Dinâmica Impulsiva 2018/2019

Dinâmica Impulsiva

01-(ENEM-MEC-018)

Um projetista deseja construir um brinquedo que lance um pequeno cubo ao longo de um trilho horizontal, e o dispositivo precisa oferecer a opção de mudar a velocidade de lançamento. Para isso, ele utiliza uma mola e um trilho onde o atrito pode ser desprezado conforme a figura.

Para que a velocidade de lançamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve

(A) manter a mesma mola e aumentar duas vezes a sua deformação.

(B) manter a mesma mola e aumentar quatro vezes a sua deformação.

(C) manter a mesma mola e aumentar dezesseis vezes a sua deformação.

(D) trocar a mola por outra de constante elástica duas vezes maior e manter a deformação.

(E) trocar a mola por outra de constante elástica quatro vezes maior e manter a deformação.

02-(Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 019)

Em um supermercado, uma pessoa empurra seu carrinho de compras com velocidade de 1 m/s por um corredor retilíneo.

Para mover o carrinho mais rápido, a pessoa dá sobre ele dois impulsos consecutivos de 0,5 s de duração cada um, exercendo uma força horizontal na mesma direção e no mesmo sentido do movimento do carrinho, cuja intensidade varia, em função do tempo, de acordo com o gráfico.

Sabendo que a massa total do carrinho é 50 kg desprezando a ação das forças dissipativas sobre ele, a velocidade do carrinho ao final do segundo impulso é

(A) 1,4 m/s. (B) 1,1 m/s. (C) 1,5 m/s. (D) 1,2 m/s. (E) 1,3 m/s.

03- (FAMERP 2019 – Conhecimentos Gerais)

Analise o gráfico que mostra a variação da velocidade escalar, em função do tempo, de um automóvel de massa 1200 kg que se desloca em uma pista retilínea horizontal.

intensidade média da força resultante sobre esse automóvelno intervalo de tempo entre zero e quatro segundos, é

(A) 2400 N.

(B) 4800 N.

(C) 3000 N.

(D) 3600 N.

(E) 480 N.

 

04-(PUC-SP-019)

Considere uma partícula de massa m, suspensa por um fio que descreve um movimento circular de raio r, sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa e com velocidade angular constante, em torno de um eixo vertical imaginário, conforme representado na figura abaixo.

módulo da tração no fio que sustenta a partícula está representado por T. Com relação à situação descrita, é CORRETO afirmar que:

A) O momento gerado pela força resultante é nulo em relação ao centro da trajetória.

B) O vetor quantidade de movimento é constante, pois a velocidade angular é constante.

C) O momento gerado pela força resultante, em relação ao centro da trajetória, é dado por r.Tcosθ. 

D) O momento gerado pela força resultante, em relação ao centro da trajetória, é dado por r.Tsenθ.

 

05-(FUVEST-SP-018)

Uma caminhonete, de massa 2.000 kg, bateu na traseira de um sedã, de massa 1.000 kg, que estava

parado no semáforo, em uma rua horizontal.

Após o impacto, os dois veículos deslizaram como um único bloco.

Para a perícia, o motorista da caminhonete alegou que estava a menos de 20 km/h quando o acidente ocorreu. perícia constatou, analisando as marcas de frenagem, que a caminhonete arrastou o sedã, em linha reta, por uma distância de 10 m.

Com este dado e estimando que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus dos veículos e o asfalto, no local do acidente, era 0,5, a perícia concluiu que a velocidade real da caminhonete, em km/h, no momento da colisão era, aproximadamente,

06-(UNESP-SP-018)

figura mostra a trajetória de um projétil lançado obliquamente cinco pontos equidistantes entre si localizados sobre o solo horizontal.

07- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – 018)

08- (Faculdade de Medicina de Jundiaí “FMJ” –SP – 018)

figura mostra o perfil de uma pista em que há um patamar de altura h em relação ao nível mais baixo.

Um bloco A, de massa m, é abandonado de uma altura H > h colide frontalmente, de forma perfeitamente elástica, com o bloco B, também de massa m, em repouso no nível mais baixo da pista. Desprezando o atrito e a resistência do ar sabendo que os corpos não perdem contato com a pista em momento algum, é correto afirmar que, após a colisão, bloco A

(A) retorna até a altura h e o bloco B não atinge o patamar.

(B) retorna para a altura H e o bloco B não atinge o patamar.

(C) retorna para a altura H e o bloco B ultrapassa o patamar, atingindo o ponto P.

(D) para no local da colisão e o bloco B ultrapassa o patamar, atingindo o ponto P.

(E) para no local da colisão e o bloco B para sobre o patamar

09-(PUC-RJ/018)

Confira a resolução comentada