Hidrostática – 2018/2019

Hidrostática – 2018/2019

 01-(ENEM-MEC-018)

02- (ENEM-MEC-018)

03- (Escola Naval 2018/2019)

Analise a figura abaixo

.

A figura acima mostra um objeto flutuando na água contida em um vaso sustentado por duas molas idênticas, de constante elástica desconhecida. Numa situação de equilíbrio, em que esse vaso de massa desprezível, contém somente a água, as molas ficam comprimidas de x. Quando o objeto, cujo volume é 1/30 do volume da água, é inserido no vaso, as molas passam a ficar comprimidas de x’. Sabendo que, no equilíbrio, 60% do volume do objeto fica submerso, qual a razão x’/x?

(A) 1,06

(B) 1,05

(C) 1,04

(D) 1,03

(E) 1,02

 

04- (EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2018/19)

Duas esferas homogêneas A e B, unidas por um fio ideal na posição vertical, encontram-se

em equilíbrio estático completamente imersas em um líquido homogêneo em repouso de densidade

1 kg/dm3, contido em um recipiente apoiado na superfície da Terra, conforme desenho abaixo.

As esferas A e B possuem, respectivamente, as massas mA =1 kg e mB = 5 kg.

Sabendo que a densidade da esfera B é de 2,5 kg/dm3, o volume da esfera A é de

Dado: considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.

[A] 2 dm3. [B] 3 dm3. [C] 4 dm3. [D] 5 dm3. [E] 6 dm3.

 

05- (FAMERP 2019 – Conhecimentos Gerais)

Em 1643, Evangelista Torricelli realizou um experimento com o qual mediu a pressão atmosférica terrestre ao nível do mar. Encheu com mercúrio um tubo de aproximadamente 1 m de comprimento, fechou-o e, invertendo o tubo, mergulhou sua extremidade em outro recipiente também contendo mercúrio. Após a abertura da extremidade do tubo, o mercúrio desceu até estabilizar-se à altura de 76 cm.


Anos depois, por iniciativa de Blaise Pascal, o mesmo experimento foi realizado na França, no alto de uma montanha, e a coluna de mercúrio se estabilizou a uma altura de 60,8 cm. Considerando a pressão atmosférica ao nível do mar igual a 1,0 × 105 Pa e que a aceleração da gravidade tem o mesmo valor no alto da montanha e ao nível do mar, a pressão atmosférica no alto da montanha onde foi realizado o experimento era

(A) 8,0 × 103 Pa.

(B) 6,6 × 104 Pa.

(C) 1,25 × 104 Pa.

(D) 8,0 × 104 Pa.

(E) 6,6 × 103 Pa.

 

06- (FAMERP – Conhecimentos específicos)

Um paralelepípedo reto-retângulo é apoiado sobre uma superfície plana, horizontal e lisa, primeiramente sobre a face de lados 10 cm e 15 cm, como mostra a figura 1. Nessa situação, a pressão que o paralelepípedo exerce sobre a superfície é 16000 Pa.

Posteriormente, o paralelepípedo é apoiado na mesma superfície, mas sobre a face de lados 15 cm e 20 cm, como mostra a figura 2.

a) Calcule a pressão, em pascals, que o paralelepípedo exerce sobre a superfície na situação da figura 2.

b) Ao ser colocado em um recipiente contendo água, cuja massa específica é 1,0 × 103 kg/m3, esse paralelepípedo imerge até se apoiar no fundo do recipiente, que é plano e horizontal. Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2calcule a força, em newtons, aplicada pelo fundo do recipiente no paralelepípedo.

 

07- ((Instituto Militar de Engenharia – IME – 18/19)

Um manômetro de reservatório é composto por dois tubos verticais comunicantes pelas respectivas bases e abertos em suas extremidades. Esse conjunto é preenchido parcialmente por um fluido e, como o dispositivo encontra-se no ar à pressão atmosférica padrão, o nível de fluido nos dois tubos é o mesmo. Em um dado momento, no tubo à esquerda, é adicionada uma pressão manométrica equivalente a 12 mm de coluna de água. Considerando que não haja vazamento no manômetro, a ascensão de fluido no tubo à direita, em mm, é igual a:

Dados:

• diâmetro do tubo à esquerda: 20 mm;

• diâmetro do tubo à direita: 10 mm; e

• densidade do fluido: 1,2.

(A) 20

(B) 40

(C) 8

(D) 4

(E) 10

 

08- (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)

Considere um corpo esférico, constituído de casca e caroço, ambos homogêneos e de mesmo volume, mas feitos com materiais diferentes, como mostra a figura.

