ELETROMAGNETISMO – 2018/2019

ELETROMAGNETISMO – 2018/2019

Imãs, Campo Magnético e Força Magnética

01- (URCA-CE-019)

A)Em ambos os casos podemos rejuntar os pedaços conforme as posições que estão.

B) Somente no corte longitudinal podem-se rejuntar os pedaços,

C) Não tem como rejuntar os pedaços do corte transversal porque provem do mesmo ímã.

D)Somente os cortes transversais podem rejuntar.

E) Ambos podem se rejuntar, porém, o corte transversal se juntam os lados conforme eles estavam originalmente e, o corte longitudinal, temos que inverter um dos ímãs.

 

02- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Além de poderem ser observados em pequenos objetos e máquinas construídas pelo homem, os campos magnéticos também estão presentes em escala astronômica.

As estrelas, como o Sol, produzem intensos campos, criando ao seu redor o que se chama de magnetosfera. [….]

Existem objetos estelares capazes de produzir campos magnéticos absurdamente altos, como o que ocorre nos pulsares – restos mortais de estrelas gigantes, constituídos apenas por nêutrons. São campos magnéticos na ordem de 100 milhões de Tesla! Perto deles, o campo magnético produzido pela Terra é quase nada: sua intensidade está na ordem de 0,0001 Tesla, bem menor do que a do ímã de geladeira.

Mesmo assim, o campo magnético terrestre é de fundamental importância para o desenvolvimento da vida por aqui. O fato de o planeta possuir um campo magnético impede que partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, atinjam a superfície terrestre, o que poderia ser prejudicial a diversas formas de vida, inclusive a nossa. http://cienciahoje.org.br/coluna/da-geladeira-ao-espaco-sideral/. Acesso em 02.mar.2019. (Adaptado)

A respeito do magnetismo terrestre, são feitas as seguintes afirmações.

I. As partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, citadas no texto, quando eletrizadas sob a ação do campo magnético terrestre, são responsáveis pela formação das auroras polares.

II. As bússolas são pequenos imãs que, quando livres, alinham-se com o campo magnético terrestre citado no texto e se posicionam aproximadamente na direção Norte-Sul do planeta.

III. campo magnético terrestre, apesar de baixa intensidade, como citado no texto, possui módulo, direção e sentido constantes em todos os pontos da superfície da Terra, fato esse que possibilita seu uso na orientação de viajantes em qualquer posição do planeta.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

A) I – F; II – V; III – V.

B) I – V; II – V; III – F.

C) I – V; II – F; III – V.

D) I – F; II – F; III – F.

 

03- FAMERP 2019 – Conhecimentos Gerais

Três ímãs idênticos, em forma de barra, estão dispostos com uma de suas extremidades equidistantes de um ponto P, como mostra a figura.

O campo de indução magnética resultante da ação dos três ímãs no ponto P é representado pelo vetor

 

04-(Faculdade de Medicina de Taubaté – FMT – 019)

Uma partícula com carga positiva é injetada com velocidade V numa região com campos elétrico e magnético cruzados e passa a se movimentar em uma trajetória retilínea.

campo magnético é um vetor que sai perpendicularmente à folha do papel, enquanto o campo elétrico é paralelo à folha, conforme apresentado na figura abaixo.

Sabendo que E e B são os módulos dos campos elétrico e magnético, determine o módulo da velocidade V nessa região e assinale a alternativa CORRETA.

a) V = E/B

b) V = B/E

c) V = EB

d) V = E/B2

e) V = B/E2

 

05- (Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR – 019/020)

Uma partícula com carga elétrica igual a 3,2 C e velocidade de 2.104 m/s é lançada perpendicularmente a um campo magnético uniforme sofre a ação de uma força magnética de intensidade igual a 1,6 .102 N.

