Cinemática

VESTIBULARES RECENTES POR ASSUNTO

CINEMÁTICA

(2015, 2016 e 2017)

MOVIMENTO UNIFORME

01-(FMJ-SP-017)

A tabela mostra a programação dos treinos de corrida de um atleta durante uma semana.

De acordo com a tabela, nessa semana o atleta percorreu em seus treinos uma distância, em quilômetros, igual a

(A) 63,0.

(B) 56,6.

(C) 52,0.

(D) 68,8.

(E) 72,0.

02-(FATEC – SP – 16/17)

A denominada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), cuja

responsabilidade de vigilância e segurança é da Marinha Brasileira, estende-se até as 200 milhas marítimas.

Suponha que uma embarcação suspeita entre irregularmente na ZEE dirigindo-se ao continente. No exato momento em que essa embarcação passa pelo ponto A, com uma velocidade constante de 10 nós, uma embarcação da Marinha Brasileira dirige-se até ela, com uma velocidade constante de 30 nós, passando pelo ponto B, localizado sobre a linha de base.

Considerando que as embarcações percorrem atrajetória retilínea, que é mostrada na figura e desprezando quaisquer tipos de resistências, podemos afirmar que o encontro se dá em

(A) 200 minutos.

(B) 400 minutos.

(C) 10 horas.

(D) 5 horas.

(E) 1 hora.

03-(UNICAMP-SP-017)

04-(UNICAMP-SP-017)

semáforo é um dos recursos utilizados para organizar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades.

Considere que um carro trafega em um trecho de uma via retilínea, em que temos 3 semáforos.

gráfico abaixo mostra a velocidade do carro, em função do tempo, aopassar por esse trecho em

que o carro teve que parar nos três semáforos.

distância entre o primeiro e o terceiro semáforo é de

05-(PUC-SP-017)

Um veículo percorre a distância entre duas cidades de tal forma que, quando percorre a primeira metade desse trajeto com velocidade constante e igual a 15 m/s, gasta 2h a mais do que quando o percorre, também com velocidade constante e igual a 25 m/s.

segunda metade desse trajeto é sempre percorrida com velocidade constante e igual à média aritmética das duas velocidades anteriores.

Nestas condições, quando o veículo percorrer a primeira metade do trajeto com velocidade constante de 25 m/s, a velocidade média, em km/h, ao longo de todo o trajeto, a distância, em kmentre as cidades e o tempo gasto, em h, na primeira metade do trajeto quando a velocidade vale 15 m/s valem, respectivamente,

(A) 40, 270 e 2,5

(B) 40, 270 e 4,5

(C) 80, 540 e 5,0

(D) 80, 540 e 3,0

 

06-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)

 

07-(UERJ-RJ/017)

 

08-(PUC-RJ/017)

Um carro saiu da posição xi = 0 km percorreu uma estrada retilínea e horizontal até xf = 10 km.

Entre 0 km e 5 km, sua velocidade foi 60 km/h e, entre 5 km e 10 km, sua velocidade foi 30 km/h

Calcule, em km/h, a velocidade média para percorrer os 10 km totais.

09-(CEDERJ-RJ-2017)

Dois automóveis numa estrada estão, inicialmente, separados por uma distância de 12 km medida ao longo dessa estrada. Eles começam a se aproximar trafegando em sentido opostos. O módulo da velocidade de um dos automóveis é a metade do módulo da velocidade do outro. Considerando que os dois veículos mantêm suas velocidades constantes em módulo, o espaço percorrido pelo automóvel mais lento até ele cruzar com o outro automóvel será

(A) 2 km

(B) 3 km

(C) 4 km

(D) 6 km

10-(FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2017)

11-(UNISINOS-RS-017)

Um homem cor­re ao lado de um trem, de 100 m de comprimento, que se move vagarosa­mente no mesmo sentido do homem. A velocidade do homem é o quín­tuplo da velocidade do trem, ambas constan­tes. Em relação ao solo, a distância percor­rida pelo homem, desde o instante em que está na traseira do trem até o instante em que alcança a dianteira é, em m, de:

a) 100

b) 125

c) 250

d) 400

e) 500

 

12-(AFA – 015/016)

