- Cálculo dde VB’ usando o coeficiente de restituição --- e=│Vrelativa de afastamento │/│Vrelativa de aproximação │ --- 0,6=(VB’ – 12)/(20 – 10) --- VB’=18m/s --- em toda colisão a quantidade de movimento total sempre se conserva se conserva --- ---
--- ---
(V) A velocidade do corpo B após o choque é 18 m/s.
(V) A massa do corpo A vale 2 kg.
(F) O choque é perfeitamente elástico, pois os dois corpos têm massas iguais a 2 kg --- se o choque é elástico e = 1.
(F) A quantidade de movimento depois do choque é menor do que antes do choque --- em todo choque a quantidade de movimento total se conserva.
(F) A energia dissipada, igual à diferença da energia cinética antes do choque e da energia cinética depois do choque, é de 64 J --- a energia dissipada vale 32J.
R- (V,V,F,F,F)
40- Supondo o choque perfeitamente elástico e, como eles possuem a mesma massa, após o choque eles trocam suas velocidades ---
EcB=mVB’2/2=4.22/2=8J --- R- D
41- a) Velocidade de A imediatamente antes de se chocar com B --- conservação da energia mecânica --- mgh=mV2/2 --- 10.0,8=V2/2 --- V=4m/s --- velocidade de B imediatamente após o choque com A --- Qi=Qf --- mAVi=mBVf --- 3.4=3.Vf ---
Vf=4m/s
b) Como, no o atrito é desprezível o bloco B incide na mola com velocidade de 4m/s e a mola é comprimida de x, até o bloco B parar (V=0) --- conservação da energia mecânica --- imediatamente antes de se chocar com a mola o bloco só possui energia cinética Emi=mV2/2=3.16/2=24J --- quando o bloco B pára ele só possui energia potencial elástica armazenada --- Emf=kx2/2=4x2/2 --- Emf=2x2 --- Emi=Emf --- 24=2x2 --- x=√12 --- x≈3,46m
c) Agora, com atrito no plano horizontal a única força na direção do movimento é a força de atrito --- Fat=μN=μP=0,4.30 ---
Fat=FR=ma --- 12=3.a --- a=4m/s2 --- como a velocidade do bloco B está diminuindo essa aceleração é negativa --- equação de Torricelli até o bloco B parar --- V2=Vo2 + 2.a.ΔS --- 0=42 + 2.(-4).ΔS --- ΔS=2m --- como d=3m, o bloco B não comprime a mola parando a 1m da mesma.
42- Trata-se de uma colisão perfeitamente elástica com esferas de mesma massa onde elas trocam suas velocidades --- o coeficiente de restituição vale e=1 --- a energia cinética se conserva (as velocidades são iguais antes e depois da colisão) --- em qualquer tipo de colisão a quantidade de movimento sempre se conserva --- R- D
43-
0. - Quantidade de movimento do sistema antes da colisão --- Qsa=mAVA + mBVB=2x5 + 8x0=10kg.m/s --- quantidade de movimento do sistema quando se movem juntos com velocidade V e massa m=2 + 8=10kg --- Qsd=mV=10V --- Qsa=Qsd ---
10=10V --- V=1m/s --- correta
1. Correta --- se movem juntos após a colisão
2. Correta --- o sistema é conservativo (os atritos são desprezados)
3. Falsa --- quem se conserva é a quantidade de movimento do sistema e não de cada bloco.
4. Observe a figura abaixo onde os dois blocos juntos tem no ponto P energia mecânica EmP=mV2/2 e no ponto de altura máxima
Q eles tem energia mecânica EmQ=mgh --- pelo teorema da conservação da energia mecânica --- EmP=EmQ --- 10.12/2=10.10.h --- h=0,05m=5cm --- correta
I (0,1,2 e 4) II (3)
44- R- B --- veja teoria
45-
Observe o esquema abaixo que ilustra a situação apresentada --- cálculo de V1, com Vo=0 e g=10m/s2, considerando
desprezível o atrito com o ar --- aplicando a equação de Torricelli --- V12=Vo2 + 2.g.h --- V12=0 + 2.10.1 --- V12=20 --- cálculo de V2 na primeira colisão com o solo --- ε=V22/V12 --- 0,8= V22/20 --- V22=16 --- ela sobe com velocidade V2, atinge a altura máxima, retorna e atinge novamente o solo com velocidade V2 e, neste segundo choque retorna com velocidade V3 --- ε= V32/ V22 --- 0,8= V32/16 --- V32=12,8 --- ela sobe com velocidade V3, atinge a altura máxima, retorna e atinge novamente o solo com velocidade V3 e, neste terceiro choque retorna com velocidade V4 --- ε= V42/ V32 --- 0,8= V42/12,8 --- V42=10,24 --- cálculo, por Torricelli, da altura h3 atingida após a terceira colisão ---
0= (10,24)2 + 2.(-10).h3 --- h3=0,51m --- R- D --- na realidade o coeficiente de restituição é fornecido por ε=módulo da velocidade relativa antes/módulo da velocidade relativa depois.
