Resolução comentada – Leis de Newton – 2019/2018

Resolução comentada – Leis de Newton – 2019/2018

01-

02-

03-

Como, pelo enunciado, numa colisão frontal a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos, a intenção é diminuir essa força de maneira que o cinto não agrida o motorista, apenas o segure de forma uniforme com a menor força possível para não machuca-lo.

Pela segunda lei de Newton FR = m.a e, como a massa é constante à menor força resultante sobre o boneco corresponde àquela que produz a menor desaceleração sobre o mesmo.

Assim, no gráfico, a curva que satisfaz é a do cinto 2, que produz menor aceleração e de maneira mais contínua que as outras correndo menor risco de lesionar o motorista.

R- B

04-

05-

01 – Para resolver esse exercício primeiro precisamos decompor F1 em x e y:

Em azul temos a força 1 no eixo x (F1x) e em vermelho temos a força 1 no eixo y (F1y). Perceba que para o bloco caminhe apenas em x é necessário que a força em y seja neutralizada, para isso precisamos de uma força de mesma intensidade, porém com sentido contrário em y. Então precisaremos de um F2 tal que:

Sendo assim a alternativa correta é a D.

06-

As forças peso do bloco P e a Terra (centro da Terra) constituem par ação e reação e as forças trocadas entre a mão e o bloco constituem par ação e reação.

R- B