Dinâmica 2018/2019

Dinâmica

Leis de Newton

01-(ENEM-MEC-018)

02- (Insper – SP – 2019)

Uma pessoa está segurando um livro no interior de um elevador em movimento vertical, uniforme e descendente. Em determinado instante, rompe-se o cabo de sustentação do elevador e ele passa a cair em queda livre. De susto, a pessoa solta o livro. A ação dissipativa do ar ou de outro tipo de atrito é desprezível.

A partir do momento em que é abandonado, e enquanto o elevador não tocar o chão, o livro

(A) cairá, atingindo o piso rapidamente, com aceleração maior que a do elevador, para um observador em referencial não inercial, dentro do elevador.

(B) manterá um movimento uniforme de queda em relação à pessoa, que está em referencial não inercial, podendo até atingir seu piso.

(C) cairá em queda livre também, com aceleração igual à do elevador, e não irá atingir seu piso, para qualquer observador em referencial inercial.

(D) deverá subir em relação aos olhos da pessoa, que está em um referencial não inercial, pois sua aceleração será menor que a do elevador.

(E) manterá um movimento uniforme de subida em relação aos olhos da pessoa, que está em referencial não inercial, podendo até atingir seu teto.

03-(ENEM-MEC-017)

Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos.

Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto.

Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros.

Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo.

Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.

Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?

04-(Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 018) 

Uma carga está pendurada por um fio ideal em um carro-guindaste, inicialmente em repouso.

Num dado instante, esse carro passa a se mover em linha reta sobre um plano horizontal, com aceleração constante, percorrendo uma distância d.

figura mostra os instantes inicial e final, quando o ângulo α que o cabo forma com a vertical passa a ser constante.

Sendo g a aceleração da gravidade, velocidade do carro-guindaste, quando percorre a distância d, é

05- (UFG EaD – GO – 2018/2)

Um corpo de massa m está sujeito a uma força resultante F1, que atua conforme representado na figura a seguir.

Para que o corpo, partindo do repouso, se movimente ao longo do eixo positivo, uma possível força F2 a ser adicionada ao sistema para resultar nesse movimento pode estar ao longo do

(A) eixo x, no sentido positivo.

(B) eixo y, no sentido positivo.

(C) eixo x, no sentido negativo.

(D) eixo y, no sentido negativo.

06- (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL-018)

braço humano pode ser comparado a uma alavanca ao segurar um bloco com o cotovelo apoiado sobre uma superfície horizontal, como indicado pelas figuras esquemáticas a seguir. Considere “P” o módulo do peso do bloco que a mão está segurando; “C” o módulo da força de contato que o bloco exerce sobre a mão; “Po” módulo do peso do braço; “F” o módulo da força muscular necessária para erguer o objeto até a posição em que o braço forma um ângulo “” com horizontal; “L” a distância entre o ponto de aplicação da força de contato e o ponto de apoio “O” do cotovelo sobre a superfície; “ℓ ” a distância entre o ponto de aplicação da força muscular e o ponto de apoio “O” do cotovelo sobre a superfície.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

(A) O peso “P” do bloco e a força de contato “C” formam um par ação-reação.

(B) A reação do peso “P” está sendo aplicada na Terra e a reação da força de contato “C” que o bloco exerce sobre a mão está sendo aplicada no bloco.

(C) O módulo do momento da força de contato “C” em relação ao ponto de apoio “O” é MC = CL.

(D) O módulo do momento da força de contato “C” em relação ao ponto de apoio “O” é MC = CLsen(E) Na condição de equilíbrio, tem-se que F = x(C + Po)cos