46-
a) Se você considerar o sistema carro-ônibus como um sistema isolado, você pode utilizar o teorema da conservação da
quantidade de movimento --- Qantes=M.Vo + ma.Va=9000.80 +1000.0 --- Qantes=720000kg.m/s --- Qdepois=(M + ma).V=10.000.V
Qdepois=10000V --- Qantes = Qdepois --- 720000=10000V --- V=72km/h.
b) Pela figura fornecida você pode determinar a intensidade da força lateral --- sen3o=FL/Fat --- 0,05=FL/8000 --- FL=400N
A aceleração lateral do carro tem intensidade --- FL=m.aL --- 400=1600.aL --- aL=0,25m/s2.
47-
a) Sendo os atritos com a pista desprezíveis o sistema é conservativo --- chamando de A a esfera da parte superior e de B a da inferior --- mA=mB=m --- inicialmente A encontra-se numa altura h igual ao raio da depressão esférica --- h=20cm=0,2m ---
utilizando o teorema da conservação da energia mecânica (figura 1) --- Emantes=Ecantes + Epantes = m.VA2/2 + m.g.h=m.02/2 + m.10.0,2 ---Emantes=2m --- depois (V’A – velocidade da esfera A instantes antes de atingir a esfera B) --- Emdepois=Ecdepois +
Epdepois=mV’A2/2 + m.g.h= mV’A2/2 + m.g.0 --- Emdepis= mV’A2/2 --- Emantes=Emdepois --- 2m = mV’A2/2 --- VA’ = 2m/s --- agora você tem o choque entre as duas esferas --- sendo o sistema constituído apenas pelas duas esferas ele é isolado e você pode utilizar a conservação da quantidade de movimento (figura 2) --- Qantes=mA.V’A + mB.VB=m.2 + m.0 --- Qantes=2m --- como a colisão é inelástica, as duas esferas obrigatoriamente se movem juntas após a mesma, com velocidade V’’ --- Qdepois= 2mV’’ ---
Qantes = Qdepois --- 2=2V’ --- V’=1m/s (velocidade das duas esferas se movendo unidas após a colisão)
b) Cálculo da altura máxima h que as duas esferas se movendo juntas (massa 2m) atingem e, nesse instante possuem velocidade
nula --- conservação da energia mecânica --- Emantes=2mV2/2=2m.12/2 --- Emantes=m --- Emdepois=2m.g.h=20mh --- Emantes = Emdepois --- m=20mh --- h=0,05m --- colocando as forças que agem sobre as esferas quando elas estão em repouso na altura h=0,05m --- em todo movimento circular existe uma força resultante denominada força resultante centrípeta de direção radia, sentido para o centro da circunferência e de intensidade Fc=M.V2/R --- na figura, estão colocadas todas as forças que agem
sobre as esferas nessa situação --- observe que Fc=N – 2Pcosθ=2mV2/R=2m.02/R=0 --- N – 2mg=0 --- N – 2.0,1.(0,15/0,2)
N = 1,5N
48-
Observe que, pelo enunciado o sistema é mecanicamente conservativo, pois as forças de atrito com a rampa e com o ar são desprezadas --
- cálculo da velocidade V1 da partícula A, abandonada em P, imediatamente antes de colidir com B (ponto Q) --- teorema da
conservação de energia mecânica --- EmP=mVo2/2 + mgH=0 + 10mH --- EmP=10mH --- EmQ=mV12/2 + mgH=mV12/2 + 0 --- EmQ=mV12/2 --- EmP=EmQ --- 10mH=mV12/2 --- V12=20H --- cálculo da
velocidade de retorno de A após o choque perfeitamente elástico de coeficiente de restituição e=1 --- e=(módulo da velocidade relativa depois)/(módulo da velocidade relativa antes) --- 1=(V2 + V3)/V1 --- V1=V2 + V3 --- V3=V1 – V2 (I) --- Qantes=mV1 --- Qdepois= -mV2 +2mV3 --- Qantes=Qdepois --- mV1= - mV2 + 2mV3 --- V1= - V2 + 2V3 (II) --- (I) em (II) --- V1= - V2 + 2(V1 – V2) --- V1= - V2 + 2V1 – 2V2 --- V2=V1/3 (a bola A retorna com velocidade V1/3) --- por último a esfera A retorna à rampa atingindo uma altura máxima h no ponto R, quando V=0 --- teorema da conservação da energia mecânica --- EmQ=mV22/2 + mgh=m.[(V1/3)2]/2 --- EmQ=mV12/18 --- EmR=mV2/2 + mgh=0 + mgh --- EmR=10mh --- EmQ=EmR --- mV12/18=10mh --- V12=180h --- 20H=180h --- h=H/9 --- R- D