Resolução comentada – Vestibulares recentes – 2018/2019 – Ondas

Resolução comentada – Vestibulares recentes – 2018/2018

Ondas

01-

I. Correta

Ondas mecânicas

Ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar, transportando energia

Exemplos: Ondas no mar (o meio é a água), ondas sonoras (o meio pode ser ar, água, etc.), ondas em uma corda (o meio é a corda), etc.

Todas essas perturbações são causadas em meios materiais.

II. Falsa

Ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas são ondas que não precisam de um meio material para se propagar, transportando energia.

III. Falsa – micro-ondas são ondas eletromagnéticas (veja II).
R- A

02-

Para resolver este exercício, convém revisar alguns conceitos:

  1. A amplitude é a distância entre uma crista, ou um vale, ao seu nível de equilíbrio. No caso da figura, destaquei a distância de uma crista ao nível de equilíbrio.
  2. O período é definido como o tempo necessário para um ciclo, ou seja, para que o padrão da onda se repita.
  3. A frequência é o inverso do período, a saber: ;
  4. Por último, o que define a velocidade de propagação da onda é o meio no qual ela se propaga.

Observe a figura do enunciado com período e amplitude destacados:

Segundo a figura, as amplitudes são iguais, mas os períodos são diferentes. Como os períodos são diferentes, as frequências também o serão, visto a relação apresentada no item (iii). Por último, como as ondas estão no mesmo meio, elas apresentam velocidades de propagação iguais por estarem propagando-se no mesmo meio.

Diante de tudo isto, a alternativa correta é a E.

03-

Pelo enunciado você deve escolher ondas eletromagnéticas com os menores comprimentos de onda e, portanto, maiores energias que são os raios gama.

R- E

04-

(A) Falsa – a amplitude e a intensidade diminuem à medida que as ondas de ultra-som, sobre sua forma de feixe, passam através de um meio. Essa diminuição de intensidade é causada pela difusão do som em um meio heterogêneo, pela reflexão e refração nas interfaces e pela absorção do meio.
O feixe de ultra-som pode ter sua intensidade original reduzida pela metade em determinada distância, em determinados tecidos com espessuras específicas. Cada tecido possui valores diferentes de atenuação conforme sua espessura, assim como a frequência do ultra-som utilizado.
(B) Falsa – Microondas são ondas eletromagnéticas exatamente como as ondas de rádio, ondas usadas nos celulares, luz e os raios infravermelhos. A diferença está apenas na frequência, ou seja, no número de vibrações.
(C) Falsa – Como o raio X é um tipo de radiação que consegue atravessar facilmente a pele, os tecidos moles e o ar, mas que é absorvido pelos tecidos mais duros, como os ossos, só os raios que atravessam conseguem chegar na placa de filme. Quando isso acontece, os raios que conseguiram passar provocam uma reação na prata do filme que a deixa preta.

Assim, quando o filme é revelado, as partes moles e o ar aparecem a preto, enquanto os tecidos mais duros ficam a branco. Quando um técnico especializado de imagem avalia o filme, consegue referir as alterações presentes, permitindo que o médico chegue num diagnóstico.

(D) Correta – O objetivo da irradiação (radiação) aplicada a alimentos é o aumento de sua vida útil. Este processo de conservação pode ser aplicado em vários tipos de alimentos. Além de aumentar o tempo de conservação, o tratamento pode ser utilizado para a destruição de insetos, bactérias patogênicas, fungos e leveduras.

R- D

05-

I. Falsa – a amplitude da onda é A = 5 cm.

II. Correta

  Comprimento de onda (λ)  representa a distância percorrida pela onda até começar novamente a repetição, ou seja, é a menor distância entre dois pontos consecutivos que estão em

concordância de fase como por exemplo, a menor distância entre duas cristas ou dois vales.

III. Correta

V = λ.f = 0,80.40 = 32 m/s

IV. Falsa

 Período (T)  tempo que a onda demora para percorrer um comprimento de onda (1λ),que é o mesmo tempo que um ponto qualquer da onda demora para efetuar uma oscilação (vai e vem) completa e que é o mesmo tempo que a fonte demora para gerar uma onda completa.

T = 1/f = 1/40 = 0,025 s

V. Falsa – São ondas mecânicas.

Ondas mecânicas

Ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar, transportando energia

Exemplos: Ondas no mar (o meio é a água), ondas sonoras ( o meio pode ser ar, água, etc.),ondas em uma corda (o meio é a corda), etc.

Todas essas perturbações são causadas em meios materiais.

R- E

 

06-

As ondas eletromagnéticas são resultado das combinações de campos elétricos e campo magnéticos.

As ondas eletromagnéticas resultam da combinação de um campo elétrico e de um magnético que se propagam no espaço

interação entre esses campos é responsável pelo surgimento das ondas eletromagnéticas.

R- B

07-

que faz com que se diferenciem e não interfiram uma na outra é a frequência na qual operam e seu comprimento de onda.

R- C

08-

Para esse problema precisamos analisar o espectro eletromagnético, observe ele logo abaixo:

Como podemos perceber a faixa do visível se localiza entre o Infravermelho (1012 a 1014) e o ultravioleta (1014 a 1017), o único valor possível, portanto, é o de 6.1014, alternativa C.

03 – Nesse exercício só precisamos nos lembrar do Teorema da energia cinética, que diz: “O trabalho da resultante de todas as forças que agem sobre um corpo é igual à variação da energia cinética sofrida pelo corpo”. Sendo assim, a alternativa correta é a A.

09-

10-

frequência da onda que está se propagando é a mesma independente do meio de propagação, assim faço = falumínio = f.

11-

12-

São dados, V = 3,0.108 m/s,  = 2,0 cm = 0,02 m = 2,0.10-2 m e pedido f = ?.

13-

Observe na expressão acima que, sendo a velocidade da luz (c) constante, velocidade de propagação (V) da onda depende apenas do índice de refração (n) do meio onde a onda está se propagando, ou seja, depende apenas das características do meio de propagação, não dependendo da frequência (f) nem do comprimento de onda .

R- B

14-

Princípio de Huygens “todos os pontos de uma frente de onda podem ser considerados fontes de ondas secundàrias que se espalham em todas as direçôes com uma velocidade igual à de propagação da onda.”

Com o princípio de Huygens podemos analisar a direção de refração e reflexão da onda luz. A refração é um fenômeno em que a luz incide em um determinado meio e acaba desviando do seu curso natural com um determinado ângulo, mudando assim a velocidade e frequência da onda.

Baseado no princípio de Huygens, podemos citar a lei de Snell-Descartes.

R- A

15-

Eco

Veja na informação acima se, para cada 0,1 s o afastamento deve ser de 17 m, para cada 0,3 s deverá ser de d = 17×3 = 51 m.

R- B