Segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica
Ao contrário da primeira lei de Newton que justifica o que ocorre com um corpo quando a força resultante que age sobre ele for nula, esta segunda lei de Newton explica o que acontece com esse corpo quando a resultante das forças que agem sobre ele não for nula.
Podemos definir o Princípio Fundamental da Dinâmica ou segunda lei de Newton do seguinte
modo:
Assim, se essa força resultante for constante, a aceleração (variação de velocidade), por ela produzida também será constante e a força e a aceleração são grandezas diretamente proporcionais, ou seja:
Como F = m.a é uma função do 1O grau, o gráfico da intensidade (F) da força aplicada a um corpo, em função de sua aceleração (a) é uma reta inclinada cuja inclinação ou coeficiente angular representa a massa do corpo, que é uma constante de proporcionalidade.
Essa constante de proporcionalidade (m), que é característica de cada corpo recebe o nome de massa inercial ou simplesmente massa e corresponde à medida da inércia do corpo, ou seja, da resistência que o corpo oferece à variação do vetor velocidade.
Observe na lei fundamental da Dinâmica (F = m.a) que, quanto maior a massa do corpo, maior será sua inércia, ou seja, devemos aplicar uma força resultante maior para acelerar ou retardar um caminhão
carregado (maior massa) do que o mesmo caminhão descarregado (menor massa).
Unidades e significado de força no sistema internacional de unidades (SI):
F intensidade da força resultante newton (N)
M massa do corpo quilograma (kg)
a aceleração do corpo (m/s2)
Considerando, m = 1 kg, a = 1m/s2 e F = 1N, podemos definir 1N como sendo a intensidade da força resultante que, aplicada sobre um corpo de massa 1 kg, produz no mesmo uma aceleração de 1m/s2.
Peso (P) de um corpo
Podemos determinar o peso P de um corpo (força vertical para baixo, com que a Terra atrai o corpo) pela expressão P = m.g, onde m é a massa do corpo e g a aceleração da gravidade.
Assim, pela segunda lei de Newton se a força peso for a resultante sobre o corpo, temos, em intensidade:
O que você deve saber, informações e dicas
A massa é sempre uma grandeza escalar positiva.
A força da expressão é a força resultante, que é a soma vetorial de todas as forças que
agem sobre o corpo.
Um dinamômetro ideal inserido numa corda ideal (inextensível e de massa desprezível), indica a
intensidade da força de tração numa das extremidades da mesma (figura acima).
Se tivermos dois ou mais dinamômetros ideais ligados conforme a figura abaixo e na extremidade
livre do dinamômetro da direita aplicarmos uma força, por exemplo de 20N, cada dinamômetro indicará 20N.
Exemplos:
Se a trajetória for retilínea a força resultante e a aceleração tem sempre a mesma direção que a velocidade, mas podem ter sentidos opostos (vide figuras abaixo)
Na figura 1, o corpo se move em direção horizontal e sentido para a direita, obedecendo ao vetor velocidade. Observe também que estas são a direção e sentido da força resultante e da aceleração. Trata-se de um movimento retilíneo acelerado.
Na figura 2, o corpo se move em direção horizontal e sentido para a direita (veja a direção e o sentido do vetor velocidade), mas a força resultante e aceleração estão para a esquerda, freando-o.
Trata-se de um movimento retilíneo retardado.
Lembre-se de que o deslocamento do corpo e sua velocidade vetorial são sempre coincidentes.
Se o movimento do corpo for curvilíneo, a força resultante e consequentemente a aceleração tem sempre direção e sentido diferentes da velocidade.
Como exemplo, na figura abaixo temos uma bola lançada obliquamente, onde, desprezando-se a resistência do ar, a força resultante sobre a mesma que é seu peso e a aceleração que é a da gravidade g
(ambas verticais e para baixo), têm direção e sentido diferentes da velocidade que é sempre tangente em cada ponto.
Se o movimento do corpo for circular e uniforme a força resultante e consequentemente a aceleração
(centrípeta) são dirigidas sempre para o centro da circunferência não coincidindo com a velocidade que é sempre tangente à trajetória em cada ponto.