Determine a intensidade do campo magnético (em Tesla) no qual a partícula foi lançada.

a) 0,25.103 b) 2,5.103 c) 2,5.104 d) 0,25.106

 

06- Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 019

 

Um feixe de partículas idênticas eletrizadas está descrevendo uma trajetória circular (no vácuo) em um campo magnético constante e uniforme de módulo B = 7.10-2 T.

Considerando que a carga de cada partícula é q = 4.10-6 C e que essas partículas se movem com velocidade (em módulo) v = 2.102 m/s, assinale o que for correto.

01) O ângulo entre o vetor velocidade das partículas e o vetor que representa o campo magnético deve mudar a cada instante, visto que o movimento é circular.

02) O módulo da força magnética que atua em cada partícula é F = 5.10-5 N.

04) Para cada partícula, a força magnética corresponde à força resultante centrípeta.

08) O módulo da quantidade de movimento e a energia cinética de cada partícula são constantes.

16) Medindo-se o raio da trajetória circular, podemos calcular a massa de cada partícula.

 

07- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- 2019

Um estudante analisou o experimento ilustrado na figura abaixo.

Sobre esse experimento, em que um elétron, inicialmente com velocidade de valor vo, penetra em uma região material e

submete-se a um campo magnético B, o estudante escreveu: “A direção de B é perpendicular ao plano da figura, o seu sentido é para ________ desse plano e sua velocidade no ponto P é _________ vo”. texto do estudante estará correto se as lacunas nele presentes forem preenchidas, respectivamente, com os termos:

A) dentro; menor que

B) dentro; igual a

C) fora; maior que

D) fora, igual a

 

08- (UFAM-AM-2019)

 

09- (UNIFOR- Medicina – CE-019)

controle dos anestésicos gerais no organismo do paciente é muito importante em cirurgias.

As concentrações alveolares podem ser monitoradas continuamente pela medida da concentração expiratória final do anestésico por meio da espectrometria de massa.

A espectrometria de massas é uma técnica analítica física para detectar e identificar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química. Os anestesistas usam um tipo de espectrômetro de massa na sala de operações para monitorar os gases respiratórios de pacientes submetidos à cirurgia.

Nesse processo, o gás é aspirado para uma câmera à vácuo, onde é bombardeado por um feixe ionizante, os íons são então acelerados por um campo elétrico e expostos a um campo magnético na câmera de dispersão, onde apresentam uma deflexão em sua trajetória, cuja curvatura é proporcional à relação entre a carga e a massa, como mostrado na figura.

Ou seja, os íons mais leves irão defletir menos, produzindo uma trajetória em arco de menor raio. Um gás que é frequentemente monitorado é o isoflurano, um anestésico inalatório que possui massa molecular igual a 3,0 x 10-25 kg.

Uma molécula ionizada desse gás com carga 1,6 x 10-19C se move com velocidade de 8,0 x 103 m/s, perpendicular ao campo magnético, em uma trajetória circular de raio 0,10 metrosQual o módulo do campo magnético utilizado por esse espectrômetro?

(A) 0,10 T (B) 0,13 T (C) 0,15 T (D) 0,17 T (E) 0,19 T

 

10-(FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2019)

11- (FMABC-SP-018)

Ao penetrar com velocidade v em uma região na qual existe um campo de indução magnética uniforme de intensidade B, uma partícula eletrizada com carga positiva q sofre ação de uma força de intensidade F, devida a esse campo.

Considerando-se v, B e q constantes, intensidade da força depende apenas do ângulo entre as direções do campo e da velocidade da partícula.

gráfico que mostra a relação entre a intensidade da força e ângulo é

12- (EsPCEx- AMAN – 2017/18)

Uma carga elétrica puntiforme, no interior de um campo magnético uniforme e constante,

dependendo de suas condições cinemáticas, pode ficar sujeita à ação de uma força magnética. Sobre essa força pode-se afirmar que

[A] tem a mesma direção do campo magnético, se a carga elétrica tiver velocidade perpendicular a ele.