Verifica-se que, quando colocado na superfície da água, o corpo flutua com 60% de seu volume total submerso. Sendo a densidade absoluta da água igual a 1,0 kg/L, e a densidade absoluta do material que constitui a casca igual a 0,4 kg/L, a alternativa que indica corretamente a densidade absoluta do material que constitui o caroço é

(A) 0,4 kg/L. (B) 0,6 kg/L. (C) 0,8 kg/L. (D) 1,0 kg/L. (E) 1,2 kg/L.

 

09- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

Um submarino, de massa 2,60.107 kg, totalmente submerso, está descendo com aceleração vertical para baixo constante de módulo igual a 2,00 m/s2 .

Supondo que a aceleração gravitacional seja 10 m/s2 , que a densidade da água do mar seja 1,04.103 kg/m3 e que na direção vertical atuem apenas as forças peso e empuxoé possível concluir que o volume do submarino é

(A) 2,50.105 m3.

(B) 2,50.104 m3.

(C) 2,00.104 m3.

(D) 4,00.105 m3.

(E) 2,00.106 m3.

 

 

10- (Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – SP – 019)

resultado de um exame de sangue para colesterol HDL foi 45 mg/dL. Se o resultado fosse

fornecido em unidades do Sistema Internacional de Unidades seria

a) 450 g/L.

b) 450 kg/m3.

c) 0,45 kg/m3.

d) 0,45 g/cm3.

e) 4,50 g/L.

 

11- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Os estudos de hidrostática de Arquimedes (288–212 a.C.) o levaram a conclusão de que corpos imersos em um liquido, total ou parcialmente, sofrem a ação de uma forca vertical, voltada para cima, denominada empuxo.

Devido às características dessa forca, o empuxo opõe-se a ação do peso, que atua sobre todos os corpos.

Quando um corpo se encontra totalmente submerso, a relação entre a forca peso e a forca de empuxo reduz-se a um confronto entre densidades: a do corpo e a do liquido no qual ele se encontra submerso.

Para obter o empuxo necessário, alguns peixes ósseos possuem um órgão denominado bexiga natatória que os auxilia no controle de sua flutuação sem o auxilio de suas nadadeiras, devido a presença de gás em seu interior.

Quando um peixe desse tipo apresenta problemas na bexiga natatória não consegue manter o gás aprisionado, terá dificuldades em manter-se a uma mesma profundidade e também em aproximar-se da superfície, tendendo a ficar no fundo.

Para o peixe, nessas condições, podemos concluir corretamente que o

(A) seu peso e nulo.

(B) empuxo e nulo.

(C) empuxo e maior que seu peso.

(D) empuxo e igual ao seu peso.

(E) empuxo e menor que seu peso.

 

12-(ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

É surpreendente como a vida pode ocorrer mesmo em locais inóspitos como, por exemplo, nas fossas das Marianas, grande depressão oceânica localizada na fronteira entre as placas tectônicas do Pacifico e das Filipinas.

Nesse local, o leito oceânico atinge cerca de 11 000 metros de profundidade.

pressão e tão grande que os seres que lá habitam tiveram de desenvolver condições especiais

para sua sobrevivência, o que torna impossível traze-los vivos para a superfície.

Considerando que para cada 10 metros de profundidade sob a agua, a pressão e acrescida de 1 atm, correto afirmar que a pressão total suportada pelos seres que vivem no fundo das fossas das Marianas equivale a

(A) 110 atm. (B) 111 atm. (C) 1 100 atm. (D) 1 101 atm. (E) 1 110 atm.

 

13- (CEDERJ-RJ-2019)

Um aquário contém uma quantidade fixa de água e a pressão que ela exerce no fundo do mesmo é PAlternadamente, dois objetos distintos, de mesmo volume, porém de massas distintas, são

colocados dentro do aquário sem derramar água. O primeiro objeto flutua na água, com apenas

uma parte do seu volume submerso. Entretanto, quando o segundo objeto é inserido, ele submerge completamente.

As respectivas pressões exercidas pela água no fundo do aquário em cada um dos casos são denotadas por P1 e P2.

As comparações entre P1 , P2 e P são:

(A) P1 > P2 > P (B) P2 > P1 > P (C) P > P1 > P2 (D) P > P2 > P1

14- (UDESC-SC-019)

Considere um balão esférico de raio cheio de ar, com a metade do seu volume fora e a outra metade dentro d’água. O balão está amarrado por uma corda que se encontra completamente esticada, como mostra a figura.

Sabendo-se que dar e dágua correspondem, respectivamente, à densidade do ar e à da água, assinale a alternativa que corresponde ao módulo da tensão na corda.

A. ..g.(2dágua – dar)

B. ..g.(2dágua – 2dar)

C. ..g.(2dágua – dar)

D. ..g.(dar – dágua)

E. ..g.(dágua – 2dar)

15- (UDESC-SC-019)

Um tanque com 50 cm de profundidade contém água com densidade de 1000 kg/m3. Uma pequena esfera, com 2,0 cm de raio, feita de material com densidade de 920 kg/m3, é colocada no fundo do tanque e liberada do repouso.