Pela segunda lei de Newton se a força peso for a resultante sobre o corpo, temos, em intensidade:
Equações da Cinemática
Exercícios de vestibulares sobre o princípio fundamental da Dinâmica ou segunda lei de Newton
01-(UFB) Determine a intensidade, direção e sentido do vetor aceleração de cada corpo a seguir, sendo fornecidas as massas e as forças aplicadas em cada um:
a) b) c)
02-(UEL-PR) Considere a figura a seguir
O módulo de sua resultante das três forças, em N, é
03-(PUC-MG) Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de:,
04-(ITA-SP) Dois dinamômetros A e B, estão ligados como mostra a figura. Sejam F1 e F2as leituras dos dinamômetros A e B, respectivamente, quando se aplica uma força F na extremidade livre do dinamômetro B. Nestas condições, podemos afirmar que:
a) F=F1 + F2=2F1
b) F=F1 + F2=3F2
c) F=F2=2F1
d) F=F1=F2
e) F=F1=2F2
05-(PUC-BA) A figura abaixo representa um gráfico do módulo (F) da força aplicada a um corpo, em função de sua aceleração (a).
O que representa o coeficiente angular, ou inclinação da reta do gráfico?
a)
a massa do corpo
b) a velocidade do corpo
c) o espaço
percorrido pelo corpo
d) a quantidade de movimento do corpo
e)
a energia cinética do corpo.
06-(UNESP-SP) Submetendo-se a partícula de massa m a uma resultante , a aceleração impressa é . Aplica-se a lei fundamental da dinâmica =m. . Esses dados estão inscritos na primeira linha do quadro a seguir. Assinalar outro conjunto de elementos coerentes com os dados.
07-(UFMG-MG) O gráfico abaixo representa a velocidade em função do tempo, de uma partícula de massa m=2kg, que se desloca em linha reta.
Qual dos gráficos representa melhor o módulo da força resultante que atuou na partícula durante os 5s de seu movimento?
08-(FUVEST-SP) Um corpo de 5 kg descreve uma trajetória retilínea que obedece à seguinte equação horária S=3t2 + 2t + 1, onde S é medido em metros e t em segundos.Determine o módulo da força resultante sobre o corpo.
09-(FUVEST-SP) Numa cobrança de pênalti, o goleiro segurou a bola no peito. A bola tinha uma massa de 0,40kg e alcançou o goleiro com uma velocidade de módulo 20m/s.
O choque durou um intervalo de 0,10s.
Qual a intensidade da força média que o goleiro aplicou na bola?
10-(MACKENZIE-SP) A figura mostra 5 forças representadas por vetores de origem comum, dirigidas aos vértices de um hexágono regular. Sendo 10N o módulo da força , a intensidade da resultante dessas 5 forças é:
11-(CEFET-PR) Aplicadas a um corpo são mostradas três forças coplanares. O sistema de eixos está graduado em newtons para avaliar a intensidade de cada uma delas.
È possível afirmar que a força resultante no corpo tem um módulo, em newtons, igual a:
12-(UFRS) Para um observador inercial, um corpo que parte do repouso, sob ação exclusiva de uma força F constante, adquire a velocidade v de módulo 5 m/s após certo intervalo de tempo. Qual seria, para o mesmo observador, o módulo da velocidade adquirida pelo corpo, após o mesmo intervalo de tempo, supondo que ele já tivesse inicialmente a velocidade v e que a força exercida sobre ele fosse 4F?
13-(PUC-PR) A aceleração adquirida por um automóvel é de 1,5 m/s2 e a força resultante que age sobre ele é 3000 N.
Com base nessas informações, analise as proposições:
I. A massa do automóvel é igual a 2000 kg.
II. A massa do automóvel é igual a 4500 N.
III. Se o automóvel partir do repouso, após 4 segundos sua velocidade será igual a 6 m/s.
IV. Se o automóvel partir do repouso, após 2 segundos terá percorrido um espaço igual a 1,5 metros.
V. Se quisermos reduzir a aceleração à metade, basta dividirmos por dois a intensidade da força aplicada.
Estão corretas:
14-(PUC-RJ) Existem bolas de boliche de diversas massas. Suponha que você jogue, com forças iguais, três bolas, uma de cada vez. A primeira tem massa m1=m, a segunda m2=m/2 e a terceira m3=2m. Suas respectivas acelerações são:
a) a2=2.a1, a3=a1/2
b) a2=a1/2, a3=2.a1
c) a1=a2=a3
d) a2=a1/3, a3=2.a1/3
e) a2=3.a1, a3=3.a1/2
15-(UFF-RJ) Uma pessoa mediu, sucessivamente, as acelerações produzidas em dois blocos, 1 e 2, pelas correspondentes forças resultantes que sobre ele atuaram. O gráfico abaixo expressa a relação entre as intensidades dessas forças e de suas respectivas acelerações.