Dois móveis, A e B, partindo juntos de uma mesma posição, porém com velocidades diferentes, que

variam conforme o gráfico abaixo, irão se encontrar novamente em um determinado instante. Considerando que os intervalos de tempo t1 – to , t2 – t1 , t3 – t2 , t4 – t3 e t5 – t4 são todos iguais, os móveis A e B novamente se encontrarão no instante

13-(Medicina – USCS-SP-016)

figura ilustra o gráfico da velocidade, em função do tempo, do movimento de subida do elevador de um hospital, desde sua partida do repouso, no térreo, até sua parada emdeterminado andar.

velocidade média desse elevador nesse movimento é, em m/s, igual a

14-(Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein – SP – 016)

Jetpack para corredores os fará correr 1,6 km em quatro minutos

Trata-se do 4 Minute Mile (4MM), um acessório capaz de aumentar a velocidade de corrida de uma pessoa que esteja a pé.

Foi desenvolvido por estudantes do Arizona StateUniversity.

Enquanto pesquisava próteses para amputados, a equipe notou que poderia trabalhar no design de um protótipo que ajudasse o ser humano a correr mais rápido.

Como aplicar as forças? Até mesmo um exoesqueleto foi pensado para gerar a força necessária para aumentar a velocidade, mas o resultado final foi o jetpack.

Como o próprio nome sugere, o objetivo final é fazer com que seja possível correr uma milha (1,6 km) em quatro minutos.Os testes tem sido promissores.

tempo gasto por um atleta usando Jetpack em corridas de 200 m foi 3 segundos mais rápido que o normal usando o jetpack, mesmo carregando esse peso extra.

Outra ideia é usar o jetpack (que precisa ser acompanhado de um capacete e pode ser “vestido nas costas) em missões militares, como infiltrações e ofensivas que necessitem de rápidodeslocamento. Por enquanto, o projeto ainda não passou da fase de protótipo.

Com base nas informações do textodetermine a velocidade médiaaproximada, em km/h de uma pessoa que, usando o Jetpack4MM, tenhapercorrido uma milha dentro do tempo previsto pelos estudantes da Arizona StateUniversity.

15-(UNESP-SP)

Em uma viagem de carro com sua família, um garoto colocou em prática o que havia aprendido nas aulas de física. Quando seu pai ultrapassou um caminhão em um trecho reto da estrada, ele calculou a velocidade do caminhão ultrapassado utilizando um cronômetro.

16- (UNIFESP-SP-016)

Dois veículos, A e B, partem simultaneamente de uma mesma posição e movem-se no mesmo sentido ao longo de uma rodovia plana e retilínea durante 120 s. As curvas do gráfico representam, nesse intervalo de tempo, como variam suas velocidades escalares em função do tempo.

Calcule:

a) o módulo das velocidades escalares médias de A e de B, em m/s, durante os 120 s.

b) a distância entre os veículos, em metros, no instante t = 60 s.

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

01- (ENEM-MEC-016)

Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima.

Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca.

A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios.

Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.

Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

02-(FATEC – SP – 16/17)

Ao chegar a uma ladeira, um motorista resolve testar os rolamentos do seu carro. Para isso, utiliza uma técnica que não é recomendada por especialistas em segurança. Ele deixa o carro descer em ponto morto (ou “banguela”), isto é, sem usar quaisquer tipos de freios. Verifica que sua velocidade inicial é de 36 km/h, e que no final da descida, depois de percorridos os 300 m da ladeira, seu carro atinge a velocidade de 72 km/h.

Assinale a alternativa que apresenta a figura que contém os dados descritos, corretamente, de acordo com a situação apresentada.

03-(FGV-SP-017)

gráfico horário da posição (S), em função do tempo (t), descreve, qualitativamente, o deslocamento de um veículo sobre uma trajetória.

As curvas, nos trechos A, B e D, sãoarcos de parábola cujos vértices estão presentes no gráfico.

Analisando o gráfico, é correto concluir que

(A) trajetória por onde o veículo se move é sinuosa nos trechos A, B e D e retilínea no trecho C.

(B) trajetória por onde o veículo se move é toda retilínea, mas com lombada em B e valetas em A e D.

(C) trecho B é percorrido em movimento uniformemente desacelerado e retrógrado.

(D) nos trechos A e D, o veículo se desloca em movimentos uniformemente acelerados com velocidade inicial nula.

