Aceleração (escalar) média
Conceito de aceleração (escalar) média:
Examine
o deslocamento
do móvel
(tubarão) da figura abaixo e observe que, entre
t=0 e t=0,5s
sua velocidade
aumentou de 10m/s em 0,5s e ele realizou um movimento
acelerado.
Entre 0,5s e 1,0s ele manteve sua velocidade constante, realizando um movimento uniforme, não possuindo, portanto, aceleração.
Entre 1s e 1,5s, o módulo da velocidade diminuiu de 10m/s em 0,5s, e ele realizou um movimento retardado.
Define-se
aceleração
escalar média (am)
ao quociente
entre
a variação
de velocidade (ΔV) pelo respectivo intervalo de tempo (Δt), ou
seja:
O que você deve saber
Significado
de aceleração (escalar) média
A aceleração
escalar média
de um móvel significa de
quanto sua velocidade varia na unidade de
tempo.
Assim, se um móvel tem aceleração
escalar média de 2m/s2 significa
que sua velocidade varia
de 2m/s em cada 1s;
de 8km/h2 significa
que sua velocidade varia
de 8km/h em cada 1h, e assim por diante.
Significado
de aceleração instantânea
Aceleração
instantânea
enquanto a aceleração
média
é calculada em certo
intervalo de tempo,
a aceleração
instantânea é calculada no instante
(intervalo de tempo muito pequeno, tendendo a zero), como, por exemplo, no instante em que você olha no velocímetro de seu carro e observa a velocidade do mesmo nesse instante.
Movimento progressivo e movimento retrógrado
Movimento
progressivo
velocidade
positiva
e o deslocamento
é no sentido dos marcos crescentes.
Movimento
retrógrado
velocidade
negativa
e o deslocamento
é no sentido dos marcos decrescentes.
Movimento acelerado e movimento retardado
Para
um movimento acelerado existem
duas
possibilidades:
Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade aumentando em intensidade
(módulo).
Este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e acelerado, ou seja, am>0 e V>0
Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade aumentando em intensidade (módulo)
Este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am < 0 e
V < 0.
Conclusão:
Observe, pelos dois casos acima, que um movimento é acelerado sempre que velocidade e aceleração têm o mesmo sinal, ou seja, ambas são positivas ou ambas são negativas.
Para
um movimento retardado existem
duas
possibilidades:
Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade diminuindo em intensidade
(módulo)
Este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e retardado, ou seja, am < 0 e
V > 0.
Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade diminuindo em intensidade
(módulo).
Este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am > 0 e
V < 0.
Coclusão:
Observe, pelos dois casos acima, que um movimento é retardado sempre que velocidade e aceleração têm sinais opostos, ou seja, quando um é positivo o outro é negativo e vice-versa.
O que você deve saber sobre os movimentos progressivo ou retrógrado, acelerado o retardado.
Movimento
progressivo
velocidade
positiva e o deslocamento é no sentido dos marcos crescentes.
Movimento
retrógrado
velocidade
negativa e o deslocamento é no sentido dos marcos decrescentes.
Um movimento
é acelerado sempre
que velocidade
e aceleração têm o mesmo sinal, ou seja, ambas são positivas ou
ambas são negativas, ou que o módulo da velocidade está
aumentando.
Um
movimento é retardado sempre
que velocidade
e aceleração têm sinais opostos, ou seja, quando um é positivo o
outro é negativo e vice-versa, ou que o módulo da velocidade está
diminuindo.
Observe o resumo do esquema abaixo:
Aceleração (escalar) média - Exercícios
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01-(Unirio) Caçador nato, o guepardo é uma espécie de mamífero que reforça a tese de que os animais predadores estão entre os bichos mais velozes da natureza.
Afinal, a velocidade é essencial para os que caçam outras espécies em busca de alimentação. O guepardo é capaz de, saindo do repouso e correndo em linha reta, chegar à velocidade de 72km/h em apenas 2,0 segundos. Determine a aceleração escalar média deste mamífero.
