Universidade Estadual de Londrina – UEL – 2020

Universidade Estadual de Londrina – UEL – 2020

Compare essa e outras resoluções da UEL – PR pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais

A Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) é uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de Londrina, Paraná. Famosa pela sua qualidade de ensino, é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes do Brasil inteiro.

A UEL adotou um sistema oficial de cotas para estudantes negros, assim como cotas para candidatos oriundos de escolas públicas, a fim de atender às políticas de apoio social e das minorias. Ele está localizado na cidade de Londrina, a segunda maior cidade do estado e a quarta maior na região sul do país.

Admissões

Os alunos são admitidos por um exame de admissão, também conhecido como vestibular exame, composto por duas etapas: A primeira Fase é composta por 60 questões de múltipla escolha (Química, Matemática, Física, Geografia, História, Biologia, Filosofia, Sociologia, História da Arte).

A Segunda Fase é composta por até 40 questões objetivas relacionadas com a sua escolha de carreira (20 questões sobre cada tema escolhido pelo curso), 20 questões relacionadas à língua e literatura Português e brasileira, 10 questões relacionadas a uma língua estrangeira (Inglês, francês ou espanhol) e uma composição.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a terceira melhor universidade do Paraná, conforme o Ranking Universitário, realizado pela Folha de São Paulo

01-(UEL–PR-2020)

Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física como o que se encontra no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, conforme a figura a seguir.

Nos compartimentos inferiores do dispositivo, há dois tipos de lentes, sendo possível observar a convergência e a divergência dos raios de luz que incidem nas lentes e delas emergem ao se acionar um botão.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre lentes esféricas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o caminho percorrido pelos raios de luz.

02-(UEL–PR-2020)

No Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, existem experimentos que possibilitam ao público visitante entender a Física de maneira divertida.

Um deles é a base giratória usada para explicar situações nas quais as grandezas físicas se relacionam no movimento circular.

Sobre movimento circular em mecânica, considere as afirmativas a seguir.

I. No movimento circular, a resultante das forças que agem sobre o visitante é orientada para a direção tangencial.

II. No movimento circular e uniforme, a aceleração linear média será maior quando o intervalo de tempo para percorrer o ângulo descrito for menor.

III. No movimento circular retardado, a força tangencial deverá ter sentido contrário ao da velocidade vetorial.

IV. No movimento circular e uniforme, a aceleração centrípeta terá um valor maior quando o raio da trajetória for menor.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

03-(UEL–PR-2020)

A figura a seguir mostra a estrutura de um Relógio de Pêndulo exposto no Museu de Ciências britânico.

Planejado por Galileo Galilei, seu princípio de funcionamento é baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.

Supondo que um “relógio” semelhante ao da figura foi construído e calibrado para funcionar em uma temperatura padrão de 18 °C, mas que está exposto numa cidade cuja temperatura média no verão é de 32 °C e no inverno é de 14 °C, é correto afirmar que esse relógio

a) atrasa no inverno devido ao aumento da massa do pêndulo.

b) adianta no verão devido ao aumento da massa do pêndulo.

c) adianta no inverno devido à diminuição da frequência de oscilação.

d) atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

e) funciona pontualmente no inverno e no verão, pois a frequência é invariáve

04-(UEL–PR-2020)

No Museu de História Natural de Nova York existe uma exposição sobre a Origem do Sistema Solar, que apresenta planetas e estrelas, os quais exibem características elétricas e magnéticas comuns aos equipamentos eletrônicos de uso cotidiano.

Sobre propriedades elétricas e magnéticas da matéria, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.

( ) A Terra se comporta como um grande ímã, onde o polo norte magnético de uma bússola coincide com o polo sul geográfico da Terra.

( ) Uma carga em movimento cria em torno de si um campo magnético que pode interagir com outra carga exercendo, nesta última, uma força magnética.

( ) Se há uma corrente passando por um fio condutor de área A e comprimento L, imerso em um campo magnético B (constante), uma força F perpendicular ao campo, atuará neste fio fazendo com que as cargas experimentem a força B.i.L.sen(α).

( ) As linhas de indução do campo B criado por uma corrente i em um fio condutor retilíneo são elipses centradas sobre o condutor.

( ) Numa espira circular, onde circula uma corrente i, B é diretamente proporcional a 2i e inversamente proporcional a .

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, V, F, F, V.

c) V, F, V, V, F.

d) F, V, V, F, F.

e) F, F, F, V, V.

05-(UEL–PR-2020)

A rota da espaçonave prevê que ela passe exatamente pelo ponto, entre o planeta e o satélite, onde a força gravitacional resultante sobre a nave é nula.

Calcule a distância em que a espaçonave estará do centro do satélite nesse exato instante.

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da UEL – PR – 2020

01-

Veja no resumo dos raios notáveis abaixo, compare com as alternativa e verifique que a correta é a C.

R- C

02-

I. Falsa:

Não é tangencial, é dirigida sempre para o centro da circunferência (veja características abaixo)

II. Falsa:

No movimento circular uniforme a intensidade da velocidade não varia e, portanto não existe aceleração tangencial, apenas centrípeta.

III. Correta:

A força tangencial tem a função de diminuir a velocidade vetorial (sendo contrária a ela) fazendo com que o movimento seja retardado.

IV. Correta:

R- C

03-

O período T de um pêndulo simples é diretamente proporcional à raiz quadrada de seu comprimento L.

Veja na expressão acima que se no verão a temperatura aumenta, amentará assim o comprimento L do pêndulo o que faz com que seu período T também aumente.

Se T (tempo que ele demora para efetuar um “vai e vem” completo) aumenta e ele irá atrasar no verão.

Sendo a frequência f o inverso do período ( f = ), se T aumenta f diminui.

R- D

04-

(F)

Terra se comporta como um grande imã onde o polo Sul magnético está aproximadamente localizado no polo Norte geográfico e vice versa.

Se você pendurar um imã em forma de barra pelo seu centro ou observar a agulha magnética de uma bússola você verá que seus polos ficam sempre alinhados na direção

norte-sul. polo que indicar o polo norte geográfico recebe o nome de polo norte e estará indicando polo sul magnético da Terra.

polo que indicar o polo sul geográfico recebe o nome de polo sul e estará indicando o polo norte magnético da Terra. Tudo isso ocorre porque polos de nomes opostos se atraem.

(V)

Intensidade do campo magnético 

Corrente elétrica (cargas elétricas em movimento) originam campo magnético.

Comprova-se experimentalmente que a intensidade do campo magnético  depende da intensidade da corrente elétrica i, da distância r do fio até o ponto (P) onde se quer o campo magnético e do meio onde o condutor se encontra. Essa dependência de  com o meio é fornecida pela constante μ que recebe o nome de permeabilidade magnética do meio e no vácuo ela vale μ = 4π.10-7 T.m/A. Matematicamente:

Se existe campo magnético, existe força magnética (veja comprovação abaixo)

(V)

Força Magnética sobre um condutor retilíneo imerso num campo magnético uniforme

(F)

(F)

R- D

05-

Expressão matemática da lei da Gravitação Universal