Se o valor da massa do bloco 1 é igual a três quartos do valor da massa do bloco 2, podemos afirmar que o valor de Fo indicado no gráfico é:
16-(PUC-MG) No livro de Jonathan Swift "As viagens de Gulliver", o viajante imaginário Lemuel Gulliver passou um tempo de sua vida no reino de Lilliput, onde todas as coisas vivas - homens, árvores, grama - eram semelhantes às de nosso mundo, exceto pelo fato de serem formadas em uma escala muito pequena.
Os lilliputianos, por exemplo, não tinham mais do que 15 cm de altura e eram construídos proporcionalmente como nós.
Gulliver visitou também Brobdgnag, um país de coisas gigantes, cujos habitantes eram exatamente como nós, porém, 12 vezes maiores. Na realidade, Lilliput e Brobdgnag não existem.
Galileu (1564-1642), no seu trabalho "Duas Novas Ciências", mostra, através de diálogos entre uma pessoa de senso comum e um cientista, que modelos muito pequenos ou muito grandes de homens não poderiam ser como nós. Baseados no texto de "Duas Novas Ciências", pode-se concluir que o peso de um habitante de Brobdgnag seria aproximadamente 1728 vezes o nosso, e seus ossos seriam 144 vezes mais resistentes.
Considere, por exemplo, um cubo de lado L apoiado sobre uma superfície horizontal, sem atrito sobre o qual atua uma força F.
Observa-se que, quando a força F é aplicada a este corpo, ele percorre ao final de 10 s uma distância de 80m. Se um cubo idêntico a este, mas de lado L/2, for submetido à mesma força F, ao final dos mesmos 10s ele percorrerá uma distância de:
17-(UESPI-PI) Segundo a primeira lei de Newton, é correto afirmar que:
a) uma partícula com o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade constantes tem a força resultante, agindo sobre ela, nula.
b) uma partícula com o módulo de sua velocidade constante tem a força resultante, agindo sobre ela, nula.
c) uma partícula com o módulo e o sentido de sua velocidade constantes tem a força resultante, agindo sobre ela, nula.
d) uma partícula com a direção e o sentido de sua velocidade constantes tem a força resultante, agindo sobre ela, nula.
e) uma partícula com o módulo, a direção e o sentido de sua aceleração constantes tem a força resultante, agindo sobre ela, nula.
18-(UNCISAL-AL) Sobre as forças que ocorrem em aviões a jato, são feitas as afirmações a seguir:
I. a força resultante sobre um avião a jato, lotado de passageiros, bagagens e tripulação, voando em velocidade de cruzeiro, constante, em trajetória horizontal e retilínea, é nula;
II. imediatamente após a decolagem, enquanto sobe, a força resultante sobre o avião é sempre vertical e dirigida para cima;
III. após pousar na pista, para garantir eficiência durante a frenagem, a força resultante sobre o avião é, necessariamente, mais intensa que seu peso.
Está correto o contido em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
19-(UFT-TO) Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é sempre verdadeira:
a) No movimento circular uniforme de um determinado objeto existe força atuando no objeto.
b) Se um objeto está acelerado é porque existem forças atuando sobre ele e sua velocidade muda com o passar do tempo.
c) Se existem forças atuando sobre um objeto, ele está acelerado e sua velocidade muda com o passar do tempo.
d) No movimento circular uniforme de um objeto existe aceleração do objeto e, portanto, a velocidade do mesmo muda com o passar do tempo.
e) No movimento circular uniforme de um determinado objeto não existe aceleração angular.
20-(FUVEST-SP) Uma pessoa pendurou um fio de prumo no interior de um vagão de trem e percebeu, quando o trem partiu do repouso, que o fio se inclinou em relação à vertical. Com auxílio de um transferidor, a pessoa determinou que o ângulo máximo de inclinação, na partida do trem, foi 14°.
inclinação, na partida do trem, foi 14°. Nessas condições,
a) represente, na figura da página de resposta, as forças que agem na massa presa ao fio.
b) indique, na figura da página de resposta, o sentido de movimento do trem.
c) determine a aceleração máxima do trem.