02-(FMTM-MG) Um cientista, estudando a aceleração média de três diferentes carros, obteve os seguintes resultados:
O carro I variou sua velocidade de v para 2v em um intervalo de tempo igual a t;
O carro II variou sua velocidade de v para 3v em um intervalo de tempo igual a 2t;
O carro III variou sua velocidade de v para 5v em um intervalo de tempo igual a 5t.
Sendo, respectivamente, a1, a2 e a3 as acelerações dos carros I, II e III, pode-se afirmar que:
03-(FGV-SP) Um trem desloca-se com velocidade de 72 km/h, quando o maquinista vê um obstáculo à sua frente.
Aciona os freios e pára em 4s. A aceleração média imprimida ao trem pelos freios, foi em módulo, igual a:
04-(PUC-SP) Qual o tempo necessário para que um corpo que acelera a 2 m/s2, partindo do repouso, atinja a velocidade de 108 km/h?
05-(PUC-RS) Uma jogadora de tênis recebe uma bola com velocidade de 20,0m/s e a rebate na mesma direção e em sentido contrário com velocidade de 30,0m/s.
Se a bola permanecer 0,100s em contato com a raquete, o módulo da sua aceleração média será de
06- (CPS-SP) A ampliação da rede de trem metropolitano (metrô) na cidade de São Paulo, visa reduzir o caos do congestionamento urbano, melhorar o transporte coletivo da população e contribuir com a melhoria da qualidade do ar.
Considere uma composição do trem em movimento entre duas estações seguidas, partindo do repouso na Estação Tiradentes e parando na Estação Luz. O esboço gráfico velocidade × tempo que melhor representa o movimento é:
07-(CFT-CE) A seguir, apresentamos um quadro para a comparação da aceleração de alguns veículos. Para todos os casos, o teste foi realizado com os veículos acelerando de 0 a 100 km/h. Observe o tempo necessário para que todos tenham a mesma variação de velocidade:
Tomando como referência o gráfico apresentado, marque a alternativa que indica corretamente o veículo que possui maior aceleração e indique qual a relação, aproximada, entre a sua aceleração e a do veículo de menor aceleração.
a) Parati e 8 vezes maior
b) Parati e 8 vezes menor
c) Corvette e 8 vezes maior
d) Corvette e 8 vezes menor
e) Corvette e 10 vezes maior
08-(UFB) O gráfico abaixo mostra a variação de velocidade de um móvel em função do tempo.
Determine a aceleração escalar média entre 3s e 9s e entre 0 e 12s
09-(PUC-RJ) Um objeto em movimento uniformemente variado tem sua velocidade inicial vo = 0,0 m/s e sua velocidade final vf = 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s2, é:
10-(PUC-RS) Medidas referentes ao movimento de uma pequena bola, rolando para baixo pela encosta de um terreno em declive, foram registradas na tabela.
A figura que melhor representa a forma aproximada do terreno referido é:
Movimento acelerado e movimento retardado
11- (UFB) No gráfico anexo está representada a variação da velocidade escalar de um ponto material em função do tempo. Classifique o movimento, em cada trecho em progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado.
12-(UFRJ-RJ) Um móvel em movimento retilíneo tem velocidade escalar variando com o tempo , de acordo com o gráfico.
Podemos afirmar corretamente que entre os instantes:
a) 0 e t12 o movimento é retrógrado acelerado
b) t1 e t2 o movimento é progressivo acelerado
c) t2 e t3 o movimento é retrógrado acelerado
d)) t3 e t4 o móvel está parado
e) t4 e t5 o movimento é progressivo retardado
13-(UNICAMP-SP) O gráfico abaixo representa aproximadamente a velocidade de um atleta
em função do tempo em uma competição olímpica.
a) Em que intervalo de tempo o modulo da aceleração tem o menor valor?
b) Em que intervalo de tempo o modulo da aceleração é máximo?
c) Qual e a distancia percorrida pelo atleta durante os 20s?
d) Qual a velocidade media do atleta durante a competição?