[B] é nula se a carga elétrica estiver em repouso.

[C] tem máxima intensidade se o campo magnético e a velocidade da carga elétrica forem paralelos. [D] é nula se o campo magnético e a velocidade da carga elétrica forem perpendiculares.

[E] tem a mesma direção da velocidade da carga elétrica

13- UEG – GO – 2018

A figura a seguir descreve uma região do espaço que contém um vetor campo elétrico  e um vetor campo magnético.

Mediante um ajuste, percebe-se que, quando os campos elétricos e magnéticos assumem valores de 1,0.103 N/C e 2,0.10-2 T, respectivamente, um íon positivo, de massa desprezível, atravessa os campos em linha reta. velocidade desse íon, em m/s, foi de

a) 5,0.104

b) 1,0.105

c) 2,0.103

d) 3,0.103

e) 1,0.104

Campo Magnético originado por um fio retilíneo

 

14- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 019)

15- (MEDICINA -UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL –– USCS-SP – 019)

figura mostra dois fios condutores, longos e retilíneos, dispostos perpendicularmente um ao outro, situados num mesmo plano e percorridos por correntes elétricas contínuas de mesma intensidade I.

As correntes que percorrem os fios produzem no ponto P, situado no mesmo plano dos fios, um campo magnético resultante, que é representado por um vetor

(A) perpendicular ao plano determinado pelos fios, entrando nele.

(B) perpendicular ao plano determinado pelos fios, saindo dele.

(C) que está contido no plano determinado pelos fios, sendo paralelo ao fio mais próximo.

(D) nulo.

(E) que está contido no plano determinado pelos fios, não sendo paralelo a nenhum deles.

16- (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – 019)

 

Dois fios condutores idênticos, paralelos entre si, e de comprimento infinito são percorridos simultaneamente por correntes elétricas de mesmo sentido e de mesma intensidade.

Considere que eles estejam dispostos perpendiculares ao plano do papel desta prova.

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) geram campos magnéticos perpendiculares ao plano do papel.

(B) geram campos magnéticos circulares ao plano do papel.

(C) geram campos magnéticos repulsivos entre si.

(D) sofrem entre si uma força de repulsão.

(E) sofrem entre si uma força de atração.

17- (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO – 019)

Descargas elétricas atmosféricas, também conhecidas por raios, podem ser perigosas de muitas formas, pois a corrente elétrica produzida por um raio pode chegar a 4.105 A.

Imaginando que essa corrente poderia fluir por um fio, calcule a intensidade do vetor indução magnético gerado por ela a uma distância de 8 cm do condutor, e marque a alternativa correta. (Dado: µ0 = 4π.10-7 T.m/A)

a) 0,001 T b) 10 . 10-5 T c) 10 T. d) 0,01 T e) 1 T

18- (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – RR – 019)

Um fio metálico vertical e extenso é percorrido por uma corrente de intensidade 3 A. Calcule a intensidade do vetor indução magnética em um ponto P, que dista 50 cm do fio, como mostra a figura abaixo.

Adote µ0 = 4π.10-7 T.m/A.

(A) 2,4.10-6 T (B) 1,8 . 10-6 T (C) 4,6 . 10-6 T (D) 3,4 . 10-6 T (E) 1,2 . 10-6 T

19- (Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-018)

:

20- (UNIFOR-CE-018)

Na figura abaixo, observam-se dois fios metálicos paralelos separados por uma distância de r = 2 m, no vácuo.

corrente elétrica em cada fio é i = 0,60 A da esquerda para a direita.

direção e a intensidade da força que age no comprimento L = 3,0 m de um dos fios o = 4.10-7 unidades do SI) é

(A) F = 0,54.10-7 a força é de repulsão entre os dois fios.

(B) F = 0,54.10-7 a força é de atração entre os dois fios.

(C) F = 1,08.10-7 a força é de repulsão entre os dois fios.