NOTE E ADOTE:
tg 14° = 0,25.
aceleração da gravidade na Terra, g = 10 m/s2.
Dados: g = 10 m/s2; tg 14° = 0,25.
21-(UDESC-SC) Um trailer é rebocado, a partir do repouso, por um carro em uma rodovia plana e retilínea, conforme ilustra a figura. A força resultante sobre o trailer mantém constantes a direção e o sentido. O módulo da força varia com o tempo, de acordo com o gráfico apresentado:
Em relação a esta situação, analise:
I – O trailer é uniformemente acelerado nos seguintes intervalos de tempo: 0 a t1 e t4 a t5.
II – A velocidade do trailer atinge seu valor máximo no instante t4.
III – No intervalo t4 a t5 a velocidade do trailer é constante, pois a força resultante sobre ele é zero.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa III é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
22-(CPS-SP) Na figura que se segue estão representadas as únicas forças que agem no bloco homogêneo de massa igual a 2 kg.
Considere:
de intensidade igual a 2N
de intensidade igual a 3N.
O valor do módulo da aceleração que o bloco adquire, em m/s2, vale
23-(UECE-CE) Uma única força agindo sobre uma massa de 2,0 kg fornece a esta uma aceleração de 3,0
m/s2. A aceleração,em m/s2, produzida pela mesma força agindo sobre uma massa de 1 kg é
a) Zero.
b) 1,5.
c) 3,0.
d) 6,0.
(PUC-MG) TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Estudando-se o movimento de um objeto de massa 2kg, obteve-se o gráfico velocidade x tempo a seguir. A velocidade está em m/s e o tempo, em segundo.
24-(PUC-MG)
É CORRETO afirmar que a distância percorrida pelo objeto entre t = 0 e t = 1,4s foi aproximadamente de:
25-(PUC-MG)
Entre os instantes t = 0,4s e t = 0,8s o módulo da força resultante sobre o objeto foi aproximadamente de:
26-(UFU-MG) Um objeto é lançado verticalmente na atmosfera terrestre. A velocidade do objeto, a aceleração gravitacional e a
resistência do ar estão representadas pelos vetores , e , e , respectivamente.
Considerando apenas estas três grandezas físicas no movimento vertical do objeto, assinale a alternativa correta.
27-(PASES) Um elevador ora se encontra em repouso, ora sobe com velocidade de módulo constante V,
ora desce com velocidade de módulo constante 2V. Indicando-se por To , T1 e T2, respectivamente, as trações no cabo desse elevador quando ele está parado, ou subindo ou descendo nessas condições, é CORRETO afirmar que a relação entre essas tensões é:
a) T2 < T1 < To
b) T2 > T1 > To
c) T2 > T0 > T1
d) T2 = T1 = To
28-(UNESP-SP) Num jato que se desloca sobre uma pista horizontal, em movimento retilíneo uniformemente acelerado, um
passageiro decide estimar a aceleração do avião. Para isto, improvisa um pêndulo que, quando suspenso, seu fio fica aproximadamente estável, formando um ângulo θ= 25o com a vertical e em repouso em relação ao avião. Considere que o valor da aceleração da gravidade no local vale 10 m/s², e que sen 25o = 0,42; cos 25o = 0,90; tan 25o = 0,47. Das alternativas, qual fornece o módulo aproximado da aceleração do avião e melhor representa a inclinação do pêndulo?
29-(FGV-RJ)
A figura abaixo apresenta o gráfico do módulo da velocidade v em função do tempo t de um carro com 1000 kg de massa. O módulo da força resultante que atua no carro e a distância por ele percorrida entre t = 0 s e t = 5 s são, respectivamente, iguais a
A. 2000 N e 125 m
B. 2000 N e 50 m
C. 2000 N e 75 m
D. 10000 N e 125 m
E. 10000 N e 75 m
Instrução: As questões 30 e 31 devem ser respondidas com base na situação física descrita a seguir.
No esquema apresentado na figura abaixo, uma partícula de poeira cósmica, cuja massa é igual a 2,0 g, move-se livremente de norte para o sul, com velocidade de módulo igual a 1,2 km/s. No instante visualizado nesse esquema (t = 0), passam a atuar sobre essa partícula as forças A, B e C nele representadas, sendo todas elas constantes.