14-(FUVEST-SP) Um trem de metrô parte de uma estação com velocidade escalar constante até atingir, após 10s, a velocidade de 90km/h que é mantida por 30s, para então desacelerar uniformemente durante 10s até parar na estação seguinte.
a) Represente graficamente a velocidade escalar em função do tempo.
b) Calcule a distância entre as duas estações
15-(UFB) Durante um movimento acelerado, qual o sinal da aceleração?
16-(UFMS-MS) Um móvel tem sua velocidade registrada conforme gráfico a seguir. É correto afirmar que
(01) entre 0 e 10s, o movimento é uniforme com velocidade de 43,2 km/h.
(02) entre 10s e 25s, o movimento é uniformemente variado com aceleração de 8,0m/s2.
(04) entre 10s e 25s, o deslocamento do móvel foi de 240m.
(08) entre 0s e 10s, o deslocamento do móvel (em metros) pode ser dado por ΔS = 10t onde t é dado em segundos.
(16) entre 10s e 25s a trajetória do móvel é retilínea.
17- (ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:
Em que intervalo de tempo o corredor apresenta ACELERAÇÃO máxima?
a) Entre 0 e 1 segundo.
b) Entre 1 e 5 segundos.
c) Entre 5 e 8 segundos.
d) Entre 8 e 11 segundos.
e) Entre 9 e 15 segundos.
18-(CFT-MG) O gráfico a seguir mostra como varia a velocidade de um móvel, em função do tempo, durante parte do seu movimento.
O movimento representado pelo gráfico pode ser o de uma
a) esfera que desce um plano inclinado e continua rolando por um plano horizontal.
b) fruta caindo de uma árvore.
c) composição de metrô, que se aproxima de uma estação e pára.
d) bala no interior de um cano de arma, logo após o disparo.
19-(CFT-MG) Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é
20-(UFMG-MG) O gráfico anexo representa a velocidade escalar de um ponto material em função do tempo. Podemos afirmar que:
a) o gráfico está errado, pois não existe velocidade negativa
b) o deslocamento se processa com velocidade variável, porém sempre no mesmo sentido.
c) o móvel percorreu 3m em um sentido, parou bruscamente, fez percurso igual em sentido contrario e parou bruscamente no ponto de partida.
d) do gráfico apresentado só podemos obter a aceleração escalar do móvel, em função do tempo
21-(PUC-MG)
NA HORA DO ACIDENTE, BRASILEIRO REDUZIA
Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h
para 270 km/h quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
Como informado no texto e considerando as aproximações feitas, marque a opção cujo gráfico melhor representa a velocidade do veículo de Felipe Massa em função do tempo.
22-(UERJ-RJ) Um trem de brinquedo, com velocidade inicial de 2 cm/s, é acelerado durante 16 s.
O comportamento da aceleração nesse intervalo de tempo é mostrado no gráfico a seguir.
Calcule, em cm/s, a velocidade do corpo imediatamente após esses 16 s.
23-(UFPR-PR) Para melhor compreender um resultado experimental, quase sempre é conveniente a construção de um gráfico com os dados obtidos. A tabela abaixo contém os dados da velocidade v de um carrinho em movimento retilíneo, em diferentes instantes t, obtidos num experimento de mecânica.
a) Com os dados da tabela acima, faça um gráfico com t (s) representado no eixo x e v (m/s) representado no eixo y. Utilize a
região
quadriculada a seguir. (Cada quadrícula tem 0,5 cm de lado.)
b)
Com base no gráfico do item (a), descreva o movimento do carrinho.
24-(UFRGS-RS) Observe o gráfico a seguir, que mostra a velocidade instantânea V em função do tempo t de um móvel que se desloca em uma trajetória retilínea. Neste gráfico, I, II e III identificam, respectivamente, os intervalos de tempo de 0s a 4s, de 4s a 6s e de 6s a 14s.