Desconsidere a resistência da água ao movimento da esfera.

Assinale a alternativa que corresponde ao valor do tempo de subida.

16- (Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 019)

 

Para analisar o movimento vertical realizado por melancias na água, uma pessoa próxima à beira de uma piscina com água em repouso soltou várias delas em seu interior, de alturas diferentes. Apesar de poderem ter tamanhos distintos, considere que todas as melancias têm a mesma densidade, sendo que ela é menor do que a densidade da água.

Assinale o que for correto.

01) No equilíbrio, algumas melancias podem flutuar na água, e outras não, dependendo de seus tamanhos.

02) No equilíbrio, algumas melancias se mantêm submersas, dependendo da altura de que são soltas em relação à superfície da água.

04) A velocidade de uma melancia durante sua entrada na água é constante.

08) O módulo do empuxo que age sobre uma melancia durante sua entrada na água é variável.

16) Quando uma melancia se encontra totalmente imersa na água, a força resultante sobre ela é igual a zero.

17- (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- 2019)

Os crocodilos, costumeiramente, optam por flutuar próximo à superfície da água manter apenas o topo da cabeça emersa. Ao estudar esse comportamento, um biofísico construiu o modelo da figura abaixo:

corpo desse modelo, cujo material tem densidade igual a 980 kg/m3, é um bloco maciço com as dimensões seguintes: 2,0 m x 0,60 m x 0,25 m. A água do tanque de testes apresenta densidade igual a 1,0 x 103 kg/m3 e, no local, g = 10 m/s2. Nas condições dadas, o valor correto do peso da cabeça do modelo é:

A) 40 N B) 85 N C) 60 N D) 75 N

18-(UFAM-AM-2019)

19- (UNIFOR- Medicina – CE – 019)

Para proteger os 8500 Km de litoral e as riquezas ocultas no fundo do mar, como as reservas do pré-sal e de minerais da Amazônia Azul, o Brasil tem avançado na construção de submarinos, sendo o único país da América Latina com quatro submarinos de seu próprio desenvolvimento e determinado a construir outros quatro convencionais e um quinto nuclear até 2025, como ilustrado na figura.

Um submarino pode controlar sua flutuação através de um reservatório que pode ser preenchido ou esvaziado com água do mar. O submarino da classe Scorpène com massa de 1800 toneladas e em equilíbrio no fundo do mar deseja submergir com uma aceleração constante de 2 m/s².

Qual o volume de água que deve ser expelido do tanque para que o Scorpène possa subir à superfície com a aceleração indicada?

Dados: Aceleração da Gravidade g = 10 m/s². Densidade da água: ρ = 1000 kg/m³

(A) 3,0.10-1 m³

(B) 1,5.103 m3 

C) 3,3.103 m³

(D) 3,0.102 m³ 

(E) 1,5.102 m³

20- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

21-ENCCEJA (Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – INEP – 2017)

 

22-(UNICAMP-SP-018)

Icebergs flutuam na água do mar, assim como o gelo em um copo com água potável.

Imagine a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico à temperatura de 0 °C. Com o passar do tempo o gelo vai derretendo.

Enquanto houver gelo, temperatura do sistema

a) permanece constante, mas o volume do sistema aumenta.

b) permanece constante, mas o volume do sistema diminui.

c) diminui e o volume do sistema aumenta.

d) diminui, assim como o volume do sistema.

23-(UNESP – SP – 018)

Uma esfera de massa 50 g está totalmente submersa na água contida em um tanque presa ao fundo por um fio, como mostra a figura 1.

Em dado instante, o fio se rompe e a esfera move-se, a partir do repouso, para a superfície da água, onde chega 0,60 s após o rompimento do fio, como mostra a figura 2.

a) Considerando que, enquanto a esfera está se movendo no interior da água, força resultante sobre ela é constante, tem intensidade 0,30 N, direção vertical e sentido para cima, calcule, em m/s, velocidade com que a esfera chega à superfície da água.

b) Considerando que apenas as forças peso e empuxo atuam sobre a esfera quando submersa, que a aceleração gravitacional seja 10 m/s2 e que a massa específica da água seja 1,0.103 kg/m3 calcule a densidade da esfera, em kg/m3 .

24-(Faculdade de Medicina de Jundiaí “FMJ” –SP – 018)

(A) 6.10–3 m3 .

(B) 8.10–3 m3 .

(C) 4 .10–3 m3 .

(D) 3 .10–3 m3 .

(E) 12.10–3 m3 .

25-(Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 018) 

26-(EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Confira a resolução comentada