Considere também que os valores numéricos associados aos eixos “norte” e “leste” referem-se à unidade de força do Sistema Internacional: newton (N).
30-(IFNMG-MG)
O módulo da velocidade da partícula no instante t = 1,0 s, expresso em km/s, está corretamente apresentado na alternativa:
31-(IFNMG-MG)
No instante t = 1,0 s, as forças A, B e C deixam de atuar na partícula. Nessas condições, a forma da trajetória da partícula, desde t = 0, está corretamente descrita na alternativa:
A) Retilínea, desde t = 0, e ainda retilínea, após t = 1,0 s.
B) Inicialmente circular e, após 1,0 s, retilínea.
C) Inicialmente circular e, após 1,0 s, parabólica.
D) Inicialmente parabólica e, após t = 1,0 s, retilínea.
Considere as leis de Newton e as informações a seguir para responder às questões de números 32 e 33
Uma pessoa empurra uma caixa sobre o piso de uma sala. As forças aplicadas sobre a caixa na direção do movimento são:
Fp: força paralela ao solo exercida pela pessoa;
Fa: força de atrito exercida pelo piso;
A caixa se desloca na mesma direção e sentido de Fp.
A força que a caixa exerce sobre a pessoa é Fc.
32-(UERJ-RJ)
Se o deslocamento da caixa ocorre com velocidade constante, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação:
(A). Fp = Fc = Fa
(B). Fp > Fc = Fa
(C). Fp = Fc > Fa
(D). Fp = Fc < Fa
33-(UERJ-RJ)
Se o deslocamento da caixa ocorresse com aceleração constante, na mesma direção e sentido de Fp, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação:
(A). Fp = Fc = Fa
(B). Fp > Fc = Fa
(C). Fp = Fc > Fa
(D). Fp = Fc < Fa
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre o Princípio Fundamental da Dinâmica ou Segunda lei de Newton
01-
a) Na vertical --- 35N-20N=15N (para baixo) Na horizontal --- 40N-20N=20N (para a direita)
Efetuando a adição vetorial
Aplicando Pitágoras --- FR2 = (15)2 + (20)2 --- FR = 25N
FR = m.a --- 25=0,5.a --- a=50m/s2 --- a direção e sentido de a é sempre a mesma que de FR
b) Quando as três forças tiverem a mesma intensidade e o ângulo entre elas for de 120o a força resultante é nula e consequentemente a aceleração também será, ou seja, .
c) Somando vetorialmente as duas forças de 24N e aplicando a lei dos cossenos:
F12 = (24)2 + (24)2 + 2.24.24.cos120o --- F12 = (24)2 + (24)2 + 2.(24)2.(-1/2) --- F1=24N
Então teremos:
Aplicando Pitágoras --- FR2 = (24)2 +(10)2 --- FR=26N
02-
03- Na vertical --- 3N para cima. --- Na horizontal --- 4N para a direita --- Aplicando Pitágoras --- 5N --- R- A
04- D
05- A
06- A alternativa a é falsa, pois 2F=2m.2a --- 2F=4ma --- F=2ma
A alternativa b é correta, pois 2F=2m.a --- F=ma
A alternativa c é falsa, pois F=2m.2a --- F=4ma
A alternativa d é falsa, pois 2F=m.a/2 --- F=(ma)/4
A alternativa e é falsa, pois 3F=2m.a/2 --- F=(ma)/6
07- Entre 0 e 2s, a velocidade é constante e a trajetória reta, portanto trata-se de um MRU (equilíbrio dinâmico) e a força resultante é nula. Entre 2s e 4s, o movimento é desacelerado e a aceleração vale --- a=(V - Vo)/t – to --- a=(0-10)/(4-2)
--- a= - 5m/s2 --- a força resultante é constante e vale F=m.a --- F=2.(-5) --- F= -10N --- como o exercício pede o módulo --- F=10N. R- A
08- Da equação fornecida --- a=6m/s2. --- F=m.a --- F=5.6 --- F=30N
09- V=Vo + a.t --- 0=20 + a.0,10 --- a= -20/0,10 --- a= - 200m/s2 --- F=m.a --- F= -0,40.200 --- F= -80N --- módulo --- F=80N
10- Observando a figura abaixo, concluímos que e que, .