Nos intervalos de tempo indicados, as acelerações do móvel valem, em m/s2, respectivamente,
a) 20, 40, e 20.
b) 10, 20 e 5.
c) 10, 0 e -5.
d) -10, 0 e 5.
e) -10, 0 e -5.
25-(UFLA-MG) Dois corpos 1 e 2 realizam um movimento retilíneo. Verifica-se que a variação de velocidade do corpo 1 (Δv1) é o dobro da variação da velocidade do corpo 2 (Δv2), para o mesmo intervalo de tempo Δt. Com relação à aceleração média dos corpos 1 e 2, é CORRETO afirmar que:
26-(UEPA-PA)
A faixa de pedestres é uma conquista do cidadão, a qual vem se consolidando na construção de
novas avenidas nas grandes cidades brasileiras. Um motorista trafegando em uma avenida a 54 km/h observa um pedestre atravessando a faixa e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante no veículo, o qual pára depois de 5 s. Sabendo-se que o motorista conseguiu respeitar a faixa, afirma-se que o coeficiente de atrito entre os pneus e a estrada vale: (Dado: g = 10 m/s2)
a) 0,3
b) 0,5
c) 0,7
d) 0,9
e) 1,1
Resoluções - Movimento acelerado e movimento retardado – aceleração média
01- am=(V - Vo)/(t – to) --- am=(72/3,6 – 0)/(2 – 0) --- am=10m/s2
02- I- a1=(2v – v)/t --- a1=v/t --- II – a2=(3v – v)/2t --- a2=v/t --- III – a3=(5v – v)/5t --- a3=4v/5t --- R- D
03- am=(0 – 20)/(4 – 0) --- am=-5m/s2 --- R- C
04-am=(V – Vo)/(t – to) --- 2=(108/3,6 – 0)/(t ) --- 2=30/(t ) --- t=15s
05- Orientando a trajetória, antes de rebater velocidade positiva e depois de rebater, velocidade negativa:
Am=(-30 – 20)/0,1 --- am=-50/0,1 --- am=-500m/s2 --- R- D
06- R- B
07- Menor tempo – maior aceleração – Corvette --- am=100/4=25(km/h)/s --- maior tempo – menor aceleração – Parati ---- am=100/33,35=3(km/h)/s --- R- C
08- Entre 3s e 9s --- am=(0 – 12)/(9 -3) --- am=-12/6 --- am=-2m/s2 --- entre 0 e 12s --- am=(-12 - 6)/(12 – 0) --- am=-18/12 --- am=- 1,5m/s
09- a=(2 – 0)/(4 - 0) --- a=1/2m/s2 --- R- B
10- Observe que até 3s a aceleração é constante e vale 3m/s2 (terreno mais inclinado) e que depois ela cai para 2m/s2 (terreno menos inclinado) --- R- C
11- Trecho AB --- progressivo (V>0) e retardado (o módulo de V está diminuindo, ele vai parar em B “VB=0”)
Trecho BC --- retrógrado (V<0) e acelerado (módulo de V está aumentando “em B estava parado”)
Trecho CD --- Movimento uniforme com velocidade constante e negativa, portanto retrógrado mas sem aceleração.
Trecho DE --- retrógrado (V<0) e retardado (módulo de V está diminuindo “pára em E”)
Trecho EF --- progressivo (V>0) e acelerado (módulo de V está aumentando “saiu do repouso em E”)
12- R- C --- entre t2 e t3 0 movimento é retrógrado (velocidade negativa) e acelerado (módulo da velocidade está aumentando “estava parado em t2”)
13- a) entre 6s e 16s, a velocidade é constante e a aceleração é nula.
b) entre 0 e 6s (movimento progressivo acelerado)
c) o deslocamento (distância percorrida) em todo gráfico V X t é fornecido pela área entre 0 e 20s --- área do triângulo=b.h/2=6.12/2=36m + área do retângulo=b.h=10.12=120m + área do trapézio=(B + b).h/2=(12 + 10).4/2=44m --- deslocamento = 36 + 120 + 44 --- d=200m
d) Vm=d/t --- Vm=200/20 --- Vm=10m/s
14- a) V=90/3,6=25m/s
b) A distância é fornecida pela área do trapézio --- ΔS=(B + b).h/2=(50 + 30).25/2 --- ΔS=1.000m
15- Se o movimento for progressivo o sinal será positivo, mas se o movimento for retrógrado o sinal será negativo.
