FÍSICA MODERNA – 2018 – 2019

Vestibulares Recentes – Física Moderna – 2018/2019

01- (Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – SP – 019)

Em 1990, Max Planck propôs que a radiação emitida por uma fonte não é contínua, mas sim composta de porções descontínuas.

Em linguagem atual, dizemos que a radiação emitida por uma fonte é composta por fótons, cuja energia é dada pela relação Ef = h.f, proposta por Planck, sendo Ef a energia de cada fóton emitido, h uma constante de valor 6,63.10−34 J . s e f a frequência da radiação.

Supondo que uma lâmpada emita radiação com potência de 8,0 W e frequência 6,0.1014 Hz, o número

de fótons que ela emite a cada segundo é um valor próximo de

a) 4,0.1019.

b) 8,0.1019.

c) 2,0.1014.

d) 4,0.1014.

e) 2,0.1019.

 

02- (UDESC-SC-019)

Em 1900 Max Planck propôs a quantização da energia para explicar a radiação de corpo negro.

postulado de Planck propõe que a energia seja dada por E = n.h.f sendo energia, n um número inteiro ,f a frequência e h uma constante que, posteriormente, ficou conhecida como constante de Planck.

Assinale a alternativa que corresponde à unidade de medida de no sistema internacional de unidades.

A. ( ) Kg.m2/s B. ( ) Kg.m/s C. ( ) Kg.m2/s2 D. ( ) Kg.m/s E. ( ) Kg.m/s2

03- (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO – 019)

teoria da relatividade restrita, publicada no ano de 1905 pelo alemão Albert Einstein, impactou diversas áreas do conhecimento humano e mudou completamente a maneira que observamos e compreendemos o universo que nos cerca.

Ela tratava principalmente das diferenças entre fenômenos físicos observados de diferentes referenciais.

teoria da relatividade restrita foi estruturada com base nos seguintes postulados:

I. As leis da Física são as mesmas para observadores em qualquer sistema de referência inerciais. II. As leis da Física são as mesmas para observadores em qualquer sistema de referência não-inerciais.

III. A velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor independente do movimento da fonte ou do sistema de referência do observador.

Sobre os postulados descritos acima, identifique os que estão corretos.

a) Somente o postulado III está correto.

b) Os postulados corretos são I e III.

c) Todos os postulados estão corretos.

d) Os postulados corretos são II e III.

e) Os postulados corretos são I e II.

04-(UEMG-MG-019)

05-  Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Há processos que ocorrem na estrutura eletrônica dos átomos em que um elétron pode ganhar ou perder energia. Nesses processos, o elétron passa de um nível de energia para outro, e a diferença de energia desses dois níveis, em alguns desses processos, pode ser emitida como um fóton de luz.

fóton possui energia que pode ser determinada por uma relação direta com a frequência da luz por meio da equação E = h . f, onde E é a energia do fóton, h é a constante de Planck (h = 6,6 x 10-34 J.s) e f é a frequência da luz emitida. Nessas situações, uma unidade de energia muito utilizada é o elétron-volt (eV), sendo que 1 eV = 1,6 x 10-19J.

Considere dois níveis de energia eletrônicos com valores de E1 = -2,93eV e de E2 = -1,28 eV, e um elétron que decai do nível E2 para o nível E1, emitindo um fóton.

Qual é, aproximadamente, a frequência da luz associada a esse fóton?

A) 4,00 x 1014 Hz

B) 2,42 x 1015 Hz

C) 1,00 x 1015 Hz

D) 6,64 x 1013 Hz

06- (FMABC-SP-018)

07- (UFJF-MG-018)

Joyce trabalha com espectroscopia de fotoelétrons, que é uma técnica de caracterização de materiais que consiste em bombardear um material com raios X de uma determinada energia e medir a energia cinética dos elétrons arrancados da superfície do material. Com isso, é possível saber a composição química e o tipo de ligação entre os átomos da amostra estudada. Joyce quer estudar uma folha de grafeno, que é um material composto somente de átomos de carbono. Para isso, ela usa duas fontes de raios X, A e B, que possuem frequências de fA e fB, respectivamente, com fA > fB.

Sobre esse experimento, são formuladas três hipóteses:

I – Se usarmos a fonte A, os elétrons extraídos da folha de grafeno chegam ao detector com uma energia cinética maior do que a que seria medida se usássemos a fonte B.

II – Os elétrons extraídos do nível S, que é o nível eletrônico mais interno dos átomos, chegarão ao detector com energia maior do que os elétrons da camada P, pois aqueles estão mais fracamente ligados ao núcleo, demandando menos energia para arrancá-los.

III – A energia de ligação dos elétrons nos átomos de carbono é quantizada.

Assinale a afirmativa CORRETAa respeito das hipóteses formuladas:

Somente I e II estão corretas.

  1. Somente I e III estão corretas.
  2. Somente I está correta.
  3. I, II e III estão corretas.
  4. Somente II está correta.

 

Confira a resolução comentada