ELETROSTÁTICA – 2018/2019

Vestibulares Recentes

ELETRICIDADE – 2018/2019

ELETROSTÁTICA – 2018/2019

Carga elétrica e processos de eletrização

01-Colégio Naval 2018/2019

Sobre eletricidade e magnetismo analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta o conceito INCORRETO.

(A) Partículas ou corpos com cargas elétricas de sinais iguais se repelem e com sinais diferentes se atraem.

(B) Um corpo é dito neutro quando possui igual quantidade de prótons e elétrons.

(C) Um corpo é dito eletrizado positivamente quando inicialmente neutro, por algum processo de eletrização recebe prótons de outro corpo.

(D) Em um sistema eletricamente isolado, dois corpos inicialmente neutros e de materiais diferentes, quando atritados entre si adquirem cargas elétricas de mesmo módulo e de sinais opostos.

(E) A Terra pode ser considerada como se fosse um grande ímã, em que o polo magnético norte encontra-se próximo ao polo geográfico sul e o polo magnético sul próximo ao polo geográfico norte.

 

02-(PUC-SP-019)

Considere cinco esferas metálicas condutoras, idênticas bem distantes entre si, apoiadas em suportes isolantes.

esfera 1 é eletrizada com carga Q, estando as demais eletricamente neutras.

esfera 1 é colocada em contatos sucessivos com as esferas 2, 3, 4 e 5, respectivamente.

Após os contatos citados, as esferas 1, 3 e 5 são postas em contato simultâneo e depois separadas novamente.

Podemos afirmar que a carga final da ESFERA 3, após todos os contatos citados, será igual a:

A) Q/8 B) 3Q/8 C) 13Q/16 D) 13Q/48

03-(ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Um corpo neutro foi eletrizado com 1 Coulomb. Para que isso fosse possível, quantidade de elétrons que foram retirados do corpo foi: Dado: e = – 1,6.10-19 C.

(A) 1,6.1018 (B) 1,6.10–19 (C) 6,25.1018 (D) 6,25.10–19 (E) 1.10–19

04-(ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Em uma aula de laboratório de eletricidade, um aluno realizou a seguinte experiência:

– Separou 5 esferas idênticas e eletricamente neutras;

– Eletrizou uma delas com uma carga de valor Q;

– Separadamente, colocou a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas.

Assim, a esfera que foi, inicialmente, carregada com carga Q, terá sua carga final de valor:

(A) 1Q/7 (B) 1Q/16 (C) 2Q/16 (D) 1Q/32 (E) 1Q/64

05-(UFAM-AM-2019)

São três os processos de eletrizaçãopor atrito, por contato e por indução. Considere as seguintes afirmativas:

I. Na eletrização por atrito, além de adquirirem cargas elétricas de sinais opostos, os corpos apresentam quantidades de cargas elétricas de mesmo valor absoluto.

II. Na eletrização por atrito, as substâncias podem ser distribuídas numa sequência, denominada série triboelétrica, de acordo com o sinal da carga que adquirem ao serem atritadas umas com as outras.

III. Tanto nos processo de eletrização por contato, quanto no processo de eletrização por indução, um dos corpos deve, inicialmente, estar carregado eletricamente.

IV. Tanto nos processo de eletrização por contato, quanto no processo de eletrização por indução, torna-se necessário que um dos corpos seja ligado temporariamente a um aterramento.

V. Nos três processos de eletrização, torna-se necessário manter, temporariamente, um contato direto entre os corpos.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.

e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas

Força elétrica e Campo elétrico

 

06-(CEDERJ-RJ-2018)

figura mostra duas partículas A e B de massas respectivamente iguais a mA e mB cargas elé- tricas qA e qB.

Considere que elas estão sujeitas exclusivamente às forças eletrostáticas mútuas devidas às suas cargas e que as setas na figura representam suas respectivas acelerações vetoriais:

Comparando as cargas e as massas das partículas, conclui-se que

(A) |qA| < |qB| e mB = mA

(B) |qA| > |qB| e mB = mA

(C) qA tem sinal oposto ao de qB e mA > mB

(D) qA tem sinal idêntico ao de qB e mA > mB

07- (FAMERP-SP-018)

08-(UEMG-MG-019)

Fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman, o projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder (EUA) cria simulações interativas gratuitas de matemática e ciências.

As simulações PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta”. figura a seguir foi obtida pelo PhET, sendo que duas partículas A e B, eletricamente carregadas, foram colocadas em uma determinada região do espaço. As setas indicam a direção e o sentido das linhas de força do vetor campo elétrico do sistema.

09-Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 019

 

Uma pequena esfera eletricamente carregada, de massa m = 10g e carga q = 5.10-6 C cai verticalmente a partir do repouso em uma região em que atua um campo elétrico constante e uniforme .

Esse campo tem direção vertical, aponta para baixo e tem módulo igual a 200 V/m ( é paralelo ao campo gravitacional da Terra no local do experimento). Despreze a resistência do ar considere g = 9,8 m/s2. Assinale o que for correto.

01) Apesar da presença do campo elétrico, a esfera cai com aceleração constante e igual a g, visto que seu peso é igual a mg.

02) Em módulo, a velocidade da esfera é igual a 4,85m/s após meio segundo de queda.

04) A esfera percorre 4,85m no primeiro segundo de queda.