(D) F = 1,08.10-7 a força é de atração entre os dois fios.

(E) força entre os dois fios é nula.

Fluxo eletromagnético, corrente elétrica imduzida e força eletromotriz induzida

21- (ENEM-MEC-018)

tecnologia de comunicação da etiqueta RFID (chamada de etiqueta inteligente) é usada há anos para rastrear gado, vagões de trem, bagagem aérea e carros nos pedágios.

Um modelo mais barato dessas etiquetas pode funcionar sem baterias e é constituído por três componentes: um microprocessador de silício; uma bobina de metal, feita de cobre ou de alumínio, que é enrolada em um padrão circular; e um encapsulador, que é um material de vidro ou polímero envolvendo o microprocessador e a bobina. 

Na presença de um campo de radiofrequência gerado pelo leitor, a etiqueta transmite sinais.

distância de leitura é determinada pelo tamanho da bobina e pela potência da onda de rádio emitida pelo leitor.

etiqueta funciona sem pilhas porque o campo
(A) 
elétrico da onda de rádio agita elétrons da bobina.
(B) elétrico da onda de rádio cria uma tensão na bobina.
(C) magnético da onda de rádio induz corrente na bobina.
(D) magnético da onda de rádio aquece os fios da bobina.
(E) magnético da onda de rádio diminui a ressonância no interior da bobina.

 

22- Escola Naval 2018/2019

Analise a figura abaixo.

A figura acima mostra uma espira retangular, de lados a=40 cm e b=20 cm, no instante t=0. Considere que a espira se move com velocidade v=5,0 cm/s, para a esquerda, perpendicularmente a um campo magnético uniforme de indução, B=2,0 T. Sabendo que a espira tem uma resistência de 20 Ω, qual é a intensidade, em ampère, da corrente elétrica na espira em t=3,0 s?

(A) 1,0.10-3

(B) 2,0.10-3

(C) 3,0.10-3

(D) 1,0.10-2

(E) 2,0.10-2

 

23- (ITA – SP – 019) 


 

24- (UDESC-SC-019)

figura mostra um circuito colocado acima de um ímã, cujo campo magnético é restringido pela área cinza, e as linhas de campo magnético são perpendiculares em relação ao plano do circuito.

Analise as proposições em relação à figura.

I. Ao deslocarmos o circuito e o ímã juntos em sentidos contrários, ao longo da direção y, surge corrente no circuito.

II. Ao deslocarmos somente o ímã, ao longo da direção x, observa-se corrente no circuito.

III. Se o campo magnético variar no tempo, surge corrente no circuito.

IV. Ao deslocar-se o circuito e o ímã juntos no mesmo sentido e na mesma velocidade, ao longo da direção y, observa-se corrente no circuito.

V. Ao deslocar-se o circuito e o ímã juntos no mesmo sentido e na mesma velocidade, ao longo da direção x, surge corrente no circuito.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

B. ( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

C. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

D. ( ) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

E. ( ) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

 

25- (UERR-RR-019)

Num sistema formado por uma bobina de fio de cobre conectada a um amperímetro e um ímã, se neste se detecta corrente elétrica significa que:

A) o ímã está colocado no interior da bobina completamente.

B) o ímã está totalmente afastado da bobina.

C) a bobina foi construída com uma quantidade muito grande de espiras.

D) o ímã está colocado fora da bobina, mas paralelo a esta.

E) o ímã está movendo-se continuamente em relação à bobina.

26-(ENEM-MEC-017)

Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando:

 um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A;

 dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e

 um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f.

Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i.

Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o valor da corrente de curto i, o estudante deve dobrar o(a)

(a) número de espiras.

(b) frequência de giro.

(c) intensidade do campo magnético.

(d) área das espiras.

(e) diâmetro do fio.

27- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – 018)

28- (ESCOLA NAVAL – 2017/2018)

Analise a figura abaixo. 

 

Confira a resolução comentada