Como a força resultante é a soma vetorial de todas as forças temos ---
--- --- F=3.10 --- F=30N
11- Decompondo cada força na horizontal --- --- ---
Resultante na horizontal --- --- FH=4N
Decompondo cada força na vertical
Resultante na vertical:
Então teremos:
Aplicando Pitágoras --- FR=5N
12-1o movimento --- F=ma --- m=F/a 2o movimento --- 4F=ma1 --- m=4F/a1 --- F/a=4F/a1 --- a1=4a
1o movimento --- V=Vo + a.t --- 5=0 + a.t --- a.t=5
2o movimento --- V1=Vo + a1.t --- V1=5 + 4.a.t --- V1=5 + 4.5 --- V1=25m/s R- C
13- F=ma --- 3.000=m.1,5 --- m=2.000kg --- I – correta --- II - falsa
V=Vo+a.t --- V=0+1,5.4 --- V=6m/s --- III - correta
DS=Vo.t + a.t2/2 --- DS=0.2 + 1,5.4/2 --- DS=3m --- IV - falsa
V – correta --- m=F/a=constante --- F e a são diretamente proporcionais
R – C
14- Observe na segunda lei de Newton que: F=m.a --- a=F/m --- a e m são inversamente proporcionais --- R- A
15- m1=3m2/4 --- a2=a1=4m/s2 --- F2=m2.a2 --- m2=8/4 --- m2=2kg --- m1=(3.2)/4 --- m1=1,5kg --- Fo=m1.a1 --- Fo=1,5.4 --- Fo=6N.
16- Cálculo da aceleração do cubo de lado L --- ΔS=Vot + at2/2 --- 80=0 + a.102/2 --- a=1,6m/s2 --- como o novo cubo é idêntico ao anterior, eles possuem a mesma densidade --- d=m/v --- d=m/(L/2)3 --- observe na expressão anterior que, se o volume fica 8 vezes menor, a massa também ficará 8 vezes menor, pois a densidade é constante --- F=ma ---
Sendo a força F a mesma, se a massa fica 8 vezes menor a aceleração deverá ficar 8 vezes maior --- nova aceleração --- a=8x1,6 --- a=12,8m/s2 --- ΔS’=Vot + at2/2=0 + 12,8.102/2 --- ΔS’=640m --- R- C
17- R- A --- Princípio da inércia
18- I. Correta --- Princípio da Inércia
II. Correta --- se ele sobe a força resultante sobre ele tem que ser para cima.
III. Correta --- Correta --- quanto maior a força de compressão com o solo, maior será a força de atrito
R- E
19- Se existem forças agindo sobre um objeto ele não está necessariamente acelerado o que ocorre somente se a intensidade da força resultante for diferente de zero --- mas, se essas forças se anularem ele estará em repouso ou em MRU --- R- C
20- a) As forças que agem na massa pendular são o peso e a tração.
b) Como o movimento é retilíneo, a componente vertical da resultante é nula --- Ty=P --- A resultante é então na direção
horizontal --- FR= TX --- como o vagão parte do repouso, ele acelera no sentido da resultante, ou seja, para a direita ---
c) Do princípio fundamental da dinâmica --- FR = m a --- TX = m amax --- como, na vertical, a componente da resultante é nula --- Ty = P = m g --- tg14o=TX/Ty=m.aMax/m.g --- 0,25=amax/10 --- amax=10.0,25 --- amax=2,5m/s2
21- (I) Incorreta --- o trailer é uniformemente acelerado apenas no intervalo 0 a t1, onde a resultante tem intensidade constante.
(II) Correta --- até o instante t4 há uma força resultante acelerando o trailer, fazendo sua velocidade aumentar.
(III) Correta --- se a resultante é nula, o movimento retilíneo e uniforme.
