FÍSICA TÉRMICA
01- (ENEM-MEC-019)
R- B
02- (ENEM-MEC-019)
Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor.
Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada.
O calor
específico da água é , e sua
temperatura inicial era de
.
Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?
Pela tabela você observa que cada m = 10 g de castanha de caju para serem queimados necessitam de 70 kcal de calor e, assim a massa de m’ = 2,5 g necessitará de:
R – C
03- (ENEM-MEC-019)
O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo.
Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.
A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40cm×40cm×40cm) e B (60cm×40cm×40cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB.
Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 °C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.
A razão kA/kB é mais próxima de
Lei de Fourier
A constante K é denominada de coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material que separa os dois meios.
R-
B
04- (ENEM-MEC-019)
Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado.
Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa.
Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.
Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:
(A) Aquecer a casa e os corpos.
(B) Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos.
(C) Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.
(D) Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos.
(E) Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos.
Quem se propaga é o calor e essa propagação ocorre sempre que há diferença de temperatura entre dois ou mais corpos.
Essa propagação ocorre sempre do corpo de maior para o de menor temperatura.
As roupas de lã, os cobertores, os pelos dos animais, o isopor, a serragem são ótimos isolantes
retêm o ar entre suas fibras.
Assim, no caso do exercício, a porta a lã e os cobertores se são isolantes térmicos e podem minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.
R- C
05- (ENEM-MEC-018)
O carro flex é uma realidade no Brasil. Estes veículos estão equipados com motor que tem a capacidade de funcionar com mais de um tipo de combustível. No entanto, as pessoas que têm esse tipo de veículo, na hora do abastecimento, têm sempre a dúvida: álcool ou gasolina?
Para avaliar o consumo desses combustíveis, realizou-se um percurso com um veículo flex, consumindo 40 litros de gasolina e no percurso de volta utilizou-se etanol. Foi considerado o mesmo consumo de energia tanto no percurso de ida quanto no de volta. O quadro resume alguns dados aproximados desses combustíveis:
O volume de etanol combustível, em litro, consumido no percurso de volta é mais próximo de
a) 27. b) 32. c) 37. d) 58. e) 67.
R- D
06- (ENEM-MEC-017)