16- (01) Correta --- V é constante e vale 12m/s X 3.6=43,2km/h e o movimento é progressivo (V>0 e a=0)
(02) Falsa --- o movimento é uniformemente acelerado mas a aceleração vale a=(20 – 12)/(25 – 10) --- a=0,53m/s2
(04) O deslocamento é fornecido pela área do trapézio --- ΔS=(20 + 12).15/2 --- ΔS=240m --- Correta
(08) ΔS=10t=10.10=100m --- entre 0 e 10s ΔS é fornecido pela área do retângulo=10.12=120m --- Falsa
(16) Falsa --- nada se pode afirmar a respeito da trajetória
Soma=(01 + 04) = 05
17- Quanto mais inclinada reta representativa da velocidade maior será a aceleração --- R- A
18- R- C --- é o único movimento que é retardado com a velocidade diminuindo até que ele pare.
19- R- D
20- Movimento progressivo (indo), ΔS=área do trapézio=(2 + 1).2/2=3m que é a mesma que do movimento retrógrado (voltando) --- R- C
21- Observe no enunciado que ele começou a reduzir a velocidade de 360kmh para 270kmh quando apagou --- movimento retardado com velocidade diminuendo --- R- C
22- Entre 0 e 6s --- VI=Vo + aItI=2 + 4.6 --- Vi=26 cm/s --- entre 6s e 10s --- VI=Vo=26cm/s --- VII=Vo + aIItII=26 + (-3).4 --- VII=14 cm/s --- VII=Vo=14 cm/s --- VIII=Vo + aIII.tIII=14 + 4.6 --- VIII=38 cm/s
23- a) Supondo que nos intervalos de 0 e 4 s e de 12 s a 16 s a velocidade permaneça constante e que, nos intervalos de 4 s a 8 s e de 16 s a 20 s as variações de velocidade sejam constantes, o gráfico pedido está representado abaixo.
b) Com base no gráfico obtido no item( a) podemos descrever o movimento do carrinho da seguinte maneira:
de t = 0 a t = 4 s o movimento é progressivo e uniforme;
de t = 4 s a t = 8 s o movimento é progressivo e uniformemente retardado;
de t = 8 s a t = 12 s o movimento é retrógrado e uniformemente acelerado;
de t = 12 s a t = 16 s o movimento é retrógrado e uniforme,
de t = 16 s a t = 20 s o movimento é retrógrado e uniformemente retardado.
24- Sendo
a trajetória é retilínea, a aceleração restringe-se à
componente tangencial ,
que, em módulo, é igual a aceleração escalar (a), dada pela taxa
de variação da velocidade (Dv) em relação ao tempo (Dt)
--- a=ΔV/Δt --- para cada intervalo você tem
--- I. aI=(40
– 0)/(4 – 0) --- aI=10m/s2
--- II. AII =
0 (não
houve variação de velocidade) --- III. aIII=(0
– 40)/(14 – 6) ---
aIII= - 5m/s2 --- R- C
25- am=ΔV/Δt --- como ΔV1=2 ΔV2 --- am1=2am2 --- R- D
26- Cálculo da aceleração de retardamento do carro --- Vo=54km/h/3,6=15m/s --- V=0 (pára) --- t=5s --- V= Vo + a.t --- 0
= 15 + a.5 --- a= - 3m/s2 (o sinal negativo de a significa que o carro está freando) --- em módulo --- a=3m/s2 --- depois que ele acionou os freios a intensidade da força resultante sobre o carro é a própria força de atrito --- FR=Fat --- m.a = μ.N --- m.a = μ.m.g --- 3= μ.10 ---
μ = 0,3 --- R- A