(E) velocidade escalar do veículo no trecho C é constante e não nula, sendo variável nos outros trechos.

 

04-(Medicina – USCS-SP-017)

gráfico marca a velocidade de um atleta em função do tempo, contadodo início até o final de uma prova.

A partir do gráfico, distância percorrida pelo atleta do começo ao fim do registro compreende um valor entre

05-(UNITAU GERAL-SP-017)

A posição de um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, em relação a um observador inercial, localizado na origem do sistema de coordenadas, é dada pela seguinte função: x(t) = -10 + 4t +2t2, onde x é medido em metros e t em segundos.

Sobre o movimento desse objeto, é TOTALMENTE CORRETO afirmar:

a) A trajetória do movimento é uma parábola no intervalo de t > 0, como mostra a figura abaixo.

b) Quando o cronômetro do observador foi acionado (t = 0s), o objeto estava a 4 m de distância do observador.

c) O movimento é do tipo MRUV, ou seja, movimento retilíneo uniformemente variado.

d) Quando o cronômetro do observador foi acionado (t = 0s), o objeto estava com uma velocidade de módulo 2 m/s.

e) Quando o cronômetro do observador indicou dois segundos (t = 2s), o objeto estava a uma distância de 20 m do observador.

 

06-(UFLA – MG – PAS – 017/019)

Em um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV de um objeto com velocidade inicial nula,

equação CORRETA para calcular a velocidade no tempo t é:

(A) v = a t; em que a é a aceleração aplicada no intervalo de tempo t.

(B) v = a/t; em que a é a aceleração aplicada no intervalo de tempo t.

(C) v = Da/t; em que a é a aceleração aplicada no intervalo de tempo t.

(D) v = D/t; em que D é a distância percorrida no intervalo de tempo t.

07-(UEM-PR-017)

Seja S(t)  at2  bt  c função horária do movimento de uma partícula, em que a posição S(t) da partícula é dada em metros, tempo t é dado em segundos, e a , b e c são constantes.

Assinale o que for correto.

01) Se  0 , b 1 e c 15 , então o movimento da partícula é um movimento progressivo.

02) Se  0 , b  0 e c  0 , então S é uma função bijetora.

04) Se 1, b  2 e c  3 , então a velocidade média da partícula, quando t varia de 1 t  2 s a 2 t  6 s, é de 10 m/s.

08) Se a partícula realiza um movimento uniforme, então podemos concluir que  0 e b  0 .

16) Se S(0)  3, S(1)  5 e S(2)  7, então S(t)  2t  3.

08-(UNICAMP-SP-016)

A demanda por trens de alta velocidade tem crescido em todo o mundo. Uma preocupação importante no projeto desses trens é o conforto dos passageiros durante a aceleração.

Sendo assim, considere que, em uma viagem de trem de alta velocidade, a aceleração experimentada pelos passageiros foi limitada a amax = 0,09g, onde g = 10 m/s2 é a aceleração da gravidade.

Se o trem acelera a partir do repouso com aceleração constante igual amax, a distância

mínima percorrida pelo trem para atingir uma velocidade de 1080 km/h corresponde a

MOVIMENTOS VERTICAIS

01-(FUVEST-SP-017)

gráfico que melhor representa, em função do tempo t, o módulo da velocidade v desse parafuso em relação ao chão do elevador é

02-(FAMERP-SP-017)

Uma bola rola sobre uma bancada horizontal e a abandona, com velocidade Vo, caindo até o chão.

As figuras representam a visão de cima e a visão de frente desse movimento, mostrando a bola em instantes diferentes durante sua queda, até o momento em que ela toca o solo.

Desprezando a resistência do ar e considerando as informações das figuras, o módulo de Vo é igual a

(A) 2,4 m/s. (B) 0,6 m/s.  (C) 1,2 m/s. (D) 4,8 m/s.  (E) 3,6 m/s.

03- (UNICAMP-SP-015)

Agência Espacial Brasileira está desenvolvendo um veículo lançador de satélites (VLS) com a

finalidade de colocar satélites em órbita ao redor da Terra. A agência pretende lançar o VLS em 2016, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

a) Considere que, durante um lançamento, o VLS percorre uma distância de 1200 km em 800 s. Qual é a velocidade média do VLS nesse trecho?

b) Suponha que no primeiro estágio do lançamento o VLS suba a partir do repouso com aceleração

resultante constante de módulo aR Considerando que o primeiro estágio dura 80 s, e que o VLS

percorre uma distância de 32 km, calcule aR .