08) A razão entre o peso da esfera e a força de origem eletrostática que atua sobre ela, em módulo, é igual a 98.

16) Se a resistência do ar fosse levada em conta, a velocidade terminal da esfera não dependeria de .

10-(ITA – SP – 019) 

Na figura mostra-se o valor do potencial elétrico para diferentes pontos P(50 V), Q(60 V), R(130 V) e S(120 V) situados no plano xy. Considere o campo elétrico uniforme nessa região e o comprimento dos segmentos igual a 5,0 m, pode-se afirmar que a magnitude do campo elétrico é igual a

A () 12,0 V/m

B () 8,0 V/m

C () 6,0 V/m

D () 10,0 V/m

E () 16 V/m

11-Escola Naval 2018/2019

Analise a figura abaixo.

A figura acima mostra uma casca esférica de raio interno a e raio externo 4a, ambos em metros, carregada com densidade volumétrica de carga p=2/a3 (C/m3). No centro geométrico da casca, há uma carga pontual q= -379 C. Estando o sistema de cargas descrito acima isolado numa região de vácuo, qual o módulo, a direção e o sentido do vetor campo elétrico, em newtons/coulomb, nos pontos do espaço que distam 5a metros da carga pontual?

Dados: a é um número inteiro positivo, k0 é a constante elétrica no vácuo, considere π = 3

(A) 5k0 / a2, radial para dentro.

(B) 5k0 / a2, radial para fora.

(C) 25k0 / a2, tangencial no sentido anti-horário.

(D) 25k0 / a2, radial para fora.

(E) 25k0 / a2, tangencial no sentido horário.

12-FAMERP – Conhecimentos específicos

Duas esferas metálicas de dimensões diferentes, situadas no ar, são eletrizadas e colocadas sobre suportes isolantes com seus centros distando 6,0 metros entre si. As esferas são unidas com um fio condutor até que atinja o equilíbrio eletrostático, situação em que a esfera A fica eletrizada com carga positiva de valor 8,0 × 10-8 C e a esfera B com carga também positiva de valor 5,0 × 10-8 C.

a) Considerando que, para atingir o equilíbrio2,0 × 1011 elétrons foram transferidos entre as esferas, que a carga de cada elétron é, em módulo, 1,6 × 10-19 C e que o processo durou 4,0 × 10-6 segundos, calcule a intensidade média da corrente elétricaem ampères, que percorreu o condutor nesse intervalo de tempo.

b) Considerando a constante eletrostática do ar igual a 9,0 × 109 (N · m2)/C2, calcule a intensidade do campo elétrico, em N/C, resultante da ação das cargas elétricas das duas esferas no ponto M.

Trabalho da Força Elétrica

13-Escola Naval 2018/2019

Analise a figura abaixo

Na figura acima, a linha pontilhada mostra a trajetória plana de uma partícula de carga -q = -3,0 C que percorre 6,0 metros, ao se deslocar do ponto A, onde estava em repouso, até o ponto B, onde foi conduzida novamente ao repouso. Nessa região do espaço, há um campo elétrico conservativo, cujas superfícies equipotenciais estão representadas na figura. Sabe-se que, ao longo desse deslocamento da partícula, atuam somente duas forças sobre ela, onde uma delas é a força externa, Fext. Sendo assim, qual o trabalho, em quilojoules, realizado pela força Fext no deslocamento da partícula do ponto A até o ponto B?

(A) -0,28

(B) +0,28

(C) -0,56

(D) +0,56

(E) -0,85

14-(FUVEST-SP-018)

 Apenas é correto o que se afirma em

15-(AFA-017/018)

Começou a temporada de raios e o Brasil é o lugar onde eles mais caem no mundo.

Os raios são fenômenos da natureza impressionantes, mas causam mortes e prejuízos. Todos os anos morrem em média 130 pessoas no país atingidas por essas descargas elétricas. (…) (…) Segundo as pesquisas feitas pelo grupo de eletricidade atmosférica

do INPE, o número de mortes por raios é maior do que por deslizamentos e enchentes. E é na primavera e no verão, época com mais tempestades, que a preocupação aumenta (…)

(Disponível em: ww1.g1.globo.com/bom-dia-brasil. Acesso em:16 fev.2017)

Como se pode verificar na notícia acima, os raios causam mortes e, além disso, constantemente há outros prejuízos ligados a eles: destruição de linhas de transmissão de energia e telefonia, incêndios florestais, dentre outros.

As nuvens se eletrizam devido às partículas de gelo que começam a descer muito rapidamente, criando correntes de ar bastante bruscas, o que provoca fricção entre gotas de água e de gelo, responsável pela formação e, consequentemente, acumulação de eletricidade estática.

Quando se acumula carga elétrica negativa demasiadamente na zona inferior da nuvem (este é o caso mais comum) ocorre uma descarga elétrica em direção ao solo (que por indução eletrostática adquiriu cargas positivas).

Considere que a base de uma nuvem de tempestade, eletricamente carregada com carga de módulo igual a 2,0 10² C , situa-se a 500 m acima do solo.

O ar mantém se isolante até que o campo elétrico entre a base da nuvem e o solo atinja o valor de 5,00106 V/m.

Nesse instante a nuvem se descarrega por meio de um raio que dura 0,10 s. Considerando que campo elétrico na região onde ocorreu o raio seja uniforme, energia liberada neste raio é, em joules, igual a

 

Confira a resolução comentada