R- C
22- Intensidade da resultante dessas forças --- FR2=F12 + F22 --- FR=√(22 + 1,52 --- FR=2,5N --- pelo princípio fundamental da dinâmica --- FR=ma --- 2,5=2.a --- a=1,25m/s2 --- R- A
23- F1=m1.a1 --- F1 = 2 (3) --- F1 = 6 N --- F1=F2=F = m2 a2 --- 6 = 1 a2 --- a2 = 6 m/s2 --- R- D
R- D
24- A distância percorrida em um diagrama de velocidade versus tempo é dada pela área sob a linha de gráfico --- aproximando esta figura para um triângulo retângulo --- d=base.altura/2=1,4.1/2 --- d=0,7m --- R- A
25- a=(V – Vo)/(t – to)=(0,4 – 0,8)/0,8 – 0,4 --- a=-1m/s2 --- pela segunda lei de Newton --- F=ma=2.(-1) --- F=-2N --- R- A
26- O vetor velocidade é tangente à trajetória e é vertical e para cima na subida e vertical e para baixo na descida --- a aceleração da gravidade tem sempre direção vertical e sentido para baixo --- a força de atrito tem direção do movimento e sentido contrário a ele, ou seja, ao vetor velocidade --- R- A
27- A força resultante sobre o elevador é nula (P=T) se ele estiver subindo ou descendo em movimento retilíneo e uniforme ou em repouso --- R- D
28- Se o avião acelera para frente, por inércia, o corpo pendurado no fio tende a ficar parado em relação à pista e, portanto, vai para trás em relação ao avião --- o fio inclina-se para a esquerda --- a aceleração do avião será dada por --- a = g.tan 25o = 10.0,47 ---
a = 4,7 m/s² --- R- A
29-
Em todo gráfico V x t a distância percorrida é numericamente igual à área hachurada, entre 0 e 5s, da figura abaixo
--- ∆S=área --- ∆S=(B + b).h/2=(20 + 10).5/2 --- ∆S=75m --- cálculo da aceleração do carro pelo gráfico --- a=(V – Vo)/(t – to)=(0 – 20)/(10 – 0) --- a=- 2m/s2 --- força resultante --- FR=m.a=1000.(-2) --- FR=- 2000N em módulo FR=2000N --- R- C.
30- Para calcular a intensidade da força resultante que age sobre a partícula cósmica você pode decompor as forças nas direções norte e leste --- observe na sequência abaixo que a intensidade da força resultante é de 1N no sentido leste ---
Como a velocidade inicial da partícula tem intensidade Vo=1200m/s do norte para o sul e a força resultante sobre ela tem intensidade 1N do oeste para leste, o movimento da partícula tem as características de composição de dois movimentos, um no sentido leste e outro no sentido sul (veja figura) --- no sentido leste, a projeção da velocidade inicial é nula VoL=0 e ela se desloca sob ação de uma força resultante de valor FR=1N e com aceleração --- FR=m.a --- 1=2.10-3.a --- a= 500m/s2 --- sua velocidade nessa direção após t=1s terá intensidade --- VL=VoL + aL.t=0 + 500.1 --- VL=500m/s --- no sentido sul ela será lançada para baixo com VoS=1200m/s, acelerando com aceleração da gravidade g=10m/s2 --- após t=1s, sua velocidade nessa direção será --- VS=VoS + g.t=1200 + 10.1=1210m/s ---
observe na figura que essas duas velocidades são perpendiculares e, aplicando Pitágoras você obterá V2 = VL2 + VS2=(500)2 + (1210)2 --- V=√(1714100) --- V=1309m/s=1,3km/s --- R- A.
31-
Pelo princípio da inércia, se as forças deixarem de atura, a força resultante sobre ela será nula e, após esse innstante, por inércia, ela seguirá em MRU com velocidade constante de 1,3km/s --- observe na resolução do exercício anterior (08) que, antes de 1s a trajetória era parabólica --- R- D.
32-
Se o deslocamento ocorresse com velocidade constante a força resultante sobre a caixa seria nula --- nesse caso, a
força que a pessoa exerce sobre a caixa tem que ter a mesma intensidade que a força de atrito --- note que a força que a pessoa exerce sobre a caixa tem a mesma intensidade que a força que a caixa exerce sobre a pessoa (princípio da ação e reação) --- R- A
33-
Nesse caso, como existe aceleração a resultante das forças sobre a caixa é diferente de zero --- FR=m.a --- como a
caixa se desloca na mesma direção e sentido que Fp --- Fp – Fa=m.a --- Fp > Fa --- note que a força que a pessoa exerce sobre a caixa tem a mesma intensidade que a força que a caixa exerce sobre a pessoa (princípio da ação e reação) --- R- C
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