04- (MACKENZIE-SP-015)

Dois corpos A e B de massas mA = 1,0 kg e mB = 1,0.103 kg, respectivamente, são abandonados de uma mesma altura h, no interior de um tubo vertical onde existe o vácuo. Para percorrer a altura h,

a) o tempo de queda do corpo A é igual que o do corpo B.

b) o tempo de queda do corpo A é maior que o do corpo B.

c) o tempo de queda do corpo A é menor que o do corpo B.

d) o tempo de queda depende do volume dos corpos A e B.

e) o tempo de queda depende da forma geométrica dos corpos A e B.

05-(COLÉGIO NAVAL-015)

Analise a situação a seguir.

Um jovem, desejando estimar a altura do terraço onde se encontrava,deixou cair várias esferas de aço e, munido de um cronômetro, anotou otempo de queda de todas. Após alguns cálculos, elaborou o gráfico abaixo com o tempo médio “t” gasto pelas esferas na queda.

Considere que, para facilitar os cálculos, o jovem desprezou a resistência do ar e adotou g=10m/s2.

Pode-se afirmar que: o valor encontrado para o tempo médio (t) e a altura do terraço foram, respectivamente:

06-(UEL-PR-015)

Com o avanço do conhecimento científico acerca da queda livre dos corpos, assinale a alternativa

que indica, corretamente, o gráfico de deslocamento versus tempo que melhor representa esse movimento em regiões onde a resistência do ar é desprezível.

LANÇAMENTO OBLÍQUO

01-(UNESP-SP-017)

02-(Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 017)

Um corpo rígido, de tamanho desprezível, é lançado de uma altura de 1,0 metro do solo por meio de uma catapulta, com uma velocidade inicial Vo e formando um ângulo α em relação à direção horizontal.

(http://3.bp.blogspot.com)

É dado que sen 30º =  e cos 30º = /2, a aceleração da gravidade é 10 m/s² e não há resistência do ar. Se vo for igual a 40 m/s α for igual a 30º, a altura máxima alcançada pelo objeto lançado será

(A) 10 m.

(B) 12 m.

(C) 15 m.

(D) 18 m.

(E) 21 m.

03-(UNITAU MED-SP-017)

Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, é lançado a uma velocidadeinicial de módulo v0, formando um ângulo de 30º com a superfície da Terra (superfície horizontal).

Considere essa superfície totalmente plana e despreze quaisquer efeitos de atrito no movimento. A posição do objeto, em relação a um observador inercial localizado na origem do sistema de coordenadas, é dada pelas seguintes funções: x(t) = (30 cos300)t e y(t) = (30 sen300) t -5t2; onde x e y são medidos em metros, e t, em segundos. Considere: sen30° = 0,5; cos30° = 0,87 e o módulo da aceleração gravitacional igual a 10 m/s2.

Sobre o movimento do objeto, é TOTALMENTE CORRETO afirmar:

a) A trajetória do movimento é uma linha reta.

b) O movimento é do tipo MRU, ou seja, movimento retilíneo uniforme.

c) A altura máxima atingida pelo objeto, medida em relação à superfície (solo), é de 45 m.

d) O tempo de voo (movimento completo de subida e descida) é de 1,5 s.

e) O objeto atinge o solo, no final do movimento de descida, a uma distância horizontal de 78,3 m em relação ao ponto de lançamento.

04- (UERJ-RJ-015)

Em uma área onde ocorreu uma catástrofe natural, um helicóptero em movimento retilíneo, a uma altura fixa do chão, deixa cair pacotes contendo alimentos. Cada pacote lançado atinge osolo em um ponto exatamente embaixo do helicóptero.

Desprezando forças de atrito e de resistência, pode-se afirmar que as grandezas velocidade e

Aceleração  dessa aeronave são classificadas, respectivamente, como:

05- (UFRGS-RS-015)

Em uma região onde a aceleração da gravidade tem módulo constante, um projétil é disparado a partir do solo, em uma direção que faz umângulo α com a direção horizontal, conforme representado na figura abaixo.

Assinale a opção que, desconsiderando a resistência do ar, indica os gráficos que melhor

representam, respectivamente, o comportamento da componente horizontal e o da componente

vertical, da velocidade do projétil, em função do tempo.

MOVIMENTO CIRCULAR

01-(ENEM-MEC-016)

invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios.

Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado.

De acordo com afigura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar.

frequência do motor é de 18 rpm, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro acima.

A frequência de giro do ponteiro, em rpm, é

02-(FMJ-SP-017)

Durante a audição de um CD de músicas, a rotação varia de 540 rpm, na leitura da parte mais interna do CD, a 180 rpm, na parte mais externa. Nessa situação, a variação da velocidade angular durante a audição desse CD é, em módulo, de

(A) 24π rad/s.

(B) 12π rad/s.

(C) 18π rad/s.

(D) 6π rad/s.

(E) 30π rad/s.

03-(UNIFESP-SP-017)

a) a distância, em metros, percorrida pelo avião enquanto sua hélice dá 12 voltas completas.

b) o módulo da velocidade vetorial instantânea, em m/s, de um ponto da extremidade de uma das pás da hélice do avião, em relação ao solo, em determinado instante desse intervalo.

04-(UNESP-SP-016)

Um pequeno motor a pilha é utilizado para movimentar um carrinho de brinquedo.

Nessas condições, quando o motor girar com frequência fM, as duas rodas do carrinho girarão com frequência fR.

Sabendo que as engrenagens A e C possuem 8 dentes, que as engrenagens B e D possuem 24 dentes, que não há escorregamento entre elas e que fM = 13,5 Hz, é correto afirmar que fR, em Hz, é igual a

05- (UNESP-SP-015)

figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado a um motor gira com velocidade angular constante nele estã opresas duas engrenagens, A e B. Esse eixo pode se movimentar horizontalmente assumindo a posição 1 ou2.

Na posição 1, a engrenagem B acopla-se à engrenagem C e, na posição 2, a engrenagem A acopla-se àengrenagem D. Com as engrenagens B e C acopladas, a hélice H1gira com velocidade angular constante ω1 e, com as engrenagens A e D acopladas, a hélice H2gira com velocidade angular constante ω2.

Considere rA , rB , rC e rD os raios das engrenagens A, B, C e D, respectivamente. Sabendo que rB = 2rAe que rC = RD, é correto afirmar que a relação ω1/ω2 é igual a

06- UNIFESO-RJ-015)

Para se exercitarem, ganhando resistência e simulando o ritmo de competição, os maratonistas costumam correr durante longos períodos de tempo mantendo uma velocidade de módulo constante. Considere dois maratonistas que se exercitam em uma pista circular de 1200 m de perímetro, ambos com movimentos uniformes. Quando eles se movem no mesmo sentido, o mais

rápido alcança o mais lento a cada 10 minutos. Quando eles se movem emsentidos opostos,decorrem 2 minutos entre dois cruzamentos sucessivos. A razão entre o módulo da velocidadeescalar do mais rápido e o módulo da velocidade escalar do mais lento é

07- (UnB-DF-015)

A figura abaixo ilustra, de forma esquematizada, um sistema detransmissão coroa-catraca de uma

bicicleta. Na figura, ra, rb, rc e Wa, Wb, Wc identificam, respectivamente, os raios e as velocidades angulares da coroa, da catraca e da roda da bicicleta. Considere a situação em que um ciclista, pedalando em um modelo de bicicleta com ra = 10 cm, rb = 5 cm e rc = 40 cm, mantem velocidade constante em bicicleta cujo pedal leva 0,1 segundo para ser deslocado da posição 1 para a posição 2, na horizontal. Considere, ainda, que a bicicleta não sofre deslizamentos.

Tendo como referencia as informações acima, julgue os itens 01 e 02efaça o que se pede no item 03.

01-(UnB-DF-015)

Se o período do movimento da roda é igual a 0,5 segundo, então o modulo da aceleração centrípeta

de um ponto da periferia da rodada bicicleta é inferior a 50 m/s2.

02-(UnB-DF-015)

Na situação apresentada, o período do movimento da roda da bicicleta é superior a 0,5 segundo.

03-(UnB-DF-015)

Na situação apresentada,

 

Confira as resoluções comentadas